Projeto Pedagógico do Curso

O profissional egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve ser capaz de aplicar o conhecimento acadêmico na identificação, avaliação e compreensãodeproblemasreaisedesenvolversoluções.Alémdisso,devetersenso críticoesercapazdeimpulsionarodesenvolvimentoeconômicodaregião,integrando formação técnico-científica àcidadania.

De acordo com o descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais por meio da resoluçãoDCN/CER5/2016,espera-sequeosegressosdocursodeBachareladoem Ciência daComputação:

I          - possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve;

II             - adquiram visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;

III            - conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção eanálise;

IV       -dominemosfundamentosteóricosdaáreadeComputação e como eles influenciam a práticaprofissional;

V      - sejam capazes de agir de forma reflexiva na construçãode sistemas de computação, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e asociedade;

VI          - sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e deaplicação;

VII               - reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidadesrelevantes.


 

De forma geral, o bacharel em Ciência da Computação terá habilidades e competências para realizar atividades de identificação, análise de requisito e infraestrutura, projeto, concepção, especificação, teste e implementação de soluções de Sistemas Computacionais, assim como realização de avaliação, gerência, segurança, suporte e manutenção dos referidos sistemas. Especificamente, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos capacitará o profissional para:

          Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de suaprofissão;

          Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção doconhecimento;

          Resolver situações-problema que exijam raciocínio abstrato, percepção espacial, memória auditiva, memória visual, atenção concentrada, operações numéricas ecriatividade;

          Ter iniciativa e exercer liderança;

          Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.

          Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;

          Criar documentação técnica e pesquisar documentaçãoon-line;

          Empreender negócios em sua área deformação;

          Compreender os fatos essenciais, os conceitos, os princípios e as teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de software e hardware e suasaplicações;

          Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

          Posicionar-se criticamente frente às inovaçõestecnológicas;

          Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemascomputacionais;

          Coordenar ou integrar equipes de planejamento de sistemas computacionais, participando da elaboração de projetos de infraestrutura e de suporte computacional;


 

          Gerenciar e avaliar a aquisição de equipamentos, máquinas e insumos necessários para funcionamento ou expansão do parque computacional, considerando os custos e reais necessidades docliente;

          Propor e participar de estudos de atualização em tecnologias emergentes, posicionando-se em relação às necessidades de expansão de ambientes computacionais;

          Traçar diretrizes de segurança das redes de comunicação objetivando a proteção de seus usuários, equipamentos eserviços;

          Atuar na administração de departamento de Tecnologia de Informação de Instituições, empresas e demais organizações dasociedade;

          Realizar testes em redes visando identificar problemas e soluções nos processosimplementados.

          Realização de testes para identificação e gerenciamento de riscos que podem estarenvolvidosnaoperaçãodeequipamentosdecomputaçãoecomunicação de dados (incluindo os aspectos de dependabilidade esegurança);

          Especificar, projetar, implementar, manter e avaliar sistemas de computação, empregando teorias, práticas e ferramentasadequadas;

          Concebersoluçõescomputacionaisapartirdedecisõesvisandooequilíbriode todos os fatores envolvidos, empregando metodologias que visem garantir critériosdequalidadeaolongodetodasasetapasdedesenvolvimentodeuma solução computacional;

          Aplicação de boas práticas e técnicas reconhecidas no planejamento, execução, acompanhamento, medição e gerenciamento geral da qualidade de sistemas computacionais e redes decomunicação;

          Aplicarosprincípiosdegerência,organizaçãoerecuperaçãodainformaçãode vários tipos, incluindo texto imagem som evídeo;

 

          Aplicar os princípios de interação humano-computador para avaliar e construir uma grande variedade de produtos incluindo interface do usuário, páginas WEB, sistemas multimídia e sistemasmóveis.

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1.      OBJETIVO

 

1.1      OBJETIVO GERAL

 

O curso superior de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio da computação e proporcionar a formação que lhe permita melhor reflexão sobre a sociedade, a identificar, avaliar e propor soluções de problemas computacionais aplicados em

 

 

diversas áreas e sabendo agir de forma consciente, ética, empreendedora e inovadora, orientando sua ação para o desenvolvimento social, ambiental e produtivo da sociedade em geral e no mundo do trabalho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

1.2      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Oferecer um currículo que associe teoria e prática no processo de formação dos discentes;

Oferecer um currículo que habilite os discentes à realização competente e ética de projetos de pesquisa voltados para a produção do conhecimento no domínio da Ciência da Computação;

Oferecer um currículo que permita aos egressos reconstruir e construir conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação, como bases indispensáveis à atuação profissional;

Proporcionar as condições necessárias para que os egressos do curso possam analisar criticamente a dinâmica da sociedade brasileira e as diferentes formas de sua inserção e participação nesse contexto para que, a partir de então, possam atuar com competência e compromisso ético com as transformações sociais orientadas à construção de uma nova sociedade.

