Projeto Pedagógico do Curso

O profissional formado no Curso de Agronomia do IFPA Campus Santarém será capaz de atuar nas áreas de competência do Engenheiro Agrônomo, estabelecidas pela legislação profissional vigente de forma crítica e ética, com capacidade técnico-científica e responsabilidade social. Aptos a promover, orientar e administrar de forma holística a utilização e otimização dos diversos fatores que compõemossistemasdeprodução,emconsonânciacomospreceitosdeproteção ambiental, bem como educar, planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodose


processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento rural sustentável.

De acordo com o disposto na resolução 01/2006 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduaçãoemAgronomia,almeja-sequeoegressodocursodeAgronomiadoIFPA Campus Santarém tenha o seguinteperfil:

 

 I  -sólidaformaçãocientíficaeprofissionalgeralquepossibilite absorver e desenvolvertecnologia;

II   - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos,sociais,ambientaiseculturais,comvisãoéticae humanística, em atendimento às demandas dasociedade;

III  -compreensãoetraduçãodasnecessidadesdeindivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;e

IV    - capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novassituações.


Ainda com base na resolução 01/2006 do CNE, o curso será desenvolvido para formar profissionais capazes de desenvolver as seguintes competências e habilidades:

 

I-       Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica economicamente projetos agroindustriaisedoagronegócio,aplicandopadrões,medidas e controle dequalidade;

II-     Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis doambiente;

III-    Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

IV-    Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtosagropecuários;

V-    Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

VI-   Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

 

VII-    Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade,domundo,dotrabalho,adaptando-seàssituações novas eemergentes.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

5.1.           OBJETIVOGERAL

 

 

Formar engenheiros agrônomos com capacidade técnico-científica e com visão ética e humanística, estando aptos para exercer todas as competências relacionadas à profissão e comprometidos com o desenvolvimento sustentável na região oeste do Pará e na Amazônia.

 

 

5.2.           OBJETIVOSESPECÍFICOS

 

 

1   – Formar profissionais para projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais edo agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle dequalidade.


2  –Habilitarosdiscentespararealizarvistorias,perícias,avaliações,arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social,respeitandoafaunaeafloraepromovendoaconservaçãoe/ourecuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis doambiente.

3  –Capacitarosdiscentesparaatuarnaorganizaçãoegerenciamentoempresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticassetoriais.

4  –Prepararprofissionaisparaproduzir,conservarecomercializaralimentos,fibras e outros produtos agropecuários, bem como participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas doagronegócio.

5  –Habilitarosdiscentesparaexerceratividadesdedocência,pesquisaeextensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica eextensão.

6  –Prepararosdiscentesparaenfrentarosdesafiosdasrápidastransformaçõesda sociedade,domundo,dotrabalho,adaptando-seàssituaçõesnovaseemergentes. 7 - Capacitar profissionais para atuar no contexto social, dando maior atençãopara a agricultura familiar, mas que também valorize os demaisempreendimentos

desenvolvidos naAmazônia.

8 – Conscientizar os discentes quanto à importância da conservação de ecossistemas Amazônicos, buscando aliar o desenvolvimento econômico com os fatores ambientais esociais.

 

 

O curso de Agronomia do IFPA Campus Santarém foi estruturado de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, prevendo que o discente tenha uma formaçãogeneralista,humanista,críticaereflexiva,paraatuaremtodososníveisde sua área de formação com base no rigor científico e intelectual. Tendo em vista a abrangência de saberes e competências que compõem a formação do Engenheiro Agrônomo, o processo de ensino-aprendizagem será organizado e desenvolvidopor meio de práticas pedagógicas diversificadas, visando atender as particularidades e peculiaridadesdoseixostemáticospropostosedosnúcleosdeconteúdos,tendoem vista o contexto local e regional no qual o curso estáinserido.

