Projeto Pedagógico do Curso

Por seu caráter generalista, o curso está estruturado para que o egresso em Bacharelado em Ciência e Tecnologia esteja qualificado a desempenhar atividades nas diversas áreas das Ciências e das Tecnologia, podendo atuar tanto na iniciativa pública quanto privada como empregado ou empregador, assim como continuar os estudos em cursos de pós-graduações condizentes com o curso.


Para atender esse perfil dinâmico e socialmente referenciado, o egresso terá a possibilidade de desenvolver e/ou aperfeiçoar as seguintes competências e habilidades ao longo do percurso formativo:

a)     Formaçãogeneralista;

b)     Visão de mundo crítica, reflexiva ehumanística;

c)      Posturaética;

d)     Capacidade de atuar em equipemultidisciplinar;

e)     Capacidade de identificar e resolver problemas e desafios do mundo contemporâneo, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas dasociedade;

f)       Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais às ciências e àstecnologias;

g)     Conduzir experimentos e interpretarresultados;

h)     Concebereanalisarsistemas,produtoseprocessoscientíficosetecnológicos;

i)        Identificar, formular e resolver problemas científicos etecnológicos;

j)        Desenvolver e utilizar novas ferramentas etécnicas;

k)      Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral egráfica;

l)        Compreender e aplicar a ética e responsabilidadeprofissionais;

m)   Avaliar o impacto das atividades científicas e tecnológicas no contexto sociale ambiental.

 

A construção desse processo ocorrerá através dos conhecimentos em ciências exatas e naturais que se agregarão aos aspectos humanísticos, ambientais e empreendedores para tornar o egresso capaz de aliar o desenvolvimento de tecnologias atuais de forma sustentável agregando aspectos econômicos, políticos e socioambientais de forma a atender as demandas do mundo do trabalho no qual se insere aliado ao desenvolvimento local e regional.

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4.1   Objetivogeral

Formar profissionais com conhecimento multi e interdisciplinar para atuar em diferentes áreas do saber em uma sociedade em constante transformação, promovendo uma visão de mundo contemporâneo atrelados ao compromisso com a ética, a cidadania e o desenvolvimento sustentável.

 

4.2    Objetivosespecíficos

Em termos de competências profissionais, habilidades, atitudes e valores pessoais,ocursoéprojetadoparaqueasseguintesqualidadessejampromovidasao


seu egresso pelo processo educativo que terá lugar no BCT:

a)     Identificar e resolver problemas demandados da sociedadecontemporânea;

b)     Expressardeformaoral,gráficaevisualdestacandoopoderdeargumentação na exposição de suas ideias e competência na comunicaçãointerpessoal;

c)      Atuar em áreas de fronteira e em interfaces disciplinares e diferentes campos de saber;

d)     Utilizar novas tecnologias que são instrumentos de trabalho no mundo contemporâneo;

e)     Empreender com base na ciência e tecnologia agindo de formaautônoma;

f)       Trabalhar em equipe e em redes decooperação;

g)     Gerir com planejamento social esustentável;

h)     Reconhecer especificidades regionais ou locais, contextualizando as soluções dos problemas que encontra com as realidades locais, regionais e internacionais, qualidades fundamentais em um mundointerconectado;

i)        Tomar decisões em cenários de imprecisões eincertezas;

j)        Apresentar atitude ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais;

k)      Apresentar atitude investigativa, de busca e de produção doconhecimento;

l)        Respeitar o fomento e a qualificação das relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade, culturalidade eambiente;

m)   Perceberasdiversidadesdossaberesoriundosdasdiferençasétnico-culturais e da natureza das diferentes áreas deconhecimento;

n)        Desenvolver o pensamento crítico e a cidadaniaativa;

o)     Contribuir para a formação de cidadãos éticos, comprometidos com a construção da paz, com a defesa dos direitos humanos e com os valores de democracia.

