TomandocomobaseoCatálogoNacionaldeCursosSuperioresoTecnólogoemGestãoAmbientalseráhabilitadopara:
ü Planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, medidas mitigadoras,derecuperação deáreas degradadasedelicenciamentoambiental.
ü Coordenarequipesmultidisciplinaresdelicenciamentoambiental.
ü Elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educaçãoambiental,gestãoambiental,gestãoderesíduossólidos,controleemonitoramentoambiental.
ü Realizaranálisesquímicasefísico-químicasambientais.
ü Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área deformação.
Dada a amplitude do perfil profissional, o egresso deve ser capaz ainda de criarsoluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizadosporrelaçõesentredomíniosdeconhecimentodagestãoambientaledesuasaplicações.Alémdisso,estaformaçãodevepossibilitarqueatuenocampode:
✔ empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramentotécnicoe consultoria;
✔empresasemgeral(indústria,comércioeserviços);
✔empresas,propriedadesruraiseempreendimentosdeagriculturafamiliar;
✔organizaçõesnão-governamentais;
✔órgãospúblicos;
✔Institutose CentrosdePesquisa;e,
✔InstituiçõesdeEnsino,medianteformaçãorequeridapelalegislaçãovigente.
Nenhum conteúdo disponível até o momentoOcursosuperiordeTecnologiaem GestãoAmbientalpropõe:
-Formarprofissionaisparaatuarnogerenciamentodosrecursosambientaisnasesferas pública (municipal, estadual e federal), privada e não-governamental, comintuito de promover a boa utilização dos recursos naturais, frente às necessidades daeconômiamoderna,pautadanosprincípiosdaeducaçãoambiental,práticassustentáveise responsabilidade socioambiental.
Nesses termos, a integração entre a ciência e a tecnologia, no processo deensino-aprendizagem,estarávocacionadaparaodesenvolvimentodeaptidõesvoltadasparaosetorprofissional,estimulandoointeresseeosensocríticodos
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acadêmicos para a produção e inovação científico-tecnológica, visando interessescoletivos e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente,alinhado às potencialidades dos arranjos produtivos locais de Ananindeua e suasadjacênciasgeográficas.
a) Promover uma formação humana e cidadã, regida por princípios éticos queatendamasinovaçõestecnológicas,avaliandoseuimpactonodesenvolvimentoe na construçãodasociedade;
b) Capacitar especialistas em tecnologia para o exercício da profissão de gestorambientalnaAmazônia;
c) Caracterizarosproblemaseosdesafiosdaprofissãoparaatuarcomrespeitoaomeioambientee aos princípios éticos,moraiselegais;
d) Desenvolver visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemascontribuindopara odesenvolvimento dasuaárea;
e) Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento àsdemandassociais locais,nacionaiseinternacionais;
f) Utilizarracionalmenteosrecursosambientaisdisponíveisdeformatransdisciplinar;
g) Atuaremummundodetrabalhoglobalizado;
h) Habilitarosegressosàrealizaçãodeformaeficiente,eficazeéticainerentesaosprojetosdepesquisavoltadosparaaprodução doconhecimentoambiental;
i) Preparar profissionais aptos para elaborar e gerenciar Sistemas deGestãoAmbiental,PlanosdeResíduos,LicenciamentosAmbientais,EstudosdeImpactoAmbiental(EIA)eseurespectivoRelatório(RIMA),DiagnósticosParticipativos,Manejo eRecuperação de ÁreasDegradadas, processos deCertificaçõese MarketingAmbiental;
j) Formargestoresambientaisparaoplanejamento,execução,avaliação,aplicaçãoemanutençãodeprogramasdegestãodomeioambienteeminstituiçõesprivadas, governamentaise não-governamentais;
k) Capacitargestoresambientaisparaprestaremconsultoriaeassessoriaainstituiçõesprivadas, públicas edoterceiro setor
l) Articular no currículo na tríade ensino, pesquisa e extensão, estimulando aformaçãopermanenteeacontinuidadedoprocessodeaperfeiçoamento
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acadêmicoatravésdaparticipaçãoemprogramasdepós-graduação.
