Projeto Pedagógico do Curso

TomandocomobaseoCatálogoNacionaldeCursosSuperioresoTecnólogoemGestãoAmbientalseráhabilitadopara:

ü  Planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, medidas mitigadoras,derecuperação deáreas degradadasedelicenciamentoambiental.

ü  Coordenarequipesmultidisciplinaresdelicenciamentoambiental.

ü  Elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educaçãoambiental,gestãoambiental,gestãoderesíduossólidos,controleemonitoramentoambiental.

ü  Realizaranálisesquímicasefísico-químicasambientais.

ü  Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área deformação.

 

Dada a amplitude do perfil profissional, o egresso deve ser capaz ainda de criarsoluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizadosporrelaçõesentredomíniosdeconhecimentodagestãoambientaledesuasaplicações.Alémdisso,estaformaçãodevepossibilitarqueatuenocampode:

empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramentotécnicoe consultoria;

empresasemgeral(indústria,comércioeserviços);

empresas,propriedadesruraiseempreendimentosdeagriculturafamiliar;

✔organizaçõesnão-governamentais;

✔órgãospúblicos;

✔Institutose CentrosdePesquisa;e,

 

InstituiçõesdeEnsino,medianteformaçãorequeridapelalegislaçãovigente.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

1.   OBJETIVOSDOCURSO

.1.  ObjetivoGeral

OcursosuperiordeTecnologiaem GestãoAmbientalpropõe:

-Formarprofissionaisparaatuarnogerenciamentodosrecursosambientaisnasesferas pública (municipal, estadual e federal), privada e não-governamental, comintuito de promover a boa utilização dos recursos naturais, frente às necessidades daeconômiamoderna,pautadanosprincípiosdaeducaçãoambiental,práticassustentáveise responsabilidade socioambiental.

Nesses termos, a integração entre a ciência e a tecnologia, no processo deensino-aprendizagem,estarávocacionadaparaodesenvolvimentodeaptidõesvoltadasparaosetorprofissional,estimulandoointeresseeosensocríticodos

 

10


 

acadêmicos para a produção e inovação científico-tecnológica, visando interessescoletivos e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente,alinhado às potencialidades dos arranjos produtivos locais de Ananindeua e suasadjacênciasgeográficas.

 

1.2.  ObjetivosEspecíficos

a)      Promover uma formação humana e cidadã, regida por princípios éticos queatendamasinovaçõestecnológicas,avaliandoseuimpactonodesenvolvimentoe na construçãodasociedade;

b)   Capacitar especialistas em tecnologia para o exercício da profissão de gestorambientalnaAmazônia;

c)    Caracterizarosproblemaseosdesafiosdaprofissãoparaatuarcomrespeitoaomeioambientee aos princípios éticos,moraiselegais;

d)   Desenvolver visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemascontribuindopara odesenvolvimento dasuaárea;

e)   Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento àsdemandassociais locais,nacionaiseinternacionais;

f)      Utilizarracionalmenteosrecursosambientaisdisponíveisdeformatransdisciplinar;

g)   Atuaremummundodetrabalhoglobalizado;

h)   Habilitarosegressosàrealizaçãodeformaeficiente,eficazeéticainerentesaosprojetosdepesquisavoltadosparaaprodução doconhecimentoambiental;

i)      Preparar profissionais aptos para elaborar e gerenciar Sistemas deGestãoAmbiental,PlanosdeResíduos,LicenciamentosAmbientais,EstudosdeImpactoAmbiental(EIA)eseurespectivoRelatório(RIMA),DiagnósticosParticipativos,Manejo eRecuperação de ÁreasDegradadas, processos deCertificaçõese MarketingAmbiental;

j)        Formargestoresambientaisparaoplanejamento,execução,avaliação,aplicaçãoemanutençãodeprogramasdegestãodomeioambienteeminstituiçõesprivadas, governamentaise não-governamentais;

k)      Capacitargestoresambientaisparaprestaremconsultoriaeassessoriaainstituiçõesprivadas, públicas edoterceiro setor

l)      Articular no currículo na tríade ensino, pesquisa e extensão, estimulando aformaçãopermanenteeacontinuidadedoprocessodeaperfeiçoamento

 

11


 

 

acadêmicoatravésdaparticipaçãoemprogramasdepós-graduação.

