Projeto Pedagógico do Curso

O perfil dos egressos de um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária compreenderá uma sólida formação técnico científica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Ao egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, caberá, considerandoaspeculiaridadesdaregiãoamazônica,umamaiorsensibilidade às questões ambientais e a busca permanente pela sustentabilidade. A proposta pedagógica do curso dará condições a seus egressos para adquirir competências e habilidadespara:

1.      Aplicar    conhecimentos   científicos,    tecnológicos    e    instrumentais   à engenharia;

2.      Projetar e conduzir experimentos e interpretarresultados;

3.      Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos eprocessos;

4.      Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia, evitando e/ou avaliando qualquer tipo de agressão socioambiental;

5.      Identificar, formular e resolver problemas de engenharia desenvolvendo e/ou utilizando novas ferramentas etécnicas;

6.      Avaliar criticamente e supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

7.      Atuar em equipesmultidisciplinares;


8.      Compreender a sua realidade histórica e intervir de forma criativa para o desenvolvimento do seumeio;

9.      Detalhar minuciosamente todos os sistemas de controle sanitário e ambiental;

10.  Compreender e aplicar a ética e responsabilidadeprofissionais;

11.  Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia em prol do desenvolvimento local esustentável;

12.  Assumir a postura de permanente busca de atualizaçãoprofissional.

 

 

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1.1   OBJETIVOGERAL

 

O curso proposto tem como escopo formar engenheiros ambientais e sanitários, com sólida base de conhecimento técnico-científico, para atuarem nas áreas de Meio Ambiente e Saneamento, com visão crítica e global da conjuntura política, econômica, social e cultural da região onde atua, especialmente da região amazônica. Nesse sentido, o profissional formado deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, com base nos princípios da sustentabilidade.

 

1.2   OBJETIVOESPECÍFICOS

 

 

         Habilitar profissionais com conhecimento na área sanitária (hidráulica e recursos hídricos, abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de águas residuárias, sistemas integrados de resíduos sólidos e controle de resíduos e vetores) e ambiental (monitoramento ambiental, gestão ambiental, avaliação de impacto socioambiental, recuperaçãodeáreasdegradadas,geotecnologiaaplicadaaosrecursos naturais, auditoria e períciaambiental).

         Estimular a autonomia intelectual e preparar profissionais com uma visão crítica e interdisciplinar dos problemas da região amazônica, possibilitandoousodetécnicaspreservacionistasemitigadoras,aliadas


às questões socioeconômicas;

         Propiciar o domínio da documentação técnica e sua aplicabilidade no controle ambiental, desenvolvendo condutas compatíveis com a legislação e os princípios de ética e deresponsabilidade.

Formar profissionais comprometidos com a cidadania coletiva e aptos para pesquisar, elaborar e propor soluções que permitam a harmonia das diversas atividades humanas com o meio físico e com os 

O engenheiro ambiental e sanitarista quase lida com a entrega de produtosfinais,emgeralprojetosdeproduçãoouempresarias.Porcontadisso, a melhor forma de um estudante de engenharia aprender é por meio da produção baseada no conhecimento disponível — ou seja, o aprendizado baseado em projetos. Muitas disciplinas do curso solicitam como avaliação o resultadodoquefoiestudadodeumaformaaplicável.Nessesentido,nãosóo produto final é importante, como também a construção daquilo que foi feito, bemcomoapreocupaçãoemlidarcomcontínuostestesparasechegarauma soluçãoeficaz.

Na Aprendizagem Baseada em Projetos os alunos são protagonistas e têm voz ativa. Isso quer dizer que eles precisam desenvolver autonomia. A


aprendizagem baseada em projetos torna a teoria e a prática indissociáveis. Nessa metodologia, não cabe ao docente, pois os próprios discentes devem buscar os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do professor.

A aprendizagem baseada em projetos tem o propósito de integrar diferentesconhecimentos,issodenotaseucaráterinterdisciplinar,fazendocom quedisciplinastécnicasseinterliguemásdisciplinaspropedêuticas,alémdisso, consegueenvolveroensinohíbrido,ouseja,apresentaaoportunidadedeusar o ensino presencial paralelamente ao ensinoremoto.

Essa metodologia proposta visa desenvolver habilidades como autonomia, proatividade e trabalho em equipe, além da comunicação interpessoal, que são bastante cobradas no mercado de trabalho. Outras habilidades que são aprimoradas são o raciocínio lógico, a criatividade, pensamentoreflexivoeacapacidadedeusardiferentesrecursostecnológicos, as quais são de grande valia para a formação dosengenheiros.

