Projeto Pedagógico do Curso

1.  PERFILPROFISSIONALDO EGRESSO

 

O Licenciado em Matemática do IFPA/Campus Parauapebas é um professorque planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino deMatemáticaeestádeacordocomosreferenciaisCurriculares Nacionais dosCursos de Bacharelado e Licenciatura. Sua atribuição central é a docência nosdiversos níveis de ensino, que requer sólidos conhecimentos dentre estes:

  Dominarosconteúdosbásicosquesãoobjetosdeaprendizagemprincipalmente nos ensinos fundamental e médio;

  Organizar       o        conhecimento,       adequando-o       ao       processo       de

 

ensino-aprendizagem em Matemática nos diferentes níveis de ensino;

 

  Atuar com interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade;

 

  Planejar,desenvolvereavaliaros processos de ensino e de aprendizagemem Matemática para o ensino Fundamental e Médio;

  Problematizarjuntamentecomosalunososfenômenossociais,relacionados

 

comosprocessosdeconstruçãodoconhecimentonoâmbitodosabermatemático e de suas inter-relações com outras áreas do conhecimento;

  Entenderosdiferentesmecanismoscognitivosutilizadosnoprocessodeensino e aprendizagem e as várias didáticas envolvidas em tal processo;

  Adotarumapráticaeducativaqueleveemcontaascaracterísticasdos

 

estudantes e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e osprincípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular do ensinoda matemática;


 

  Diversificarasmetodologiasdeensino-aprendizagemcomopropósitode

 

alcançareajudararesolvertodasasnecessidadescognitivasdodiscente,tornando-o acessível a todos;

  Conhecerasdiversasferramentastecnológicasesuaspossíveisaplicaçõesno ambiente escolar;

  Compreenderqueaeducaçãorequersempredoprofissionalaparticipação

 

emformaçõescontinuadascomobjetivodeaprimorareconhecernovasmetodologias e fortalecer os debates sobre o processo educacional;

  ConhecerdeformageralaslegislaçõesqueregemaeducaçãonoBrasiledeforma crítica analisar seus alcances;

  ContribuirparaodesenvolvimentodepesquisasemEducaçãoMatemática,

 

Matemática Pura e MatemáticaAplicada;

  Teratitudeéticanotrabalhoenoconvíviosocial,compreenderosprocessos

 

de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente socialque intervém na realidade;

 

  Conhecererespeitaromeioambienteeentenderasociedadecomoumaconstrução humana dotada de tempo, espaço e história.

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I.           Objetivo Geral

 

Promoverumaformaçãoprofissionalplenaemmatemáticacapazdeproporcionaraoegressooconhecimentoespecíficoedidáticoparaatuar emdiversoscontextos da educação básica. Nesse sentido, o profissional formadodeverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupossociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos,gerenciais e organizativos, com base nos princípios da sustentabilidade.

II.          Objetivos Específicos

 

   Contribuirparaaformaçãodeumavisãoamplatantodoconhecimento

 

matemático e pedagógico quanto das aplicações tecnológicas no processo deensino-aprendizagem;

   Propiciaraoalunoumambientedevivênciaàpráticaprofissionaldocente

 

duranteocurso,atravésdasPráticasPedagógicasedosEstágiosCurriculares Obrigatórios;

   Contribuir    no    aspecto    pedagógico    através     do    desenvolvimento    de

 

competênciasinerentesàatividadedocentequetranscendemoconhecimento específico e que fortaleçam os processos de investigação ereflexão sobre a prática docente em sala de aula;

   Proporcionaraçõesquegerematividadesnoâmbitodapesquisatantona

 

área de Matemática quanto na Educação Matemática contribuindo para umaformação profissional científica;


 

   Oferecercursosdeextensãotantoparadocentesjáatuantesnasredes

 

 

municipais e estaduais com intuito de contribuir na formação continuada emMatemáticaeproporcionarespaçoscoletivosdediscussõessobreosproblemas enfrentados na prática docente, quanto para alunos com o objetivodeconstruirumaformaçãocontínuavoltadaparaasolímpiadasdeMatemática realizada nos diversos níveis da educação básica.

1.  METODOLOGIA

 

A metodologia empregada no desenvolvimento do Curso de Licenciatura emMatemática do IFPA Campus Parauapebas tomará por norte a formação docenteplena, em seu sentido lato, possibilitando uma formação integral aos licenciandospertencentesaocurso,paratantoosprocessoserecursosutilizadosserãodesempenhados com o intuito de concretização dessa formação, considerando afundamentação entre teoria e prática.

A consonância entre a teoria e a prática na formação dos licenciandos teráporaporteaofertaarticuladaentrecomponentescurricularesquesecomplementanmutuamente,ofertandocomponentesqueversemfundamentadamenteasteoriasmatemáticase/oudidático-metodológicas,suasaplicabilidadesconcretasediscussõesereflexõesquantoapráticadocentenecessária ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática naeducação básica.

