Projeto Pedagógico do Curso

O perfil dos egressos de um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária compreenderáumasólidaformaçãotécnicocientíficaeprofissionalqueocapacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas dasociedade.A proposta pedagógica do curso de engenharia dará condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para: ü  Aplicar     conhecimentos     matemáticos,      científicos,     tecnológicos     e instrumentais àengenharia;ü  Projetar e conduzir experimentos e interpretarresultados;ü  Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos eprocessos;ü  Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;ü  Identificar, formular e resolver problemas deengenharia;ü  Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas etécnicas;ü  Supervisionar a operação e a manutenção desistemas;ü  Avaliar criticamente a operação e a manutenção desistemas;ü  Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral egráfica;ü  Atuar em equipesmultidisciplinares;ü  Compreender e aplicar a ética e responsabilidadeprofissionais;ü  Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;ü  Avaliar a viabilidade econômica de projetos deengenharia;ü  Assumir a postura de permanente busca de atualizaçãoprofissional.


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 OBJETIVOGERAL

 O curso proposto tem como escopo formar engenheiros ambientais e sanitários,comsólidabasedeconhecimentoscientíficos,dotadosdeconsciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política eculturaldaregiãoondeatua.Nessesentido,oprofissionalformadodeveráestar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrioambiental.

 

10.1.1 Objetivos Específicos

 

·                     Fornecer uma sólida formação nas áreas básicas das engenharias (Matemática, Física, Química, Mecânica, entreoutras);

·                     Fornecer uma solida formação nas áreas ambientais esanitárias;

·                     Estimular a autonomia intelectual doaluno;

·                     Estimular a capacidade crítica criativa dos profissionais na identificação e resolução deproblemas;

·                     Desenvolver habilidades para trabalho interdisciplinar e em equipe, considerando a gestão de pessoal como uma ferramenta de desenvolvimento;

·                     Desenvolver formas de expressão e comunicação compatíveis com o exercícioprofissional,tantoemrelaçãoàdocumentaçãotécnica,comonos relacionamentos interpessoais eintergrupais;

·                     Desenvolver condutas compatíveis com as legislações reguladoras do exercícioprofissional,assimcomoorespeitoàsregulamentaçõesfederais, estaduais e municipais, sob princípios de ética e deresponsabilidade;

·                     Estimular a consciência da responsabilidade profissional nos âmbitos econômico, ambiental, social, político ecultural;

·                     Formar engenheiros comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais e econômicas, capazes de viabilizar soluções para demandas e problemas que afetam asociedade;


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·                     Formar profissionais com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e propor soluções que permitam a harmonia das diversas atividades humanas com o meio físico e com osecossistemas;

 

·                     Integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo ao aluno a dimensão exata da sua vivência no Campus, estimulando as atividadesextramuros.

Nos discursos sobre educação parece sempre haver um consenso de que a educação visa fundamentalmente à preparação para o exercício da cidadania, cabendo ao Curso formar acadêmicos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, ética, e formas de pensar em atuar na sociedade, por meio de uma aprendizagem significativa.

O IFPA-Campus Conceição do Araguaia conclui que não há mais espaço para concepção pedagógica tradicional e, que o currículo deve ser organizado por disciplinas integradas, em que os conteúdos se apoiam numa organização flexível, num esforço de romper o caminho linear com foco em ensinar e aprender com significado, que implica em interações com caminhos diversos, percepção das diferenças, na busca constante de todos os envolvidos na ação de conhecer.

No Curso de Engenheira Ambiental e Sanitária, todas as ações ocorrem no sentido de romper com a perspectiva tradicional para a perspectiva construtivista, dialógica e crítica, em um modelo em que professor e aluno interagem no processo de ensino-aprendizagem, por meio de diferentes canais e procedimentos de ensino, visando que as aprendizagens se tornem significativas.

Nesta perspectiva, o curso de Engenheira Ambiental e Sanitária adotouo aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning - PBL) como método pedagógico, o qual vem se destacando como proposta metodológica quepode responder aos anseios de mudança curricular dos variados cursos de graduação no País e no cenário mundial. Esse método vem sendo experienciado há mais de 30 anos, a partir das ideias originais de Barrows e Tamblyn (1980) na educação médica.