No processo de ensino-aprendizagem, será dado ênfase em metodologias na qual os professores deverão participar junto aos alunos do processo de construção do conhecimento, valorizando os saberes acumulados previamente pelos discentes emsuastrajetóriasdevida.Aestruturacurricularfoiorganizadavisandopermitirque aaprendizagemocorraapartirdainteraçãoentreabuscadoconhecimento,aprática reflexiva, a relação aluno-aluno, a relação professor-aluno, aluno-professor e a relaçãoaluno-sociedade,comenfoqueparasituaçõesproblema,gruposdeestudoe pesquisa, uso das atividades práticas em unidades/laboratórios e campos de produção. Será priorizado ainda o trabalho em equipe como instrumento essencial para a obtenção dos objetivospropostos.

Dessa forma, tem-se o discente como sujeito ativo no processo de ensino- aprendizagem, sendo capaz de participar ativamente na construção de suas competências e habilidades. Neste contexto, tem-se o destaque das metodologias ativas, as quais consideram a problematização como método de aprendizagem, estimulando o estudante a pensar em formas de ação e soluções para situações vivenciadas na sua realidade pessoal/profissional.

Nestesentido,seráincentivadodurantetodooprocessoformativoabuscapelo desenvolvimento do estudante como autônomo do processo de aprendizagem, pesquisadoreagenteparasoluçãodeproblemas,comfocoespecialparaavertente socioambiental sustentável, favorecendo uma educaçãointegradora.

Antesdoiníciodecadasemestreseráfeitooplanejamentopedagógico,noqual a coordenação do curso juntamente com os docentes e equipe pedagógicase


reúnem para confrontar as intenções do curso de Agronomia com a sua realidade, contemplando:regrasdeusodosespaçosdainstituição(laboratórios,salasdeaula, espaços de lazer, biblioteca, etc.); calendário acadêmico; projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; reuniões com os discentes; avaliações; formação continuada, discussões sobre os principais avanços, desafios e limitações em relação ao curso; revisão e avaliação das ações já realizadas,etc.

 

Além do mais, no decorrer do curso serão realizadas reuniões periódicas de Colegiado e NDE – Núcleo Docente Estruturante, juntamente com a equipe pedagógica do IFPA Campus Santarém, visando avaliar/revisar as metodologias vigentes, diagnosticar elementos que podem influenciar de maneira positiva o processo de ensino – aprendizagem dos estudantes, e também suas limitações. Essas ações terão o objetivo de buscar estratégias de ensino articuladas, interdisciplinares, que possam integrar os estudantes com a realidade da profissão de Engenheiro Agrônomo, potencializando sua autonomia, capacidade crítica, comportamento ético e compromisso profissional.

 


 

 

 O apoio ao discente é alicerçado por meio de princípios e diretrizes que orientam a elaboração e implementação de políticas, programas e projetos que materializam ações que garantam o acesso, a permanência e êxito dos discentes no seu percurso acadêmico, visando à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e ao bem-estar biopsicossocial.


Dentre as políticas, programas e projetos de apoio ao discente que estão em funcionamento no IFPA Campus Santarém, destacam-se:

1)   Políticas de AssistênciaEstudantil;

2)   ApoioPsicopedagógico;

3)       Programas de Acessibilidade ou Equivalente, nivelamento e/ou monitoria;

4)    NúcleodeApoioàsPessoasComNecessidadesEspecíficas(NAPNE);

5)   Programas de Acolhimento aoIngressante;

6)   Políticas de permanência eêxito;

7)   Política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, conforme disposto da Lei nº12.764/2012;

8)   Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena(NEABI);

 

 

13.1.       POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIAESTUDANTIL

 

 

As políticas de assistência estudantil são baseadas no PNAES – Programa NacionaldeAssistênciaeEstudantil–Decreto7.234de19/07/2010enapolíticade assistência estudantil do IFPA. De acordo com a resolução 07/2020- CONSUP/IFPA, que regulamenta a política de assistência estudantil no Instituto FederaldeEducação,CiênciaeTecnologiadoParáénorteadoporumconjuntode princípios e diretrizes que tem por objetivo o acesso, permanência e êxito do discente na sua jornadaacadêmica.

Art.2º A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA norteia-se por um conjunto de princípios e diretrizes que devem orientar a construção de programas e projetos de assistência estudantil, com o objetivo de garantir ao estudante acesso, permanência e êxito em seu percurso acadêmico.

