Projeto Pedagógico do Curso

1.1.PerfilProfissionaldeConclusão

 

Aoconcluiro curso o profissional será capazde:

       Planejar,organizar,executaratividadesrelacionadasàatividadeegestãoescolar;

       Entenderosprincipaisaspectosdalegislaçãoeducacionalbrasileira,bemcomda legislação escolarindígena;

       Desenvolveratividadesrelacionadasaofuncionamentodaescolaemseuaspectoadministrativo e organizacional;

 

       Utilizarosconhecimentosnaáreadeinformáticaparaasatividadesescolares,administrativase de gestão;

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1.1.ObjetivosdoCurso

 

 

Este curso tem como objetivo geral formar e capacitar profissionais da Educaçãocom conhecimentos técnicos e práticos para executar as tarefas relacionadas àgestãoe organização escolarindígena.

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1.1.Avaliaçãoda Aprendizagem

 

A avaliação da aprendizagem é fundamental no processo de formação inicial econtinuada.Éumprocessocapazdetranscenderoaspectodanotaemsiepossibilitarreflexões sobre as possíveis melhorias e correções no processo educativo. Portantoénecessárioqueaavaliaçãosejacumulativaeprocessualaolongodocursodemodo


que o público-alvo seja avaliado, bem como a atuação docente, visando a melhoriacontínuado processo de ensino e aprendizagem.

Aavaliaçãocompreendeapráticadeinvestigaçãoprocessual,diagnóstica,contínua, cumulativa, sistemática e compartilhada em cada etapa educativa, destina-seaverificarsehouveaprendizagemsignificativaeapontarparaoprocessoeducativode modo a aprimorá-lo de forma constante,considerando que os cursos e açõeseducacionaisdeverãoaliarconhecimentostécnico-científicoscomaformaçãohumanistaeprofissionalquerespeitediferentespráticas,temposeespaçospedagógicos,visandoàformaçãoprofissionalparaatenderàsnecessidadeseinteresses dos povos indígenas.

No desenvolvimento deste curso, a avaliação do desempenho escolar será feitaporcomponentecurricular(podendointegrarmaisdeumcomponente),considerandoaspectos de assiduidade e rendimento, respeitando a frequência mínima de 75% dasatividadesescolares,deacordocomoArt.269,doRegulamentoDidático-PedagógicodoEnsinodoIFPA.Devidoàsváriasformasdeavaliação,sãosugeridososseguintesinstrumentosde acompanhamento e avaliação da aprendizagem:

  Exercíciosescritos;

  Provas escritas emgrupo e individual;

  Produçãodetrabalhos práticos e pesquisas;

  Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos;

 

OscritériosdeverificaçãododesempenhoacadêmicodosestudantessãotratadospeloRegulamentoDidáticodoIFPAedeverãorespeitaroaspectodainterculturalidade, considerando a forma como o conhecimento é construído entreindígenasenãoindígenas.Odocente,nodecorrerdoprocessoeducativo,promoverámeios para a recuperação da aprendizagem dos estudantes que não alcançarem osresultados esperados. Ao fim de cada componente curricular, será atribuído conceito“Apto”ou “Inapto”ao estudante.

 

1.2.FrequênciaMínima

 

 

Afrequênciamínimaestabelecidaéde75%,conformeprevistonoRegulamentoDidáticoPedagógico do Ensino do IFPA.

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