Apresentação

O IFPA Campus Castanhal é uma Autarquia Federal vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação, e está localizado às margens da BR-316, km 63, no município de Castanhal, na mesorregião do leste paraense e na microrregião Bragantina, no estado do Pará.
De acordo com a resolução nº 111, de 19 de agosto de 2015 do Conselho Superior do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (CONSUP), o IFPA – Campus Castanhal tem área de atuação abrangendo os seguintes municípios: Aurora do Pará, Bujaru, Castanhal, Concórdia do Pará, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Ipixuna do Pará, Irituia, Magalhães Barata, Mãe do Rio, Maracanã, Marapanim, Santa Isabel do Pará, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Tomé-Açu.
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo a ser ofertado pelo Campus Castanhal do IFPA atende à demanda de qualificação dos docentes que atuam nas áreas rurais dos municípios supracitados. O Curso está inserido na área de educação e tem como objeto principal a escola de Educação Básica do Campo, com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos na área das Ciências Humanas e Sociais. Pretende formar e habilitar professores que ainda não possuem curso de licenciatura, moradores e ou trabalhadores de assentamentos, acampamentos, agrovilas, comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas e de movimentos sociais que atuam nas Escolas do Campo e jovens e adultos pertencentes às comunidades do campo que tenham concluído o Ensino Médio. Simultaneamente, o curso pretende contribuir para a construção coletiva de um sistema público de educação para as escolas do campo.

Para tanto, o Plano Pedagógico de Curso em questão está orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução CNE/CP nº2/2015) e, em complementação, pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução CNE/CEB nº1/2002), para seu planejamento e execução.
A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em oito eixos voltados para as Ciências Humanas e Sociais. A organização curricular prevê etapas presenciais em regime de alternância entre Tempo/Acadêmico e Tempo/Comunidade, tendo em vista a articulação intrínseca entre educação e a realidade específica das populações do campo, bem como a necessidade de facilitar o acesso e a permanência no curso dos professores em exercício, ou seja, evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo corrobora com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica que são aplicadas à formação de professores para o exercício da docência no ensino fundamental, no ensino médio e nas respectivas modalidades de educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola), concentradamente na área das Ciências Humanas e Socais.

Coordenação do Programa: ALIENE DA SILVA SOUSA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: LICENCIADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 170/2019-CONSUP de 25/09/2019 Portaria de Autorização de Funcionamento: Resolução nº170/2019-CONSUP Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 698 SERES/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento:
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