Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da IFPA

2023
Descrição
  • LÍVIA DONZA BARROSO
  • GUIA DO DIREITO AUTORAL PARA ARTISTAS DA MÚSICA PARAENSE

  • Orientador : FABIO PACHECO ESTUMANO DA SILVA
  • Data: 30/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • No Pará, identificamos a inexistência de uma associação de representantes dos músicos regionais que pudesse compor uma das sete associações de músicos que administram o ECAD; bem como, é notório o desconhecimento apresentado por uma parcela da classe musical sobre o fato que qualquer artista pode se associar a uma das setes associações administradoras do ECAD, e ainda, que para obter o retorno financeiro pela execução de sua música é necessário que a obra esteja devidamente protegida e registrada. Esses fatos apontam para uma fragilidade no conhecimento sobre o direito autoral no estado, principalmente no seguimento dos artistas da música. Desta forma, o presente trabalho realizou uma revisão sobre os principais problemas relacionados ao direito autoral através de um levantamento em artigos científicos e em pesquisa no banco de dados jurisprudências dos Tribunais brasileiros, referente a proteção da música, bem como a rentabilidade patrimonial para o autor. Além disso, propomos um material didático explicativo em linguagem acessível em formato de guia sobre o que é o direito autoral, seus limites e proibições, e ainda, instruindo os artistas da música do Pará sobre como podem auferir retorno financeiro sobre suas obras, de forma que possam seguir o passo-a-passo. Nossos resultados apontam para uma baixa judicialização sobre direito autoral na música paraense e em outros estados que não possuem uma das associações que compõem o ECAD. O guia do direito autoral produzido mostra-se como uma ferramenta acessível aos músicos e que poderá aumentar o conhecimento dos mesmos sobre como rentabilizar suas obras.

  • SAMUEL MEDEIROS ROCHA
  • PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO NORMATIVA PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO PARÁ

  • Orientador : FABIO PACHECO ESTUMANO DA SILVA
  • Data: 26/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • A Ordem dos Advogados do Brasil é uma das instituições da sociedade civil organizada mais relevantes em funcionamento no Brasil. O Estatuto da OAB, Lei n.º 8.906/1994, estabelece que a organização nacional da Ordem deve obedecer ao modelo federativo. Assim, nasceram as seccionais da OAB em cada Estado, cada uma com autonomia contábil, financeira e administrativa, podendo ainda criar regulamentos próprios válidos somente no âmbito da circunscrição estadual. Nesse contexto, é fundamental que a OAB avance na implantação de inovação tecnológica nas seccionais, fortalecendo o exercício da advocacia e a administração da justiça, gerando benefícios à toda sociedade. A presente pesquisa visa investigar a existência de atos normativos que regulamentem a inovação tecnológica no âmbito das seccionais da OAB, para isso foi utilizado o Diário Oficial da OAB, disponível no site do Conselho Federal, onde as resoluções e provimentos são publicadas. Com o uso das palavras-chave “inovação”, “tecnologia” e “regulamentação foi possível levantar quais provimentos normativos estaduais da OAB se referem a essas palavras e qual o conteúdo dos atos normativos. O objetivo é investigar o número de seccionais que possuem provimentos próprios que tratem sobre inovação tecnológica. A maioria dos resultados versava apenas sobre Comissões de Inovação Tecnológica, mas sem qualquer conteúdo normativo. Somente um resultado encontrado tratava de criação de norma que visava regulamentar a inovação tecnológica, foi na OAB de Mato Grosso do Sul, a Resolução n.º 18/2019. Essa norma regulamenta o Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB/MS – LitechOAB/MS, cuja finalidade é colaborar na elaboração e viabilização de projetos e teses científicas que envolvam inovação e tecnologia na advocacia e nos múltiplos setores da sociedade sul-mato-grossense, quando tratar-se de temas de cunho social, democrático e relevante, desde que adstrito às finalidades institucionais. A constatação de que apenas uma seccional possui um regulamento sobre inovação tecnológica revela que a OAB ainda necessita avançar bastante nessa temática. A OAB do Pará não possui qualquer provimento ou resolução sobre o tema. Assim, como produto tecnológico, foi elabora uma minuta de resolução com a finalidade de, após aprovação do Conselho Seccional, criar o primeiro regulamento sobre inovação tecnológica na seccional paraense da OAB.

  • PAULO MARCELO FERREIRA MENINO
  • PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE POTENCIAL TECNOLÓGICO EM TRABALHOS CIENTÍFICOS: SOFTWARE DE RASTREAMENTO DE TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO ÂMBITO DO IFPA

  • Orientador : MAURO ANDRE DAMASCENO DE MELO
  • Data: 24/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • A criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) trouxe um avanço no processo de gestão da inovação nos ambientes acadêmicos (IES), em especial no sentido de salvaguardar os interesses institucionais na proteção de ativos de propriedade intelectual (PI). Tal contexto demanda o monitoramento ativo de documentos de áreas diversas do conhecimento, o que acaba por justificar a necessidade de desenvolvimento de ferramentas efetivas. Assim, este trabalho teve como objetivo a criação de um software para detectar possíveis ativos de PI em documentos acadêmicos através da mineração de termos relacionados ao tema. Os testes realizados mostraram a eficiência do programa em descrever um perfil de termos correlacionados quando da análise de documentos dotados de potenciais ativos de PI. A qualificação dos gestores de inovação institucionais para o uso adequado do software certamente contribuirá para uma maior segurança no sentido de se evitar a divulgação inadequada de achados acadêmicos, passiveis de proteção.

  • ALEXANDRA DE SOUZA CORRÊA DE MELO
  • DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL PARA O RECONHECIMENTO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A CERÂMICA DE ICOARACI

  • Orientador : SUEZILDE DA CONCEICAO AMARAL RIBEIRO
  • Data: 30/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • O estudo de viabilidade ou diagnóstico do potencial para uma Indicação Geográfica (IG) é fundamental para subsidiar os grupos de interesse, de forma a reduzir esforços e otimizar recursos ao elencar previamente os produtos e/ou serviços mais promissores e ainda permitir identificar os principais desafios (gargalos) responsáveis pelo baixo potencial de sucesso em um provável processo de reconhecimento junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No presente diagnóstico foi utilizado a síntese dos resultados obtidos a partir da pesquisa-ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (SOAMI) e, contemplada pelo Eixo 1 do Edital Nº 63/2021- SETEC/MEC. Após levantamento minucioso de diversas e diferentes fontes de informação, assim como, a partir da análise lógica e de critérios objetivos presentes na legislação em vigor, ficou constatado a presença dos principais requisitos normativos necessários ao processo de registro, evidenciando assim, a grande potencialidade e viabilidade técnica da “IG Cerâmica de Icoaraci”, em especial, pela proposição do selo de “Indicação de Procedência” (IP), em função da sua comprovada notoriedade. Fato este amplamente ressaltado na Lei nº. 9.743/2022, de 30 de março de 2022, que instituiu o artesanato cerâmico de Icoaraci como “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Belém”. Diante desse contexto, acredita-se que a obtenção do referido selo, consolidará a tradição local e permitirá também a organização e integração dos principais eixos da cadeia produtiva. Além de ser uma oportunidade ímpar para a certificação e diferenciação dos seus produtos, de forma a oferecer ainda mais visibilidade aos artesãos e ao próprio Distrito de Icoaraci, já historicamente conhecido como o principal pólo de produção de artesanato cerâmico do Estado do Pará.