Ocursocontaaindacomacurricularizaçãodaextensão,ondeosfuturos engenheiros terão um momento de apresentar seus projetos para a comunidade interna e externa do IFPA. Isso certamente estimulará a comunicação e a liderança, ao mesmo tempo que fomenta a preparação para o mercado profissional, uma vez que apresentações de projetos, resultados, planos, entre outros temas são comuns no mundoempresarial.

Obviamentenemtodasasdisciplinaspodemteressaabordagem,então o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFPA – CampusParauapebas

– tende a manter a linha das metodologias ativas, rompendo com o modelo tradicional, fazendo com que o aluno seja o principal agente de construção do conhecimento,levando-seemconsideraçãoqueadinâmicadoaprendizadono contexto educacional tem passado por muitas transformações, sobretudo devidoàfacilitaçãodoacessoàsinformações.Comissoodocentesetornaum intermediador do processo deensino-aprendizagem.

 

Nesse paradigma, os docentes que atuarem no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFPA – Campus Parauapebas – serão estimulados a adotar metodologias ativas em suas disciplinas, como por exemplo, a sala de aula invertida e outras que privilegiam o caráter interdisciplinar do curso, bem como a interação entre teoria e prática.

As ações pertinentes de apoio ao discente consolidam-se por meio do amparo à aprendizagem, ao psicopedagógico e à permanência. As principais diretrizes do auxílio aos estudantes adotadas pelo IFPA são pautadas, principalmente,noDecretonº7.234-2010–DispõesobreoProgramaNacional deAssistênciaEstudantil–PNAES,naResoluçãonº513/2017/CONSUP/IFPA, que trata da permanência e êxito dos estudantes do IFPA, e nas Resoluções nº 07/2020/CONSUP/IFPA e 08/2020/CONSUP/IFPA, que regulamenta a Política de Assistência Estudantil noIFPA.

As ações de apoio ao discente objetivam, principalmente, a transformaçãodoambientedeaprendizagememumespaçodecidadaniaede promoção da dignidade humana, utilizando a assistência ao educando como base para realização de ações transformadoras no amplo desenvolvimento de tratativas sociais com os estudantes, de modo a gerar resultados no âmbito educativo e social. E consequentemente democratizar o acesso e promover a igualdade de condições para a conclusão docurso.

Dentre as ações de apoio ao discente, serão praticadas no Curso Superior em Engenharia Ambiental e Sanitária:

Auxílio Permanência: O auxílio permanência corresponde à concessão de auxílio financeiro a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, para contribuir com despesas de alimentação, transporte, moradia, atenção à saúde, creche e apoio pedagógico, visando à permanência e êxito nopercursoformativo.Orecursotemcomofinalidademinimizarasdificuldades socioeconômicas que o estudante apresenta para se manter no curso e visa garantirsuapermanêncianomesmo,conformeestabelecemasResoluçõesnº 07 e nº 08/2020/CONSUP/IFPA. Para estudantes PcD, conforme Instrução Normativanº02/2021/PROEN/IFPA,háumareservaderecursoexclusivapara esses alunos, sendo sua concessão acompanhada pelo Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Setor de AssistênciaEstudantil.

Iniciação Científica: Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFPA são ofertadas bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantesemprojetoscontempladosnoEdital.Duranteoperíodode12(doze) mesesoestudanterealizaatividadesdepesquisarelacionadasaoprojeto,sob


a supervisão de um professor coordenador do projeto, e elabora relatórios (parcial e final) sobre as atividades desenvolvidas. Os estudantes contempladosporbolsasdeICdevemobrigatoriamenteapresentaraprodução científica em um evento científico institucional ouexterno.

Programa Institucional de Auxílio às Atividades de Extensão (PROEXTENSÃO): o programa trata da concessão de recursos financeiros a projetos de Extensão, por meio da matriz da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (PROEX) e concessão de auxílio aos discentes, na modalidade Auxílio Assistência Extensão.

Participação em eventos científicos: os estudantes com trabalhos aprovados em eventos científicos podem solicitar apoio financeiro para participação(inscrição,alimentaçãoepassagens)atravésdeumeditaldefluxo contínuo, com recurso aportado para essefim.

Participação em grupos de pesquisa: atualmente o campus de Parauapebas/PAcontacom7(sete)gruposdepesquisaregistradosnoCNPq. Os estudantes podem solicitar a participação aos líderes dos grupos ou a professores vinculados aosgrupos.

