O presente projeto surge a partir do reconhecimento da necessidade de promover o conhecimento e implementação das boas práticas em Instalações Prediais de Baixa Tensão e suas proximidades. A iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências no curso é sem dúvida um passo importante para a realização deste objetivo.
O curso foi desenvolvido por um conjunto de procedimentos empregados para atingir os objetivos propostos. Respeitando-se a autonomia dos docentes na transposição didática dos conhecimentos selecionados nos componentes curriculares. A metodologia de ensino pressupõe procedimentos didático- pedagógicos que auxiliam os alunos nas suas construções intelectuais, procedimentais e atitudinais, tais como:
· Problematizaroconhecimento,semesquecerdeconsiderarosdiferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade do aluno, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes;
· Elaborareimplementaroplanejamento,oregistroeaanálisedasaulase
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MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
INSTITUTOFEDERALDEEDUCAÇÃO,CIÊNCIAETECNOLOGIADOPARÁ
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atividadesrealizadas;
· Contextualizarosconhecimentos,valorizandoasexperiênciasdosalunos, sem perder de vista a (re)construção dossaberes;
· Elaborar materiais didáticos adequados a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo;
· Diversificar as atividades acadêmicas, utilizando aulas expositivas dialogadas e interativas, desenvolvimento de projetos, aulas experimentais, seminários, debates, atividades individuais e em grupo, exposição de filmes, grupos de estudos, oficinas eoutros;
· Utilizar recursos tecnológicos adequados ao público envolvido para subsidiar as atividades pedagógicas;
· Disponibilizar apoio pedagógico para alunos que apresentarem dificuldades, visando à melhoria contínua daaprendizagem;
· Realizar atividades didáticas e práticas, reforçando a necessidade da interação entreteoriae prática,utilizando-seda metodologiadeprojetos.
A organização curricular do projeto deste curso complementa-se com os seguintes elementos:
· Participação dos docentes na elaboração das propostas pedagógicas desenvolvidas na efetivação do Projeto;
· Integraçãoearticulaçãodosconhecimentosemprocessopermanentede interdisciplinaridade e contextualização.
Agestãodosprocessospedagógicosdestecursoorienta-sepelosseguintes princípios:
· Davinculação entreeducaçãoetrabalho;
· Daaprendizagem edos conhecimentossignificativos;
· Daconstruçãocoletivadoconhecimento;
· Dorespeitoaosereaossaberesdosestudantes.
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O curso de Formação Inicial e Continuada em Eletricista Instalador Predial de BaixaTensão,namodalidadepresencial,temcomoobjetivogeralproporcionaraatu- ação dos egressos como Eletricista predial, de forma a promover o desenvolvimento educacional, social e econômico, oportunizando-lhes a qualificação profissional por meio do curso em questão.
Opúblicoalvoaoconcluir ocurso,deverá sercapazde:
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· Formar profissionais para atuar na execução de instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos;
· Utilizar corretamente as normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente;
· Planejar e realizar serviços elétricos de instalação e distribuição de baixa tensão;
· Desenvolver habilidade de montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em instalações prediais, empregando procedimentos técnicos e de segurança normalizados;
· Trabalharemconformidadecomasnormasecomosprocedimentostécnicos de qualidade, segurança e higiene; bem como, executar trabalhos individualmente e/ou em equipe respeitando a ética profissional e o meio ambiente.
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A avaliação dos alunos compreende oenvolvimentoapresentado pelo alunono decorrerdocursoenasdiferentesetapasdoensinoprofissionalizanteedostrabalhos práticos, considerando-se as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos necessários ao perfil de conclusão do profissional.
O processo de avaliação será contínuo e interativo para que o aluno possa reavaliar o seu processo de aprendizagem e ajustar às necessidades do seu desenvolvimento, possibilitando o replanejamento do ensino nas próximas etapas. A avaliação consolida-se na sua participação em sala de aula, no desempenho das atividades propostas, na capacidade de aplicação do conteúdo em discussões e trabalhos,bem como nas ações práticas, em concordância com asdiretrizes da LDB n°. 9.394/1996.
Quanto à expressão dos resultados das avaliações, estes serão conceitos que evidenciarão o desenvolvimento das competências do componente curricular, sendo representadas por Aprovado ou Reprovado.
Quantoàrecuperação,elaseráimediataàconstataçãodasdificuldadesdo
aluno,pormeiodesoluçãodesituações-problema,realizaçãodeestudosdirigidose
CoordenaçãodeExtensãoeEstágio-CEE–CampusItaituba
Avenida Universitária, s/nº Bairro Maria Madalena Itaituba, Pará CEP:68.180-970Fone: (93) 99182-3277 E-mail: extensao.itaituba@ifpa.edu.br Site:www.itaituba.ifpa.edu.br
outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Todos os educandos do curso FIC devem ser avaliados em momentos individuais e coletivos. Os critérios estarão pautados nos principais conteúdos das áreas do conhecimento, presentes na proposta curricular.
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