  • CARLA FERNANDA ALVARES ROCHA
  • Material didático sobre o uso da Plataforma do e-Notariado nos cartórios de notas de Belém

  • Orientador : CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
  • Data: 28/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os serviços notariais estão presentes no cotidiano da população desde muito tempo. Por sua vez, os Atos Notarias Eletrônicos foram regulamentados pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ em maio de 2020, com a publicação do Provimento n° 100. A plataforma do e-Notariado surgiu para possibilitar a assinatura de Escrituras Públicas, Procurações, Reconhecimento de Firma, Emissão de Certificado Digital, dentre outros serviços, de forma remota, tanto pelo aplicativo instalado e habilitado no dispositivo móvel do usuário, quanto no computador, quando o usuário já possui um Certificado Digital. Entretanto, mesmo considerando o tempo de pandemia onde houve uma explosão dos serviços remotos, a aderência ao uso da plataforma do e-Notariado pelos Cartórios de Notas, em especial os de Belém do Pará, foi muito menor do que se esperava. Nesse contexto, o presente trabalho visou desenvolver um levantamento da utilização da plataforma dentro dos Cartórios de Notas de Belém do Pará e promover, por meio de um material didático, a capacitação dos auxiliares do Cartório do 1º Ofício de Notas de Belém/PA para a utilização integral da Plataforma do e-Notariado. O primeiro procedimento consistiu em solicitação de informações por meio de visita in loco e ligação telefônica junto aos cartórios de notas para computar o uso do sistema pelas referidas serventias, e posteriormente, a elaboração de um material didático composto por um passo a passo em formato PDF e por vídeos curtos com animações e tutoriais do uso da plataforma, visando a capacitação dos auxiliares de cartório na utilização dinâmica, rápida e integral do e-Notariado.

2022
Descrição
  • WILLIAN ESTRELA DA CUNHA
  • Mouse adaptado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores: uma solução frugal de acessibilidade em mídias e interfaces digitais

  • Orientador : CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
  • Data: 21/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • É notória a preocupação do Estado quando se trata de acessibilidade. A Constituição brasileira é clara e robusta afirmando que todos são iguais, e é obrigação dos governantes fornecerem meios para proporcionar igualdade de acesso, mas infelizmente as maiorias das tecnologias que oferecem acessibilidade são caras, o que dificulta a aquisição destes materiais. A percepção da dificuldade de pessoas com deficiência ao utilizar o mouse convencional do computador, foi a motivação para desenvolver este projeto que teve como objetivo, criar um mouse adaptado para pessoas com deficiência, tendo como base elementos frugais para uma solução de acessibilidade utilizando Tecnologia Social de baixo custo. O desafio foi utilizar elementos descartados em nosso cotidiano, tendo como base os princípios da inovação frugal, a fim de produzir um produto inovador, eficaz, que resolva o problema de acessibilidade destas pessoas e que possa ser produzido com um baixo custo também por alunos de instituições de ensino. Como resultado, produzimos um mouse utilizando majoritariamente material reaproveitado, investindo pouquíssimo recurso financeiro para a aquisição dos itens que não conseguimos a partir do reaproveitamento. Após ser testado por pessoas com tipos de deficiência diferentes, a taxa de aprovação do produto foi satisfatória, atendendo o objetivo esperado. Consideramos que o produto é capaz de proporcionar facilidade de acesso, estimular o aprendizado acadêmico e contribuir com o meio ambiente, objetivos que levaram à elaboração deste projeto; além disso, utilizamos o princípio da frugalidade, proporcionando um produto de baixo custo.

  • FÁBIO DOS SANTOS TEIXEIRA
  • Material didático sobre desenho industrial voltado aos microempresários do setor de marcenaria da Região Metropolitana de Belém: conhecendo para proteger e valorizar suas produções.

  • Data: 16/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • A indústria moveleira apresenta forte presença das microempresas, inclusive na Região Metropolitana de Belém (RMB). Devido a sua importância mercadológica existe a necessidade que suas criações sejam protegidas e o recurso indicado para esse fim é o registro de desenho industrial. Com isso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um material didático em formato web (vídeos animados) disponível online, para promover o conhecimento do desenho industrial junto aos microempresários do setor de marcenaria da RMB. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa survey, utilizado como instrumento o questionário, composta por 15 questões divididas em 03 seções, sendo está pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da UEPA, sob o parecer n.º 5.556.370. Além disso, foi utilizado o software PowToon, para construção de um material didático em formato de vídeos. Os resultados mostraram que os respondentes da pesquisa são predominantemente do sexo masculino, com idade igual ou superior a 40 anos, casados, e com ensino médio completo, aonde grande parte deles, mais de 80% desconhece a propriedade intelectual e o desenho industrial. Sendo desenvolvido um material didático específico composto por 05 vídeos sobre os temas, para fomentar o ensino e a aprendizagem, além disso, foi criado um logotipo do material didático para facilitar o reconhecimento do produto. Diante do exposto, o presente trabalho evidenciou que existe um profundo desconhecimento sobre o tema entre o público-alvo, provocando uma total ausência de proteção dos ativos intangíveis. Contudo, ao se desenvolver e divulga um material didático específico que trata sobre o assunto, pode gerar um primeiro contato e posterior difusão desse conhecimento.

  • ALEXANDRE MIRANDA FERREIRA
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA ILHA DO COMBÚ PARA O PRODUTO CHOCOLATE

  • Data: 31/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • O tema abordado neste trabalho de conclusão do curso de mestrado profissional do Profnit/IFPA, visando a obtenção do título de mestre em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, reverteu-se pela colaboração acadêmica, com o objetivo de identificar as condições de protocolo para reconhecimento de uma Indicação Geográfica do território Ilha do Combú, arquipélago próximo a capital do estado do Pará. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, sob a forma descritiva e abordagem qualitativa, em diversas fontes, possibilitando identificar inúmeros indícios evidenciados nos mais variados meios de comunicação, que consagram a pujante fama e notoriedade do bioproduto nativo e de ancestralidade dos povos ribeirinhos da Área de Proteção Ambiental, resgatado por sua única produtora – conhecida como “Dona Nena”, que transformou e conduziu o chocolate nativo à fama internacional, comprovando que a relação existente entre a espécie humana e o meio ambiente pode promover resultados equilibrados, capazes de garantir a manutenção dos saberes tradicionais e a sobrevivência digna e justa dos seus principais atores. A abordagem ainda permitiu refletir sobre a condução do pedido, excepcionalmente de única produtora pessoa física, tornando o processo inédito, considerando a inexistência deste tipo de requerente no Brasil. Desta forma, o principal legado da contribuição acadêmica é o retorno efetivo à sociedade, de todo conhecimento técnico acumulado ao longo do curso de mestrado profissional do Profnit/IFPA.

  • MAGALI MORAES ROSA COELHO
  • PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) ILUSTRADA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • Data: 29/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • No panorama mundial, a disseminação da cultura da propriedade intelectual (PI) para crianças e adolescentes é considerada importante estratégia para o desenvolvimento. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi compreender se há material didático sobre propriedade intelectual (PI) e qual o esforço desprendido para incluir tópicos relacionados a esse tema no ensino fundamental, bem como, quais os conteúdos abordados. Ademais, buscou-se desenvolver um material didático orientado para estudantes do ensino fundamental utilizando uma apresentação atrativa em formato de história em quadrinhos (HQ), que abrangesse as informações básicas sobre os mecanismos da propriedade intelectual, levando esse público a compreender que a propriedade intelectual está próxima de todos, é responsável por estimular a pesquisa e o desenvolvimento e ainda, que a pesquisa e o desenvolvimento só evoluíram em virtude das regras estabelecidas para proteção e exploração da propriedade intelectual. Para isso, foram desenvolvidas 4 etapas da pesquisa. Iniciou-se por fontes primárias em repositório de material didático: eduCAPES e na base de dados científica Web of Science, passando para fontes secundárias em sites de instituições de Propriedade Industrial WIPO, USPTO, INPI e por último, o desenvolvimento do produto material didático para ensino de PI nas escolas de ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a exploratória, com processo de pesquisa de coleta de dados primários e pesquisa do estado da arte em fontes secundárias. A base metodológica foi análise textual discursiva e o desenvolvimento da pesquisa foi quali-quantitativos.

  • PAULO DE TARSO ANUNCIAÇÃO DE MELO
  • DESENVOLVIMENTO DE MARCA COLETIVA PARA COMUNIDADE EXTRATIVISTA DE ÓLEO DE ANDIROBA NA ILHA DO COMBU – BELÉM - PARÁ

  • Data: 21/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho demonstrou que a ação coletiva de mulheres extrativistas da Ilha do Combú, em Belém, estado do Pará, através da criação formal de associação e desenvolvimento de Marca Coletiva própria, materializa condições favoráveis ao fomento do empreendedorismo feminino e incremento de melhores condições para comercialização do produto andiroba, aliando comércio e conservação ambiental ao combate à usurpação do próprio produto. O trabalho observou aspectos práticos de que a propriedade intelectual, aplicada na proteção do produto andiroba através da Marca Coletiva, atua como elemento norteador para uma organização disciplinada, tanto no aspecto colaborativo, quanto na padronização de produção, consegue fazer frente à desvalorização do produto quando é comercializado de forma individual e vulnerável à ação de atravessadores. A pesquisa apontou que a formação da associação e construção da Marca Coletiva das mulheres extrativistas e seu preparo para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI fomentou atividades que trouxeram um melhor resultado mercadológico, como também defenderam a ancestralidade inserida no saber-fazer tradicional, unindo o uso sustentável dos recursos naturais à conservação do meio ambiente. O Relatório foi embasado em observação técnica no local onde a comunidade desenvolve suas atividades, como também em levantamentos documentais e acadêmicos através de análise sistêmica de normas e bibliografias que deram suporte aos resultados.

