Projeto Pedagógico do Curso

3.3.    PerfilProfissionaldeConclusão

 

O curso FIC em Piscicultortem como perfil formar estudantes aptosa trabalhar naprodução de peixes em propriedades rurais de pequeno e médio porte; envolvendo a família naatividade; e produzindo produtos destinados também para merenda escolar de sua região ou parao comércio local. Este Instituto Federal, irá formar profissionais requisitados pelo mercado detrabalho local e regional. O curso visa ainda melhorar as condições de acesso ao mercado detrabalho em rápida transformação, melhorando a qualificação profissional dos trabalhadores.Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo eprodução referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos,estruturadaeaplicadadeformasistemáticaparaatenderàsnecessidadesdeorganizaçãoeprodução de diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica,ambientalesocial.

Oegressodocurso,atuaránacriaçãodepeixesemdiversasestruturasdeprodução;calculae fornece alimentação; monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros doambiente de produção; opera sistemas de controle de manutenção do nível da água; auxilia nacaptura dos peixes; entre outras práticas de manejo. Por fim, deve ser capaz de analisar as redessociaiseeconômicasquegarantam asustentabilidadedo pequenoprodutornomeio rural.

 

 

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3.2    ObjetivosdoCurso

 

3.2.1.    ObjetivoGeral

QualificartrabalhadoresparaoexercíciodeatividadeseatuaçõesespecíficasrelacionadasàPiscicultura,oportunizandoumaformaçãotécnicabaseadanosfundamentosdasustentabilidade,respeitandoevalorizando os saberes docampo aquícola.

 

3.2.2.    ObjetivosEspecíficos

 

         Capacitarosestudantesemtécnicasdeproduçãodepeixesempropriedadesrurais;

         Formaestudantepararealizarocultivo/criaçãode peixesemdiversossistemasdeprodução;

         Qualificaroestudantefornecendosubsídiosbásicos,conceitosemetodologiaparaogerenciamentoeadministração dacadeia produtivadapisciculturalocal;

         DespertarointeressedoestudantepelocultivodeespéciesregionaisenaadoçãodasBoasPraticasdeManejo (BPM’s)na piscicultura;

         Desenvolveraeducação profissional,integradaaotrabalho,àciênciaeàtecnologia;

         Fornecerconhecimentosprofissionaisdosdireitosedeveresdocriadordepeixesnaatividaderural;

         Formarcidadãosconscientesdasuafunçãosocioambiental;

         Estimular o desenvolvimento sustentável, como possibilidade de vida, trabalho e constituiçãodesujeitos cidadãos no campo;


Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos ossaberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem,raciocíniológico,relaçõesinterpessoais,responsabilidade,solidariedadeeética,entreoutros.

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3.3.    AvaliaçãodaAprendizagem

 

Aavaliaçãodoprocessodeensinoaprendizagemérealizadapelaformacontínua,cumulativa, sistemática e por meio de verificação da aprendizagem. Será realizada no períodoletivo correspondente aos conceitos obtidos nos trabalhos escolares, assim como a apuração dafrequênciaàsaulas de cadacomponentecurricular.

Esta avaliação envolve a análise do conhecimento e das técnicas específicas adquiridaspelo aluno e também dos aspectos formativos, por meio da observação de suas atitudes referentesparticipaçãonasatividadespedagógicas,à presençaasaulas eresponsabilidadescomqueassume


ocumprimentodopapel. Oscritériosdeavaliaçãoestãofundamentadosnosobjetivosespecíficosde cada componente curricular, nos objetivos peculiares do curso e nos objetivos gerais deformaçãoinicial econtinuada.

Ostrabalhosescolareseasatividades,paraefeitodeverificaçãodaaprendizagem,compreenderãotestes,relatóriosdetrabalhosindividuaisouemgrupos,provasescritas,oraise/oupráticas,projetosesuasdefesaseoutrostrabalhospráticosdeacordocomanaturezadasdisciplinas.Naavaliaçãodedesempenhodecadacomponentecurricularpropõem-sedoisoumaisinstrumentospelodocente.Serãoatribuídosconceitos,emcadacomponentecurricular,aostrabalhosescolares,relatórios,frequênciaeoutrasformasdeatividadesrealizadasemcadaperíodoletivo.

Aotérminodecadacomponentecurricularseráatribuídoaoaluno,oconceitode“apto”ou“inapto”. Será considerado “apto” em cada componente curricular, podendo obter os créditosoferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70%nas atividades relativas à verificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superiora75%em cadacomponente curricular.

Seráconsiderado “inapto”o alunoque:

I.   Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nos componentes curriculares docursoFIC;

II.  Comparecer amenosde75%dasatividadesescolares.

 

Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosalunosqueobtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativas àverificação daaprendizagem,considerados“aptos”.

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