Projeto Pedagógico do Curso

1.            PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

 

Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico (MEC, 2001).

 

 

A carência de instituições formadoras e da oferta desses cursos no interior do estado parece contribuir ainda mais para o panorama atual. Diante de tais dados, a intensificação de processos que envolvam a formação de professores atuantes na educação se faz de grande precisão para o desenvolvimento educacional dessas regiões.

1.            OBJETIVOS

 

4.1. Objetivo Geral

 

O curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará pretende formar, antes de tudo, um profissional que se preocupe em exercer a sua profissão trazendo de maneira honesta e produtiva benefícios para a região em que ele vive. Desta forma, no grau de Licenciatura, o IFPA visa formar um licenciado em Geografia que possa desenvolver atividades educacionais, sendo um professor competente, contemporâneo e criativo. Ademais, pretende-se que este profissional tenha espírito crítico e investigativo, podendo atuar, além da docência em pesquisa nas diversas áreas da Geografia.

Para tais metas, faz parte do objetivo geral do curso, como rege as diretrizes curriculares da Geografia, fornecer ao futuro licenciado em Geografia, o conhecimento dos conceitos e fenômenos geográficos, pautado nos valores e princípios éticos, humanos, ecológicos e políticos, estimulando-os a atitude crítica e reflexiva sobre os conhecimentos geográficos e suas implicações sociais, à pesquisa e ao auto aperfeiçoamento, além de prepará-los para o exercício crítico e competente da docência.

O curso também é pensado de maneira que possa garantir a verticalização dos discentes para a pós-graduação, com possibilidade de participação em grupos de pesquisa da instituição, bem como disciplinas eletivas com este caráter.

 

 

4.2. Objetivos Específicos

 

a)        Desenvolver estratégias pedagógicas que visem a formação de sujeitos humanos autônomos e empreendedores, capazes de produzir soluções para questões inerentes à sua realidade, pautadas no desenvolvimento da realidade que o cerca;

b)        Favorecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão desde o início do curso, por meio da instrumentalização dos educadores para a investigação e análise crítica do contexto educacional, propondo soluções progressistas para os problemas verificados na prática educativa, por intermédio de projetos pedagógicos de apoio;

c)         Integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades relativas às atividades técnicas do trabalho e de produção regional;

d)        Relacionar o conhecimento das disciplinas com as questões educativas e socioculturais do discente;

e)        Fazer uso das diferentes linguagens e tecnologias na promoção da aprendizagem, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

f)          Estabelecer a comunicação pedagógica aberta e espontânea entre os discentes, criando soluções apropriadas às diferentes situações;

g)        Atuar de forma crítica, utilizando os conhecimentos nas diversas situações e na produção de novos conhecimentos;

h)        Pensar e usar variedade de estratégias pedagógicas;

i)          Organizar as situações pedagógicas de forma flexível e favorável à construção do conhecimento;

j)          Promover uma prática educativa interdisciplinar e contextualizada relacionando teoria e prática;

k)         Elaborar e executar projetos pautados em princípios éticos, estéticos e políticos;

l)          Ampliar o universo cultural e buscar a atualização pedagógica constante, face às novas exigências sociais;

m)       Utilizar formas de avaliação pautadas por indicadores e critérios explícitos e compartilhadas;

n)        Administrar sua própria formação contínua;

o)        Atuar em pesquisa básica e aplicada às diferentes áreas das ciências e modalidades educativas;

p)        Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área e em outros possíveis campos de atuação;

q)        Organizar, coordenar e participar de equipe multidisciplinar;

r)         Comunicar-se com clareza e objetividade facilitando o desenvolvimento da aprendizagem significativa nas diferentes etapas da escolaridade e modalidades de ensino;

s)         Fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos discente.

 

            Associados aos objetivos específicos a serem alcançados na formação de educador, pretende-se ter como meta deste curso formar professores de Geografia que atendam ao PARECER N.º: CNE/CES 492/2001, que trata sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, pelas quais a formação oferecida deve:

a)    Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;

b)    Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;

c)    Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;

d)    Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;

e)    Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;

f)     Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;

g)    Utilizar os recursos da informática;

h)    Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;

i)     Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;

j)     Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;

k)    Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;

l)     Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;

m)  Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;

n)    Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;

o)    Dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;

 

p)    Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

1.            METODOLOGIA

 

Os docentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFPA Campus Bragança, ao organizarem seus planos de ensino devem optar por metodologias que estejam de acordo com os princípios norteadores explicitados na ResoluçãoCNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professor da Educação Básica e outras propostas pedagógicas pertinentes ao curso.

A metodologia adotada no curso respeitará a autonomia docente, priorizando as atividades integradas entre as disciplinas ministradas no período letivo, mesclando atividades em sala de aula (aulas expositivas; seminários; atividades individuais e coletivas), atividades práticas (em parceria com outros cursos e seus respectivos laboratórios) e trabalhos de campo. Para planejar as atividades de cada semestre, os docentes responsáveis pelas disciplinas do semestre se reunirão para planejar de forma coletiva as atividades curriculares do período letivo subsequente.

Os trabalhos de campo deverão integrar, no mínimo, três disciplinas do período letivo, sendo obrigatória a solicitação de atividade avaliativa que seja contabilizada em cada uma das disciplinas.

A recuperação da aprendizagem ocorrerá como determina o regulamento didático pedagógico da instituição, sendo realizado em horário diverso da oferta do curso, utilizando os horários de atendimento ao discente previstos para cada um dos docentes. Além disso, os docentes poderão ter monitores das disciplinas, auxiliando no êxito dos discentes no curso.