  • CRISTIANE VIEIRA DA SILVA
  • PLATAFORMA DIGITAL, NO FORMATO DE VITRINE TECNOLÓGICA, PARA EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS GERADOS NOS CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DO IFPA

  • Data: 14/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os avanços brasileiros nas políticas públicas de incentivo à inovação, sobretudo as Leis 10.973/2004 e 13.243/2016, proporcionaram a criação de ambientes mais favoráveis ao desenvolvimento de inovações e à transferência de tecnologia, porém exigindo das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) ferramentas de gestão da inovação e de disseminação de informações sobre suas produções tecnológicas à sociedade, tais como a implementação de vitrines tecnológicas digitais. Este trabalho teve como objetivo criar uma plataforma digital no formato de Vitrine Tecnológica para o Instituto Federal do Pará - IFPA, para expor as tecnologias produzidas nos cursos de mestrado profissional da Instituição. A construção do produto proposto se consolidou mediante as etapas de: i) análise do ambiente institucional do IFPA; ii) busca de uma identidade regional para a plataforma digital; e, iii) seleção de algumas tecnologias dos cursos de mestrado. O produto foi construído com o método de prototipagem evolucionária, o qual permite a inserção de diferentes níveis de funcionalidades à medida que o protótipo evolui, possibilitando constante avaliação por parte do demandante e sucessivas adaptações ao longo dos testes. Essa pesquisa traz como resultado a entrega ao IFPA de uma plataforma digital na forma de repositório tecnológico, desenvolvida especificamente para catalogar produtos tecnológicos gerados pelos cursos do IFPA e expô-los permanentemente ao público na forma de um website interativo, podendo também servir de referência, ou ser adaptada para a realidade de outras IES, no intuito de dar mais publicidade às pesquisas, e contribuir para o desenvolvimento de processos inovativos no ambiente produtivo regional.

  • SIMONE NAZARE DA SILVA COUTINHO
  • MATERIAL DIDÁTICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL DO IFPA

  • Data: 29/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como finalidade apresentar um produto útil à gestão da propriedade intelectual e gestão da inovação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica – (NITT) do IFPA. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar um manual prático e objetivo dividido em dois volumes, que possa ser utilizado pelos Agentes de Inovação e servidores que atuam no NITT do IFPA, bem como pesquisadores, alunos e servidores, que se interessem pela temática da Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação. A pesquisa foi realizada utilizando o método qualitativo exploratória onde buscou-se, através da observação durante a participação mensal desde fevereiro de 2020 a junho de 2021, e nas reuniões do NITT, levantar informações sobre quais conteúdos os agentes demonstravam ter dúvidas, para poder selecionar os assuntos, de natureza bibliográfica e documental, sobre a temática para construir o conteúdo programático dos manuais. Os manuais trazem vários conceitos relativos à da Propriedade Intelectual e seus principais ativos, utilizando como fonte de pesquisa para sua elaboração a pesquisa bibliográfica em legislações brasileiras, manuais, doutrinas, artigos jurídicos, instruções e orientações normativas e manuais do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI que abordam a temática e foram compilados de forma simples e objetiva. Após a finalização da diagramação e edição dos manuais pretende-se disponibilizá-lo à Coordenação do NITT/IFPA para que possa ser divulgado na página do NITT. Então como produto final do nosso trabalho iremos entregar um manual de orientações de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação.

  • ANDERSON CLEYTON DE SOUZA TAVARES
  • OS IMPACTOS DA LEI Nº 7.232/1984 NO MERCADO CONSUMIDOR DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

  • Data: 28/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os jogos estão presentes desde os primórdios da humanidade, compondo a estruturação da cultura e sociedade humana. Como elemento cultural, os jogos eletrônicos vêm se consolidando como uma nova mídia, desde o seu surgimento, há 50 anos. Neste sentido, o presente trabalho através de pesquisa descritiva, em artigos e publicações, discute a Reserva de Mercado de Informática, seus alcance e seus efeitos no mercado nacional de jogos eletrônicos, buscando entender a dinâmica do mercado e os seus impactos culturais e socioeconômicos, analisando as políticas públicas adotadas para o setor e verificando os melhores exemplos adotados nos maiores mercados consumidores, EUA e China, a fim de subsidiar construção de relatório com proposições para elaboração de políticas públicas para o setor, visando estimular novas tecnologias nacionais e o  desenvolvimento econômico da nação. Verificou-se que em 2018, os EUA dispunham de competitividade interna, à facilidade de investimentos e ao apoio governamental em inovação digital. Os EUA possuem mercado aberto à importação de jogos eletrônicos. A respeito da China, em 2020, teve receita de US $41 bilhões, teve apoio do Governo para reduzir os preços da internet móvel e aumentar a velocidade das redes 4G, possui mercado de jogos eletrônicos fechado à participação estrangeira. Ressalta-se a importância das Políticas Públicas para setor, com destaque para o processo interativo, que possibilita obter melhores resultados, sendo que o melhor modelo para explicar esta dinâmica é o da Hélice Tripla, ou seja, o conceito que está ancorado na relação universidade-indústria-governo.

  • NAIR LÚCIA LIMA DE SOUSA
  • MELHORIA DA GESTÃO DA INCUBAÇÃO DA REDE DE INCUBADORAS DE TECNOLOGIA DA UEPA: UMA PROPOSTA BASEADA EM BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT) E MODELO CERNE

  • Data: 20/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • A valorização da inovação tecnológica tem impulsionado o empreendedorismo acadêmico levando as universidades a criar novos ambientes voltados à promoção da inovação e do empreendedorismo. Entre estes estão as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, consideradas habitats de inovação. A gestão destes ambientes ainda carece de melhorias e amadurecimento de seus processos de forma que possam efetivamente favorecer o desenvolvimento de empresas inovadoras. Objetivou-se neste estudo contribuir para a gestão do processo de incubação de empreendimentos inovadores na Rede de Incubadoras de Tecnologia da UEPA (RITU) através da proposição de um manual didático de gestão de processos, baseado em BPM (Business Process Management) e orientado pelo modelo de gestão CERNE. Inicialmente foi realizada a revisão da literatura, identificação das atuais concepções dos processos de inovação em incubadoras de empresas. Em seguida foi efetuado o mapeamento dos processos atuais (Mapa de Estado Atual – MEA) e diagnóstico, que viabilizou a avaliação sobre a manutenção ou exclusão de processos atuais, bem como à proposição de novos processos, resultando em um Mapa de Transição. Foram propostos novos processos, com vistas a potencializar o melhor alinhamento entre os resultados gerados e os objetivos da RITU, apresentando em um Mapa de Estado Futuro (MEF) mais adequado às suas peculiaridades atuais. Como resultado o manual foi concebido com vistas a promover o alinhamento dos processos internos com objetivos e estratégias institucionais assim como a gestão
    atualizada e sistemática de ações da incubadora, direcionadas por trilhas de desenvolvimento dinâmicas e atuais, estratégias claras, processos definidos e organizados. O manual é um instrumento de formalização do conhecimento sobre gestão de incubação da RITU que será publicado e assim poderá contribuir como referência para a gestão da inovação em outras instituições.

  • WENDEL FIALHO DE ABREU
  • CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE PEDIDO DE REGISTRO DE MARCA DE UMA INICIATIVA CONSTITUÍDA NAS REDES SOCIAIS.

