Projeto Pedagógico do Curso

1.1   PerfilProfissionalde Conclusão:

 

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em AQUICULTOR foi projetado para oferecer aos educandos umaformação profissional requisitada nomercadodetrabalho localeregional.Comisso,ocursovisapromoveruma rápida transformação dos alunos através do ensino das principais técnicas empregadas na piscicultura.

Oegressodocursoem AQUICULTORatuanopovoamento,densidade e, também, realiza o controle da qualidade de água. Além disso, realiza a preparação, ofertae ajuste da alimentação das principais espéciescultivadas, acompanhando seu desenvolvimento em diferentes sistemas de produção. Serão capazes de atuar também no monitoramento de sanidade animal e atividadededespesca,aplicandoosmétodosadequadosdebeneficiamentodo pescado e compreendendo a importância do desenvolvimento sustentável na piscicultura em conformidade com a legislação ambiental.

 

 

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1.1   ObjetivosdoCurso:

 

 

1.1.1   Objetivogeral

 

Formarprofissionaiscomconhecimentoteóricoepráticoemtécnicasde criação de peixes.

 

1.1.2   Objetivosespecíficos


·         Despertar o interesse do profissional no cultivo de peixes regionais nos diferentes sistemas de produção.

·         Qualificar o profissional através das técnicas de criação de peixes, monitoramento na qualidade de água, supervisão da sanidade dos peixes e cálculos de fornecimento de ração.

·         Incentivar o uso adequado dos métodos de conservação e beneficiamento do pescado.

 

·         Promoverousodetécnicassustentáveisnapiscicultura.

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1.1   AvaliaçãodaAprendizagem:

 

O processo de avaliação da aprendizagem é realizada pela forma contínua, cumulativa, sistemática e por meio de verificação da aprendizagem, queserárealizadanoperíodoletivocorrespondenteaosconceitosobtidosnos trabalhos escolares, assim como a apuração da frequência às aulas de cada componente curricular.

Esta avaliação envolve a análise do conhecimento e das técnicas específicasadquiridaspeloalunoetambémdosaspectosformativos,pormeio


da observação de suas atitudes referentes participação nas atividades pedagógicas, à presença as aulas e responsabilidades com que assume o cumprimento do papel.

Oscritériosdeavaliaçãoestãofundamentadosnosobjetivosespecíficos de cada componente curricular, nos objetivos peculiares do curso e nos objetivos gerais de formação inicial e continuada.

Os trabalhos escolares e as atividades, para efeito de verificação da aprendizagem,compreenderãotestes,relatóriosdetrabalhosindividuaisouem grupos, provas escritas, orais e/ou práticas, e outros trabalhos práticos de acordo com a natureza dasdisciplinas. Na avaliação de desempenho de cada componente curricular propõem-se dois ou mais instrumentos pelo professor.

Serão atribuídos conceitos, em cada componente curricular, aos trabalhos escolares, relatórios, frequência e outras formas de atividades realizadas em cada período letivo.

Ao término de cada componente curricular será atribuído ao aluno, o conceito de “apto” ou “inapto”. Será considerado “apto” em cada componente curricular, podendo obter os créditos oferecidos pela disciplina no período letivo, o aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificação da aprendizagem naquele componente e que obtiver frequência igual ou superior a 75% em todo o curso.

Seráconsiderado“inapto”oalunoque:

I.   Obtiver aproveitamento da disciplina abaixo de 70% nas referidas disciplinas do curso FIC.

II.  Compareceramenosde75%dasatividadesescolaresdetodocurso. Ficarão dispensados da verificação final apenas os alunos que obtiverem aproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãoda

aprendizagem,considerados“aptos”.

 

 

1.2   –Frequênciamínima:

 

 

Frequênciamínimade75%considerandoocômputogeraldocurso.

 

 

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