Art.3º A Assistência ao estudante deverá considerar a relevância de viabilizar oportunidades ao estudante, contribuindoparaamelhoriadoseudesempenhoacadêmico, agindo preventivamente nas situações de retenção e evasão escolardecorrentes,sobretudo,dainsuficiênciadecondições financeiras.

São princípios da política estudantil do IFPA, de acordo com o Art.7º da resolução 07/2020-CONSUP/IFPA:


I-   Formação ampliada na sustentação do desenvolvimento integral dos estudantes;

II-  Busca da inclusãosocial;

III-   Equidade nas condições para acesso, permanência e êxito dos estudantes;

IV-  O respeito à dignidade doestudante;

V-    Incentivo à participação da comunidade discente nos assuntos relativos à assistênciaestudantil;

VI-  Democratização na definição dasações;

VII-    Defesa em favor da justiça Social e da eliminação de todas as formas depreconceito;

VIII-    Pluralismo de ideias e reconhecimento da liberdade como valor éticocentral;

IX-  Ampladivulgaçãodosprogramaseprojetosdaassistência estudantil.

 

 

Aindadeacordocomaresolução07/2020-CONSUP/IFPA,Art.8º,osobjetivos da política de assistência estudantil do IFPAsão:

I-     Contribuir para o acesso, permanência e êxito dos estudantes, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidadesocial;

II-    Proporcionar aos estudantes permanência e êxito no percurso educacional, por meio de programas e projetos que reduzam os efeitos das desigualdades sociais e econômicas, favorecendo o aprendizado ao longo do percurso formativo; III-  Proporcionar aos     estudantes        com     necessidades educativas específicas as condições necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico, conforme legislaçãovigente;

IV-   Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, minimizando a retenção e evasãoescolar;

V-   Promover e ampliar a formação integral dos estudantes, estimulando o desenvolvimento, criatividade, reflexão crítica, intercâmbio cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico;

VI-  Proporcionarcondiçõesdeigualdadedeoportunidadesno exercício das atividades acadêmicas;

 

AsaçõesdaassistênciaestudantildoIFPACampusSantarém,deacordocom a Resolução nº 07/2020-CONSUP/IFPA, deverão contemplar as seguintes áreas: Moradia estudantil; Alimentação; Transporte, Atenção à saúde, Inclusão Digital, Cultura, Esporte, Apoio pedagógico e Acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades esuperdotação.

 

 

13.2.        APOIOPSICOPEDAGÓGICO

 

 

O apoio psicopedagógico do IFPA Campus Santarém é desenvolvido pelo


Setor de ensino e Políticas Educacionais. De acordo com o PDC (Plano de desenvolvimento do Campus Santarém) 2019-2023, este setor é composto de 03 pedagogos, 01 psicólogo, 02 assistentes sociais, 02 Técnicos em Assuntos Educacionais,01AssistentedeTécnicoemAssuntosEducacionais,queconduzem o processo de atendimento psicológico, social e pedagógico aos discentes, onde buscam:

 

  Facilitar a comunicação entre os agentes do processo educativo;

  Estudar e propor medidas que visem aperfeiçoar os processos pedagógicos em estreita articulação comos demais profissionais do sistemaeducacional;

  Elaborar e desenvolver projetos educacionais que fortaleçam a educação integral dosestudantes;

  Participar da elaboração e execução de instrumentos específicos de orientação pedagógica eeducacional;

  Realizar trabalhos de pesquisa, visando à obtençãode dados que subsidiem a açãoeducativa;

  Co-participantes na elaboração do planejamento de assistência estudantil;

  Desenvolver ações de acolhimento da família do educando e planejamento das reuniões com pais/e ou responsáveis dos discentes, com apoio da equipe da AssistênciaEstudantil.

 

13.3.        PROGRAMAS DE ACESSIBILIDADE OU EQUIVALENTE, NIVELAMENTO E/OUMONITORIA;

 

O campus Santarém atende aos padrões previstos e determinados nas normas relativas à acessibilidade. Além do mais, a partir do ano de 2020, haverá uma ampliação da infraestrutura do campus visando melhorar ainda mais a acessibilidade (PDC/Campus Santarém 2019-2023).