  • Data: 07/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • A internet e as novas tecnologias têm causado mudanças consideráveis na sociedade e a evolução dos mercados possibilita o surgimento de modelos de negócios diferentes e espaços para se construir marcas de valor. No Brasil, a proteção de marcas é regida pela Lei nº 9.279/96 e executada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), autarquia vinculada ao Ministério da Economia do Governo Federal. Apesar de as marcas serem a modalidade de propriedade industrial mais utilizada no país, o percentual de insucesso dos pedidos de registro é expressivo. Este estudo visa caracterizar e analisar o depósito de pedido de registro de marca de uma iniciativa constituída exclusivamente nas redes sociais, no intuito de facilitar a compreensão do processo marcário por parte de empreendedores, em especial proprietários/gestores de pequenos e médios negócios, pessoas físicas interessados em registrar suas marcas pessoais ou profissionais, bem como qualquer estrutura não convencional com ou sem fins lucrativos como as constituídos no ambiente de internet e redes sociais, para a proteção de seu principal instrumento de identificação e diferenciação, a partir da análise de caso concreto; sendo complementado por um produto técnico estruturado em formato de e-book para estimular a proteção de marcas; auxiliar empreendedores; contribuir para a redução de pedidos negados; desmistificar questões sobre registro de marcas; e alertar sobre riscos e situações que possam representar fraude. Em conclusão, os objetivos deste trabalho foram atendidos a partir da produção bibliográfica concretizada mediante o desenvolvimento do artigo científico “Caracterização e análise de pedido de registro de marca de uma iniciativa constituída nas redes sociais” submetido a Revista Caderno de Prospecção e da produção técnica constituída através do E-book “Deixe sua marca no mercado: Registre!”.

  • KELLY CRISTINA LEITE DA SILVA
  • Análise de contribuições da produção tecnológica de uma ICT para a agenda 2030

  • Data: 30/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • O agronegócio é um segmento representativo da economia brasileira e o estado do Pará tem se tornado expressivo na produção agropecuária. Entretanto, o desenvolvimento econômico precisa ocorrer atrelado ao desenvolvimento sustentável para que não ofereça risco a biodiversidade amazônica. Assim, este trabalho buscou analisar de que forma a produção tecnológica de uma Instituição de Ciência e Tecnologia que desenvolve soluções para o agronegócio contribui aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A análise foi realizada a partir de levantamento documental de relatórios e projetos de pesquisa e cotejou os resultados tecnológicos alcançados totalmente, no período de 2016 a 2022, com as metas da Agenda 2030 para assim identificar as contribuições aos ODS correspondentes. As análises indicaram fortes contribuições da ICT estudada para o cumprimento de metas e ODS da Agenda 2030 por meio de capacitações tecnológicas, coleções biológicas científicas e processos agropecuários. Ao mesmo tempo, entendemos que é necessário continuar buscando metodologias que consigam mensurar com maior precisão de que forma ocorrem as contribuições à Agenda 2030 frente a sua diversidade de abrangência.

  • PAULO CESAR DOS SANTOS TEIXEIRA
  • DESENHO INDUSTRIAL DE UM MÓVEL PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE MADEIRA GERADOS POR UMA EMPRESA MOVELEIRA: PROPRIEDADE INTELECTUAL E SUSTENTABILIDADE EM PAUTA

  • Data: 15/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo do trabalho foi desenvolver um mobiliário a partir dos resíduos de madeira gerados da produção primária de um móvel, utilizando o processo de plano de corte para melhor aproveitamento da matéria prima aliando conceitos de sustentabilidade e Propriedade Industrial, sendo gerado um design de produto que possibilitou o seu pedido de registro do Desenho Industrial no INPI, além da produção de um material didático que servisse de guia para orientar os empresários do setor e demais interessados em realizar seu registro. Para isso foram realizadas sete etapas: apresentação da proposta de projeto ao diretor do SINDMÓVEIS; convite aos empresários sindicalizados pertencentes aos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba-PA para participação do projeto; solicitação para que o empresário escolhesse um dos produtos da linha de produção de sua fábrica para realização do estudo; quantificação de resíduos gerados no processo primário do móvel escolhido; criação do projeto de mobiliário; procedimentos para solicitação do registro de Desenho Industrial no INPI e elaboração de material didático sobre Desenho Industrial para registro. Obtendo-se os seguintes resultados, o aceite de uma empresa do setor moveleiro; a escolha e a quantificação de um móvel obtendo-se 23% de resíduos gerados por meio do processo de plano de corte; a busca de anterioridade, o desenvolvimento do design utilizando-se ferramentas como briefing, análise de problema, análise SWOT, e diagrama de Ishikawa que auxiliaram na busca de informações relevantes relacionados a forma, público alvo e sustentabilidade; a solicitação do pedido de registro pelo IFPA e o desenvolvimento do material didático. Com isso, a previsão sobre a utilização de conceitos de sustentabilidade e propriedade industrial para estimular a inovação se confirmou parcialmente. Já que não se obteve dados da aplicação do material didático e resultados com relação a sustentabilidade social.

  • WILSON SAMPAIO PORTELA JUNIOR
  • GUIA DE VIABILIDADE DE MARCA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 14/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Ao longo dos últimos anos, observa-se um grande número de pedidos de registros, protocolares por titulares paraenses e, que vem sendo indeferidos pelo INPI. Somente a título de exemplificação, em 2018, houve 1.126 pedidos protocolados e no mesmo período, houve 702 indeferimentos, o que representa cerca de 62%, um índice muito alto e que está gerando grandes transtornos aos empreendedores locais. Nesse sentido, o objetivo deste será elaborar um guia de análise de marca, um material didático para fora do PROFNIT, para ajudar os interessados na realização de um pedido de registro de marca no Brasil, com todas as orientações/estratégias que devem ser adotadas, para identificar a viabilidade, inviabilidade ou riscos do pedido de registro de marca pretendido. Na primeira etapa do trabalho, iniciou-se um estudo bibliográfico quanto a origem, legalidade e a importância de uma marca fantasia, no atual cenário econômico social. Logo em seguida foi feito um levantamento estatístico (dos último 5 anos) junto ao INPI, focando especificamente nos pedidos de registros de marcas protocolados por titulares sediados no Estado do Pará, e que foram indeferidos pela autarquia federal e, além disso, a identificação frente a esses pedidos quanto aos que foram requeridos através de procuradores e quanto aos que foram protocolados pelo próprio requerente, como estudo de caso, onde, ao final, foi possível gerará gráficos estatísticos anuais e consolidado, os quais ajudaram na análise frente ao tema. Concluído o levantamento, foi possível identificar o número total de indeferimentos ocorridos neste período e, também, descobrir os principais motivos (fundamentação legal) que resultaram na decisão, para que seja possível analisar o(s) motivo(s) que estão causando esse cenário e, por conseguinte, sugerir ações que possam ajudar a modificar esse cenário. Com as sugestões de ações sugeridas, procura-se aumentar de forma considerável a probabilidade de deferimento do pedido de registro de marca pretendido, para com isso modificar o atual cenário identificado por esse estudo de caso.

  • CÉLIA PEREIRA RIBEIRO
  • CRIAÇÃO DE REPOSITÓRIO DE PATENTES PRODUZIDAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

  • Data: 09/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Repositório é um serviço de informação científica e tecnológica que possibilita o gerenciamento e a disseminação da produção acadêmica. Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Este trabalho tem como objetivo a criação de repositório de patentes na Biblioteca Central produzidas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Para tento, foi preciso realizar o delineamento da pesquisa que se concretizou a partir do desenvolvimento ao evidenciar os principais conteúdos da gestão do conhecimento e da informação para as Instituições de Ensino Superior e apresentar a organização da produção científica dos repositórios institucionais digitais da UFPA. Os procedimentos metodológicos tiveram como foco a abordagem de caráter bibliográfico, via materiais impressos e eletrônicos, configurada pelo estudo qualitativo. Técnica de compilação para análise de dados utilizado como suporte ao conteúdo obtido, assume papel de destaque neste trabalho e são técnicas fundamentadas em ordenamentos configuradas na pré-análise; exploração do conteúdo do material obtido; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados mostram que a UFPA vem aumentando o número de patentes depositadas e concedidas, totalizando 230 depósitos e 28 patentes concedidas, respectivamente, no período de 2002 a 2020. Os resultados também mostram a representação gráfica por meio do mockup do Repositório de Patentes – RIPAT na plataforma da biblioteca central da UFPA. Conclui-se com a viabilidade da implementação do Repositório de Patentes no ambiente virtual da Biblioteca Central da UFPA.

