Aoconcluiro curso o profissional será capazde:
● Planejar,organizar,executaratividadesrelacionadasàatividadeegestãoescolar;
● Entenderosprincipaisaspectosdalegislaçãoeducacionalbrasileira,bemcomda legislação escolarindígena;
● Desenvolveratividadesrelacionadasaofuncionamentodaescolaemseuaspectoadministrativo e organizacional;
● Utilizarosconhecimentosnaáreadeinformáticaparaasatividadesescolares,administrativase de gestão;
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Este curso tem como objetivo geral formar e capacitar profissionais da Educaçãocom conhecimentos técnicos e práticos para executar as tarefas relacionadas àgestãoe organização escolarindígena.
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A avaliação da aprendizagem é fundamental no processo de formação inicial econtinuada.Éumprocessocapazdetranscenderoaspectodanotaemsiepossibilitarreflexões sobre as possíveis melhorias e correções no processo educativo. Portantoénecessárioqueaavaliaçãosejacumulativaeprocessualaolongodocursodemodo
que o público-alvo seja avaliado, bem como a atuação docente, visando a melhoriacontínuado processo de ensino e aprendizagem.
Aavaliaçãocompreendeapráticadeinvestigaçãoprocessual,diagnóstica,contínua, cumulativa, sistemática e compartilhada em cada etapa educativa, destina-seaverificarsehouveaprendizagemsignificativaeapontarparaoprocessoeducativode modo a aprimorá-lo de forma constante,considerando que os cursos e açõeseducacionaisdeverãoaliarconhecimentostécnico-científicoscomaformaçãohumanistaeprofissionalquerespeitediferentespráticas,temposeespaçospedagógicos,visandoàformaçãoprofissionalparaatenderàsnecessidadeseinteresses dos povos indígenas.
No desenvolvimento deste curso, a avaliação do desempenho escolar será feitaporcomponentecurricular(podendointegrarmaisdeumcomponente),considerandoaspectos de assiduidade e rendimento, respeitando a frequência mínima de 75% dasatividadesescolares,deacordocomoArt.269,doRegulamentoDidático-PedagógicodoEnsinodoIFPA.Devidoàsváriasformasdeavaliação,sãosugeridososseguintesinstrumentosde acompanhamento e avaliação da aprendizagem:
• Exercíciosescritos;
• Provas escritas emgrupo e individual;
• Produçãodetrabalhos práticos e pesquisas;
• Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos;
OscritériosdeverificaçãododesempenhoacadêmicodosestudantessãotratadospeloRegulamentoDidáticodoIFPAedeverãorespeitaroaspectodainterculturalidade, considerando a forma como o conhecimento é construído entreindígenasenãoindígenas.Odocente,nodecorrerdoprocessoeducativo,promoverámeios para a recuperação da aprendizagem dos estudantes que não alcançarem osresultados esperados. Ao fim de cada componente curricular, será atribuído conceito“Apto”ou “Inapto”ao estudante.
Afrequênciamínimaestabelecidaéde75%,conformeprevistonoRegulamentoDidáticoPedagógico do Ensino do IFPA.
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