Corpo Docente com Formação em Geografia

Alexandre de Oliveira Souza

Possui Curso Técnico em Guia de Turismo, pelo SENAC (2004), graduação em Geografia (UFPA, 2005). Tem Mestrado em Geografia (UFPE, 2008). Lecionou: na rede Marista São Luis (2006), na UFPE (2007), no Colégio Atual (2008), na Faculdade Santa Helena (2008), na Faculdade de Formação de professores de Belo Jardim - FABEJA (2011), na Licenciatura em Geografia, pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC (2012). Atuou como Analista de Desenvolvimento Ambiental, na área de Geografia (2010). Foi professor do Instituto Federal do Espirito Santo - IFES (2012). Possui experiência em Educação à Distância (EAD). Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Geomorfologia e Educação Ambiental. Trabalha com a musicalidade na Geografia nos cursos técnicos integrados, a Geografia nas letras das músicas (2020). Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/6583297799275546

 

Aline Reis de Oliveira Araújo  

Doutorado em andamento em Geografia pelo PPGEO/UFPA, Mestrado em Geografia, Especialização em Educação Ambiental e Conservação dos Recursos Hídricos e Graduação em Geografia pela UFPA. Docente Efetiva do IFPA, Campus Belém. Ata na área de formação de professores de Geografia, educação ambiental e meio ambiente urbano. Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/1325342262249890

 
Athila Lima KzaM
Doutor em Geografia (UFPA). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (Unama). Licenciado em Geografia (UFPA). Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Coordenador e professor do Colégio Integrado. Coordenador do X Encontro de Geopolítica. Autor dos livros Amazônia Decifrada: para quem quer ser Amazônida (2012) e Geopolítica e Atualidades (2018). Autor do material didático do Colégio Integrado Belém. Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/3176466490626251

Claudio Nascimento da Costa
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA. Mestre em Educação com ênfase em Políticas Públicas Educacionais (PPGED/ UFPA)- 2015. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF- 2013). Especialização em Educação Técnica em Ensino Médio Integrado (IFPA - 2011). Licenciado em Pedagogia (UEPA - 2014); Licenciado e Bacharel em Geografia (UFPA-2004). Membro dos Grupos de Pesquisa Gestão, Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON), e também do Saberes Geográficos: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão (SABGEO), atua como Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas em Educação Integral da Rede Básica de Ensino; no Ensino médio Integrado; e com as Metodologias Ativas no Ensino de Geografia. Link do currículo: http://lattes.cnpq.br/3737862825036880
 
Cledson Nahum Alves
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Pará (2003) e Especialização em Desenvolvimento de áreas da Amazônia do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA (2004). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão Ambiental Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos, ambiente, geografia, ensino e bairro. Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/0939504359972863

Ellen Cristina Do Monte Silva
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa Dinâmicas territoriais na Amazônia . Participo do grupo de pesquisa Saberes Geográficos: diálogo entre ensino, pesquisa e extensão do curso de Geografia (IFPA campus Belém). Tem experiência em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial em Reservas Extrativistas Marinhas na Zona Costeira da Amazônia Paraense. Possui graduação de Licenciatura em Geografia, IFPA (2007). Especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais (IFPA - 2008) e Educação Ambiental para Uso dos Recursos Hídricos (FIBRA - 2011). Mestra em Geografia na Universidade Federal do Pará (2014). Link do Cirrículo: http://lattes.cnpq.br/2643126061475977

Lazaro Wandson De Nazaré Teles
É Graduado em Geografia (Uft, 2008); Membro do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários - NURBA/UFT; Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (uft); Doutor em Geografia (usp, 2021). Link do Cirrículo: http://lattes.cnpq.br/7267134539047419

Maria Albenize Farias Malcher
Licenciada em Geografia (ifpa, 2006) e especialista em Educação para Relações Étnicorraciais (2008). Mestra em Geografia (ufpa, 2011). Doutora em Geografia (ufce, 2017). É militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA); Diretora de Relações Institucionais da Associação de Pesquisadores/as Negros/as ? ABPN e Coordenadora do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros/CONNEAB (2020-22), Gestão Aquilombar). Tem experiência em Educação para a Relações Raciais - ERER com ênfase nos seguintes temas: territórios quilombolas; movimento negro (movine); movimento de mulheres negras. Link do Cirrículo: http://lattes.cnpq.br/8626231439894245