2021
Descrição
  • GEORGIANE DE NAZARÉ ARRUDA TITAN
  • SUBSÍDIOS PARA ELABORAÇÃO DE PATENTE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA VOLTADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Orientador : SUEZILDE DA CONCEICAO AMARAL RIBEIRO
  • Data: 30/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • As patentes são ferramentas importantes para proteção inventiva, pois impede a terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, é patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. O desenvolvimento de tecnologias assistivas, tecnologia essas voltadas as pessoas com deficiência físicas, são geralmente inovadoras, cujo interesse vem aumentando nos últimos anos, assim como a proteção destas tecnologias. Pensando na proteção e valorização do produto de uma tecnologia assistiva para mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual, o “Guia Tátil e Olfativo para pessoas com Deficiência Visual” que envolve tecnologia assistiva, sustentabilidade e uso de produtos da floresta amazônica, que foi elaborado este trabalho, para elaboração dos subsídios para obtenção da patente e analisado os outros possíveis ativos de Propriedade Intelectual. Utilizamos como método para este trabalho a pesquisa bibliográfica e análises documental, foi também realizada a pesquisa experimental com o acompanhamento técnico para delimitação da patente a ser depositada, a partir destes resultados, foi elaborada a redação patente do “Guia Tátil com Aplicação de Material Cerâmico Poroso Adsorvido em Óleo Essencial Breu Branco para Orientação Olfativa de Pessoas Com Deficiência Visual” e a sugestão de outros possíveis ativos de propriedade intelectual, “Dispositivo Manual Olfativo de Localização Para Pessoas Com Deficiência Visual” E “Processo Utilização do Óleo Essencial do Breu Branco (Protium decandrum ou Protium heptaphyllum) como Indicativo de Localização para Pessoas com Deficiência Visual”.

  • ROSANGELA RITA MIRANDA CAVALEIRO
  • GUIA PRÁTICO INSTRUTIVO PARA DEPÓSITO DE PATENTES: CONTEXTUALIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS

  • Orientador : LAERCIO GOUVEA GOMES
  • Data: 29/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • A busca por informações precisas e procedimentos necessários para depósito de patente por pesquisadores e inventores nas Instituições Públicas de Ciência e Tecnologia tem se mostrado necessário. A apresentação de um material informativo e colaborativo que transcenda todas as adversidades que o próprio conhecimento técnico científico apresenta, desde a busca de anterioridade, que deve anteceder a proposta de um pedido de depósito de patente para uma tecnologia, oportunizando ao inventor uma visão geral de tendências e do panorama mundial, passando pelos requisitos, redação, exame até a submissão da patente, são de fundamental importância. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor a elaboração de um guia prático instrutivo institucional para depósito de patentes, com a finalidade de apresentar as etapas e os procedimentos para depósito de patente de invenção ou de modelo de utilidade para a Universidade Federal do Pará, com vistas à inovação. Para isto, foi realizada uma revisão documental em manuais sobre propriedade intelectual existentes em instituições públicas e privadas, revisão da literatura por meio de pesquisas bibliográficas em artigos, dissertações, nos endereços eletrônicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A metodologia tem como base uma pesquisa sobre manuais práticos internos já existentes em instituições públicas e privadas, posteriormente, se fez uma análise comparativa do caminho que está sendo proposto neste trabalho com os manuais pesquisados. Uma análise comparativa dos Formulários de Comunicação de Invenção de instituições, foi necessário para balizar o grau de informações neles contidas. Análise comparativa de 2 relatórios de exame técnico de indeferimento, baseados em pareceres de Relatórios de exames técnicos de examinadores do Instituto Nacional de Propriedade Industrial constituem, também, a metodologia. Os primeiros resultados mostram que há poucos manuais propostos no mercado, 13 públicos e 03 privados. Verifica-se que as formas de submissão estão distorcidas no processo de depósito de patente, principalmente, na forma de busca de anterioridade, estes dados são encontrados nas análises da agência de inovação tecnológica da UFPA e que estão baseados nos pareceres de exames técnicos do INPI.

  • KÁTIA SIMONE PIMENTA DE OLIVEIRA
  • Fortalecimento da Inovação em uma empresa pública da Amazônia: um estudo de caso

  • Orientador : CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
  • Data: 23/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • A implantação de uma cultura de inovação sugere mudanças na cultura organizacional das empresas, mudando crenças, valores e comportamentos dentro da instituição. Assim, o objetivo deste trabalho é contribuir para o  fortalecimento da inovação na cultura organizacional de uma empresa pública localizada na Amazônia, em especial em Propriedade Intelectual, em razão da importância dessa área para o mundo dos negócios. Nesse sentido, a proposta visa conhecer a percepção de pesquisadores em relação à inovação (considerando atividades desenvolvidas na comunicação, gestão de projetos e capacitação) e planejar ações estratégicas dentro da instituição. A comunicação interna pode ser uma alternativa a ser explorada na busca de maior interação e engajamento dos empregados, assim como a criação de espaços para diálogo e encontros. Em linhas gerais, os resultados apontam para necessidade de capacitação profissional dos funcionários, fortalecer a comunicação, estabelecer parcerias locais e criar espaços para interação no âmbito interno e externo da organização.

  • THAIS DE FREITAS DUARTE
  • INDÚSTRIA 4.0 NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PROPOSTA DE GUIA DE IMPLANTAÇÃO BIM PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

  • Orientador : LAERCIO GOUVEA GOMES
  • Data: 30/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • A evolução tecnológica, atualmente representada por meio da Indústria 4.0, tornou-se o principal foco de pesquisa, desenvolvimento e discussões por todo o mundo, principalmente, no meio acadêmico-profissional. Neste contexto, surge alternativas visando melhorar o desempenho produtivo e reduzir os custos, utilizando a tecnologia de ponta como IoT (Internet of Things), computação em nuvem, BIM (Building Information Modeling), Machine Learning e Big Date. O principal objetivo deste trabalho é propor um manual para implantação BIM em empresas de pequeno porte. Para isto, este trabalho baseou-se em caracterizar por meio de um diagnóstico o estágio atual das pequenas empresas do setor da Construção Civil localizadas em Belém/Pa, frente a implantação do BIM, para validação da necessidade do desenvolvimento do manual, onde foi formulado um questionário online para sua aplicação, sendo esta uma pesquisa de natureza aplicada e considerado uma pesquisa básica, sua abordagem é qualitativa e quantitativa, com o objetivo exploratório e descritivo. Utiliza-se a Design Science Research (DSR) como estratégia de pesquisa. Os resultados mostram que dentre as 71 empresas participantes desta pesquisa, 87,32% informaram que não possui estratégia definida para implementação de tecnologias para Indústria 4.0 e 33,8% não tiveram nenhum contato com o tema BIM, tendo como maior dificuldade falta de conhecimento para a sua adoção. Tendo em vista o resultado desta pesquisa, em que foi possível confirmar que a implantação do BIM entre as micro e pequenas empresas de Belém/PA ainda está bastante incipiente, criamos o manual como uma ferramenta para auxiliar os profissionais a executarem de maneira prática e bem planejada as etapas de implantação do BIM.