1.        METODOLOGIAS

Nadinâmicadoprocessoformativoa(s)metodologia(s)serve(m)comoocaminho para se atingir o objetivo. Dessa forma, para garantirmos a formação deprofissionais interdisciplinares, autônomos, com a capacidade de identificar, resolverproblemas e desafios do mundo contemporâneo propomos as seguintes estratégiasmetodológicas:

a)     No início de cada semestre letivo haverá uma semana de planejamento, noqual será avaliado o trabalho pedagógico (semestre finalizado ou iniciado,quandoforocaso),discutidoeplanejadoosemestreseguinte.Nesseprocessoserão enfatizadas as disciplinas e a respectiva carga horária, as dificuldadesdos estudantes e dos docentes e o respectivo desempenho acadêmico, afrequência, a recuperação paralela, alunos com deficiência, as atividades deensino-pesquisaeextensão, etc.

b)     As metodologias adotadas no ensino aprendizagem ficam a critério de cadadocente,maspropomos,demodogeral,nopercursoformativoautilizaçãodasMetodologias Ativas, uma vez que por meio dessas estratégias é possívelgarantiroprotagonismoeopensamentocrítico-reflexivodoestudante.

c)      Comissodeverãoserutilizadasestratégiaserecursosqueviabilizemaprendizagens significativas pautadas na relação teoria e prática por meio deumaabordagemvoltadaespecialmenteàproblematização,aoestudodecaso,àpesquisacomoprincípioeducativo,àanálisecríticadetextos,aosdebates,à exposição dialogada, às técnicas e dinâmicas de grupo que considerem arealidade/especificidadedoalunoedeseuconhecimentodemundo,entre

 

22


 

outros.

d)     Aprendizagem baseada em Projeto/Problemas, Gamificação, Sala de AulaInvertida, Aprendizagem entre Pares, Temas Geradores, Grupos Operativos,SequênciaDidática,HistóriadeVidasãoalgumas,dentretantasoutrasestratégias, que impulsionam experiências significativas, motivando a buscapor soluções ante aos desafios sociais e da própria profissão que poderão seradotadaspelosdocentes.

e)     Alémdessasmetodologias,propomosainda:Análisecríticadetextos;Debates;Práticas laboratoriais; Oficinas; Visitas técnicas; Interpretação e discussão detextostécnicos;Apresentaçãodevídeos;Apresentaçãodeseminários;Trabalhosdepesquisa;Atividadesindividuaiseemgrupo;Relatóriosdeatividadesdesenvolvidas;Atividadesextraclasses;Exposiçãodialogada;Técnicasvivenciaisdedinâmicadegrupo,entre outros.

f)        O uso de artefatos tecnológicos também será imprescindível nesse processo,especialmente, asplataformasinstitucionais AVA,SIGAA,alémdeoutrasmídias digitais acessíveis que contribuam com o processo de aprendizagemtantodasdisciplinaspresenciaisquantoadistância.

Aqui são elencados procedimentos metodológicos que deverão ser adotadospelos professores no processo educacional de ensino e aprendizagem, considerandosempreainterfaceteoriaepráticae,quandooportunonasatividadesdeextensão:

a)                   Aulaexpositivadialogadautilizandoprojetormultimídiaequadrobranco;

b)                   Leitura,interpretaçãoeproduçãodetextosapartirdediscussõescoletivas também utilizadas em outras disciplinas, otimizando a carga de leitura dosdiscentes;

c)                   Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escritodapesquisa;

d)                   Dinâmicasdegrupoquepromovamainteração,respeitomútuoeparticipaçãono coletivo;

e)                   Oficinas pedagógicas em sala de aula utilizando recurso tecnológicoadequado;

f)                     Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidosparaestudo nadisciplina e/ououtrasáreas do conhecimento;

g)                   Seminários,encontros    relatórios   das   atividades   desenvolvidas

 

23


 

articuladascom asdisciplinas;

h)                   Apresentaçãooraleescritadeconclusõesearticulaçãocomasdisciplinas;

i)                     Aulasdecampoquepossibilitemaoalunoassociaroconteúdoministradoem sala de aula com o contexto do local e/ou comunidade visitada, por meio deprática/vivênciadosacadêmicosemcampo,integrandodiferentesdisciplinasdosemestreeavaliadospor meiode atividadesintegradoras;

j)                     Visitastécnicasintegradasquepermitamaosalunosvislumbrarodesenrolardateoria no cotidiano;

k)                    ConstruçãodeMapasConceituais.

Deacordocomascaracterísticasdecadadisciplinaeturma,énecessárioqueoprofessor adapte os referidos procedimentos metodológicos, no intuito de possibilitarmaioraproveitamentonoprocessodeensinoeaprendizagem,alémdepossibilitaraoaluno papel mais ativo em sala de aula, como por exemplo na resolução de estudosdecaso.

 

Nesse contexto, a interdisciplinaridade assume função importante no processoensinoaprendizagem,permitindoqueoconhecimentosejacompreendidosobdiversosaspectoscientíficosdemodoqueacomponentecurricularProjetoIntegradorassume esse caráter no percurso formativo do curso, uma vez que a proposta dessadisciplinaéarticularosconhecimentoscientíficosnosdiversoscamposdosaber.

a)   PolíticadeAssistênciaEstudantil

Configura-se por meio da concessão de auxílio financeiro aos (as) estudantesque se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, obedecendo àsdiretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, elegendo comoprioridadeaquelasnecessidadesconsideradasbásicasprevistaspeloDecreto7.234/2010.

