Projeto Pedagógico do Curso

3.1  PerfilProfissionaldeConclusão

 

O curso encontra-se inserido no Eixo Tecnológico Produção Alimentícia que compreende, segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2020), tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. De acordocom o Guia PRONATEC de Cursos FIC (2016) o perfil do mesmo é: Realizar manejo pós captura, processamento e conservação do pescado. Esterilizar instalações e equipamentos na indústria do pescado. Selecionar e processa o pescado como matéria-prima. Observar as boas práticas de fabricação na etapa de processamento. Realiza processos de filetagem e cortes de pescado, congelamento, embalagem e armazenamento.

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3.1  Objetivosdocurso

3.1.1   Geral

Formar profissionais, promovendo a construção de competências que contemplem habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam à demanda da aquicultura. Conhecimentos sobre tecnologia pós colheita, tecnologia de pescados


e seus derivados, industrialização de produtos, utilização de subprodutos da indústria pesqueira, cooperativismo e administração serão abordados durante o decorrer do curso, no intuito de promover no aluno a iniciativa para entrar na atividade, bem como, proporcionar aos que já atuam no setor o desenvolvimento de competências que promovam e estimulem o aumento da qualidade do pescado na aquicultura.

 

3.1.2   Específicos

 

a.    Promover o compartilhamento deconceitos sobre produtos pesqueiros e suas transformações tecnológicas para agregação de valor do pescado cultivado;

b.    Identificarasformasdeaproveitamentodesubprodutospesqueiros;

c.    Reconhecerosmétodosetécnicasdeprocessamentodepescados;

d.    Identificarasetapasefluxodeprocessamentodosprodutospesqueiros;

e.    Aplicarprocessosdeindustrializaçãoparaprodutospesqueiros;

f.     Qualificarooperadorparaaplicartécnicasfísicasparaaconservaçãodo pescado;

g.    Elaborarprodutosabasedecarnedepescado;

h.    Organizarasatividadesnosprincípiosdocooperativismoeempreendedorismo;

 

 

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3.1  AvaliaçãodaAprendizagem

 

A avaliação é parte integrante do processo de formação e tem o objetivo de diagnosticar a construção dos conhecimentos, habilidades e valores, orientando mudanças metodológicas centradas no domínio socioafetivo e atitudinal e na aplicação dos saberes por parte do discente. Seguirá os procedimentos estabelecidos no Regulamento Didático Pedagógico da Educação Básica e Profissional do IFPA, aprovado pela Resolução CONSUP nº 945/2023.

Seguirá os pressupostos do Art. 279, inciso 1º e 2º. Para avaliação dos componentes curriculares será considerado o Art. 280 item I, referente a cursos semestrais. Considerando também o inciso 2º do mesmo artigo. As avaliações a serem aplicadas estarão pautadas em todos os incisos doArt. 281.

Os termos do Art. 286, que versa sobe o desempenho acadêmico do estudante de cursos de FIC será registrado sob os conceitos “Apto” ou “Inapto”. Em seu parágrafo único.

Parágrafo único. Será considerado apto o estudante que obtiver, em cada componente curricular, aproveitamento a partir de 70% (setenta por cento) nas atividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagemefrequência igualou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

 

Os instrumentos de avaliação serão diversificados, compreendendoexercícios com defesas orais e escritas, testes objetivos, provas discursivas, seminários, projetos orientados, experimentações práticas, feiras, atividades culturais, jornadas pedagógicas, prova final, dentre outros, com a utilização de, no mínimo, quatro instrumentos diferenciados por culminância; sendo,obrigatoriamente, necessário o registro de qualquer procedimento de avaliação no diário de classe, tendo em vista uma avaliação progressiva ao longo do semestre.

 

3.2  FrequênciaMínima

A assiduidade do discente, como componente quantitativo do processo de avaliação,paratal,oestudantedeveráternomínimo75%defrequência


considerandoocômputogeraldocursoeintegralizar100%dototaldos componentes curriculares.

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