  • LUCIANA SERRA DA SILVA MOTA
  • Gestão de Direitos Autorais em Editoras de Instituições Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Pará

  • Data: 29/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • O crescimento na produção editorial técnico-científica é latente e gera um aumento significativo no volume de dados e informações, o que torna cada vez mais difícil de gerir a quantidade de dados produzidos. Assim, garantir o Direito Autoral Moral dos criadores sobre seus conhecimentos, e o Direito Patrimonial das instituições que investiram na produção do conhecimento, bem como garantir a validade dos dados produzidos nas pesquisas, torna-se cada vez mais desafiador, especialmente no contexto Amazônico, no qual estudiosos buscam a consolidação e a credibilidade para a ciência produzida na região. Portanto, objetivou-se nesse estudo analisar o contexto da gestão de Direitos Autorais em editoras e periódicos das Instituições de Ciência e Tecnologia públicas localizadas no Estado do Pará (Embrapa, IFPA, MPEG, UFRA, UFPA, UNIFESSPA, UFOPA, UEPA), por meio do levantamento dos métodos e ferramentas de gestão de Direitos Autorais utilizados por elas. Pretendeu-se identificar junto aos membros de corpos editoriais das Instituições estudadas o seu grau de compreensão acerca dos conceitos fundamentais sobre Direitos Autorais, com base na Legislação vigente (Lei 9.610/98), bem como identificar se eles reconhecem conceitos acessórios da atual gestão de Direitos Autorais. Ademais, buscou-se identificar pontos críticos de sucesso para a gestão do Direito Autoral nos loci da pesquisa, com vistas a ressaltar a necessidade de melhorias nos processos de trabalho e destacar boas práticas. Para isso, foi realizado estudo exploratório, de caráter quanti-qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico e documental que auxiliou na identificação do Estado da Arte da Gestão de Direitos Autorais; e de dados científicos em editoras no Brasil. Por conseguinte, foram aplicados questionários para levantamento de informações sobre processos de trabalho e identificação do nível de compreensão de conceitos de Direitos Autorais. Com a análise, gerou-se um diagnóstico acerca da compreensão e gestão de Direitos Autorais nessas Instituições com vistas a identificar oportunidade de melhorias. Por fim, foi elaborado um guia com linguagem acessível para auxiliar na disseminação da informação sobre Direitos Autorais, a fim de promover um maior esclarecimento acerca do assunto e apoiar na gestão editorial dessas Instituições.

  • HELOISA HELENA DA ROCHA SERUFFO
  • O Papel da Transferência das Tecnologias Geradas nas Instituições de Pesquisa Brasileiras, Considerando o Novo Contexto da Inovação e o Cenário Econômico Mundial

  • Data: 29/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • A relevância da transferência de tecnologia, nos dias atuais, é decorrente de um processo evolutivo mundial, que advém desde a globalização, a qual desencadeia o acirramento da competitividade e viabiliza a conversão de esforços para criação de um sistema que promova o diferencial entre as instituições, evidenciando assim a inovação e consequentemente estimulando a transferência de tecnologia, advinda do resultado dos trabalhos da pesquisa com o objetivo de fazer com que chegue à sociedade o conjunto de conhecimentos, habilidades, produtos, processos desenvolvidos pelas instituições de pesquisa. A transferência de tecnologia tem um papel fundamental no contexto econômico mundial, pois possibilita através da inovação a evolução das organizações diante de um mercado cada vez mais dinâmico e empreendedor. No entanto, apresenta-se como um dos gargalos das instituições de pesquisa. Diante desta realidade, o objetivo deste trabalho foi a elaboração de vídeo - aulas, nas quais discorreu-se a respeito da transferência de tecnologias, apresentou seu papel, ressaltou sua importância nas instituições de pesquisa brasileiras no cenário mundial, considerando as dificuldades encontradas e propondo ações para o aprimoramento e solidificação da mesma, dentro deste panorama as vídeo aulas foram segmentadas da seguinte forma: apresentação do contexto geral do trabalho, inovação, transferência de tecnologias, tipos de transferência de tecnologias, tecnologia social e o papel da transferência das tecnologias geradas nas instituições de pesquisa brasileiras. Para essa finalidade, foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória, para levantamento bibliográfico, sendo analisado de forma qualitativa artigos e livros sobre o assunto, contextualizando o cenário atual no que tange o mercado, a competitividade e a inovação. O resultado final foi a elaboração de 06 vídeo- aulas para serem disponibilizadas para a sociedade, com o propósito de formalizar a transferência de tecnologia.

  • JULIANE PANTOJA DE SOUZA
  • PLANO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ.

  • Data: 22/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • A Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) como elemento sólido para o desenvolvimento econômico e social é questão de suma importância na atualidade. Constantes são as discussões levantadas frente a importância de inserirmos em nossas práticas de diálogos, avaliação e monitoramento das políticas públicas. Ao estudar as politicas de CT&I que se configuram como eixo estruturante do desenvolvimento tecnológico do Brasil, percebeu-se a inexistência de um plano municipal no tocante a estruturação de ações que envolvam a Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Belém, no Estado do Pará. Frente a esta problemática, o presente trabalho tem como objetivo construir uma aproximação da sociedade local quanto a discussão sobre uma proposta de criação de um documento que seja utilizado como subsidio ao tema. Dessa maneira, propõe-se a partir da utilização da metodologia de especialização Inteligente (“Smart Specialization”) ou RIS3 (em inglês, Research and Innovation Strategies for Smart Specialization), criada pela Comissão Europeia, e utilizada em países da América Latina, como ferramenta de criação de uma política regional, gerando como resultado um plano municipal de C,T & I, com participação de vários atores do sistema local de inovação (governo, empresa, universidade, centros de pesquisa e organizações não-governamentais), que favoreça a absorção dos avanços tecnológicos e sociais na prestação de serviços.

  • FRANCILUCE SOUTO RODRIGUES
  • ENCANTOS DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 21/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • A alfabetização e o letramento científicos nos anos iniciais do ensino fundamental é um tema que vem recebendo atenção dos pesquisadores nos últimos anos, contudo ainda existe espaço para investigação e contribuições relevantes Assim, este trabalho surgiu com o objetivo de construir uma tecnologia educacional abordando temas de ciências naturais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a escola pública, direcionada aos anos iniciais pautada em temas locais. O produto tecnológico, em formato de aplicativo para Android tem baixo consumo de memória do telefone celular e é destinado para uso dos professores, alunos e pais. Para agregar valor humano à ferramenta foram convidados a participar da pesquisa do projeto, alguns professores do ensino fundamental, anos iniciais, de escolas de um município paraense escolhido aleatoriamente, visando envolver os atores, futuros usuários da tecnologia educacional, no projeto. Para mais compreensão sobre os reflexos da alfabetização e o letramento científicos nos anos iniciais, também foram convidados a contribuir com a pesquisa, discentes de licenciatura em química, física e biologia em estágio supervisionado que interagem com alunos que iniciam os anos finais, a partir do 6º ano, do ensino fundamental. O produto tem seu escopo definido, inicialmente com a unidade temática da BNCC “matéria e energia” tendo como objeto de conhecimento, as características das matérias, conteúdo do 1º ano do ensino fundamental, com a possibilidade de receber novas atualizações e acréscimos a partir de novos conteúdos. Como resultado este trabalho apresenta o aplicativo “Encantos da Ciência” que está disponível no Play Store para acesso de forma gratuita, com conteúdos de ciências naturais. O produto pode ser ampliado com novas pesquisas, novos recursos e propostas didático-pedagógicas.

  • EDNA CRISTINA CAVALCANTE SANTOS
  • GUIA TÁTIL E OLFATIVO: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE URBANA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

  • Data: 17/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • As cidades brasileiras, dentre elas a cidade de Belém, não foram projetadas para proporcionar mobilidade e direcionamento urbano às pessoas com necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais especificamente quanto ao acesso ao transporte público de forma segura. Este fato é retratado pela inexistência de qualquer instrumento tátil disponibilizado nos pontos de ônibus na cidade de Belém, ainda que o Plano Diretor do município estabeleça como função social à mobilidade e acessibilidade. O cenário leva a uma desigualdade social ao reduzir a independência e autonomia aos espaços urbanos, por meio da utilização deste meio de transporte. Essa forma de desigualdade é um problema que requer soluções integradas, por meio de tecnologias sociais, que sejam capazes de promover oportunidades para essas pessoas, como um dos elementos do Sistema Wayfinding, a fim de evitar a sua exclusão no caminho do desenvolvimento, segundo a agenda do milénio 2030 da ONU, cujo plano de ação é “promover vida digna para todos dentro dos limites do planeta”. Diante do contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de informações junto a alunos e professores da Unidade de Ensino Especializado José Alvares de Azevedo, do ambiente urbano associado à localização de logradouros públicos - paradas de ônibus, linhas de ônibus localizados no quadrante da referida escola estadual. Para tal desiderato, foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória, documental, bibliográfica, levantamento de dados e entrevistas. Como resultado, foi desenvolvido um artefato tátil e olfativo contendo informação que viabilize o acesso as linhas de ônibus. Este artefato deverá ser afixado em uma parada de ônibus previamente selecionada como piloto.

