Political-Pedagogic Project

Perfil Profissional de Conclusão
O egresso de curso FIC em Cuidador de Idoso será um profissional detentor
de um conjunto de competências e habilidades que o capacitará a desempenhar as
suas atividades no âmbito da Atenção Integral à Saúde do Idoso, assim como,
deverá ser capaz de desenvolver as seguintes competências: iniciativa, raciocínio
lógico, dinamismo, flexibilidade, atenção, resolutividade, senso crítico, capacidade
de comunicação, capacidade de observação técnica e competências interpessoais
de relacionamento.

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Objetivos Geral


 Capacitar pessoas para desenvolver habilidades no cuidado com a pessoa
idosa respeitando os aspectos físico, mental, social e legal.
3.2.2- Específicos
 Conhecer os aspectos do processo de envelhecimento considerando os
efeitos das modificações biopsicossociais no idoso.
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 Debater as políticas públicas de atenção ao idoso e os direitos e deveres do
idoso e seus familiares baseados na constituição federal e estatuto do idoso.
 Abordar os cuidados gerais com o idoso e as orientações básicas para a
promoção da saúde, a prevenção de doenças e incapacidades.
 Debater aspectos referentes aos direitos e deveres do familiar/ cuidador no
cuidado com o idoso, baseado na constituição federal e estatuto do idoso;
 Entender a importância do autocuidado no papel do cuidador.

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Avaliação da Aprendizagem


As estratégias pedagógicas de aprendizagem previstas para os cursos de
Formação Inicial e Continuada (FIC) a serem ofertados pelo IFPA, têm como eixo
integrador uma prática formativa, contínua e processual, na sua forma de instigar os
alunos a procederem com investigações, observações e outros procedimentos
decorrentes de aulas expositivas, visando à apresentação do tema e aulas práticas
para melhor compreensão das abordagens teóricas, estimulando a participação ativa
dos alunos na busca de soluções para os desafios que lhes são apresentados. O
aluno terá a oportunidade de aplicar as competências previamente adquiridas, obter
e aperfeiçoar novas competências através de metodologias que lhe apresentam
problemas a serem solucionados.
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Nesta perspectiva, as estratégias pedagógicas adotadas pelo IFPA visam
colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores para a inclusão do aluno na
sociedade e no mercado de trabalho, além de reconhecer e apropriar à prática
pedagógica, os conhecimentos anteriormente adquiridos possibilitando que os
alunos demonstrem competências para responder os desafios enfrentados em um
contexto social globalizado.
Assim, para a avaliação do processo ensino-aprendizagem será utilizada de
acordo com a norma vigente Regulamento didático- pedagógico do Ensino no IFPA,
Versão atualizada em janeiro/2022 (Resolução nº 607/2022 CONSUP/IFPA, de
06/01/2022), convalidada pela Resolução IFPA/CONSUP- nº 629/2022, de 24 de
fevereiro de 2022.

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