Monitoria: Para auxiliar e fortalecer o aprendizado, o curso conta com Programa de Monitoria, regulamentado pela Instrução Normativa 04/2019/PROEN. Por meio desse programa os próprios alunos podem se candidatar aos editais e atuarem como monitores de disciplinas já cursadas. Estes monitores têm o compromisso de oferecer atendimento aos colegas discentes, em horários previamente divulgados, no formato de aulas de exercícios ou esclarecimentos individuais de dúvidas, sob a supervisão e acompanhamento de um professor responsável. São atividades de monitoria: orientação aos colegas em experiências, projetos, coleta de dados e levantamentos estatísticos; atendimento aos colegas para esclarecimento de dúvidas e dificuldades na aprendizagem; assessoramento às atividades práticas ou de campos executados pelos colegas; preparação de material didático, elaboração de exercícios práticos e colaboração no preparo e realização de seminários.

Atendimento Intraescolar: Os professores do campus contam com horários reservados especificamente para esclarecimento de dúvidas, nivelamento de conhecimento e auxílio no aprendizado. De acordo com a Resolução nº 194/2018 do CONSUP cada docente deve destinar o mínimo de


2 (duas) horas da carga horária semanal de trabalho ao atendimento aos alunos.

Recuperação Paralela: Técnica ou método alternativo de ensino- aprendizagem que tem por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectadas ao longo do período letivo conforme estabelece o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA. A recuperação paralela, deve ser compreendida como um ato contínuorealizado pelo professor durante o desenvolvimento dos conteúdos de sua disciplina quando forem identificados estudantes com dificuldades de compreensão de aprendizagem e/ou com baixo rendimentoescolar.

Projeto de Ensino: Os Projetos de Ensino possuem, dentre as suas finalidades, promover o desenvolvimento intelectual dos estudantes por meio de atividades supervisionadas, por um ou mais professores, com vistas à permanênciaeêxitodosestudantesemtópicoseconteúdosprogramáticosdas disciplinas.

 

 

8.       ACESSIBILIDADE

O processo de avaliação do ensino-aprendizado dos discentes está pautado nas premissas constantes na LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996,queestabeleceasdiretrizesebasesdaeducaçãonacional,assimcomo no regulamento didático-pedagógico do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. de 2019. Desse modo, a avaliação será feita em seus aspectos qualitativos equantitativos.

Do ponto de vista qualitativo o processo avaliativo do curso procurará observar o desempenho discente no que concerne ao seu desenvolvimento intelectual, ou seja, à internalização dos assuntos relativos ao curso, assim como o desenvolvimento pessoal como a participação em atividades acadêmicas, pontualidade na entrega de atividades propostas pelos docentes, assiduidade ao curso, relacionamento com membros da comunidade acadêmica em geral, engajamento em relação ao seu aprendizado com autonomiaedisposiçãoparaconstruirecompartilharoconhecimentoououtros aspectos considerados relevantes pelo docente e que não estejam contemplados neste projeto, desde que em comum acordo com osdiscentes.

Para observar o desempenho discentes sob um prisma quantitativo, o docente pode usar atividades variadas, buscando atender os diversos modos de aprendizagem com o qual irá deparar-se, além das peculiaridades de cada disciplina,como:

I-    Elaboração e execução de projeto; II-Experimento;

III- Pesquisa bibliográfica; IV- Pesquisa de campo;

V- Prova escrita e/ou oral; VI- Prova prática;

VII- Produção técnico-científica, artística ou cultural. VIII- Seminário;

IX - Relatórios;


O docente terá a liberdade de utilizar uma ou várias formas de avaliaçãoduranteosemestreletivo,decisãoquepoderádar-seunilateralmente pelo professor ou após discussão com a turma sobre a melhor alternativa de avaliação.

 

A média semestral dar-se-á a partir do cálculo seguinte:

 

MS= 1ª BI + 2ª BI ≥7,0 2

 

Em que:

MS = Média Semestral em cada componente curricular. BI = Avaliação Bimestral.

Oalunoseráaprovadonacomponentecurricularseobtivernotamaior ou igual a sete (MF≥7,0) e frequência igual ou superior a75%.

Caso a média semestral seja menor que sete (MF<7,0), o aluno fará provafinal.Oalunoestaráaprovadoapósarealizaçãodaprovafinalseobtiver Média Final maior ou igual a sete (MF≥7,0), calculada da seguinteforma:

 


 

 

 

Em que:


 MF = MB + PF ≥7,0

2


MF = Média Final em cada componente curricular MB = Média Bimestral

PF = Prova Final

 

Oalunoreprovadoematé2(dois)componentescurricularespoderá dar prosseguimento aos estudos obrigando-se a cursar os componentes, em regime de dependência, em turmas e horários diferenciados do qual se encontra regularmentematriculado.

 

O aluno reprovado em 03 (três) ou mais componentes curriculares ficaráautomaticamentereprovadonoperíodoletivo,devendocursarnoperíodo letivo seguinte apenas os componentes curriculares em que ficoureprovado.

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