  • MARIA BRASIL DE LOURDES SILVA
  • PROTEÇÃO E GESTÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DA FACULDADE DE ARTES AUDIOVISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

  • Data: 24/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • Desde o surgimento do cinema, como imagem em movimento, os produtores protegeram suas criações técnicas e seus aperfeiçoamentos, na França e nos Estados Unidos. Na União Soviética/Rússia e na Índia, o cinema utilizou desses instrumentos para exibição de filmes. Na Ásia, a produção de filmes passou a ser significativa a partir de 1970. No Brasil os primeiros aparelhos chegaram a grandes cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, onde as exibições públicas datam do final do século XIX. Na década de 1930, o cinema educativo é implementado e na década de 1990 há uma retomada da produção, quando da criação de empresas de produção e distribuição cinematográfica. Após a decadência dessas empresas é implementado um novo marco regulatório com a criação da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Nas décadas subsequentes são criados vários cursos de graduação em cinema e audiovisual e o Ministério da Educação, através da Câmara Técnica de Ensino Superior, cria as diretrizes curriculares nacionais. Pelo diagnóstico do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, apenas duas faculdades criaram a disciplina legislação e, nenhuma menciona os direitos de propriedade intelectual. Assim, este trabalho buscou identificar todas as convenções, tratados e acordos internacionais em direitos de propriedade intelectual, a legislação brasileira e as resoluções da UFPA. Foi levantada a produção intelectual de docentes e de discentes do Curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, objetivando sua proteção e gestão a partir de todas as fases de produção do filme. Desde o desenvolvimento, financiamento, produção, distribuição, comercialização e exibição. Em relação à gestão coletiva dos direitos autorais individuais homogêneos, este trabalho relaciona as associações internacionais e nacionais.

  • GISELLE CRISTINA PINHEIRO DE ARAGÃO
  • Cultivares da Embrapa recomendadas ao estado do Pará: uma oportunidade para produtos de comunicação mercadológica

  • Data: 11/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • A agricultura é terreno fértil para a inovação, um mundo de oportunidades para negócios, estratégias de comunicação e investimentos em ciência e tecnologia. Ao inovar, é possível transformar ideias em valor, atender a demandas de mercado e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento local. Neste contexto, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolve soluções tecnológicas para a sustentabilidade da agricultura brasileira e atribui à comunicação papel relevante na promoção dessas tecnologias em benefício da sociedade. Este trabalho aborda, sob a perspectiva da comunicação, um dos principais ativos de propriedade intelectual da empresa: a cultivar - variedade cultivada de planta obtida por meio de técnicas de melhoramento vegetal, considerando sua importância para a geração de negócios e para a produção de alimentos. Trata-se de um estudo exploratório, o qual se utiliza de pesquisa bibliográfica e documental, assim como de depoimento de especialistas, para embasá-lo. A fim de incentivar a adoção da tecnologia no campo, propõe fortalecer fluxos de informação e influência recíproca entre a Embrapa e seus diversos públicos de interesse como estratégia de comunicação com o mercado. Nesse sentido, o resultado do estudo consiste na elaboração de produtos de comunicação mercadológica, em diferentes formatos, voltados à promoção de cultivares da Embrapa recomendadas ao estado do Pará.

2020
Descrição
  • IVO JOSÉ PAES E SILVA
  • Implantação de um Núcleo de Difusão de Tecnologias no IFPA Campus Belém.

  • Data: 14/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Um Núcleo de Inovação Tecnológica e de Transferência de Tecnologia (NIT) é o órgão estratégico de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), responsável pela condução dos processos de proteção legal das criações intelectuais desenvolvidas no âmbito institucional. Sua função é contribuir com o desenvolvimento dos processos de inovação tecnológica e zelar pela Política de Inovação Institucional das Instituições. O NIT de uma Instituição está inter-relacionado ao marco legal instituído pela Constituição Federal, artigos 218 e 219; pela Lei de Propriedade Industrial (Lei 9279/96); Lei de Inovação (Lei 10.973/04); novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação (Lei 13.243/16), dentre outras. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo implantar um ambiente estruturado e institucionalizado para criação do Núcleo de Difusão de Tecnologias (NDT), capaz de promover a interação entre educação, inovação e tecnologia como parte integrante no processo ensino-aprendizagem, permitindo que os resultados das pesquisas básicas transformem-se em produtos inovadores (pesquisa aplicada). A partir da metodologia de pesquisa-ação, iniciou-se uma prospecção para levantar elementos que pudessem embasar tanto sua ação, quanto a institucionalização, percorrendo sete etapas: sensibilização, diagnóstico, identificação, aproximação, acompanhamento, encaminhamento e difusão. Durante a pesquisa, a opção epistemológica foi a Dialética; do ponto de vista de sua natureza, foi desenvolvida de forma Aplicada; quanto à abordagem, foi Qualitativa; do ponto de vista dos objetivos, foi Exploratória. Os resultados apontaram que o NDT foi institucionalizado e implantado no organograma institucional. Os docentes, discentes e técnicos que participaram do processo são potenciais multiplicadores de uma “cultura” de inovação e empreendedorismo na instituição. O trabalho se constitui em um relatório técnico conclusivo, tendo como pano de fundo o planejamento estratégico para a formação e inserção institucional do NDT, a partir do qual possa subsidiar o entendimento da comunidade acadêmica do IFPA Campus Belém no universo da transferência de tecnologia, inovação, empreendedorismo e difusão dos seus produtos e processos no mercado e meio social, a fim de alcançar seu objetivo primaz de transformação social, através da democratização do conhecimento.

  • DANUSE FARIAS MAR
  • Aplicativo de Apoio a Pesquisadores para Busca de Anterioridade e Definição do Nível de Maturidade Tecnológica.

  • Data: 30/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Apesar da existência de profissionais lotados nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e capacitados para a avaliação das tecnologias desenvolvidas nas ICTs, principalmente no que se refere ao seu potencial de registro, a procura por parte dos pesquisadores com intuito de obter direcionamentos acerca dos procedimentos a serem aplicados neste processo ainda é, na maioria dos casos, incipiente. Muitas pesquisas passíveis de registros e posteriormente de transferência tecnológica, acabam sendo suprimidas e inutilizadas em termos de mercado por infringirem no decorrer de seu estudo regras essenciais para sua proteção intelectual. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo a elaboração de um aplicativo de interface amigável (Android e IOS) capaz de não apenas orientar o pesquisador no processo de busca de anterioridade em base de dados de patentes, mas também definir, através de um questionário simples e direto, o estado de maturidade da sua tecnologia em termos do TRL (Technology Readiness Level). Esperamos que através da orientação sobre a busca de anterioridade, o pesquisador possa tomar decisões sobre a continuidade ou adequação de seus objetivos. Já para a definição do nível de maturidade da tecnologia (TRL), esperamos que estas possam ser mapeadas pelos agentes de inovação para possíveis janelas de transferência tecnológica e/ou possivelmente fomentadas através de recursos agora balizados em níveis de maturidade condizentes com riscos tecnológicos diminuídos. Uma vez aplicado, o questionário TRL direcionará o pesquisador ao NIT de sua instituição para maiores esclarecimentos sobre os passos a serem dados no sentido de proteção da propriedade intelectual.

  • CLARISSE RODRIGUES ANDRADE
  • Nuances da Propriedade Intelectual de Pinturas na Moda Autoral

  • Data: 29/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • A proteção da propriedade intelectual de pinturas na moda autoral é um tema que requer conhecimento da realidade vivida por artistas e estilistas que fazem da pintura em moda autoral a sua arte. A partir daí, procurou-se responder questionamentos sobre como os artistas e estilistas asseguram os seus direitos de propriedade intelectual de algo muito subjetivo como a inspiração para a pintura em tecidos. O objetivo deste trabalho foi investigar qual o nível de conhecimento dos artistas e estilistas do processo para registro junto aos órgãos competentes da expressão de sua arte, enquanto propriedade intelectual. Para tanto, foi realizado pesquisa com 3 artistas e 2 estilistas através de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados estão apresentados na forma de documentário “A Proteção da Identidade” na qual constam as diferentes percepções dos artistas e estilistas quanto a necessidade de proteção da propriedade intelectual de suas criações, como também, descortina um novo cenário de possibilidades junto aos órgãos de proteção da propriedade intelectual, além de servir como base para futuras orientações sobre as práticas de proteção intelectual associada a moda autoral, seja através dos escritórios jurídicos especializados, ou através de acompanhamentos e orientações realizados pelo Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT) aos interessados.

