O Aquicultor egresso do curso FIC na modalidade presencial deve ter demonstrado avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, devendo estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re)inserção positiva no contexto do trabalho.
Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite aplicarashabilidadesespecíficasda qualificação profissional e deverá ser um profissional capacitado para atuar em diversas áreas da atividade aquícola, tais como:
◻ Calculaeforneceaalimentaçãonecessáriaparaosustentode espécies aquáticas.
◻ Monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção nos diferentes cultivos.
◻ Realiza procedimentos de depuração edespescadasespécies cultivadas.
◻ Auxilia a implantação e condução de projetos aquícolas.
◻ Auxilianaoperaçãodeequipamentosemétodosqualitativosdeanálise de água utilizada em sistemas de cultivo.
◻ Atende a legislação vigente
Deformaapoderserinseridoemqualqueráreaque compõem a cadeia produtiva da aquicultura
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◻ Oportunizar qualificação e crescimento profissional ao aluno noqueserefereaatividadesligadasaoBeneficiamentodoPescado,pormeiodemetodologias
ativaseconhecimentosistemático,comafinalidadedeofertarmão-de-obra capacitada para enfrentar os desafios diários do mundo de trabalho.
✔Explanaroconhecimentosistemáticodocurso,buscandoteoriasque comportem o arsenal literário da área aquícola.
✔Abordar sobre os conhecimentos práticos e técnicas de manejo aquícola
✔Identificar as várias espécies cultivadas e as suas características de cultivo;
✔Calculareforneceralimentaçãoadequadaaosustentodosorganismos aquátivos cultiváveis;
✔Monitorar e intervir nos níveis e parâmetros da água;
✔Planejar e executar biometrias;
✔Capacitaroprofissionalpararealizarocultivodeorganismosaquáticos cultiváveis;
✔Possibilitar formação profissional voltada para os princípios do cooperativismo;
✔Proporcionar noeducandoointeressepelasdiversasespéciesdeorganismos aquáticos que podem ser cultivadas;
✔Promover conhecimentos na área das tecnologias do pescado.
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Serãoatribuídosconceitosnaavaliaçãodaaprendizagemreferenteaos componentes curriculares em cada período letivo.
Aotérminodecadacomponentecurricularseráatribuídoaoestudante,o conceito de “apto” ou “inapto”.
Seráconsiderado“apto”emcadacomponentecurricular,oestudanteque obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superior a 75% em cada componente curricular.
Será considerado “inapto” o estudante que:
I. Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidas disciplinas.
II. Comparecer a menos de 75% das atividades.
Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosestudantesqueobtiverem aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem, considerados “aptos”.
OalunoREPROVADOemalgumadisciplinapoderácursá-laintegralmente quando houver nova oferta.
A frequência obrigatória adotada no IFPA é de mínimo 75% do total da carga horária de cada componente curricular.
Será vetado o direito de realizar as avaliações ao estudante que, sem justificativa legal, tiver frequência inferior a 75% no período letivo unidade/semestre/módulo em que os conteúdos a serem avaliados forem trabalhados.
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