Essa metodologia proposta visa desenvolver habilidades como autonomia,proatividade e trabalho em equipe, além da comunicação interpessoal, que sãobastantecobradasnomercadodetrabalho.Outrashabilidadesquesão


aprimoradassãooraciocíniológico,acriatividade,pensamentoreflexivoeacapacidade de usar diferentes recursos tecnológicos, as quais são de grande valiapara a formação profissional docente.

Considerar-se-áainda discussões e reflexões quanto a institucionalizaçãodecurrículosnaeducaçãobásica pautados em Bases Curriculares Nacionais,primandonamediaçãodetaismomentospelaautonomiadasinstituiçõesdeensinoevalorizandoaregionalizaçãocurricular.Especificamente,osprocedimentosdidático-pedagógicosutilizadosnasofertasdoscomponentescurricularesdesteprojetodecurso,valorizarãoasapresentaçõesexpositivas,investigativas e exploratórias, fazendo uso, oportunamente, de metodologias ativasdeaprendizagemdandoênfasenaautonomiadoconhecimentopormeiodediscussões,apresentaçõesoraiseelaboraçãodeatividadeinterdisciplinarintegrada, sem, contudo, sobrepor conhecimentos.

Objetivar-se-á, metodologicamente, a concretização do processo de ensino-aprendizagem para uma formação integral, considerando dentre outras diretrizes:

  Apropriaracompreensãodalinearidadeecontinuidadenecessáriasaoestudo de matemática;

  Desmistificar    a    natureza    dificultosa   na    aprendizagem    de    conteúdos

 

matemáticos, significando a importância da Matemática na prática diária;

  Incentivarodesenvolvimentoda pesquisa, extensão e inovação; Possibilitar a

 

interação colaborativa, em dupla e/ou em grupo, propiciando a construçãocoletiva do conhecimento;

  Fomentar a investigação científica e o pensamento lógico e crítico;

 

  Considerar,naapresentaçãoteóricadossaberes,abagagemadquirida

 

dentro e fora dos bancos escolares, respeitando a pluralidade de ideias e deconcepções pedagógicas e necessidades educacionais específicas;

  Estruturarosespaçosde ensino-aprendizagem articulando as pluralidades de

 

métodospedagógicosvoltadosàsdiversasdimensõesdeformaçãodosjovens e adultos, favorecendo a construção e reconstrução de conhecimentosdiante das situações reais de vida.


Nesseparadigma,osdocentesqueatuaremnocursodecursodeLicenciatura em Matemática do IFPA Campus Parauapebas serão estimulados aadotar metodologias ativas em suas disciplinas, como por exemplo, a sala de aulainvertida e outras que privilegiam o caráter interdisciplinar do curso, bem como ainteração entre teoria, prática e extensão.

Ametodologiaadotadanocursorespeitaráaautonomiadocente,priorizando as atividades integradas entre as disciplinas ministradas no períodoletivo,combinandoatividadesemsaladeaula(aulasexpositivas;seminários;atividadesindividuaise coletivas), atividades práticas (em parceria com outroscursos e seus respectivos laboratórios) e trabalhos de campo. Para delinear asatividadesdecadaperíodo,osdocentesresponsáveispelasdisciplinasdosemestre se reunirão para planejar de forma coletiva as atividades curriculares doperíodo letivo subsequente.

 

A recuperação da aprendizagem ocorrerá como determina o RegulamentoDidático-PedagógicodoEnsinodoIFPA(2022),sendorealizadoemhoráriodiversodaofertadocurso, utilizando os horários de atendimento ao discente previstospara cada um dos docentes. Além disso, os docentes poderão ter monitores dasdisciplinas,auxiliandonoêxitodosdiscentesnocurso.Adicionalmenteserãoofertadas esporadicamente: incentivo à participação de congressos ou similaresque tratem da educação e/ou matemática pura ou aplicada; minicursos; palestras;projetos de iniciação à docência e residência pedagógica; estágio supervisionado epráticas pedagógicas; entre outros. Caberá aos docentes, devidamente registradoemseuplanode ensino, indicar quais das atividades comporão a carga horária.Em caso de dúvida, o colegiado deverá ser consultado.

1.     APOIOAO DISCENTE

 

As ações pertinentes de apoio ao discente consolidam-se através do apoio àaprendizagem,apoiopsicopedagógicoeapoioàpermanência.Asprincipaisdiretrizes do apoio ao estudante adotadas pelo IFPA são pautadas, principalmente,no Decreto nº 7.234/2010 - Dispõe sobre o Programa Nacional de AssistênciaEstudantil-PNAES,naResoluçãonº513/2017-CONSUP/IFPA,quetratadapermanênciaeêxitodosestudantesdoIFPA,enaResoluçãonº07/2020-CONSUP/IFPA IFPA, que regulamenta a política de assistência estudantilnoIFPA.