  • MARIA ALCIONE COELHO RODRIGUES
  • Trilha Inovativa do Museu Paraense Emilio Goeldi

  • Data: 28/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • A lei de Inovação, Lei n.10.973/2004, estabelece a criação de NIT nas instituições públicas de pesquisa e decretos e portarias subsequentes especificam suas atribuições. No entanto, a legislação não traz especificações quanto ao funcionamento da estrutura física e de recursos humanos, e mesmo depois de dez anos da sua promulgação, há uma significativa escassez de pessoal qualificado na área de inovação e a maioria dos NIT contam somente com bolsistas no seu quadro funcional, consequentemente o ambiente de NIT é caraterizado pela alta rotatividade de pessoal; o setor do NIT do MPEG não é diferente. Nesse contexto objetivou-se a elaboração de um manual de procedimentos padronizados do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) visando apoiar a gestão da política de inovação da instituição no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso para o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). O presente trabalho refere-se a gestão de Inovação, onde o Manual representa um instrumento facilitador para a execução das ações de NIT e principalmente, garante a continuidade destas. Quando se descreve os procedimentos de um setor em um manual, retira-se o conhecimento relevante do domínio de poucos e se transfere para a instituição, instituindo memória ao setor.

  • JORGE ALEXANDRE MELO DA SILVA
  • For Life Saúde: aplicativo mobile para ambientes de clinicas médicas e unidades de saúde.

  • Data: 22/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • No contexto da saúde pública ou privada, um aplicativo inovador pode proporcionar compartilhamento de informações detalhadas de prontuários, facilitando a comunicação entre médicos, pacientes e gestores de uma clínica médica ou unidade de saúde. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do aplicativo “For Life Saúde” para a gestão administrativa de clínicas médicas e/ou unidades de saúde. A elaboração do programa deu-se através do método de prototipagem, favorecendo constante adequação e inserção de requisitos apontados pelo setor demandante. De acordo com os testes preliminares o mesmo apresenta grande aplicabilidade no ambiente de clinica médica e/ou unidade de saúde, agilizando às ações realizadas por técnicos e gestores no sentido da melhoria do atendimento aos pacientes. O aplicativo já encontra-se protegido através de registro frente ao instituto nacional de propriedade industrial.

  • THAÍS CORRÊA HABER
  • Proteção de Obras Coreográficas e Preservação da Memória Artística

  • Data: 31/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • É necessário entender melhor de que forma a propriedade intelectual, mais especificamente os direitos autorais, podem ser aliados de profissionais da dança, no sentido de proteger as obras coreográficas no Brasil. A dança é parte fundamental da história humana, da nossa cultura e da expressão e comunicação dos indivíduos.
    Este livro busca despertar o interesse pela proteção de obras coreográficas através da propriedade intelectual, mais especificamente do direito autoral, através do diálogo entre o jurídico e o artístico, possibilitando a criação de novas políticas públicas, a divulgação do tema e o tratamento mais aderente as obras coreográficas pelas instituições.

  • SHEILA DE SOUZA CORREA DE MELO
  • Elementos Comprobatórios do Reconhecimento de Bragança como Indicação de Procedência do Produto Farinha.

  • Data: 31/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta como tema central o serviço de indicação geográfica do tipo Manifestação de Terceiros quanto ao pedido de registro de indicação geográfica n.º BR4020190000011 da Farinha de Bragança que tem como objetivo geral acelerar o processo de análise da Farinha de Bragança, considerando o fluxo do pedido de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI durante o exame de mérito poderá o INPI demandar através de uma exigência para que o substituto processual apresente mais documentos comprovando a notoriedade do produto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental elaborada a partir de jornais, websites de notícias, poesias, músicas, vídeos e a coleta de dados foi realizada por meio de consulta ao acervo de jornais da biblioteca pública Arthur Vianna, websites de notícias, plataformas de vídeos e Portal Periódico Capes. O relatório técnico foi organizado de forma a elucidar a histórica produção de Farinha de Bragança no Estado do Pará e dessa forma servir como mais um dos subsídios para a solicitação de registro de Indicação de Procedência que foi protocolada no INPI pela Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Extrativistas dos Caetés – COOMAC.

  • BRENA RENATA MACIEL NAZARÉ
  • Portfólio tecnológico do curso de Bacharelado em Design da UEPA: Da criação às possibilidades de transferência.

  • Data: 25/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • O curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi criado em 1999 com o intuito de agregar valor às cadeias produtivas do Pará, principalmente através do beneficiamento das riquezas locais. Em associação, a formação do designer permite uma atuação em diferentes áreas, que visam atender as demandas mercadológicas. Dentro do curso, já foram gerados mais de 200 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e, destes, menos de 10 foram protegidos por propriedade industrial. Por conseguinte, a transferência destes ativos é inexistente. Desta forma, a pesquisa teve a lacuna existente entre as tecnologias geradas no curso de Design, o setor produtivo e a sociedade como problema de partida. De forma secundária, outro problema que se identificou foi em relação à linguagem dos suportes informacionais que abordavam os mecanismos de proteção legal direcionados à comunidade acadêmica, especificamente para o curso de Design, o que se inferiu ser uma variável de influência na baixa procura por proteção aos projetos desenvolvidos. Ante o exposto, objetivou-se desenvolver um portfólio tecnológico contendo a descrição das áreas de atuação, tecnologias geradas, proteção intelectual (iniciadas/concedidas) e maturidade destas tecnologias protegidas (NMT/TRL), além de tentar promover uma orientação e estímulo à proteção legal do Design. Para isso, foram utilizados como base de dados os TCCs produzidos pelos alunos do curso entre os anos de 2002 a 2018, catalogados na biblioteca da UEPA (bases Pergamum e BDM), além de relatórios de proteção gerados pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT/UEPA). A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa das informações; quanto a sua natureza, ela foi do tipo dedutiva, e quanto aos objetivos, do tipo exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Como resultados alcançados, obteve-se o desenvolvimento do portfólio tecnológico em linguagem objetiva e de fácil compreensão, direcionado aos desenvolvedores de tecnologia: discentes e docentes do curso; além de possíveis demandantes: empresas e sociedade. Ademais, conseguiu-se um instrumento de fácil adaptação para outras plataformas que pode ampliar a promoção dos ativos produzidos, servir de base para outros cursos tecnológicos e promover a propriedade intelectual. O estudo também gerou um mapeamento das áreas de atuação e vocação do curso e sistematização das tecnologias produzidas. Por fim, espera-se que a publicação do livro por uma editora possibilite a aproximação entre a universidade, setor produtivo e sociedade e contribua com o processo de transferência tecnológica.

  • WANDER SOARES DE OLIVEIRA
  • O modelo da hélice tripla como instrumento de desenvolvimento da região do rio Caeté, nordeste paraense.

  • Data: 13/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • O documento, em formato de relatório, visa primeiramente esclarecer questionamentos sobre a forma de impulsionar a atividade de piscicultura na região do Rio Caeté,nordeste paraense, setor econômicode grande importância quando deparamos com temas relativos à segurança alimentar, principalmente devido sua capacidade de escalonamentopor meio da introdução de processos e produtos inovadores. Busca, fundamentadoem dados secundários, diagnosticar a atividade da piscicultura, analisando desde uma visão global, passando peloperfil nacional e local do segmento. Identifica, alicerçadoem estudos anteriores, os principais entraves ao desenvolvimento da atividade na região de recorte. Faz, baseado em dados oficiais, uma análise no modo de produção e comercialização da piscicultura local.Realiza em plataformas de pesquisa, prospecção científica e tecnológica mensurando a produção acadêmica e o registro de patentes de duas espécies que possuem produção controlada já consolidada e os relaciona a três espécies amazônicas que não possuem pacote tecnológico fechado. Avalia as principais politicas públicas direcionadas ao segmento da piscicultura nos últimos 50 anos e seus efeitos na produção local e por fim,apresenta proposta de intervenção visando a criação um Centro de Referência emInovação na Piscicultura da RI do Rio Caeté, fundamentado no modelo de hélice tríplice, efetivando a integração entre os Governos, Setor Produtivo,ICT’s e Terceiro setor no sentido de gerar desenvolvimento regional por meio da inovação.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02