Além do mais, os discentes serão acompanhados por meio de projetos de ensino,açõesdenivelamento,atendimentoaoalunoporpartedosprofessoreseou através demonitorias.

O curso de Graduação em Agronomia apresenta programa de Nivelamento, o qual busca analisar, desenvolver e aprimorar habilidades e competências dos acadêmicos para garantir o melhor desempenho no curso, priorizando as áreas de maiores dificuldades de aprendizagem oriundas do ensino básico.

Por sua vez, o Programa de Monitoria buscar direcionar e proporcionar aos estudantes sua participação efetiva e dinâmica nos projetos acadêmicos de ensino


no âmbito das mais diversas disciplinas, sob a orientação de um ou dois docentes responsáveis pelo componente curricular. A monitoria terá seu trabalho acompanhado por um professor-supervisor. A monitoria será conforme a Instrução Normativa nº IN nº04/2019-PROEN/IFPA que instrui os procedimentos para elaboração,aprovaçãoeacompanhamentodoProgramadeMonitoriadeEnsinodo IFPA.

 

 

13.4.        NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS(NAPNE);

 

O Núcleo de Apoio às Pessoas Com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPA Campus Santarém foi implementado em 2011, tendo como objetivos específicos, segundo o PDC do IFPA Campus Santarém (2019-2023):

 

        Ter uma equipe multidisciplinar para o atendimento, apoio e integraçãodasdiversasáreasdaeducação,internaeexterna ao IFPA, Campus Santarém.

        Organizar espaços de acolhimento especializado com acessibilidade;

        Estruturar uma sala multifuncional com instrumentos didáticos, pedagógicos e equipamentos de tecnologia assistida;

        Promover discussões com temáticas voltadas para o direito de acesso e permanência de alunos com necessidades específicas no IFPA, CampusSantarém;

        Elaborar e efetivar projetos de capacitação, na área da Inclusão Escolar para toda a comunidade escolar do IFPA – CampusSantarém;

        Primar pela defesa dos Princípios da Inclusão, nas ações desenvolvidas pelo IFPA, CampusSantarém;

        Garantir a permanência de alunos com Necessidades Educacionais Específicas Ingressantes na Instituição via processo seletivo e demais políticas desenvolvidas noâmbito do IFPA, CampusSantarém;

        Sensibilizar os docentes sobre a importância de dar atenção para os alunos com necessidades educacionaisespecíficas;

        Fortalecer a Política de parcerias com as entidades de pessoas comdeficiência;

        Atender as políticas de acessibilidade às pessoas com deficiências.

 

Portanto, o NAPNE é o núcleo responsável pela promoção da cultura da educaçãoparaaconvivência,pelaaceitaçãodadiversidade,buscandoaquebrade barreiras  arquitetônicas,  educacionais  e  atitudinais  na  instituição,  de  forma  a


possibilitar a inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas, desenvolvendo ações que promovam a igualdade de oportunidade para todos, respeitando suas diferenças.

 

 

13.5.        PROGRAMAS DE ACOLHIMENTO AOINGRESSANTE;

 

 

Os Programas de Acolhimento ao Ingressante, de acordo com o PDC 2019- 2023doIFPACampusSantarém,sãodesenvolvidospelaDiretoriadeEnsino,com apoio do Setor Pedagógico, Assistência Estudantil, Secretaria Acadêmica, Coordenadores de Curso e Setor de Ensino e Políticas Educacionais, visando acolherodiscentenassuasespecificidadeseprincipalmentenassuasdificuldades de aprendizagem, como forma de promover sua permanência e êxito nocurso.

