O curso FIC de Aquicultor irá formar profissionais que poderão desenvolver suaprática em seu prórpio lote e/ou ser requisitados pelo mercado de trabalho local e regional. Ocurso visa, ainda, capacitar os produtores rurais para uma nova prática, além de melhorar ascondiçõesdeacessoaomercadodetrabalhoemrápidatransformação,melhorandoaqualificação profissional dos trabalhadores dessa localidade. Abrange ações de prospecção,avaliaçãotécnicaeeconômica,planejamento,extração,cultivoeproduçãoreferenteaosrecursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicadade forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção de diversossegmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social,semprepromovendoaagroecologia.
O egresso do curso de Aquicultor atua nas atividades relativas à área do curso paraque possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re) inserçãopositivano mundotrabalho.
Dessa forma,aoconcluira sua qualificaçãoprofissional,oegressodocurso deAquicultordeverádemonstrar um perfilquelhepossibilite:
ü Atuar como aquicultores independentes, planejando, estabelecendo e gerenciandosuas próprias fazendasde aquicultura.Eles podem se dedicar à produção depeixes,camarões,moluscos,algas eoutrasespécies aquáticas.
ü Atuarnagestãodepropriedadesaquáticas,comoviveirosetanques-rede,garantindoamanutençãodascondiçõesideaisparaocultivodeorganismosaquáticos.
ü Oferecer consultoria e assistência técnica a outros aquicultores, ajudando-os aotimizarsuasoperações,melhoraraprodutividadeeimplementarpráticassustentáveis.
ü Sercontratadosporempresasdeaquiculturaparadesempenharfunçõesdegerenciamento,produção,monitoramentodequalidadedaáguaeoutrastarefas
relacionadas.
ü Podemseguircarreirasempesquisaedesenvolvimentonaaquicultura,trabalhando em laboratórios, centros de pesquisa ou instituições acadêmicas paramelhorar as técnicas de cultivo, desenvolver novas espécies ou contribuir para ainovaçãonaárea.
ü Atuar na venda e marketing de produtos aquáticos, auxiliando na comercializaçãodepeixes,frutos domareoutros produtos deaquicultura.
ü Podemsetornarinstrutoresouprofessoresemcursosdeaquicultura,compartilhandoseuconhecimento comapróximageraçãodeaquicultores.
ü Empreender criando suas próprias empresas relacionadas à aquicultura, comolojasdeinsumosaquaculturais,restaurantesouprocessadorasdefrutosdomar.
ü Atuar com um foco em práticas sustentáveis podem se envolver em projetos deconservação e recuperação de ecossistemas aquáticos, bem como na gestão deáreasdepreservação.
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Objetivogeral:Capacitarcamponeseseagricultoresfamiliaresnaspráticasagroecológicas de aquicultura, promovendo a produção sustentável de organismos aquáticos,comenfâseemáguadoce,emharmoniacomomeio ambiente.
ü Compreenderosprincípiosfundamentaisdaaquicultura,incluindoconceitos,histórico eimportânciaglobal daindústria aquacultural.
ü Identificarosfatoresambientais,legaiseeconômicosqueafetamaaquiculturaesuasustentabilidade.
ü Desenvolverhabilidadesparaoplanejamentoegerenciamentodeprojetosdeaquicultura,incluindoodimensionamento deoperaçõeseocálculodecustos.
ü Reconhecer as diferentes espécies aquáticas cultivadas e entender suascaracterísticase requisitos específicosdecultivo.
ü Adquirirconhecimentossobreossistemasdeproduçãoemaquicultura,incluindosistemasde recirculação,viveiros etanques-rede.
ü Aprendertécnicasdemanejodeorganismosaquáticos,comoalimentação,monitoramentodesaúde,controle dedoenças equalidadeda água.
ü Familiarizar-se com instalações e equipamentos utilizados na aquicultura, incluindotanques,aeradores,sistemas defiltragemeincubadoras.
ü Adquirir conhecimentos em manejo reprodutivo, larvicultura, crescimento eengordadeorganismos aquáticos.
ü Desenvolver habilidades práticas na colheita, processamento e comercialização deprodutosaquáticos.
ü Explorarasquestõesdesustentabilidadenaaquicultura,incluindopráticasdeconservação,certificações e boas práticasambientais.
ü Compreenderopapeldaaquiculturanasegurançaalimentar global e naconservaçãodos recursosnaturais.
ü Ficar atualizadosobreastendênciaseinovaçõesnaindústriadeaquicultura.
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A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada pela forma contínua,cumulativa, sistemática e por meio de verificação da aprendizagem, que será realizada noperíodo letivo correspondente aos conceitos obtidos nos trabalhos escolares, assim como aapuraçãodafrequênciaàs aulas decadacomponente curricular.
Estaavaliaçãoenvolveaanálisedoconhecimentoedastécnicasespecíficasadquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, por meio da observação de suasatitudesreferentesparticipaçãonasatividadespedagógicas,àpresençaasaulaseresponsabilidades comqueassumeocumprimentodo papel.
Os critérios de avaliação estão fundamentadosnos objetivos específicos de cadacomponente curricular, nos objetivos peculiares do curso e nos objetivos gerais de formaçãoinicialecontinuada.
Nessesentido,oRegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,preconizaqueavaliaçãodaaprendizagemdeveserumprocessoamplo,contínuo,gradual,cumulativo,sistemáticoecooperativoenvolvendotodososaspectosqualitativosequantitativosdaformaçãodoeducando,conformeprescreveaLeinº9.394/96(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023).
Ostrabalhosescolareseasatividades,paraefeitodeverificaçãodaaprendizagem,
compreenderão testes, relatórios de trabalhos individuais ou em grupos, provas escritas, oraise/ou práticas, projetos e suas defesas e outros trabalhos práticos de acordo com a natureza dasdisciplinas. Na avaliação de desempenho de cada componente curricular propõem-se dois oumaisinstrumentos peloprofessor.
Serão atribuídos conceitos, em cada componente curricular, aos trabalhos escolares,relatórios,frequênciaeoutrasformasdeatividadesrealizadas emcadaperíodoletivo.
Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, o conceito de“apto”ou“inapto”.Seráconsiderado“apto”emcadacomponentecurricular,podendoobteros créditos oferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que obtiver aproveitamento apartir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem naquele componente equeobtiverfrequênciaigualou superiora75%emtodoocurso.
Seráconsiderado“inapto”oalunoque:
I. Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidas disciplinasdoscursos FIC.
II. Compareceramenosde75%dasatividadesescolares detodocurso.
Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosalunosqueobtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados“aptos”.(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023)
DeacordocomoRegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023,emseuArt.88,descreve que “a frequência às aulas e as demais atividades acadêmicas,permitida apenas aosmatriculados, é obrigatória e é vedado o abono de faltas, sendo exigida a frequênciamínima de 75%(setenta e cinco por cento) do total de horas letivas” (Art. 88 §1°). O registro da frequência às aulasserárealizado diariamenteno Diário deClasseenosistemadegerenciamentoacadêmico.
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