O perfil do egresso do Curso FIC Músico de Banda visa compreenderharmonia, ritmo, melodia,interpretação de repertórios com técnica musicaladequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais parabandassinfônicas,bandasmarciais,fanfarras,bigbandseconjuntosdemúsicapopularemgeral.
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Qualificaroprofissionalparaatuarcomointegrantedebandasdedistintasformaçõesenaturezas(bandasdeconcerto,bandassinfônicas,bandasmarciais,bigbands,bandasdefanfarras)atravésdepreparaçãotécnicointerpretativaeexecução derepertórioespecífico.
• Possibilitar a formação profissional do aluno na perspectiva de umaformaçãocidadã,criandocondiçõesparaumamelhorinserçãonomundodotrabalho;
• Promover o ensino da linguagem musical básica e seus elementos deconstruçãoesistematização;
• Interpretar repertório com técnicas voltadas para a prática coletiva deinstrumento musical e preparação de repertório para bandas sinfônicas,bandasmarciais, fanfarras ebigbands;
• FornecerCertificaçãoProfissionalparaMúsicosdeBanda.
O perfil do egresso do Curso FIC Músico de Banda visa compreenderharmonia, ritmo, melodia,interpretação de repertórios com técnica musicaladequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais parabandassinfônicas,bandasmarciais,fanfarras,bigbandseconjuntosdemúsicapopularemgeral.
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Aavaliaçãodoprocessodeensinoaprendizagemérealizadapelaformacontínua,cumulativa,sistemáticaepormeiodeverificaçãodaaprendizagem.
Será realizada no período letivo correspondente aos conceitos obtidosnostrabalhosescolares,assimcomoaapuraçãodafrequênciaàsaulasdecadacomponentecurricular.
Estaavaliaçãoenvolveaanálisedoconhecimentoedastécnicasespecíficas adquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, por meiodaobservaçãodesuasatitudesreferentesàparticipaçãonasatividadespedagógicas, à presença às aulas e às responsabilidades com que assume ocumprimentodopapel.
Oscritériosdeavaliaçãoestãofundamentadosnosobjetivosespecíficosdecadacomponentecurricular,nosobjetivospeculiaresdocursoenosobjetivosgeraisdeformação iniciale continuada.
Nesse sentido, o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA – 2023,preconizaqueavaliaçãodaaprendizagemdeveser,“emcadacomponente
curricular, deve ser sistemática, contínua, cumulativa, abrangendo inclusive afrequência, observando sempre os aspectos qualitativos sobre os quantitativos,conforme prescreve a Lei nº 9.394/96” (Regulamento Didático Pedagógico doIFPA,2023, p. 69).
Os trabalhos escolares e as atividades, para efeito de verificação daaprendizagem,compreenderãotestes,relatóriosdetrabalhosindividuaisouemgrupos, provas escritas, orais e/ou práticas, projetos e suas defesas, e outrostrabalhos práticos de acordo com a natureza das disciplinas. Na avaliação dedesempenhodecadacomponentecurricularpropõem-sedoisoumaisinstrumentospelo professor.
Serãoatribuídosconceitos,emcadacomponentecurricular,aostrabalhosescolares,relatórios,frequênciaeoutrasformasdeatividadesrealizadasemcada período letivo.
Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, oconceito de “apto” ou “inapto”. Será considerado “apto” em cada componentecurricular,podendoobteroscréditosoferecidospeladisciplinanoperíodoletivoo aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas àverificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superior a 75%em cadacomponentecurricular.
Seráconsiderado“inapto”oalunoque:
I. Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidasdisciplinasdos cursosFIC;
II. Comparecer a menos de 75% das atividades escolares. Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosalunosqueobtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados “aptos”.
(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023,p.71-73).
De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA, 2023,descreveque“afrequênciaàsaulaseasdemaisatividadesacadêmicas,permitida apenas aos matriculados, é obrigatória e é vedado o abono de faltas,sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do totaldehoras letivas” (p. 71).
OregistrodafrequênciaàsaulasserárealizadodiariamentenoDiáriodeClasseeno sistema degerenciamentoacadêmico.
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