Entretanto,umasdasáreasparticularmentemaisafetadaspeloritmoacelerado das mudanças é a engenharia, porque abriga grande parte do conhecimento com aplicação tecnológica imediata. Este fenômeno afeta a engenharia, a prática do engenheiro e, consequentemente, o ensino de engenharia, o que pode ser atestado pelagrandeexpansãodebasedeconhecimentoemciênciaetecnologiaepelarápida obsolescência de muito daquilo que é ensinado durante o período de formação profissional. A combinação destes efetivos mais visíveis obriga os engenheiros a continuamente reaprenderem sua profissão (RIBEIRO,2005).

Nessesentido,aPBLtemseusfundamentosemcertosprincípiosdapsicologia cognitiva através, em especial da ativação do conhecimento anterior, codificação específica e elaboração do conhecimento (BATISTA eSOUZA-SILVA,


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2001).Portanto, o PBL é uma estratégia didática centrada no aluno, e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação do desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata, portanto de um método experimental. Evoluindo no sentido contrário do ensino tradicional, onde se apresentam os conteúdos em formas de roteirospré-determinados,aaprendizagembaseadaemproblemas,surgecomouma quebra de paradigma no ensino, levando os alunos a identificar suas reais necessidades de aprendizagem (ALENCAR e JUNIO, 2013). O PBL visa fornecer aprendizagem eficaz, onde haja aumento de retenção de informação e maior habilidadenaaplicabilidadedeconhecimentonaáreaambiental.Oaprendizadoéum processo complexo; não acontece de forma linear, estrutura-se mediante realidades de conexão que cada sujeito faz, reelaborando associações singulares que se ampliam e ganham novos sentidos à medida que é capaz de desenvolver novas relações, envolver-se na resolução de problemas que esclarecem novas questões abrindo-se para aprendizagens mais complexas (RIBEIRO,1998).

 

Levando em consideração as habilidades e competências esperadas para o Engenheiro Ambiental e Sanitário, as estratégias de ensino do curso privilegiam técnicas que promovam a interdisciplinaridade característica da área ambiental, e ao mesmo tempo, despertem no discente o senso crítico e a capacidade de resolver problemas. Nesse sentido, optou-se pelo PBL do quintoao décimosemestre, apoiado pela utilização do mapa conceitual, e realizado em disciplinas integradoras, num currículo híbrido. Nesse sentido, para garantia da eficácia destas estratégias de ensino, o planejamento ocorre de forma coletiva ao início de cada semestre letivo. Sendo sua avaliação contínua, juntamente com o NDE e Colegiado do Curso, com o objetivo de retroalimentação e readequação das práticas educativas de forma que sejam desenvolvidas as competências e habilidades necessárias para a pratica profissional. O documento norteador das ações educativas do docente é a ementa disciplinar enquanto reflexo do objetivo do curso e dos documentos orientadores a nível institucional, estes de conhecimento do grupo discente e docente com a finalidade de maior interação entre as diferentes áreas de conhecimentos na construção do “aprender a aprender”.

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante é composto de ações e benefícios – tais como: Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Material Pedagógico, Auxílio Creche, Auxílio Medicamentos e Óculos–queassistirãoosacadêmicoscujoêxitoepermanêncianosestudosestejam impedidos devido à suacarência.

 

Para tanto, tornar-se-á público um edital para que os que estejam na condição de vulnerabilidade social e econômica se inscrevam, comprovando suas necessidadesatravésdedocumentosqueserãodescritosnoreferidoeditalepossam concorrer ao(s) benefício(s) dentro das limitações orçamentárias doCampus.

Os mecanismos de avaliação da aprendizagem devem preconizar o estabelecido no Regulamento Didático-pedagógico do Ensino em vigência no IFPA. Assim, a avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo, gradual, cumulativo, sistemático e cooperativo, envolvendo todos os aspectos qualitativos e quantitativos da formação do educando, conforme prevê a Lei N° 9.394/96 e o Regulamento Didático-pedagógico do Ensino do IFPA.


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A avaliação do processo de aprendizagem é realizada por componente curricular, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas. No curso de Engenharia Ambiental e Sanitária a avaliação da aprendizagem terá dois momentos de culminância a cada semestre e ainda uma prova final quando o estudante apresentar desempenho acadêmico insatisfatório em relação à média simples das duas notas atribuídas por ocasião dos momentos de culminância.

 

O processo de avaliação, ao longo do semestre, deve ser feito focando o andamento dos componentes curriculares, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a participação e o engajamentodosprofessoresserãofundamentais,vistoseupapelnaidentificaçãodo crescimento intelectual do aluno. A operacionalização do processo de avaliação constará no Plano de Ensino de cadadisciplina.

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