Asações de apoio ao discente objetivam, principalmente, a transformaçãodo ambiente de aprendizagem em um espaço de cidadania e de promoção dadignidadehumana,utilizandoaassistênciaaoeducandocomobasepararealizaçãodeaçõestransformadorasnoamplodesenvolvimentodetratativassociais com os estudantes,   de    modo   a   gerar   resultados no âmbito educativoe social. E, consequentemente, democratizar o acesso e promover a igualdade decondições para a conclusão do curso.

São fomentadas pela Assistência Estudantil, de acordo com a Resolução nº07/2020/CONSUP/IFPA, áreas como: Moradia estudantil; Alimentação; Transporte;Atenção à saúde; Inclusão digital; Cultura; Esporte; Creche; Apoio pedagógico e;acesso,participaçãoeaprendizagemdealunoscomdeficiência,transtornosglobais, e altas habilidades e superdotação.

Dentreasaçõesdeapoioaodiscente,noâmbitodoCampusParauapebas/IFPA,são praticadas asque seguem:

Auxílio Permanência: O auxílio corresponde à concessão de auxílio financeiro aestudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, para contribuir comdespesas de alimentação, transporte, moradia, atenção à saúde, creche e apoiopedagógico, visando à permanência e êxito no percurso formativo. O recurso temcomofinalidademinimizarasdificuldadessocioeconômicasqueoestudanteapresenta para se manter no curso e visa garantir sua permanência no mesmo,conformeestabelecemasResoluçõesnº 07enº08/2020-CONSUP/IFPA.

Auxílio à Pessoa com Deficiência (PcD):Este auxílio é destinado aos estudantesPcDeservecomoincentivoparapermanênciaeêxitosdessesalunosnainstituição. Ele é acompanhado pelo NAPNE, Setor de Assistência Estudantil eCoordenadoresdeCurso,conformeInstruçãoNormativanº03/2022-PROEN/IFPA.

Iniciação Científica: Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação doIFPA são ofertadas bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes em projetoscontemplados no Edital. Durante o período de 12 (doze) meses o estudante realizaatividades de pesquisa relacionadas ao projeto, sob a supervisão de um professorcoordenador do projeto, e elabora relatórios (parcial e final) sobre as atividadesdesenvolvidas.Os estudantes contemplados por bolsasdeICdevem,obrigatoriamente,apresentarsua   produção   científica   em   um   eventocientífico institucional ou externo.


ProgramaInstitucionaldeAuxílioàsAtividadesdeExtensão(PROEXTENSÃO):Orecursotemcomofinalidademinimizarasdificuldadessocioeconômicasqueoestudanteapresenteparasemanterno curso e visagarantir sua permanência no mesmo, conforme estabelecem as resoluções nº 07 enº 08/2020 através do fomento a projetos de extensão.

Participação em eventos científicos: os estudantes com trabalhos aprovados emeventos científicos podem solicitar apoio financeiro para participação ( inscrição,alimentação e passagens) através de um edital de fluxo contínuo, com recursoaportado para esse fim.

Participação em grupos de pesquisa: atualmente o campus de Parauapebas/PAcontacom7(sete)gruposdepesquisaregistradosnoCNPq. Os estudantespodem solicitar a participação aos líderes dos grupos ou a professores vinculadosaos grupos.

Monitoria:Paraauxiliarefortaleceroaprendizado,ocursocontacomProgramadeMonitoria,regulamentadopelaInstruçãoNormativa04/2019/PROEN.Atravésdo Programa, os próprios alunos podem se candidatar aos editais e atuarem comomonitoresdedisciplinasjácursadas.Estesmonitorestêm o compromisso deoferecer atendimento aos colegas discentes, em horários previamente divulgados,no formato de aulas de exercícios ou esclarecimentos individuais de dúvidas, sob asupervisão e acompanhamento de um professor responsável. monitoria: orientaçãoaoscolegasemexperiências,projetos,levantamentosestatísticos;atendimentoaos colegas para São atividades de coleta de dados e esclarecimento de dúvidas edificuldades na aprendizagem; assessoramento às atividades práticas ou de campoexecutadaspeloscolegas;preparaçãodematerialdidático,elaboraçãodeexercícios práticos e colaboração no preparo e realização de seminários.

AtendimentoIntraescolar:Osprofessoresdocampuscontamcomhoráriosreservadosespecificamenteparaesclarecimentodedúvidas,nivelamentodeconhecimento e auxílio no aprendizado. De acordo com a Resolução nº 194/2018do CONSUP cada docente deve destinar o mínimo de 2 ( duas) horas da cargahorária semanal de trabalho ao atendimento aos alunos.