Os programas de acolhimento buscam ainda abranger as seguintesações:I- ProjetodeNivelamento.Partimosdopressupostodequeoalunoorigináriodo ensino médio tem à frente vários desafios. Um deles são as possíveislacunas não preenchidas durante a escolaridade no ensino fundamental e médio,sobretudo,no tocante aos campos da Língua Portuguesa e da Matemática; II- Projetodereforço escolar. Visa suprir as necessidades dos alunos relacionados àapreensãodo conteúdo escolar; III- Estímulo à participação nas atividades de ensino,pesquisae extensão que irão motivar o aluno em direção a uma aprendizagemcríticae favorável ao estabelecimento da curiosidade epistemológica aumaaprendizagem que instigue a curiosidade, que venha motivar o estudante a exercerasua autonomia, a ser criativo e saber intervir, com ética e rigor científico,nasdiferentes realidades. As ações acima descritas visam contribuir de maneirasignificativapara oprocessodeensino-aprendizagem,bemcomocombaterobaixonívelde desempenhoacadêmico,osníveisdereprovação,retençãoeaevasãoinstitucional. Ressalta-se ainda que, nos períodos de ingresso regular nos cursosdoIFPA Campus Santarém, as Diretorias, Departamentos, Coordenações,Setorese RepresentantesEstudantisdevemorientarosdiscentesaparticiparemdepalestras promovidas pela Instituição para a recepção, acolhimento e ambientaçãodesses

novos ingressantes.


13.6.        POLÍTICA DE PERMANÊNCIA EÊXITO

 

A Política de Assistência Estudantil do IFPA Campus Santarém segue o previsto na Resolução nº 07/2020-CONSUP/IFPA, a qual norteia-se por um conjunto de princípios e diretrizes que orientam para a construção de programas e projetos da assistência estudantil que, além do objetivo de garantir ao estudante acesso,apresentacomoprincipalfinalidadeapermanênciaeêxitoemseupercurso acadêmico, com fundamento no princípio basilar da equidade de condições para acesso e permanência e êxito dosestudantes.

Dentreosobjetivosdapolíticadepermanênciaeêxitodestaca-seaprioridade da assistência estudantil em priorizar aqueles discentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando programas e projetos que reduzam as desigualdades sociais e econômicas, buscando favorecer o aprendizado ao longo do percursoacadêmico.

Importante destacar que o Campus Santarém possui autonomia paraplanejar ações de acordo com a realidade e peculiaridades da região que abrange, bem como gerar diagnósticos e de acordo com o Plano de Permanência e Êxito do Campus - PPE, aplicar os recursos financeiros inerentes aos programa e projetos para a permanência e êxito do estudante na Instituição, na forma da legislação vigente.

 

13.7.        POLÍTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, CONFORME DISPOSTO DA LEI Nº12.764/2012;

 

A educação é um direito social universal garantido pela Constituição Cidadã de 1988 a todas as pessoas, o que inclui a pessoa com transtorno do espectro autista,aqualsegundoaLeinº12.764/2012,éconsideradapessoacomdeficiência para efeitos legais, por ser portadora de síndrome clínica caracterizada por: I - deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; II - padrõesrestritivoserepetitivosdecomportamentos,interesseseatividades,


manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

A referida Lei preceitua que os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com transtorno do espectro autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando-lhes o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da educação especial, dentre os quais: o atendimento educacional especializado complementar e o profissional de apoio.

O Plano de Desenvolvimento do Campus Santarém de 2019-2023, prevê comopolíticadeproteçãodosdireitosdapessoacomtranstornodoespectroautista as ações quevisam:

-Acompanhamento do educando com Transtorno do Espectro Autista pela equipe do NAPNE e pedagógica do campus, visando conhecer as especificidades através de atendimento individual e familiar, utilizando instrumentais como: o diálogo, observação, entrevista e visita domiciliar para construção de apoio necessário aoseducandos.

-Incentivar a formação e a capacitação de profissionais no atendimento à pessoa com transtorno do espectroautista.

-Desenvolverestratégiasavaliativasquefavoreçamapercepçãodaevolução da aprendizagem dos discentes, através do uso de instrumentosdiversificados.

Segundo a Resolução nº 064/2018-CONSUP/IFPA, caberá ao NAPNE o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas que estejam regularmente matriculados no IFPA, visando as condições apropriadas para o acesso, permanência e êxito do estudante durante todo o seu percurso acadêmico e de acordo com o art. 7º, inciso III da referida resolução o estudante comtranstornodoespectroautistadeveráteratendimentoquandoasnecessidades educacionais específicas assimexigir.

