Projeto Pedagógico do Curso

1.1             PerfilProfissionaldeConclusão

 

 

O perfil do egresso do Curso FIC Músico de Banda visa compreenderharmonia, ritmo, melodia,interpretação de repertórios com técnica musicaladequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais parabandassinfônicas,bandasmarciais,fanfarras,bigbandseconjuntosdemúsicapopularemgeral.

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1.1             ObjetivosdoCurso

 

1.1.1   GERAL

Qualificaroprofissionalparaatuarcomointegrantedebandasdedistintasformaçõesenaturezas(bandasdeconcerto,bandassinfônicas,bandasmarciais,bigbands,bandasdefanfarras)atravésdepreparaçãotécnicointerpretativaeexecução derepertórioespecífico.


1.1.2   ESPECÍFICOS

      Possibilitar a formação profissional do aluno na perspectiva de umaformaçãocidadã,criandocondiçõesparaumamelhorinserçãonomundodotrabalho;

      Promover o ensino da linguagem musical básica e seus elementos deconstruçãoesistematização;

      Interpretar repertório com técnicas voltadas para a prática coletiva deinstrumento musical e preparação de repertório para bandas sinfônicas,bandasmarciais, fanfarras ebigbands;

      FornecerCertificaçãoProfissionalparaMúsicosdeBanda.

 

 

1.2             PerfilProfissionaldeConclusão

 

 

O perfil do egresso do Curso FIC Músico de Banda visa compreenderharmonia, ritmo, melodia,interpretação de repertórios com técnica musicaladequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais parabandassinfônicas,bandasmarciais,fanfarras,bigbandseconjuntosdemúsicapopularemgeral.

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1.1             AvaliaçãodaAprendizagem

 

Aavaliaçãodoprocessodeensinoaprendizagemérealizadapelaformacontínua,cumulativa,sistemáticaepormeiodeverificaçãodaaprendizagem.

Será realizada no período letivo correspondente aos conceitos obtidosnostrabalhosescolares,assimcomoaapuraçãodafrequênciaàsaulasdecadacomponentecurricular.

Estaavaliaçãoenvolveaanálisedoconhecimentoedastécnicasespecíficas adquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, por meiodaobservaçãodesuasatitudesreferentesàparticipaçãonasatividadespedagógicas, à presença às aulas e às responsabilidades com que assume ocumprimentodopapel.

Oscritériosdeavaliaçãoestãofundamentadosnosobjetivosespecíficosdecadacomponentecurricular,nosobjetivospeculiaresdocursoenosobjetivosgeraisdeformação iniciale continuada.

Nesse sentido, o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA – 2023,preconizaqueavaliaçãodaaprendizagemdeveser,“emcadacomponente


curricular, deve ser sistemática, contínua, cumulativa, abrangendo inclusive afrequência, observando sempre os aspectos qualitativos sobre os quantitativos,conforme prescreve a Lei nº 9.394/96” (Regulamento Didático Pedagógico doIFPA,2023, p. 69).

Os trabalhos escolares e as atividades, para efeito de verificação daaprendizagem,compreenderãotestes,relatóriosdetrabalhosindividuaisouemgrupos, provas escritas, orais e/ou práticas, projetos e suas defesas, e outrostrabalhos práticos de acordo com a natureza das disciplinas. Na avaliação dedesempenhodecadacomponentecurricularpropõem-sedoisoumaisinstrumentospelo professor.

Serãoatribuídosconceitos,emcadacomponentecurricular,aostrabalhosescolares,relatórios,frequênciaeoutrasformasdeatividadesrealizadasemcada período letivo.

Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, oconceito de “apto” ou “inapto”. Será considerado “apto” em cada componentecurricular,podendoobteroscréditosoferecidospeladisciplinanoperíodoletivoo aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas àverificação da aprendizagem e que obtiver frequência igual ou superior a 75%em cadacomponentecurricular.

Seráconsiderado“inapto”oalunoque:

I.              Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidasdisciplinasdos cursosFIC;

II.            Comparecer a menos de 75% das atividades escolares. Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosalunosqueobtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados “aptos”.

(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023,p.71-73).

 

 

1.2             FrequênciaMínima

 

De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA, 2023,descreveque“afrequênciaàsaulaseasdemaisatividadesacadêmicas,permitida apenas aos matriculados, é obrigatória e é vedado o abono de faltas,sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do totaldehoras letivas” (p. 71).


OregistrodafrequênciaàsaulasserárealizadodiariamentenoDiáriodeClasseeno sistema degerenciamentoacadêmico.

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