Praticar a interdisciplinaridade para que possa atuar em diferentes domínios de ambientes e sistemas computacionais.

Atuar de forma empreendedora na busca de soluções mais eficazes, incluindo novas tecnologias, produtos e serviços.

Aprender de forma contínua e autônoma sobre métodos, instrumentos, tecnologias de infraestrutura e domínios de aplicação da computação, além de se adequar rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho.

Exercitar a inovação da computação, buscando seu desenvolvimento científico e tecnológico além de suas aplicações tradicionais.

 

 

Exercitar o envolvimento em pesquisa científica, seja individual ou por meio de participação em grupos ou em intercâmbio com instituições e centros de pesquisa e inovação tecnológica

1.      METODOLOGIA

 

A prática docente é didaticamente orientada para a utilizaçãodediferentes métodos,                    técnicas   e   estratégias    de   ensino   com    o   objetivo    de    atender   a heterogeneidadedocorpodiscentedocursodeBachareladoemCiênciada Computação. Neste aspecto, a construção do saber permeiaamobilização, problematizaçãodetemasrelacionadosaTecnologiadaInformaçãoeComunicação, valorizando o conhecimento adquirido e sua devida atualização aliadaaosprincípios éticoseaosvaloressociais,políticoseeconômicoscomprometidoscomasociedade.

Considerando importante a interação entre discentes, docentes e comunidade daáreadeabrangênciadocampuseextrapolaçãodoespaçofísicodassalasdeaula são elaborados e executados de projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares que visam a melhoria na qualidade de vida, abordando diferentes olhares e conhecimentos sobre determinada situação-problema.

Afimdesedimentararelaçãoteoriaeprática,devitalimportânciaemcursosda área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e tornar os encontros de aprendizagemmomentosdetrocadeexperiências,diálogoeproduçãosignificativa,


 

as aulas são dinamizadas por meio da utilização de recursos tecnológicos (computador, datashow, internet, e-mail, ambiente de aprendizagem SIGAA), aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas e enriquecimento do assunto abordado com auxílio de obras, imagens, artigos e vídeos entre outros, conforme a atualização metodológica apontar como necessária.

Ocursotambémpossibilitaodesenvolvimentodeconteúdosedeestratégiasde aprendizagem inovadoras como o estímulo aos docentes para a utilização metodologiasativas(comooEnsinoHíbridoeaAprendizagemBaseadaemProjetos, por exemplo), que permitam o contínuo acompanhamento das atividades e proporcionem um maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativanaconstruçãodeconhecimentoetransformando-osemprotagonistasdaprópria aprendizagem.

Para garantia da eficácia das estratégias de ensino, o planejamento destas estratégias ocorre de forma coletiva ao início de cada semestre letivo. Sendo sua avaliação contínua, juntamente com o NDE e Colegiado do Curso, com o objetivo de retroalimentação e readequação das práticas educativas de forma que sejam desenvolvidasascompetênciasehabilidadesnecessáriasparaapráticaprofissional. O documento norteador das ações educativas do docente é a ementa disciplinar enquanto reflexo do objetivo do curso e dos documentos orientadores a nível institucional,estesdeconhecimentodogrupodiscenteedocentecomafinalidadede maior interação entre as diferentes áreas de conhecimentos na construção do “aprender aaprender”.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como princípio pedagógico, consagrado juntamente com o princípio da autonomia universitária, na ConstituiçãoFederalde1988,nostermosdoartigo207éessencialparaoavançodo conhecimentocientíficoeparaaformaçãodeprofissionaistecnicamentecompetentes e eticamente comprometidos com asociedade.

Apromoçãodoensino,dapesquisaedaextensãonocursodeBachareladoem CiênciadaComputaçãoéconsideradafundamentalparaaefetivaçãodopapelsocial doinstituto.Assimsendo,éefetuadapelotrabalhoconjuntodocoordenador,


 

docentes, discentes e comunidade a partir do desenvolvimento e/ou participação em ações e projetos que abranjam as dimensões científica, social, cultural, política, ambiental e econômica. Com foco no combate à exclusão social e no compartilhamento dos saberes produzidos, propiciando a conquista da cidadania e a percepção do meio ambiente, como patrimônio natural e cultural da humanidade.

 

No decorrer do curso, o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão é articulado de forma transdisciplinar e interdisciplinar em função das demandas regionais,fomentadopeladisponibilizaçãodebolsasdeiniciaçãocientíficaoferecidas pelo Instituto Federal do Pará. Dessa forma, ocorre aproximação entre teoria-prática e sociedade-instituto.

