Projeto Pedagógico do Curso

3.3. Perfil Profissional de Conclusão

 

Avaliar e aplicar ações relativas aos processos de montagem, desmontagem, instalação e manutenção de motores de popa, atuando individualmente ou em grupo, empregando os conhecimentos adquiridos durante o curso, métodos e técnicas de trabalho, utilizando ferramentas e acessórios próprios para esse trabalho.

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3.2 Objetivos

3.2.1. Geral

        Fornecer conhecimentos teóricos e treinamento básico aos participantes do curso de mecânica de motores de popa como forma de desenvolvimento intelectual e capacitação, além de maior desenvolvimento às suas habilidades adquiridas ao longo de suas atividades pesqueiras relacionadas a manutenção de motores marítimos.

3.2.2. Específicos

        Noções sobre montagem e desmontagem de motores marítimos de dois tempos.

        Conhecer as técnicas básicas de manutenção voltadas para regulagem de motores marítimos.

        Ter noções práticas sobre o funcionamento (partida, parada, controle de velocidade e aceleração) desses motores.

 

        Aplicar soluções em caso de falha ou pane nos motores.

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3.4. Avaliação da Aprendizagem

A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada pela forma contínua, cumulativa, sistemática e por meio de verificação da aprendizagem. Será realizada no período letivo correspondente aos conceitos obtidos nos trabalhos escolares, assim como a apuração da frequência às aulas de cada componente curricular.

Esta avaliação envolve a análise do conhecimento e das técnicas específicas adquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, por meio da observação de suas atitudes referentes a participação nas atividades pedagógicas, a presença às aulas e responsabilidade com que assume o cumprimento do papel.

Os critérios de avaliação estão fundamentados nos objetivos específicos de cada componente curricular, nos objetivos peculiares do curso e nos objetivos gerais de formação inicial e continuada.

Os trabalhos escolares e as atividades, para efeito de verificação da aprendizagem, compreenderão testes, relatórios de trabalhos individuais ou em grupos, provas escritas, orais e/ou práticas, projetos e suas defesas e outros trabalhos práticos de acordo com a natureza das disciplinas. Na avaliação de desempenho de cada componente curricular propõem-se dois ou mais instrumentos pelo professor.

Serão atribuídos conceitos, em cada componente curricular, aos trabalhos escolares, relatórios, frequência e outras formas de atividades realizadas durante o desenvolvimento do curso.

Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, o conceito de “apto” ou “inapto”. Será considerado “apto” em cada componente curricular, podendo obter os créditos oferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superior a 75% em cada componente curricular.

Será considerado “inapto” o aluno que:

I. Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nos componentes curriculares do curso FIC Mecânico de Motores de Popa.

II. Comparecer a menos de 75% das atividades escolares.

Ficarão dispensados da verificação final apenas os alunos que obtiverem aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem, considerados “aptos”.

 

3.5. Frequência Mínima:

 

75% nas aulas presenciais de acordo com o previsto em lei.

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