Nadinâmicadoprocessoformativoa(s)metodologia(s)serve(m)comoocaminho para se atingir o objetivo. Dessa forma, para garantirmos a formação deprofissionais interdisciplinares, autônomos, com a capacidade de identificar, resolverproblemas e desafios do mundo contemporâneo propomos as seguintes estratégiasmetodológicas:
a) No início de cada semestre letivo haverá uma semana de planejamento, noqual será avaliado o trabalho pedagógico (semestre finalizado ou iniciado,quandoforocaso),discutidoeplanejadoosemestreseguinte.Nesseprocessoserão enfatizadas as disciplinas e a respectiva carga horária, as dificuldadesdos estudantes e dos docentes e o respectivo desempenho acadêmico, afrequência, a recuperação paralela, alunos com deficiência, as atividades deensino-pesquisaeextensão, etc.
b) As metodologias adotadas no ensino aprendizagem ficam a critério de cadadocente,maspropomos,demodogeral,nopercursoformativoautilizaçãodasMetodologias Ativas, uma vez que por meio dessas estratégias é possívelgarantiroprotagonismoeopensamentocrítico-reflexivodoestudante.
c) Comissodeverãoserutilizadasestratégiaserecursosqueviabilizemaprendizagens significativas pautadas na relação teoria e prática por meio deumaabordagemvoltadaespecialmenteàproblematização,aoestudodecaso,àpesquisacomoprincípioeducativo,àanálisecríticadetextos,aosdebates,à exposição dialogada, às técnicas e dinâmicas de grupo que considerem arealidade/especificidadedoalunoedeseuconhecimentodemundo,entre
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outros.
d) Aprendizagem baseada em Projeto/Problemas, Gamificação, Sala de AulaInvertida, Aprendizagem entre Pares, Temas Geradores, Grupos Operativos,SequênciaDidática,HistóriadeVidasãoalgumas,dentretantasoutrasestratégias, que impulsionam experiências significativas, motivando a buscapor soluções ante aos desafios sociais e da própria profissão que poderão seradotadaspelosdocentes.
e) Alémdessasmetodologias,propomosainda:Análisecríticadetextos;Debates;Práticas laboratoriais; Oficinas; Visitas técnicas; Interpretação e discussão detextostécnicos;Apresentaçãodevídeos;Apresentaçãodeseminários;Trabalhosdepesquisa;Atividadesindividuaiseemgrupo;Relatóriosdeatividadesdesenvolvidas;Atividadesextraclasses;Exposiçãodialogada;Técnicasvivenciaisdedinâmicadegrupo,entre outros.
f) O uso de artefatos tecnológicos também será imprescindível nesse processo,especialmente, asplataformasinstitucionais AVA,SIGAA,alémdeoutrasmídias digitais acessíveis que contribuam com o processo de aprendizagemtantodasdisciplinaspresenciaisquantoadistância.
Aqui são elencados procedimentos metodológicos que deverão ser adotadospelos professores no processo educacional de ensino e aprendizagem, considerandosempreainterfaceteoriaepráticae,quandooportunonasatividadesdeextensão:
a) Aulaexpositivadialogadautilizandoprojetormultimídiaequadrobranco;
b) Leitura,interpretaçãoeproduçãodetextosapartirdediscussõescoletivas também utilizadas em outras disciplinas, otimizando a carga de leitura dosdiscentes;
c) Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escritodapesquisa;
d) Dinâmicasdegrupoquepromovamainteração,respeitomútuoeparticipaçãono coletivo;
e) Oficinas pedagógicas em sala de aula utilizando recurso tecnológicoadequado;
f) Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidosparaestudo nadisciplina e/ououtrasáreas do conhecimento;
g) Seminários,encontros e relatórios das atividades desenvolvidas
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articuladascom asdisciplinas;
h) Apresentaçãooraleescritadeconclusõesearticulaçãocomasdisciplinas;
i) Aulasdecampoquepossibilitemaoalunoassociaroconteúdoministradoem sala de aula com o contexto do local e/ou comunidade visitada, por meio deprática/vivênciadosacadêmicosemcampo,integrandodiferentesdisciplinasdosemestreeavaliadospor meiode atividadesintegradoras;
j) Visitastécnicasintegradasquepermitamaosalunosvislumbrarodesenrolardateoria no cotidiano;
k) ConstruçãodeMapasConceituais.
Deacordocomascaracterísticasdecadadisciplinaeturma,énecessárioqueoprofessor adapte os referidos procedimentos metodológicos, no intuito de possibilitarmaioraproveitamentonoprocessodeensinoeaprendizagem,alémdepossibilitaraoaluno papel mais ativo em sala de aula, como por exemplo na resolução de estudosdecaso.
Nesse contexto, a interdisciplinaridade assume função importante no processoensinoaprendizagem,permitindoqueoconhecimentosejacompreendidosobdiversosaspectoscientíficosdemodoqueacomponentecurricularProjetoIntegradorassume esse caráter no percurso formativo do curso, uma vez que a proposta dessadisciplinaéarticularosconhecimentoscientíficosnosdiversoscamposdosaber.
