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AQUICULTURA INTEGRADO AO ENSINO MÈDIO


O curso encontra-se inserido no Eixo tecnológico Recursos Naturais que compreende, segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Este curso abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Na organização curricular do curso estão integrados conceitos como ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

A organização curricular do Curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio foi elaborada de forma a ofertar uma educação profissional que seja “integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia” (Artigo 39 da LDB), objetivando o “permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva” (Artigo 39 da LDB), permitindo aos discentes, efetivo acesso às conquistas cientificas e tecnológicas da sociedade, que tanto modificam suas vidas e seus ambientes de trabalho.

É fundamental que o técnico no seu campo de atuação, tenha consciência do seu papel na sociedade como profissional e cidadão e exerça suas funções com responsabilidade, ética e criatividade, sendo participante e não somente observador das transformações políticas e sociais que ocorrem de forma cada vez mais rápida no mundo globalizado, motivado a participar de equipes multidisciplinares; envolver- se na solução dos problemas e no desenvolvimento local e regional.

Os elementos estruturais da organização curricular deste curso estão pautados no Eixo Tecnológico Recursos naturais, e tem como base a flexibilidade curricular, as metodologias ativas de aprendizagem, a prática como base da construção do conhecimento, nas modalidades de avaliação e nas atividades de pesquisa e extensão.

O plano baseia-se em técnicas pedagógicas que possibilitem a realização do processo ensino-aprendizagem num sentido teórico-prático, destacando-se o fortalecimento dos estágios em ambientes extraclasse, implicando no aprofundamento dos conteúdos humanísticos da prática profissional.

 A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teórico-práticas, com ênfase ao exercício de atividades profissionalizantes; integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem ambientes práticos, como o Laboratório de Tecnologia do Pescado, Laboratório de Aquicultura, Laboratório de Pesca, onde o aluno terá oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico.

As atividades de Estágio Curricular são práticas educativas que facilitam sua passagem do ambiente escolar para o mundo do trabalho, a serem desenvolvidas no decorrer e ao final do curso, em complexidade crescente e obedecendo a orientação da Lei do Estágio e as Diretrizes Curriculares. Estas práticas permitem ao aluno adquirir experiência profissional que nem sempre o curso pode ofertar, de quando os ensinamentos teóricos recebidos com o setor profissional, enfatizando a relação direta das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, o currículo do curso será elaborado em torno dos eixos temáticos “Base Diversificada e Núcleo Politécnico” fundamentado nas características da formação do profissional, com a correspondente atribuição do título, nas atividades e competências para o exercício profissional, nos arranjos produtivos locais e regionais e no compromisso social.

Desse modo, o Técnico em Aquicultura poderá atuar na esfera pública em secretarias, instituições de ensino, empresas de assistência técnica, entre outros. Igualmente, atuará, na esfera privada, em empresas prestadoras de serviços, escritórios de projetos e consultorias, indústrias de beneficiamento de pescado, estações de alevinagem. E não menos importante, este profissional poderá implantar seu próprio empreendimento aquícola, transformando-se num excelente produtor de pescado.

O egresso do Curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio é o profissional cidadão que possui uma formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma, de modo a permitir sua atuação na área dos Recursos Naturais e inserção no mundo do trabalho. Espera-se que esse profissional esteja capacitado tanto a exercer suas atividades com competência técnica, autonomia e criatividade, quanto capacitado a posicionar-se politicamente em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

Especificamente, esse profissional tem sua atuação focada em:

  • Analisar e avaliar os aspectos técnicos, econômicos e sociais da cadeia produtiva do setor aquícola;
  • Aplicar a legislação e as normas ambientais, aquícolas e sanitárias vigentes, além de outras inerentes à área;
  • Conhecer e aplicar as normas de desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história;
  • Dominar as técnicas e procedimentos de manejo e nutrição de organismos aquáticos;
  • Manter a integridade ambiental utilizando equipamentos apropriados, monitoramento da água e dos animais que a habitam;
  • Dominar os processos de beneficiamento do pescado, dentro dos padrões de qualidade e sanidade exigidos em lei;
  • Avaliar a viabilidade econômica de empreendimentos aquícolas, elaborando planilhas de custos de implantação e manutenção do cultivo;
  • Organizar a comercialização e escoamento da produção;
  • Executar atividades de extensão e gestão na cadeia produtiva;
  • Ser um agente impulsionador do desenvolvimento sustentável da região, integrando a formação técnica à humana na perspectiva de uma formação continuada.
Program Coordination: ANINHA MELO MOREIRA

Phone:

E-mail: aquicultura.braganca@ifpa.edu.br

Professional Title: TÉCNICO EM AQUICULTURA CNPQ's Knowledge Area: No available at this moment Teaching Modality: Integrado

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
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  • 19/02/2024 - 27/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 02/01/2024 · Start of semester 2024.1.
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