Recuperação Paralela: Técnica ou método alternativo de ensino-aprendizagemquetemporfinalidadecorrigirasdeficiênciasdoprocessodeensinoe


aprendizagemdetectadasaolongodoperíodoletivoconformeestabeleceoRegulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA. A recuperação paralela,deve ser compreendida como um ato contínuo realizado pelo professor durante odesenvolvimentodosconteúdosdesuadisciplinaquandoforemidentificadosestudantes com dificuldades de compreensão de aprendizagem e/ou com baixorendimentoescolar.

Projeto de Ensino: Os Projetos de Ensino possuem, dentre as suas finalidades,promover o desenvolvimento intelectual dos estudantes por meio de atividadessupervisionadas, por um ou mais professores, com vistas à permanência e êxitodos estudantes em tópicos e conteúdos programáticos das disciplinas.

1.     AVALIAÇÃODOPROCESSODEENSINO-APRENDIZAGEM

 

O processo de avaliação do ensino-aprendizado dos discentes está pautadonas premissas constantes na Lei Nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, queestabeleceasdiretrizesebasesdaeducaçãonacional,assimcomonoRegulamentoDidáticoPedagógicodoEnsino do IFPA (2022). Desse modo, aavaliação será feita em seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Dopontodevistaqualitativo,oprocessoavaliativonocurso procuraráobservarodesempenhodiscentenoqueconcerneaoseudesenvolvimentointelectual, ou seja, à internalização dos assuntos relativos ao curso, assim como odesenvolvimentopessoalcomoaparticipaçãoematividadesacadêmicas,pontualidade na entrega de atividades propostas pelos docentes, assiduidade aocurso,relacionamentocommembrosdacomunidadeacadêmicaemgeral,engajamento em relação ao seu aprendizado com autonomia e disposiçãoparaconstruirecompartilharoconhecimentoououtrosaspectosconsideradosrelevantes pelo docente e que não estejam contemplados neste projeto, desde queem comum acordo com os discentes.

Paraobservarodesempenhodiscentessobumprismaquantitativo,odocente pode usar atividades variadas, buscando atender os diversos modos deaprendizagemcomoqualirádeparar-se,alémdaspeculiaridadesdecadadisciplina, como:

  Elaboração e execução de projeto;

  Experimento;

  Pesquisa bibliográfica;

  Pesquisa de campo;

  Prova escrita e/ou oral;

  Prova prática;


 

  Produção técnico-científica, artística ou cultural;

  Seminário;

  Relatórios.

O processo de avaliação da aprendizagem para o curso de Licenciatura emMatemáticaocorreráemacordocomocapítuloVIdoRegulamentoDidáticoPedagógico do Ensino do IFPA (2022), no qual, a avaliação da aprendizagemocorrerádeformadiversificadaedeacordocomapeculiaridadedecadacomponentecurricular.

Amédia semestral dar-se-á a partir do cálculo seguinte:

 

 

MF =1ª BI + 2ª BI≥ 7,0

2

 

LEGENDA:

MF=MédiaFinalemcadacomponentecurricular1ªBI=1ªAvaliaçãoBimestral

2ª BI = 2ªAvaliação Bimestral

 

O aluno será aprovado na componente curricular se obtiver média final (MF)no semestre maior ou igual a sete (MF ≥ 7,0) e frequência igual ou superior a 75%.Caso essa média seja menor que sete (MF < 7,0), o aluno deverá fazer umaavaliação final para tentar reverter sua situação. O discente estará aprovado seobtiver após a realização da avaliação final uma Média Final maior ou igual a sete(MF ≥ 7,0), calculada conforme abaixo. Caso contrário, estará reprovado.

 

MF =MB + PF≥ 7,02

 

LEGENDA:

MF=MédiaFinalemcadacomponentecurricularMB=MédiaBimestral

PF=ProvaFinal

 

O aluno reprovado em até 2 (dois) componentes curriculares poderá darprosseguimento aos estudos obrigando-se a cursar os componentes, em regime dedependência,emturmasehoráriosdiferenciadosdoqualseencontraregularmentematriculado.Jáseodiscenteforreprovadoem03(três)oumais


componentescurriculares,ficaráautomaticamentereprovado no período letivo,devendo cursar no semestre seguinte apenas os componentes curriculares em queficou reprovado.

 

Dessa forma, a avaliação de aprendizagem deve ser um processo amplo,sistemático,diagnóstico,contínuo,gradual,cumulativo, cooperativo envolvendotodos os aspectos qualitativos e quantitativos e diversificada, de acordo com apeculiaridade de cada componente curricular, conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do Ensino do IFPA (2022). Além disso, é importante resguardar aodiscente que não obtiver rendimento satisfatório o direito à recuperação de notas,que pelo documento supracitado, deve ser contínua e paralela, conforme descritono tópico 9. Metodologia, neste PPC.

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