 

 

2.  PERFIL PROFISSIONAL DOEGRESSO

Na dinâmica do processo formativo a (s) metodologia (s) serve (m) como o “caminho para se atingir o objetivo” Manfredi (1993, p. 1). Dessa forma, para garantirmos a formação de profissionais interdisciplinares, autônomos, com a


capacidade de identificar, resolver problemas e desafios do mundo contemporâneo propomos as seguintes estratégias metodológicas:

a)     No início de cada semestre letivo haverá uma semana de planejamento, no qual será avaliado o trabalho pedagógico (semestre finalizado ou iniciado, quandoforocaso),discutidoeplanejadoosemestreseguinte.Nesseprocesso serão enfatizadas as disciplinas e a respectiva carga horária, as dificuldades dos estudantes e dos docentes e o respectivo desempenho acadêmico, a frequência, a recuperação paralela, alunos com deficiência, as atividades de ensino-pesquisa e extensão,etc.

b)     As metodologias adotadas no ensino aprendizagem ficam a critério de cada docente,maspropomos,demodogeral,nopercursoformativoautilizaçãodas Metodologias Ativas, uma vez que por meio dessas estratégias é possível garantir o protagonismo e o pensamento crítico-reflexivo doestudante.

c)      Com isso deverão ser utilizadas estratégias e recursos que viabilizem aprendizagens significativas pautadas na relação teoria e prática por meio de umaabordagemvoltadaespecialmenteàproblematização,aoestudodecaso, à pesquisa como princípio educativo, à análise crítica de textos, aos debates, à exposição dialogada, às técnicas e dinâmicas de grupo que considerem a realidade/especificidade do aluno e de seu conhecimento de mundo, entre outros.

d)     Aprendizagem baseada em Projeto/Problemas, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem entre Pares, Temas Geradores, Grupos Operativos, Sequência Didática, História de Vida são algumas, dentre tantas outras estratégias, que impulsionam experiências significativas, motivando a busca por soluções ante aos desafios sociais e da própriaprofissão

e)     Alémdessasmetodologias,propomosainda:Análisecríticadetextos;Debates; Práticas laboratoriais; Oficinas; Visitas técnicas; Interpretação e discussão de textos técnicos; Apresentação de vídeos; Apresentação de seminários; Trabalhos de pesquisa; Atividades individuais e em grupo; Relatórios de atividades desenvolvidas; Atividades extraclasses; Exposição dialogada; Técnicas vivenciais de dinâmica de grupo; Metodologia do grupo de pesquisa do Campus Ananindeua Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional –GM²SC.


f)       O uso de artefatos tecnológicos também será imprescindível nesse processo, especialmente, as plataformas institucionais AVA, SIGAA, além de outras mídias digitais acessíveis que contribuam com o processo de aprendizagem tanto das disciplinas presenciais quanto adistância.

 

Nesse contexto, a interdisciplinaridade assume também função importante no processo ensino aprendizagem, permitindo que o conhecimento seja compreendido sob diversos aspectos científicos de modo que a componente curricular Projeto Integrador assume esse caráter no percurso formativo do curso BCT uma vez que a proposta dessa disciplina é articular os conhecimentos científicos nos diversos campos do saber.

Ao assumir o compromisso com a permanência e o êxito dos estudantes, o Campus Ananindeua dispõe de um conjunto de ações de cunho pedagógico e psicossocialcomafinalidadedeauxiliarnoprocessodeensinoeaprendizagem,bem como, no desenvolvimento pessoal e profissional doaluno.

a)     AcompanhamentoPedagógico

O Setor Pedagógico trabalha preventivamente e corretivamente com acompanhamentodoprocessoensino-aprendizagemmedianteaplicaçãoperiódicade diagnósticos que subsidiam a orientação e o assessoramento das principais dificuldades dos estudantes, além de orientação de estudos, sugestão de materiais e encaminhamentos aos demais serviços oferecidos pelaInstituição.

b)     AtendimentoIntraescolar

Meio pelo qual o estudante tem a possibilidade de receber atendimentodocente individualizado (reforço, esclarecimento de dúvidas, aulas complementares, etc.). O atendimento intraescolar faz parte da carga horária docente e ocorre em turno diferente do qual o aluno estámatriculado.

c)      AtendimentoDomiciliar

Prestação de serviço didático-pedagógico pelo docente ao estudante em ambientenãoacadêmicopormotivodeincapacidadefísicarelativa,incompatívelcom a frequência às atividades acadêmicas nas dependências do Campus ao qual está vinculado.


