Projeto Pedagógico do Curso

Aoproporformarprofissionaisparaatuardeformainovadoraetransformadora nas diferentes áreas de conhecimento da Computação, capazes de se adaptar às constantesmudançastecnológicasesociais,buscamosestruturarocursoparaqueo

(a)egresso(a)docursodeBachareladoemCiênciadaComputaçãoestejaqualificado a assumir um papel de agente transformador (a) na sociedade, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dosproblemas.

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificadosdeaplicaçãoasvocaçõesinstitucionais,espera-sequeos(as)egressos (as) do curso de Bacharelado em Ciência daComputação:

 

possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitemaconstruiraplicativosdepropósitogeral,ferramentaseinfraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área sedesenvolve;

adquiram visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;

conheçamaestruturadossistemasdecomputaçãoeosprocessosenvolvidos na sua construção eanálise;

dominem os fundamentos teóricos da área de Computação e como eles influenciam a prática profissional;

sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação,compreendendooseuimpactodiretoouindiretosobreaspessoas e a sociedade;


sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;

reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes aplicação;

especifiquem, projetem, implementem, validem e promovam a evolução de sistemas computacionais, empregando teorias, técnicas e ferramentas adequadas;

gerenciem projetos de sistemas computacionais aplicando métodos, boas práticas e ferramentas adequadas;

especifiquem, projetem, implementem, mantenham e gerenciem infraestruturas de hardware e software, empregando teorias, técnicas e ferramentas adequadas;

gerenciem os riscos envolvidos na concepção e uso de sistemas computacionais;

explorem os fundamentos da computação para estudos e avanços da área.

 

 

Para atender esse perfil dinâmico e socialmente referenciado, o (a) egresso (a) terá a possibilidade de desenvolver e/ou aperfeiçoar as seguintes competências e habilidades ao longo do percurso formativo:

 

críticonaidentificaçãoecriativonaresoluçãodeproblemascomputacionais, contribuindoparaodesenvolvimentodesuaáreaedasociedade;

racional na utilização dos recursos computacionais disponíveis, de acordo com o contexto, com foco na eficiência eeficácia;

cooperativo e empreendedor no atendimento às demandas tecnológicas contemporâneas;

ético e reflexivo em relação ao impacto da computação e suas tecnologias na sociedade e no ambiente;

atento à importância da investigação científica, integrando diversas áreas de conhecimento para promover a inovação;


comprometido     com    a    contínua   atualização   e    aprimoramento   de    suas competências ehabilidades.

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1.1.  ObjetivoGeral

 

Formar profissionais para atuar de forma inovadora e transformadora nas diferentes áreas de conhecimento da Computação, capazes de se adaptar às constantes mudanças tecnológicas e sociais.

 

1.2.  Objetivo Específico

 

 

a)     Promover uma formação humana e cidadã, regida por princípios éticos que atentem às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção dasociedade;

b)   Compreenderoimpactodacomputaçãoesuastecnologiasnasociedadenoque concerneaoatendimentoeàantecipaçãoestratégicadasnecessidadessociais;

c)   Desenvolver visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento da suaárea;

d)   Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais locais, nacionais einternacionais;

e)   Utilizar racionalmente os recursos disponíveis de formatransdisciplinar;

f)     Compreenderanecessidadedacontínuaatualizaçãoeaprimoramentodassuas competências e habilidades;

g)   Reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-los em circunstânciasapropriadas;

h)   Atuar em um mundo de trabalhoglobalizado;

i)     Atuar como agentes integradores, promovendo a acessibilidadedigital;

j)     Habilitar os egressos à realização de forma eficiente, eficaz e ética os projetos de pesquisa voltados para a produção doconhecimento;


k)   Articular no currículo Ensino, Pesquisa e Extensão, estimulando a formação permanente e a continuidade do processo de aperfeiçoamento acadêmico através da participação em programas dePós-Graduação;

 

 

