Projeto Pedagógico do Curso

1.1     PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

 

 

O Aquicultor egresso do curso FIC na modalidade presencial deve ter demonstrado avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, devendo estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re)inserção positiva no contexto do trabalho.

Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite aplicarashabilidadesespecíficasda qualificação profissional e deverá ser um profissional capacitado para atuar em diversas áreas da atividade aquícola, tais como:


       Calculaeforneceaalimentaçãonecessáriaparaosustentode espécies aquáticas.

       Monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção nos diferentes cultivos.

       Realiza   procedimentos   de   depuração   edespescadasespécies cultivadas.

       Auxilia a implantação e condução de projetos aquícolas.

       Auxilianaoperaçãodeequipamentosemétodosqualitativosdeanálise de água utilizada em sistemas de cultivo.

       Atende a legislação vigente

 

 

Deformaapoderserinseridoemqualqueráreaque compõem a cadeia produtiva da aquicultura

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1.1         OBJETIVOS

 

1.1.1    - OBJETIVOS GERAIS

 

   Oportunizar qualificação e crescimento profissional ao aluno noqueserefereaatividadesligadasaoBeneficiamentodoPescado,pormeiodemetodologias


ativaseconhecimentosistemático,comafinalidadedeofertarmão-de-obra capacitada para enfrentar os desafios diários do mundo de trabalho.

1.1.2    - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Explanaroconhecimentosistemáticodocurso,buscandoteoriasque comportem o arsenal literário da área aquícola.

Abordar sobre os conhecimentos práticos e técnicas de manejo aquícola

Identificar as várias espécies cultivadas e as suas características de cultivo;

Calculareforneceralimentaçãoadequadaaosustentodosorganismos aquátivos cultiváveis;

Monitorar e intervir nos níveis e parâmetros da água;

Planejar e executar biometrias;

Capacitaroprofissionalpararealizarocultivodeorganismosaquáticos cultiváveis;

Possibilitar     formação     profissional     voltada     para     os     princípios     do cooperativismo;

Proporcionar noeducandoointeressepelasdiversasespéciesdeorganismos aquáticos que podem ser cultivadas;

Promover conhecimentos na área das tecnologias do pescado.

 

 

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1.1  AVALIAÇÃODAAPRENDIZAGEM

 

 

Serãoatribuídosconceitosnaavaliaçãodaaprendizagemreferenteaos componentes curriculares em cada período letivo.

Aotérminodecadacomponentecurricularseráatribuídoaoestudante,o conceito de “apto” ou “inapto”.

Seráconsiderado“apto”emcadacomponentecurricular,oestudanteque obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superior a 75% em cada componente curricular.

Será considerado “inapto” o estudante que:

 

I.   Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidas disciplinas.

II.  Comparecer a menos de 75% das atividades.


Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosestudantesqueobtiverem aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem, considerados “aptos”.

OalunoREPROVADOemalgumadisciplinapoderácursá-laintegralmente quando houver nova oferta.

 

 

1.2  FREQUÊNCIA MÍNIMA

 

A frequência obrigatória adotada no IFPA é de mínimo 75% do total da carga horária de cada componente curricular.

 

Será vetado o direito de realizar as avaliações ao estudante que, sem justificativa legal, tiver frequência inferior a 75% no período letivo unidade/semestre/módulo em que os conteúdos a serem avaliados forem trabalhados.

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