Projeto Pedagógico do Curso

Espera-se que o estudante concluinte do curso de FIC em Espanhol - Nível Iniciante A2 tenha adquirido conhecimentos necessários à comunicação em Língua Espanhola no nível A2, tendo em vista as variabilidades da língua bem como as especificidades da mesma. Além disso, que possa dispor de mecanismos funcionais deste idioma, a fim de que se facilite a compreensão em diversas situações formais e não formais. Tais mecanismos dizem respeito principalmente a gama de vocábulos, conhecimento de expressões e formulações sintáticas e semânticas de textos orais e escritos. Processos estes adquiridos ao longo do curso. Assim, o estudante egresso deste curso deve ter demonstrado avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, estando preparado para dar continuidade aos seus estudos. Do ponto de vista da qualificação profissional, deve estar apto a atuar nas atividades relativas à comunicação na referida língua adicional com autonomia e com possibilidades de (re) inserção no mundo do trabalho.

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OBJETIVO GERAL: Desenvolver competências fundamentais no processo de aquisição e aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), e para autonomia dos alunos dentro de uma abordagem comunicativa no nível A2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Compreender e utilizar expressões familiares e cotidianas, assim como, enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas;

- Aprimorar a capacidade leitora e auditiva dos estudantes no que se refere a comunicação em língua espanhola;

- Interpretar textos de diferentes gêneros textuais em Língua Espanhola;

- Desenvolver o conhecimento do vocabulário e de estruturas gramaticais em língua espanhola;

- Promover o conhecimento de expressões idiomáticas próprias da língua espanhola;

- Praticar as estratégias de leitura;

- Compreender a linguagem verbal e não verbal dos textos;

- Fomentar de forma abrangente competências comunicativas, linguística e leitora;

- Estimular a autonomia do estudante no processo ensino-aprendizagem por meio das situações comunicativas no Ambiente Virtual.

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

Ambiente virtual de aprendizagem-AVA e tecnologias de informação e comunicação

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será o local no qual o curso será desenvolvido e acessado com auxílio de um provedor de internet. Corresponde à sala de aula do professor, da tutoria e do estudante. É o espaço on-line que reúne toda a rotina do curso, a programação de atividades, avaliações e interações entre todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.

O AVA institucional deste curso será o MOODLE IFPA, plataforma virtual que permitirá o acesso ao material didático, bem como aos conteúdos, às notícias e informações do curso. Pode ser acessado por meio do site do CTEAD. Em suma, o AVA será utilizado enquanto espaço para:

● socialização de materiais didáticos e conteúdos;

● feitura de atividades on-line;

● construção coletiva de conhecimento;

● interação entre professores, tutores e estudantes;

● publicação de notícias acerca do curso;

● acompanhamento do trabalho de professores e tutores;

● acompanhamento do progresso dos estudantes.

A plataforma Moodle é o ambiente exclusivo do curso, acessado em ferramentas individuais do aluno. Contudo, poderão ser utilizados outros recursos tecnológicos nas aulas virtuais, a exemplo do uso de smartphones, ou outros tipos de telefones celulares conectados à internet, biblioteca on-line, computadores, laptops, aparelhos de multimídia, câmera fotográfica, entre outros. Da mesma maneira, Instrumentos tecnológicos de ensino, aprendizagem e avaliação também poderão ser utilizados, como simuladores, laboratórios virtuais e outros.

Atividades a distância

De acordo com a estrutura curricular anteriormente estabelecida (descrita acima), as atividades a distância serão realizadas ao longo do curso por meio do AVA (ambiente virtual de aprendizagem) de forma periódica, levando em consideração que o estudante poderá ter acesso a qualquer tempo às atividades na plataforma Moodle, assim como acesso aos registros de conteúdos anteriores. A aula inaugural poderá ser por meio de uma ambientação, que se dará através de webconferência ou cartilha informativa, a fim de orientar os estudantes quanto a estrutura e metodologia do curso, mostrar conteúdos paralelos que os ajudarão no processo de aprendizagem e sanar dúvidas que possivelmente irão encontrar no decorrer do curso. Dessa maneira, a carga horária do curso foi dividida para que as horas a distância o aluno possa realizar, de acordo com sua disponibilidade, todas as atividades referentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Tutoria

A tutoria deve acompanhar o desenvolvimento das atividades a distância por meio de uma ambientação, que poderá ser via webconferência ou cartilha informativa, verificando a participação e identificando os avanços e dificuldades no sentido de fornecer o máximo de subsídios aos alunos, sendo realizado pelos docentes do próprio IFPA ou profissionais advindos de parcerias ou convênios.

Dentre as atribuições da tutoria, estão o envio de notícias, esclarecimento de dúvidas, lembrete de prazos de atividades, entre outras através do AVA. Ademais, os tutores deverão tirar dúvidas em salas virtuais, utilizando plataformas virtuais a serem definidas com os estudantes. Deve-se considerar primordialmente atividades realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem – AVA.