Configura-se por meio da concessão de auxílio financeiro aos (as) estudantesque se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, obedecendo àsdiretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, elegendo comoprioridadeaquelasnecessidadesconsideradasbásicasprevistaspeloDecreto7.234/2010.
AsaçõesdeAssistênciaEstudantilsãoelencadasnoPlanoAnualdeAssistênciaEstudantil,pormeiodelinhasdeatendimento,asquaisenvolvemsetoresestratégicosligadosàpesquisa,ensinoeextensãocomoformadefortalecereapoiarasaçõesquevisam oêxitoacadêmico.
Com base no Capítulo VIII do Regulamento Didático do IFPA, a avaliação daaprendizagemnopercursoformativodocursoseráprocessual,contínuaecumulativa,medida por instrumentos quantitativos e qualitativos, devendo o (a)docente observareconsiderarosaspectosqualitativosemrelaçãoaosquantitativos.
Nocurso,propomosqueaavaliaçãodiscentesejaummomentodeautorreflexão,no qual o (a) professor (a) também examine a sua prática e que o (a) discente seperceba nesse processo como um (a) agente com capacidade de dialogarsobre osmomentos,asformase osprocessosavaliativos.
Outramedidaquepropomoscomogarantiadeequilíbrionoprocessodeaprendizagem é a recuperação paralela, a qual deve ocorrer simultaneamente aolongodopercursoeducativodemodoqueconformeforsendoobservadae
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identificadaasdificuldadesnocotidianodasaladeaula,outrasestratégiaspedagógicas e de ensino sejam planejadas e implementadas pelo (a) professor (a) afimdeircorrigindoasdeficiênciasdeaprendizagemconstatadasnoperíodoletivo.
Sistematicamente, haverá duas avaliações bimestrais (BI) por se tratar de umcursocomregimeletivosemestral,perfazendoquatroavaliaçõesnoano,maisaprovafinal em cada bimestral caso o (a) estudante apresente desempenho acadêmicoinsatisfatórionamédiadasavaliaçõesbimestrais.
OdesempenhoacadêmiconocursoDETECNOLOGIAEMGESTÃOAMBIENTAL será mensurado por meio de nota de 0 (zero) a 10 (dez). Além disso, éobrigatória a frequência às aulas e demais atividadesacadêmicas, sendo exigida afrequênciamínimade75%(setentaecincoporcento)dototaldehorasletivase100%(cem por cento) de cumprimento das componentes curriculares para a integralizaçãodo curso.
Será considerado aprovado (a) na componente curricular, ou após a ProvaFinal,quandoforocaso,o(a)estudantequeobtiverMédiaFinalmaiorouiguala7,00(sete), vide cálculo abaixo, e reprovado (a) o (a) estudante que não realizar a (s)atividade (s) de verificação da aprendizagem, sendo registrada a nota 0 (zero) ouquandoo(a)estudantenão alcançaramédiabimestral,mesmoapósaProvaFinal.
Afórmulautilizadapararmensurarresultadoséaseguinte:
Legenda:
MS=MédiaSemestral
1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)2ªBI=2ª Bimestral(VerificaçãodaAprendizagem)
O (a) estudante será aprovado (a) na disciplina por média semestral, se obtivemédiasemestralmaiorouigualasete(>7,0),casoamédiasemestralsejamenorquesete(<7,0),o(a)discentedeverárealizarprovafinal.
O (a) estudante será aprovado (a) com Avaliação Final se obtiver média finalmaior ou igual a sete (> 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados daseguinteforma:
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Legenda:
MF=MédiaFinal
MS=MédiaSemestral
NAF =Nota daAvaliaçãoFinal
O (a) estudante reprovado (a) em até 2 (dois) componentes curriculares nosemestre,poderádarprosseguimentoaosestudos,obrigando-seacursarascomponentes,emregimededependência,emturmasehoráriosdiferenciadosdoqueestá matriculado. Porém, se ficar reprovado em até 3 (três) ou mais componentesficará automaticamente reprovado (a) no período letivo, devendo cursar no períodoletivo seguinteapenasascomponentesemqueficoureprovado(a).
Oscasossobrerevisãodeavaliação,faltanoperíodoavaliativo,necessidadedeseausentardasaulas,entreoutros,recomendamosconsultaroRegulamentoDidáticodoIFPA.
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