Na dinâmica do processo formativo a (s) metodologia (s) serve (m) como o “caminho para se atingir o objetivo” Manfredi (1993, p. 1). Dessa forma, para garantirmos a formação de profissionais interdisciplinares, autônomos, com a capacidade de identificar, resolver problemas e desafios do mundo contemporâneo propomos as seguintes estratégias metodológicas:

 

a)     No início de cada semestre letivo haverá uma semana de planejamento, no qual será avaliado o trabalho pedagógico (semestre finalizado ou iniciado, quandoforocaso),discutidoeplanejadoosemestreseguinte.Nesseprocesso serão enfatizadas as disciplinas e a respectiva carga horária, as dificuldades dos estudantes e dos docentes e o respectivo desempenho acadêmico, a frequência, a recuperação paralela, alunos com deficiência, as atividades de ensino-pesquisa e extensão,etc.

b)     As metodologias adotadas no ensino aprendizagem ficam a critério de cada docente,maspropomos,demodogeral,nopercursoformativoautilizaçãodas Metodologias Ativas, uma vez que por meio dessas estratégias é possível garantir o protagonismo e o pensamento crítico-reflexivo doestudante.

c)      Com isso deverão ser utilizadas estratégias e recursos que viabilizem aprendizagens significativas pautadas na relação teoria e prática por meio de umaabordagemvoltadaespecialmenteàproblematização,aoestudodecaso, àpesquisacomoprincípioeducativo,àanálisecríticadetextos,aosdebates,


à exposição dialogada, às técnicas e dinâmicas de grupo que considerem a realidade/especificidade do aluno e de seu conhecimento de mundo, entre outros.

d)     Aprendizagem baseada em Projeto/Problemas, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem entre Pares, Temas Geradores, Grupos Operativos, Sequência Didática, História de Vida são algumas, dentre tantas outras estratégias, que impulsionam experiências significativas, motivando a busca por soluções ante aos desafios sociais e da própria profissão que poderão ser adotadas pelosdocentes.

e)     Alémdessasmetodologias,propomosainda:Análisecríticadetextos;Debates; Práticas laboratoriais; Oficinas; Visitas técnicas; Interpretação e discussão de textos técnicos; Apresentação de vídeos; Apresentação de seminários; Trabalhos de pesquisa; Atividades individuais e em grupo; Relatórios de atividades desenvolvidas; Atividades extraclasses; Exposição dialogada; Técnicas vivenciais de dinâmica de grupo, entreoutros.

f)       O uso de artefatos tecnológicos também será imprescindível nesse processo, especialmente, as plataformas institucionais AVA, SIGAA, além de outras mídias digitais acessíveis que contribuam com o processo de aprendizagem tanto das disciplinas presenciais quanto adistância.

 

 

Nesse contexto, a interdisciplinaridade assume função importante no processo ensino aprendizagem, permitindo que o conhecimento seja compreendido sob diversosaspectoscientíficosdemodoqueacomponentecurricularProjetoIntegrador assume esse caráter no percurso formativo do curso BCC uma vez que a proposta dessa disciplina é articular os conhecimentos científicos nos diversos campos do saber.

Ao assumir o compromisso com a permanência e o êxito dos (as) estudantes, o Campus Ananindeua dispõe de um conjunto de ações de cunho pedagógico e psicossocialcomafinalidadedeauxiliarnoprocessodeensinoeaprendizagem,bem como, no desenvolvimento pessoal e profissional do (a)estudante.

 

a)       AcompanhamentoPedagógico

 

 

O Setor Pedagógico trabalha preventivamente e corretivamente com o acompanhamentodoprocessoensino-aprendizagemmedianteaplicaçãoperiódicade diagnósticos que subsidiam a orientação e o assessoramento das principais dificuldades dos (as) estudantes, além de orientação de estudos, sugestão de materiais e encaminhamentos aos demais serviços oferecidos pelaInstituição.