Michel Pacheco Guedes
Licenciatura em Geografia (Universidade Vale do Acaraú), especialista em Educação Ambiental e Uso dos Recursos Hídricos (FIBRA); Mestrado em Geografia (PPGEO/UFPA), Doutorando em Geografia (PPGEO/UFPA), com experiência na docência no ensino superior no ramo da Geografia Física. temas: água; BNCC; Pedagogia de Projetos e Recursos Hídricos, Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geografia das Águas da Amazônia (GGAM/UFPA/FGC), e no Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (NECAPS/UEPA), sobre as Linhas: Recursos Hídricos (Gestão e Gerenciamento); Educação Ambiental, uso e gestão das águas. Saneamento Básico; Ensino de Geografia e SocioBiodiversidade, Sustentabilidade e Educação. Link do Cirrículo: http://lattes.cnpq.br/6267976675355293

Ronaldo da Cruz Braga

Geógrafo Bacharel e Licenciado e Mestre em Geografia na linha de Recursos Naturais e Meio Ambiente (GEOGRAFIA FÍSICA) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Doutor em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA/EMBRAPA/MUSEU. Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/4599538561855212

 

Shirley Capela Tozi

Bacharel e Licenciada em Geografia (ufpa, 2002), Mestrado em Geografia (ufpa, 2007), Doutora em Geografia Humana (usp, 2021). atuou em diversas escolas do Estado do Pará e também em Universidades Particulares. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos e climatologia. ink do Currículo: http://lattes.cnpq.br/7296133992346123


Susane Cristini Gomes Ferreira

Graduada em Engenharia de Pesca (ufra, 2013). graduação em Licenciatura em Geografia (cesumar, 2021). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2022) e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2023) pelo IFES. Mestre em Ciências Ambientais no convênio Universidade Federal do Pará-UFPA/ Museu Paraense Emílio Goeldi/ EMBRAPA (2017), atuado no grupo de pesquisa: "Estudos e Modelagem Hidroambientais da Amazônia" (NAEA/UFPA); atuando na linha de pesquisa: "Gestão de recursos naturais" e no grupo de pesquisa: "Economia, Conservação e Governança Ambiental da Amazônia". Doutorado sanduíche (novembro de 2019 a maio de 2020) na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "Dinâmicas socioeconômicas relacionadas às plantações de dendê no estado do Pará, Brasil, leste da Amazônia". Possui pós-doutorado desenvolvido em um convênio entre a Universidade Federal do Pará e a Queens University no projeto intitulado "Dendê em territórios aquáticos: os impactos da expansão da plantação nos recursos hídricos e nos meios de subsistências locais na Amazônia brasileira". Link do currículo: http://lattes.cnpq.br/0148757854149278


Tiago Veloso dos Santos

Geógrafo (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Geografia (PPGEO/UFPA, 2010). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia (GEOURBAM), Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Divulgação de pesquisas e análises no Twitter: (@Tiveloso).  Link do Currículo:http://lattes.cnpq.br/4643759172280785

 
Wallace Wagner Rodrigues Pantoja
Doutor em Geografia (UnB, 2018). Mestre em Geografia (UFPA, 2011). Bacharel e Licenciado em Geografia (ufpa, 2005). Em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA. Atuou como professor na Secretaria de Educação do Pará (2008-2020), Universidade da Amazônia (2012-2013), IFPA Campus Tucuruí - via Programa Nacional de Formação de Professores (2012-2014) e Universidade de Brasília (2015-2017). Tem experiência na área de Geografia e Estudos Amazônicos, com interesse nos campos: Geografia Cultural, Geografia e Religião,Teoria e Método Fenomenológico-existencial; Metodologia do Ensino da Geografia, Geocartografia, Educação do/em Campo, Lugar/Lugaridade e Geografia LGBTQIA+ e Teoria Queer.



SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02