APolíticadeAssistênciaEstudantiléconcebida,noCampusTucuruí,comopartedo processo educativo e se concretiza por meio de ações e programas, voltados ao estudante, com objetivo de melhorar a permanência e o êxito escolar. Todas ações de Assistência Estudantil do Campus estão fundamentadas em dois principais documentos: oDecretonº7.234/2010,queregulamentaoProgramaNacionaldeAssistênciaEstudantil

   PNAES e a Resolução N° 07/2020- CONSUP, que institucionaliza a Política de Assistência ao Estudante no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -IFPA.

No Campus Tucuruí, a assistência estudantil é exercida de forma articulada ao ensino, à pesquisa e à extensão, com vistas à formação integral, estimulando a criatividade, a reflexão crítica e a apreensão das dimensões cultural, esportiva, artística, política, científica e tecnológica. O Campus Tucuruí desenvolve ações de assistência ao educando,taiscomo:Auxíliotransportemunicipal,auxíliotransporteintermunicipal,auxílio moradia,auxíliocreche,auxíliosaúdecomrecursoparaacompradeóculosemedicação contínua, bolsa estudante-atleta, reforço alimentar, auxílio digital, uniforme escolar, atendimento psicossocial, horários de atendimento intra-escolar, aulas de reforço, apoio financeiro e transporte institucional para realização de visitas técnicas, apoio financeiro para participação de discente em eventos técnico científicos, culturais e esportivos, bolsa de iniciação científica para participação em projetos de pesquisa, extensão, monitoria ou inovação.

O discente também pode participar do Programa de Bolsa Permanência do MEC, programa este que é gerenciado pelo Setor Psicossocial do Campus e Pró–reitoria de Ensino do IFPA.

O discente do curso, para ter acesso aos auxílios financeiros, deve participar e atender os requisitos estabelecidos nos editais, que são publicados anualmente pela Diretoria de Ensino e Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação.

 

Além disso, quanto ao apoio pedagógico- psicossocial o discente pode contar com a equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicóloga, assistente social, técnica educacional e assistente de alunos.

AsistemáticadeavaliaçãodoCursodeBachareladoemCiênciadaComputação terácomobaseoRegulamentoDidático-pedagógicodoensinodoIFPA,asDiretrizes Curriculares Cursos Superiores de Bacharelado e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Será observada também a capacidade do aluno de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e competências necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do curso.


 

As avaliações deverão ser realizadas utilizando instrumentos que contemplem trabalhos efetuados de forma coletiva ou individual, com vistas a verificar se o aluno logrouatingirascompetênciasehabilidadesexigidasemcadasemestre.Oprofessor poderá utilizar diferentes formas e instrumentos de avaliação, que levem o aluno ao hábito da pesquisa, da reflexão, da criatividade e aplicação do conhecimento em situações variadas, tais como: Elaboração e execução de projeto, Experimentos, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa de campo, Prova escrita e/ou oral, Prova prática, Produção técnico-científica, artística ou cultural eSeminário.

Em atendimento ao regulamento didático do IFPA, os docentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação proporcionarão estratégias para recuperaçãoparalelaaosdiscentesqueapresentemdificuldadesnaassimilaçãoe/ou no acompanhamento dos conteúdos do componente curricular ministrado. As estratégias de recuperação paralela poderão ser realizadas por meio de atividades individuais ou em grupo, em horário específico previamente estabelecido para este fim.

A avaliação será diagnóstica e formativa, ocorrendo de forma processual e contínua, por meio da qual o professor, munido de suas observações, terá um diagnóstico pontual da turma. Os resultados das avaliações deverão ser utilizados peloprofessorcomomeioparaaidentificaçãodosavançosedificuldadesdosalunos, comvistasaoredimensionamentodotrabalhopedagógiconaperspectivadamelhoria do processoensino-aprendizagem.

A média semestral de cada componente curricular cursada será calculada da seguinte forma:


 

 

Onde:


𝑀𝑆 = 𝐵𝐼 + 2ª𝐵𝐼  7,0 2

 

MF = Média Final em cada componente curricular BI = Avaliação Bimestral


 

O aluno será aprovado na componente curricular se obtiver nota maior ou igual a sete (𝑀𝐹 ≥ 7,0) e freqüência igual ou superior a 75%.


 

Caso a média semestral seja menor que sete (𝑀𝐹 < 7,0), o aluno fará a prova final. O aluno estará aprovado após a realização da prova final se obtiver Média Final maior ou igual a sete (𝑀𝐹 ≥ 7,0), calculada da seguinte forma:

𝑀𝐹=𝑀𝐵+𝑃𝐹7,0 2

Onde:

MF = Média Final em cada componente curricular MB = Média Bimestral

PF = Prova Final

 

O aluno reprovado em até 2 (dois) componentes curriculares poderá dar prosseguimento aos estudos, obrigando-se a cursar os componentes, em regime de dependência, em turmas e horários diferenciados do qual se encontra regularmente matriculado.

 

O aluno reprovado em 03 (três) ou mais componente curriculares ficará automaticamente reprovado no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas os componentes curriculares em que ficou reprovado.

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