Alémdessetrabalho,oSetorPedagógicopromovediferentesprojetosnosentido de ampliar a formação dos sujeitos. Dentre as atividades estão o Projeto Acolher que tem por fim tornar o ambiente do campus Ananindeua acolhedor e propício à construção do sentimento de pertencimento e identidade especialmente em relação aos (as) estudantes ingressantes e o Projeto de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)cujoobjetivoéimplementarestratégiasqueenvolvamacomunidadecontra práticas de intimidação sistemática no ambiente escolar do campusAnanindeua.

 

b)       AtendimentoIntraescolar

 

 

Meio pelo qual o (a) estudante tem a possibilidade de receber atendimento docente individualizado (reforço, esclarecimento de dúvidas, aulas complementares, etc.).Oatendimentointraescolarfazpartedacargahoráriadocenteeocorreemturno diferente do qual o (a) discente está matriculado(a).

 

c)        AtendimentoDomiciliar

 

 

Prestação de serviço didático-pedagógico pelo (a) docente ao (a) estudante em ambientenãoacadêmicopormotivodeincapacidadefísicarelativa,incompatívelcom


a frequência às atividades acadêmicas nas dependências do Campus ao qual está vinculado.

Os critérios, público alvo e trâmites estão descritos no Regulamento Didático Pedagógico do IFPA.

 

d)       RecuperaçãoParalela

 

 

A recuperação paralela tem por fim auxiliar estudantes que apresentam baixo desempenho acadêmico no decorrer do processo educativo. De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA o (a) docente deve realizar atividade (s) orientada (s) à (s) dificuldades (s) do (a) estudante ou grupo de estudantes, segundo a peculiaridade de cada disciplina.

 

e)   Nivelamento

 

 

Como parte do processo de apoio discente, o Campus Ananindeua promove diversas atividades, capacitação e/ou cursos de nivelamento com os conteúdos específicos do Ensino Médio e de conhecimentos gerais necessários à formação superior que não estejam suficientemente compreendidos/dominados pelos (as) estudantes ingressantes na graduação. Os cursos são presenciais e/ou on-line nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Oficina de Redação, Informática Instrumental, entre outros.

 

f)     Política de AssistênciaEstudantil

 

 

Configura-se por meio da concessão de auxílio financeiro aos (as) estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, obedecendo às diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, elegendo como prioridade aquelas necessidades consideradas básicas previstas pelo Decreto 7.234/2010.

AsaçõesdeAssistênciaEstudantilsãoelencadasnoPlanoAnualdeAssistência Estudantil,pormeiodelinhasdeatendimento,asquaisenvolvemsetoresestratégicos ligadosàpesquisa,ensinoeextensãocomoformadefortalecereapoiarasaçõesque


visam o êxito acadêmico.

 

 

g)       Programa BolsaPermanência

 

 

Concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior com carga horária igual ou superior a cinco horas diárias e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de estudantes indígenas e quilombolas.

 

h)   Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades EducacionaisEspecíficas

 

 

No Campus Ananindeua, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) tem por finalidade atender estudantes com necessidades educacionais específicas, visando condições apropriadas para o acesso, permanência e êxito no percurso formativo.

 

i)   Comissão de Permanência eÊxito

 

 

Trabalhando no sentido preventivo da evasão e reprovação escolar aComissão dePermanênciaeÊxitotrabalhajuntocomoSetorPedagógicoexercendopapelmuito importante frente ao problema, especialmente por ser a instância formal criada com esteobjetivo.Aelatambéméatribuídaamobilizaçãodocoletivodeprofissionaisdos diferentes setores da instituição, oportunizando colocar em pauta a temática e propor soluções.

Desta forma, tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais,exercendofunçõesdearticulação,formaçãoetransformação.Promove uma formação continuada com os docentes, ajudando na reflexão das práticas didáticas e processos avaliativos, oferecendo, ainda, suporte para que os estudantes aprendam da melhor maneirapossível.

 

1.        ACESSIBILIDADE

 

 

Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação da aprendizagem no percurso formativo do curso BCC será processual, contínua e cumulativa, medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o (a) docente observar e considerar os aspectos qualitativos em relação aos quantitativos.