Os critérios, público alvo e trâmites estão descritos no Regulamento Didático Pedagógico do IFPA.

d)     RecuperaçãoParalela

A recuperação paralela tem por fim auxiliar estudantes que apresentem baixo desempenho acadêmico no decorrer do processo educativo. De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA o docente deve realizar atividade (s) orientada (s) à (s) dificuldades (s) do estudante ou grupo de estudantes, segundo a peculiaridade de cada disciplina.

e)     Nivelamento

Como parte do processo de apoio discente, o Campus Ananindeua promove diversas atividades, capacitação e/ou cursos de nivelamento com os conteúdos específicos do Ensino Médio ou de conhecimentos gerais necessários à formação superior que não estejam suficientemente compreendidos/dominados pelos estudantes ingressantes na graduação. Os cursos são presenciais e/ou on-line nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Oficina de Redação, Informática Instrumental, entre outros.

f)       Política de AssistênciaEstudantil

Configura-se por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, obedecendo às diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, elegendo como prioridade aquelas necessidades consideradas básicas previstas pelo Decreto 7.234/2010.

As ações de Assistência Estudantil são elencadas no Plano Anual de AssistênciaEstudantil,pormeiodelinhasdeatendimento,asquaisenvolvemsetores estratégicosligadosàpesquisa,ensinoeextensãocomoformadefortalecereapoiar as ações que visam o êxitoacadêmico.

g)     Programa BolsaPermanência

Concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior com carga horária igual ou superior a cinco horas diárias e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de estudantes indígenas e quilombolas.

 

 

Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação da aprendizagem no percurso formativo do curso de Bacharelado em Ciência e


Tecnologia será processual, contínua e cumulativa, medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o docente observar e considerar os aspectos qualitativos em relação aos quantitativos.

No curso BCT, propomos que a avaliação discente seja um momento de autorreflexão, no qual o professor também examine a sua prática e que o aluno se perceba nesse processo como um agente com capacidade de dialogar sobre os momentos, as formas e os processos avaliativos.

Outra medida que propomos como garantia de equilíbrio no processo de aprendizagem é a recuperação paralela, art. 285 da Resolução nº 02/2018, a qual deve ocorrer simultaneamente ao percurso educativo de modo que conforme o docente for observando e identificando as dificuldades no cotidiano da sala de aula, além das atividades e trabalhos pontuais, outras estratégias pedagógicas sejam planejadas e implementadas pelo professor a fim de ir corrigindo as deficiências constatadas ao longo do período letivo.

Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de um curso com regime letivo semestral, presencial com 20% da CH a distância3, além de prova final, quando o estudante apresentar desempenho acadêmico insatisfatório na média das avaliações bimestrais.

O desempenho acadêmico no curso BCT será mensurado por meio de nota de 0(zero)a10(dez),excetoparaasAtividadesComplementaresqueseráavaliadopor meiodeConceito.Alémdisso,éobrigatóriaafrequênciaàsaulasedemaisatividades acadêmicas, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e 100% (cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralização docurso.

Será considerado aprovado na componente curricular, ou após a Prova Final, quando for o caso, o estudante que obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete), vide cálculo no art. 275 da Resolução nº 02/2018, e reprovado o estudante que não realizar a (s) atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ou quando o estudante não alcançar a média bimestral, mesmo após a Prova Final.

 

 
 

3 No curso BCT, apenas o Projeto Integrador será a distância, em razão disso a avaliação da aprendizagem assume os mesmos requisitos da avaliação presencial, podendo ampliá-la às peculiaridades do ensino a distância conforme orienta o Capítulo II do Título VIII da Resolução nº 02/2018.


O estudante reprovado em até 2 (dois) componentes curriculares no semestre, poderá dar prosseguimento aos estudos, obrigando-se a cursar os componentes, em regimededependência,emturmasehoráriosdiferenciadosdoqueestámatriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentes ficará automaticamente reprovado no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas os componentes em que ficoureprovado.

 

Oscasossobrederevisãodeavaliação,faltanoperíodoavaliativo,necessidade de se ausentar das aulas, entre outros, recomendamos consultar o Regulamento Didático – Resolução nº02/2018.

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