Projeto Pedagógico do Curso

3.1.PerfilProfissionaldeConclusão

Ao concluiro curso o profissional será capaz de:

     Planejar,organizareescrevertextosargumentativo-discursivosqueatendamàsexigênciasrequeridasnaproduçãoderedaçõesdoENEM;apresentando,


textualmente,conhecimentosenciclopédicosesocioculturaisexigidoscomoumadas competências no referido exame nacional;

 

     Saberselecionar,organizareconcatenarideiasquedemonstremconhecimentodemundona composição textual da redação do ENEM.

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3.1.Objetivos do CursoGeral:

Refletirsobreascaracterísticasdotextodissertativo-argumentativo,utilizandotécnicasapropriadas,alémde fornecerrepertório sociocultural.

 

Específicos:

a)  Compreender e empregar suficientemente nos textos as competências que fazemparteda matriz de referência para aredação do ENEM;

b)  Empregarosprocedimentosúteisparaaorganizaçãodasideias,ecomoestasideiaspodem ser mediadas por meio da linguagem na formulação do texto dissertativo-argumentativo;

c)  Produzirtextosdissertativo-argumentativos;

d)  Refletirsobre a importânciado repertório sociocultural nasredações do ENEM;

 

e)  Ampliaro repertório socioculturale usá-lo de formaprodutiva e informativa.

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3.1.Avaliaçãoda Aprendizagem

Aavaliaçãodosalunosserádiagnóstica,contínua,formativaesomativa.Osaspectosqualitativos serãovalorizados emrelação aos quantitativos.

Aprogressãodosestudantesconsideraráointeressepeloassuntoestudadoemsala,o empenho, a participação, a interatividade durante as aulas, a assiduidade e a execuçãodas atividadespropostas.

No desenvolvimento deste curso, será respeitada a frequência mínima de 75% dasatividades escolares, de acordo com o Art. 269, do Regulamento Didático-Pedagógico doEnsino do IFPA.

Devido às variadas formas de avaliação, são sugeridos os seguintes instrumentos deacompanhamentoe avaliação da aprendizagem:

      Exercíciosescritos de parágrafos;

      Produção de redações;

      Reflexõese críticas sobre osrepertórios socioculturais;e

      Simulados preparatórios.

Oscritériosdeverificaçãododesempenhoacadêmicodosestudantessãotratadospelo Regulamento Didático do IFPA.

Aofimdecadacomponentecurricular,seráatribuídoconceito“apto”ou“inapto”aoestudante.

 

3.2.FrequênciaMínima

 

Afrequência mínima estabelecida éde 75% já previstano Regulamento Didático.

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