Adicionalmente serão ofertadas esporadicamente: incentivo à participação de congressos ou similares que tratem da educação e/ou geografia; minicursos; palestras; projetos de iniciação à docência e residência pedagógica; estágio supervisionado e práticas pedagógicas; entre outros. Caberá aos docentes, devidamente registrado em seu plano de ensino, indicar quais das atividades comporão a carga horária. Em caso de dúvida, o colegiado deverá ser consultado.

 

 

1.            APOIO AO DISCENTE

 

A Coordenação do Curso será o local de referência para atender os discentes em suas demandas relativas ao curso, ao corpo docente ou à Instituição. Em situações nas quais haja necessidade de intervenção direta com o discente, a Coordenação do Curso conta com o apoio da Coordenação Pedagógica do Campus Bragança, que dispõe de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

No que se refere à Assistência Estudantil, o IFPA – Campus Bragança desenvolve programas de atendimento universal aos estudantes e de atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social. Este atendimento caracteriza-se como um auxílio financeiro destinado aos estudantes do IFPA – Campus Bragança, em situação de vulnerabilidade social, com dificuldades para prover as condições necessárias para a permanência e o êxito durante o percurso escolar na instituição.

O Programa de Auxílio também oferta benefícios para auxiliar no atendimento às necessidades dos estudantes que recebem o benefício básico e dos estudantes que possuam renda superior à estabelecida pelo programa básico que estejam em situação de vulnerabilidade social devido a agravantes sociais.

O discente terá direito os auxílios que serão concedidos mediante prévia análise documental/situacional por meio de editais específicos que assegurem que o estudante atenda aos critérios estabelecidos no Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto 7.234/2010) e na Política de Assistência Estudantil do IFPA, bem como atividades extraclasses e apoio psicopedagógico, atividades de nivelamento e participação em centros acadêmicos e intercâmbios.

 

 

1.         AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

A avaliação do processo ensino-aprendizagem supõe uma reflexão permanente do professor sobre o processo de aprendizagem, que tem o discente como sujeito. A razão de ser desse processo é identificar as possibilidades e fragilidades para o planejamento do trabalho docente.

Para atender às necessidades teórico-metodológicas deste projeto, a avaliação deve proporcionar aos discentes a reflexão dos conhecimentos transmitidos.

É importante que os instrumentos avaliativos sejam diversificados e não se concentre apenas em uma única prova. Na avaliação, a preocupação não deve ser com o produto, mas com o processo de desenvolvimento de competências, com a compreensão, apropriação e construção do conhecimento.

Também é importante que o processo de avaliação possibilite a retomada dos conteúdos de sala de aula; reelaborações de trabalhos individuais a partir das observações/avaliações efetivadas pelo professor; seminários científico-pedagógicos nos quais se avaliará a produção e a comunicação de textos sobre determinado tema ou resultados de pesquisa; experiências em sala de aula, sempre considerando a característica do curso e a experiência do discente.

Além disso, é importante resguardar ao discente que não obtiver rendimento satisfatório o direito à recuperação, que pelo Regulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA deve ser contínua e paralela.

 

 

1.1         Normas e Critérios de Avaliação

 

Os requisitos e critérios de avaliação abrangem as disciplinas ministradas, a prática educativa e o estágio supervisionado, o trabalho de conclusão e atividades no ambiente virtual. A forma de avaliação é continuada e desenvolve-se por meio das seguintes atividades:

a)    Trabalhos em grupos, pesquisas bibliográficas e de campo, e discussões orientadas;

b)    Instrumentos escritos e de acompanhamento, e avaliação específica das aquisições de conhecimentos e competências (construção de: relatórios técnicos, fichamentos, resenhas, resumos, artigos científicos e ainda de aulas de desempenho didático e seminários);

c)    Trabalhos ou provas individuais;

d)    Observações práticas (laboratórios, visitas técnicas e trabalhos de campo);

e)    Participação em fórum, chats e atividades postadas no ambiente virtual.

A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:

 

MS = 1ª BI + 2ª BI > 7,0

2

 

Legenda:

MS = Média Semestral

1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

2ª BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

O discente será aprovado na disciplina por média semestral, se obtiver nota maior ou igual a 7,0 (≥ o), caso seja menor que 7,0, o discente fará avaliação final.

O discente será aprovado com Avaliação Final se obtiver nota mínima 7,0 e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma

Legenda:

MF = Média Final

MB = Média Bimestral

NAF = Nota da Avaliação Final

 

 

14.2 Critérios de aproveitamento de conhecimento e experiências anteriores

 

O Curso propõe uma organização curricular baseada não apenas em disciplinas formais, mas também, com atividades diversificadas, que possibilitem ao discente o arejamento do currículo, formando profissionais de perfis diferenciados.

O projeto pedagógico permite ao discente cursar disciplinas em outras instituições e em momentos diferentes do curso, incorporando experiências extracurriculares e também se utilizando do ensino à distância. Dessa forma o discente tem a permissão de atuar mais efetivamente sobre sua formação, planejando e construindo o perfil individual de profissional que almeja.

O estudante poderá integralizar componente curricular por meio de aproveitamento de estudos ou certificação de conhecimentos até o limite de 50% da carga horária da matriz curricular do curso. E deverá ter cursado o componente curricular num prazo máximo de 10 anos, decorridos entre o final do período letivo em que o componente curricular foi cursado e a data do protocolo do requerimento de aproveitamento de estudos no IFPA.

Para que o aproveitamento de estudos seja avaliado, o discente deverá protocolar na Secretaria Acadêmica do Campus ao qual está vinculado, um Requerimento Escolar, acompanhado das cópias originais ou autenticadas da Ementa da disciplina que pretende creditar e do Histórico Escolar.

 

Avaliação do aproveitamento de estudos cabe ao Colegiado de Curso em conjunto com o professor responsável pela disciplina.

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