Projeto Pedagógico do Curso

3.1  PerfilProfissionaldeConclusão:

O curso FIC de Aquicultor irá formar profissionais que poderão desenvolver suaprática em seu prórpio lote e/ou ser requisitados pelo mercado de trabalho local e regional. Ocurso visa, ainda, capacitar os produtores rurais para uma nova prática, além de melhorar ascondiçõesdeacessoaomercadodetrabalhoemrápidatransformação,melhorandoaqualificação profissional dos trabalhadores dessa localidade. Abrange ações de prospecção,avaliaçãotécnicaeeconômica,planejamento,extração,cultivoeproduçãoreferenteaosrecursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicadade forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção de diversossegmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social,semprepromovendoaagroecologia.

O egresso do curso de Aquicultor atua nas atividades relativas à área do curso paraque possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de (re) inserçãopositivano mundotrabalho.

Dessa forma,aoconcluira sua qualificaçãoprofissional,oegressodocurso deAquicultordeverádemonstrar um perfilquelhepossibilite:

ü  Atuar como aquicultores independentes, planejando, estabelecendo e gerenciandosuas próprias fazendasde aquicultura.Eles podem se dedicar à produção depeixes,camarões,moluscos,algas eoutrasespécies aquáticas.

ü  Atuarnagestãodepropriedadesaquáticas,comoviveirosetanques-rede,garantindoamanutençãodascondiçõesideaisparaocultivodeorganismosaquáticos.

ü  Oferecer consultoria e assistência técnica a outros aquicultores, ajudando-os aotimizarsuasoperações,melhoraraprodutividadeeimplementarpráticassustentáveis.

ü  Sercontratadosporempresasdeaquiculturaparadesempenharfunçõesdegerenciamento,produção,monitoramentodequalidadedaáguaeoutrastarefas


 

relacionadas.

ü  Podemseguircarreirasempesquisaedesenvolvimentonaaquicultura,trabalhando em laboratórios, centros de pesquisa ou instituições acadêmicas paramelhorar as técnicas de cultivo, desenvolver novas espécies ou contribuir para ainovaçãonaárea.

ü  Atuar na venda e marketing de produtos aquáticos, auxiliando na comercializaçãodepeixes,frutos domareoutros produtos deaquicultura.

ü  Podemsetornarinstrutoresouprofessoresemcursosdeaquicultura,compartilhandoseuconhecimento comapróximageraçãodeaquicultores.

ü  Empreender criando suas próprias empresas relacionadas à aquicultura, comolojasdeinsumosaquaculturais,restaurantesouprocessadorasdefrutosdomar.

 

ü  Atuar com um foco em práticas sustentáveis podem se envolver em projetos deconservação e recuperação de ecossistemas aquáticos, bem como na gestão deáreasdepreservação.

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3.1  Objetivosdocurso:

 

Objetivogeral:Capacitarcamponeseseagricultoresfamiliaresnaspráticasagroecológicas de aquicultura, promovendo a produção sustentável de organismos aquáticos,comenfâseemáguadoce,emharmoniacomomeio ambiente.

 

Objetivosespecíficos:

 

ü  Compreenderosprincípiosfundamentaisdaaquicultura,incluindoconceitos,histórico eimportânciaglobal daindústria aquacultural.

ü  Identificarosfatoresambientais,legaiseeconômicosqueafetamaaquiculturaesuasustentabilidade.

ü  Desenvolverhabilidadesparaoplanejamentoegerenciamentodeprojetosdeaquicultura,incluindoodimensionamento deoperaçõeseocálculodecustos.

ü  Reconhecer    as    diferentes    espécies    aquáticas    cultivadas    e    entender    suascaracterísticase requisitos específicosdecultivo.

ü  Adquirirconhecimentossobreossistemasdeproduçãoemaquicultura,incluindosistemasde recirculação,viveiros etanques-rede.

ü  Aprendertécnicasdemanejodeorganismosaquáticos,comoalimentação,monitoramentodesaúde,controle dedoenças equalidadeda água.

ü  Familiarizar-se com instalações e equipamentos utilizados na aquicultura, incluindotanques,aeradores,sistemas defiltragemeincubadoras.

ü  Adquirir conhecimentos em manejo reprodutivo, larvicultura, crescimento eengordadeorganismos aquáticos.

ü  Desenvolver habilidades práticas na colheita, processamento e comercialização deprodutosaquáticos.


 

ü  Explorarasquestõesdesustentabilidadenaaquicultura,incluindopráticasdeconservação,certificações e boas práticasambientais.

ü  Compreenderopapeldaaquiculturanasegurançaalimentar global e naconservaçãodos recursosnaturais.

ü  Ficar atualizadosobreastendênciaseinovaçõesnaindústriadeaquicultura.

 

 

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3.1  Avaliaçãodaaprendizagem:

A avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada pela forma contínua,cumulativa, sistemática e por meio de verificação da aprendizagem, que será realizada noperíodo letivo correspondente aos conceitos obtidos nos trabalhos escolares, assim como aapuraçãodafrequênciaàs aulas decadacomponente curricular.

Estaavaliaçãoenvolveaanálisedoconhecimentoedastécnicasespecíficasadquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, por meio da observação de suasatitudesreferentesparticipaçãonasatividadespedagógicas,àpresençaasaulaseresponsabilidades comqueassumeocumprimentodo papel.

Os critérios de avaliação estão fundamentadosnos objetivos específicos de cadacomponente curricular, nos objetivos peculiares do curso e nos objetivos gerais de formaçãoinicialecontinuada.

Nessesentido,oRegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,preconizaqueavaliaçãodaaprendizagemdeveserumprocessoamplo,contínuo,gradual,cumulativo,sistemáticoecooperativoenvolvendotodososaspectosqualitativosequantitativosdaformaçãodoeducando,conformeprescreveaLeinº9.394/96(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023).

Ostrabalhosescolareseasatividades,paraefeitodeverificaçãodaaprendizagem,


 

compreenderão testes, relatórios de trabalhos individuais ou em grupos, provas escritas, oraise/ou práticas, projetos e suas defesas e outros trabalhos práticos de acordo com a natureza dasdisciplinas. Na avaliação de desempenho de cada componente curricular propõem-se dois oumaisinstrumentos peloprofessor.

Serão atribuídos conceitos, em cada componente curricular, aos trabalhos escolares,relatórios,frequênciaeoutrasformasdeatividadesrealizadas emcadaperíodoletivo.

Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, o conceito de“apto”ou“inapto”.Seráconsiderado“apto”emcadacomponentecurricular,podendoobteros créditos oferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que obtiver aproveitamento apartir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem naquele componente equeobtiverfrequênciaigualou superiora75%emtodoocurso.

Seráconsiderado“inapto”oalunoque:

I.             Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidas disciplinasdoscursos FIC.

II.               Compareceramenosde75%dasatividadesescolares detodocurso.

Ficarãodispensadosdaverificaçãofinalapenasosalunosqueobtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados“aptos”.(RegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023)

 

3.2  –Frequênciamínima:

 

DeacordocomoRegulamentoDidáticoPedagógicodoIFPA,2023,emseuArt.88,descreve que “a frequência às aulas e as demais atividades acadêmicas,permitida apenas aosmatriculados, é obrigatória e é vedado o abono de faltas, sendo exigida a frequênciamínima de 75%(setenta e cinco por cento) do total de horas letivas” (Art. 88 §1°). O registro da frequência às aulasserárealizado diariamenteno Diário deClasseenosistemadegerenciamentoacadêmico.

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