Para cada componente curricular a distância, a tutoria será exercida pelo próprio professor formador responsável pelo componente, caso a turma contenha no máximo 30 estudantes matriculados. Se houver além de 30 estudantes por turma, os mesmos deverão ser acompanhados por mais um professor tutor, desde que o total de estudantes seja distribuído igualmente entre tutores e professor formador.

Acessibilidade

As instituições de ensino da rede Federal que ofertarão o curso a distância EAD em Espanhol devem prover políticas públicas de inclusão, acessibilidade e permanência de acordo com documentos oficiais, bem como princípios e metas definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI de cada campus. Entende-se, nesse sentido, que acessibilidade é a forma de garantir, não somente o ingresso do aluno à Instituição, ao curso ou às ferramentas de conhecimento, mas de assegurar sua permanência de maneira que, em seu processo de aprendizagem não sofra nenhum tipo de exclusão seja por condições físicas, psíquicas ou de qualquer natureza que envolva preconceitos e julgamentos que impeça a aquisição do conhecimento.

No processo de acessibilidade também se garante o direito de acesso à pessoas com algum tipo de deficiência. Este, deverá ser realizado de acordo com o previsto no Decreto Nº 5.296/2004 que regulamenta e prioriza o atendimento educacional às pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, mental ou com mobilidade reduzida. Além disso, deve garantir o previsto na lei Nº 12.764/2012 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Nesse contexto, a participação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas- NAPNE dos campi é de suma importância, pois é ele que deverá dar suporte para o Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Do mesmo modo, deve-se assegurar também a acessibilidade física, conforme art 3º da Lei 13.146/2015 que garante estrutura adequada para o acesso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Assim, cabem aos campi proporcionar ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, com ou sem necessidade de adaptação, incluindo os recursos de tecnologia assistiva que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Cada campi deverá oferecer condições para que o público alvo, com ou sem necessidades especiais, tenham acesso para utilização dos espaços que devam possuir estruturas adaptadas para o ensino a distância, como equipamentos eletrônicos para informação e comunicação, bem como seus sistemas, tecnologias, instalações abertas ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana ou na rural.

Práticas comunicativas

As práticas de ensino aprendizagem entre estudantes, professores e da tutoria serão realizadas exclusivamente na plataforma Moodle a partir de fóruns e mensagens diretas. Caso seja extremamente necessário a utilização de outras ferramentas de mensagens tais como: WhatsApp, Telegram, Messenger (Facebook) deve ser feita de forma criteriosa e, quando eventualmente utilizadas, é necessário constar no AVA o registro da interação realizada por meio de imagens de tela (prints), arquivos de texto, logs e outras possibilidades que comprovem a comunicação realizada para oficializar o processo comunicativo entre os agentes envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

Outro mecanismo de facilitação das práticas educativas é a criação da Sala de Coordenação Virtual, configurada como um curso, no AVA (Moodle). Nela estará presente a figura do Coordenador do Curso (gestor da sala de Coordenação Virtual) ou a comissão local como responsável para possíveis esclarecimentos e orientações.

A referida sala será Coordenação Virtual será composta principalmente pelos seguintes itens:

● projetos simplificados de curso - PSC;

● calendários do campus e do curso;

● horários de funcionamento do campus e dos polos EAD onde o curso é ofertado;

● horários de trabalho de tutores;

● contatos dos profissionais envolvidos no curso, ao menos, dos coordenadores de polo, de curso e dos professores e tutores;

● fórum de notícias para a coordenação enviar informes relevantes dos cursos tais como eventos e outras situações acadêmicas;

● fórum para que os estudantes tenham como tirar dúvidas, dar sugestões e fazer reivindicações em relação ao curso;

● e-mail da coordenação de polo e de curso;

● telefone institucional disponível no horário comercial de funcionamento do polo.

 

Material didático e objetos de aprendizagem

Como material didático serão utilizados na plataforma digital (ambiente de aprendizagem do aluno), livros-base digitais (módulos), assim como também, vídeo-aulas contextualizados aos conteúdos do ementário e áudios individuais reforçando a habilidade linguística do estudante. O material didático que será utilizado no curso foi originalmente produzido no âmbito do Idiomas sem Fronteiras e ele está disponível para reutilização no repositório de recursos abertos da SETEC/MEC proEdu, acessível em http://proedu.rnp.br. Como auxílio, especificando-se materiais físicos, serão disponibilizados livros didáticos a serem consultados na biblioteca da instituição.

Não se aplica.

Considerando o conteúdo ementário, a metodologia, os recursos audiovisuais, ambiente virtual de aprendizagem, o material didático, a atuação dos profissionais e estudantes, a estrutura curricular e carga horária, será aplicado ao final do curso um questionário diagnóstico do curso direcionado a estudantes, professores e todos os agentes envolvidos. Além disso, o professor formador poderá produzir também um relatório de avaliação do curso.

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