No curso, propomos que a avaliação discente seja um momento de autorreflexão, no qual o (a) professor (a) também examine a sua prática e que o (a) discentesepercebanesseprocessocomoum(a)agentecomcapacidadededialogar sobre os momentos, as formas e os processosavaliativos.

Outra medida que propomos como garantia de equilíbrio no processo de aprendizagem é a recuperação paralela, a qual deve ocorrer simultaneamente ao longo do percurso educativo de modo que conforme for sendo observada e identificada as dificuldades no cotidiano da sala de aula, outras estratégias pedagógicas e de ensino sejam planejadas e implementadas pelo (a) professor (a) a fim de ir corrigindo as deficiências de aprendizagem constatadas no período letivo.

Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de um cursocomregimeletivosemestral,perfazendoquatroavaliaçõesnoano,maisaprova final em cada bimestral caso o (a) estudante apresente desempenho acadêmico insatisfatório na média das avaliaçõesbimestrais.

O desempenho acadêmico no curso BCC será mensurado por meio de nota de 0(zero)a10(dez).Alémdisso,éobrigatóriaafrequênciaàsaulasedemaisatividades acadêmicas, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e 100% (cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralização docurso.

Será considerado aprovado (a) na componente curricular, ou após a Prova Final,quandoforocaso,o(a)estudantequeobtiverMédiaFinalmaiorouiguala7,00 (sete), vide cálculo abaixo, e reprovado (a) o (a) estudante que não realizar a (s) atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ou quando o (a) estudante não alcançar a média bimestral, mesmo após a ProvaFinal.

A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:

 


 

 

 

Legenda:

MS = Média Semestral


MS = 1ª BI + 2ª BI >7,0

2


1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem) 2ª BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

 

O (a) estudante será aprovado (a) na disciplina por média semestral, seobtiver


médiasemestralmaiorouigualasete(>7,0),casoamédiasemestralsejamenorque sete (<7,0), o (a) discente deverá realizar provafinal.

O (a) estudante será aprovado (a) com Avaliação Final se obtiver média final maior ou igual a sete (> 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:

 

MF = MS + NAF >7,0 2

Legenda:

MF = Média Final

MS = Média Semestral

NAF = Nota da Avaliação Final

 

 

O (a) estudante reprovado (a) em até 2 (dois) componentes curriculares no semestre, poderá dar prosseguimento aos estudos, obrigando-se a cursar as componentes,emregimededependência,emturmasehoráriosdiferenciadosdoque está matriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentes ficará automaticamente reprovado (a) no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas as componentes em que ficou reprovado(a).

Oscasossobrerevisãodeavaliação,faltanoperíodoavaliativo,necessidadede seausentardasaulas,entreoutros,recomendamosconsultaroRegulamentoDidático doIFPA.

 

1.         TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TIC) NO PROCESSO DEENSINO-APRENDIZAGEM

 

No cotidiano, as tecnologias facilitam a interação com as informações e a comunicação, já no contexto escolar, elas servem tanto para interagir com as informaçõesecomunicaçãoquantomediaroprocessoensinoaprendizagempormeio de novas práticas pedagógicas. (LOBO; MAIA,2015)

Tecnologias da Informação e Comunicação ou simplesmente TIC são um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Nesse sentido, o uso das TIC no curso BCC pretendem viabilizar a acessibilidade digital, comunicacional e a interatividade entre docentes e discentes,


assegurando o acesso a materiais e recursos didáticos a qualquer hora e lugar, bem como propiciar experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.

 

Sendo assim, para além da utilização da internet e da aula presencial, o (a) docente poderá a partir de seu planejamento utilizar softwares, conteúdos on-line, Chat, Fórum, Blog, Videoconferências, Audioconferência, Teleconferência, Redes Sociais, App de mensagens, Podcast, Plataformas Digitais, Smartphone, o próprio SIGAA, Google For Education, entre tantos outros recursos tecnológicos que contribuam para a promoção da interação e conectividade do (a) estudante, tornando desse modo a aula e a relação ensino aprendizagem mais próxima da realidade tecnológica experimentada cotidianamente pelos pares, sobretudo, os (as) discentes.

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