 

 

13.8.       NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS -NEABI;

 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI tem como escopo implementar as ações de acordo com as Lei nº 10.639/2003, Lei nº 11.645/2008e


Leinº12.416/2011,quealteraramaLeideDiretrizesBásicasdaEducaçãoNacional nº 9.394/1996, com a finalidade de regularizar a inclusão de temáticas nas diferentes áreas de conhecimento e nas ações pedagógicas, cujo objetivo é a inclusão das comunidades afrodescentes e indígenas, por meio de ações de cidadania voltadas para a educação e para o convívio social, como instrumento norteadores para diminuição dadesigualdade.

DentreosobjetivosdoNEABICampusSantarém,estão:I.Desenvolverações de valorização das identidades negra e indígenas, impulsionando a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade; II. Atuar como núcleo proponente e consultivo para assuntos referentes às políticas afirmativas, em especial à política de reserva de vagas para afro-brasileiros e indígenas nos processos seletivos e concursos públicos oferecidos; III. Implementar e estimular ações educativas que divulguem a influência e a importância da cultura negra e indígenanaformaçãodopovobrasileiroesuasrepercussõesnoâmbitodopaís,do Estado, da região e do município; IV. Propor o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campus com abordagens interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares aos temas étnico-raciais; V. Construir e desenvolver ações direcionadas a uma educação pluricultural dos estudantes, para a construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros e indígenas; VI. Estimular ações de levantamento do perfil da comunidade interna e externa quanto aos aspectosétnico-raciais.

 

De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA, o processo de avaliação deve ser amplo, contínuo, gradual, cumulativo, sistemático e cooperativo envolvendo todos os aspectos qualitativos e quantitativos da formação do educando, conforme prescreve a Lei nº 9.394/96.

Aavaliaçãodaaprendizagemocorrerádeformadiversificadaedeacordocom a peculiaridade de cada componente curricular, com atribuição de nota utilizando os seguintesinstrumentos:

 

I)  Elaboração e execução deprojeto;

II)  Experimento;

III)  Pesquisabibliográfica;

IV)  Pesquisa decampo;

V)  Prova escrita e/ouoral;

VI)  Provaprática;

VII)  Produção técnico-científica, artística oucultural.

VIII)  Seminário.

 

 

A avaliação da aprendizagem com a utilização de instrumentos não previsto nos incisos I a VIII poderá ser utilizado, desde que haja apreciação do Setor Pedagógico do Campus quanto a sua viabilidade, aplicação, eficiência e eficácia.

A aprovação em cada componente curricular do curso que for avaliado por nota, será mensurado pela seguinte fórmula:

 


𝑀𝑆 = 1º 𝐵𝐼 + 𝐵𝐼

2


 

7,0


 

 

Sendo: MS = Média Semestral; BI = Avaliação Bimestral (Verificação da Aprendizagem).

 

O aluno será aprovado na disciplina se obtiver nota maior ou igual a sete (MS

≥ 7,0) e frequência igual ou superior a 75%. Caso a média semestral seja menor que sete (MS < 7,0), o aluno fará prova final. O aluno estará aprovado após a realização da prova final se obtiver Média Final maior ou igual a sete (MF ≥ 7,0), calculada da seguinte forma:


𝑀𝐹 = 𝑀𝑆 + 𝑁𝑃𝐹

2


 

7,0


 

 

Sendo: MF: Média Final em uma disciplina; MS = Média Semestral; NPF = Nota da Prova Final.

Os componentes curriculares que tiverem a avaliação da aprendizagem por conceitoserãoregistrados,conformeoscritériospré-estabelecidos,como“apto”ou “Inapto”.

O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento encaminhado à Coordenação de Curso, protocolado no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado, seguindo os seguintes critérios:

 

I-   O professor responsável pelo componente curricular fará análise e parecer do pedido de revisão da avaliação, bem como o lançamento da nota/conceito no sistema de gerenciamento acadêmico, caso hajaalteração;

II-    A Coordenação de Curso dará ciência ao estudante do parecer do pedido de revisão da avaliação;

III-    Caso a turma do estudante já esteja fechada no sistema de gerenciamento acadêmico, o lançamento da nota/conceito será realizado pela Secretaria Acadêmica doCampus;

 

IV-    O processo de revisão de avaliação deverá ser encaminhado à Secretaria Acadêmica do Campus para arquivamento na pasta doestudante.

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02