 

AsaçõesdeAssistênciaEstudantilsãoelencadasnoPlanoAnualdeAssistênciaEstudantil,pormeiodelinhasdeatendimento,asquaisenvolvemsetoresestratégicosligadosàpesquisa,ensinoeextensãocomoformadefortalecereapoiarasaçõesquevisam oêxitoacadêmico.

1.        AVALIAÇÃODOPROCESSOENSINOEAPRENDIZAGEM

Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação daaprendizagemnopercursoformativodocursoseráprocessual,contínuaecumulativa,medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o (a)docente observareconsiderarosaspectosqualitativosemrelaçãoaosquantitativos.

Nocurso,propomosqueaavaliaçãodiscentesejaummomentodeautorreflexão,no qual o (a) professor (a) também examine a sua prática e que o (a) discente seperceba nesse processo como um (a) agente com capacidade de dialogarsobre osmomentos,asformase osprocessosavaliativos.

Outramedidaquepropomoscomogarantiadeequilíbrionoprocessodeaprendizagem é a recuperação paralela, a qual deve ocorrer simultaneamente aolongodopercursoeducativodemodoqueconformeforsendoobservadae

33


 

identificadaasdificuldadesnocotidianodasaladeaula,outrasestratégiaspedagógicas e de ensino sejam planejadas e implementadas pelo (a) professor (a) afimdeircorrigindoasdeficiênciasdeaprendizagemconstatadasnoperíodoletivo.

Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de umcursocomregimeletivosemestral,perfazendoquatroavaliaçõesnoano,maisaprovafinal em cada bimestral caso o (a) estudante apresente desempenho acadêmicoinsatisfatórionamédiadasavaliaçõesbimestrais.

OdesempenhoacadêmiconocursoDETECNOLOGIAEMGESTÃOAMBIENTAL será mensurado por meio de nota de 0 (zero) a 10 (dez). Além disso, éobrigatória a frequência às aulas e demais atividadesacadêmicas, sendo exigida afrequênciamínimade75%(setentaecincoporcento)dototaldehorasletivase100%(cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralizaçãodo curso.

Será considerado aprovado (a) na componente curricular, ou após a ProvaFinal,quandoforocaso,o(a)estudantequeobtiverMédiaFinalmaiorouiguala7,00(sete), vide cálculo abaixo, e reprovado (a) o (a) estudante que não realizar a (s)atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ouquandoo(a)estudantenão alcançaramédiabimestral,mesmoapósaProvaFinal.

Afórmulautilizadapararmensurarresultadoséaseguinte:

 

 
  Caixa de Texto: 14.	AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
     Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação da aprendizagem no percurso formativo do curso será processual, contínua e cumulativa, medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o (a)docente observar e considerar os aspectos qualitativos em relação aos quantitativos.
     No curso, propomos que a avaliação discente seja um momento deautorreflexão, no qual o (a) professor (a) também examine a sua prática e que o (a) discente se perceba nesse processo como um (a) agente com capacidade de dialogarsobre os momentos, as formas e os processos avaliativos.
     Outra medida que propomos como garantia de equilíbrio no processo de aprendizagem é a recuperação paralela, a qual deve ocorrer simultaneamente ao longo do percurso educativo de modo que conforme for sendo observada e
33
 
 

identificada as dificuldades no cotidiano da sala de aula, outras estratégias pedagógicas e de ensino sejam planejadas e implementadas pelo (a) professor (a) a fim de ir corrigindo as deficiências de aprendizagem constatadas no período letivo.
     Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de um curso com regime letivo semestral, perfazendo quatro avaliações no ano, mais a prova final em cada bimestral caso o (a) estudante apresente desempenho acadêmico insatisfatório na média das avaliações bimestrais.
     O desempenho acadêmico no curso DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL será mensurado por meio de nota de 0 (zero) a 10 (dez). Além disso, é obrigatória a frequência às aulas e demais atividadesacadêmicas, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e 100% (cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralização do curso.
     Será considerado aprovado (a) na componente curricular, ou após a Prova Final, quando for o caso, o (a) estudante que obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete), vide cálculo abaixo, e reprovado (a) o (a) estudante que não realizar a (s) atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ou quando o (a) estudante não alcançar a média bimestral, mesmo após a Prova Final.
A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:



Legenda:
MS = Média Semestral
1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem) 2ª BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

     O (a) estudante será aprovado (a) na disciplina por média semestral, se obtivemédia semestral maior ou igual a sete (> 7,0), caso a média semestral seja menor quesete (<7,0), o (a) discente deverá realizar prova final.
     O (a) estudante será aprovado (a) com Avaliação Final se obtiver média final maior ou igual a sete (> 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:



34
 
 

Legenda:
MF = Média Final
MS = Média Semestral
NAF = Nota da Avaliação Final


     O (a) estudante reprovado (a) em até 2 (dois) componentes curriculares no semestre, poderá dar prosseguimento aos estudos, obrigando-se a cursar as componentes, em regime de dependência, em turmas e horários diferenciados do que está matriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentes ficará automaticamente reprovado (a) no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas as componentes em que ficou reprovado (a).
     Os casos sobre revisão de avaliação, falta no período avaliativo, necessidade de se ausentar das aulas, entre outros, recomendamos consultar o Regulamento Didático do IFPA.

 

Legenda:

MS=MédiaSemestral

1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)2ªBI=2ª Bimestral(VerificaçãodaAprendizagem)

 

O (a) estudante será aprovado (a) na disciplina por média semestral, se obtivemédiasemestralmaiorouigualasete(>7,0),casoamédiasemestralsejamenorquesete(<7,0),o(a)discentedeverárealizarprovafinal.

O (a) estudante será aprovado (a) com Avaliação Final se obtiver média finalmaior ou igual a sete (> 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados daseguinteforma:

 

 

 

34


 
  Caixa de Texto: 14.	AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
     Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação da aprendizagem no percurso formativo do curso será processual, contínua e cumulativa, medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o (a)docente observar e considerar os aspectos qualitativos em relação aos quantitativos.
     No curso, propomos que a avaliação discente seja um momento deautorreflexão, no qual o (a) professor (a) também examine a sua prática e que o (a) discente se perceba nesse processo como um (a) agente com capacidade de dialogarsobre os momentos, as formas e os processos avaliativos.
     Outra medida que propomos como garantia de equilíbrio no processo de aprendizagem é a recuperação paralela, a qual deve ocorrer simultaneamente ao longo do percurso educativo de modo que conforme for sendo observada e
33
 
 

identificada as dificuldades no cotidiano da sala de aula, outras estratégias pedagógicas e de ensino sejam planejadas e implementadas pelo (a) professor (a) a fim de ir corrigindo as deficiências de aprendizagem constatadas no período letivo.
     Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de um curso com regime letivo semestral, perfazendo quatro avaliações no ano, mais a prova final em cada bimestral caso o (a) estudante apresente desempenho acadêmico insatisfatório na média das avaliações bimestrais.
     O desempenho acadêmico no curso DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL será mensurado por meio de nota de 0 (zero) a 10 (dez). Além disso, é obrigatória a frequência às aulas e demais atividadesacadêmicas, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e 100% (cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralização do curso.
     Será considerado aprovado (a) na componente curricular, ou após a Prova Final, quando for o caso, o (a) estudante que obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete), vide cálculo abaixo, e reprovado (a) o (a) estudante que não realizar a (s) atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ou quando o (a) estudante não alcançar a média bimestral, mesmo após a Prova Final.
A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:



Legenda:
MS = Média Semestral
1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem) 2ª BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

     O (a) estudante será aprovado (a) na disciplina por média semestral, se obtivemédia semestral maior ou igual a sete (> 7,0), caso a média semestral seja menor quesete (<7,0), o (a) discente deverá realizar prova final.
     O (a) estudante será aprovado (a) com Avaliação Final se obtiver média final maior ou igual a sete (> 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:



34
 
 

Legenda:
MF = Média Final
MS = Média Semestral
NAF = Nota da Avaliação Final


     O (a) estudante reprovado (a) em até 2 (dois) componentes curriculares no semestre, poderá dar prosseguimento aos estudos, obrigando-se a cursar as componentes, em regime de dependência, em turmas e horários diferenciados do que está matriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentes ficará automaticamente reprovado (a) no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas as componentes em que ficou reprovado (a).
     Os casos sobre revisão de avaliação, falta no período avaliativo, necessidade de se ausentar das aulas, entre outros, recomendamos consultar o Regulamento Didático do IFPA.

Legenda:

MF=MédiaFinal

MS=MédiaSemestral

NAF =Nota daAvaliaçãoFinal

 

 

O (a) estudante reprovado (a) em até 2 (dois) componentes curriculares nosemestre,poderádarprosseguimentoaosestudos,obrigando-seacursarascomponentes,emregimededependência,emturmasehoráriosdiferenciadosdoqueestá matriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentesficará automaticamente reprovado (a) no período letivo, devendo cursar no períodoletivo seguinteapenasascomponentesemqueficoureprovado(a).

 

Oscasossobrerevisãodeavaliação,faltanoperíodoavaliativo,necessidadedeseausentardasaulas,entreoutros,recomendamosconsultaroRegulamentoDidáticodoIFPA.

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03