PERFILPROFISSIONALDECONCLUSÃO
Aotérmino docurso, oalunoestará habilitadoa:
· Auxiliar na execução de procedimentos básicos de georreferenciamento eediçãodearquivosvetoriais emapas para usono planejamentoambiental;
· Conhecer os principais sistemas de referência, projeções cartográficas e sis-temasde coordenadas;
· Conhecer os conceitos básicos de geodésia visando a utilização de dados ob-tidospor Sistemas Globais deNavegação por Satélite (GNSS);
· Conhecer os princípios básicos de sensoriamento remoto, os sistemas de ob-tençãode imagens e suas aplicações;
· Capturar, armazenar, tratar e planejar a apresentação de dados georreferen-ciados na elaboração de mapas, utilizando técnicas, aplicativos e equipamen-toscomputacionais;
· Aplicarogeoprocessamento emestudosambientais e rurais;
Nenhum conteúdo disponível até o momentoOBJETIVOSDOCURSO
Geral
PrepararoestudanteparaauxiliaremaçõesGeoprocessamento,atuandotransversalmente em problema do contexto urbano e rural, com foco nas demandasdemeio ambiente e saúde.
Específicos
a) Qualificarprofissionaisaptosaidentificarasdemandastécnicasnaáreadegeoprocessamento.
b) Capacitarprofissionaisquepossamatuardeformaintegradacomoutrasáreasdoconhecimento.
c) Realizaratividadeseprocessosqueenvolvamamanipulação,preservaçãoouconservação ambiental.
d) ProcessareinterpretardadosvetoriaiseMatriciaisemSistemasdeInformaçãoGeográfico-SIG
Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momentoAVALIAÇÃODAAPRENDIZAGEM
A sistemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem do curso Au-xiliar de Geoprocessamento seguirá o que determina a Lei nº 9.394/96 e o Regula-mento Didático do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará(Resolução nº945/2023).
Na perspectiva da avaliação da aprendizagem como um processo contínuo eacumulativo, são assumidas as funções diagnóstica, formativa e somativa, de formaintegradaaoprocessoensinoeaprendizagem.Essasfunçõesdevemserobservadascomoprincípiosorientadoresparaatomadadeconsciênciadasdificuldades,conquistasepossibilidadesdosestudantes.Nessaperspectiva,aavaliaçãodevefuncionarcomoinstrumentocolaboradornaverificaçãodaaprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativossobre os quantitativos.
Desta forma, o Regulamento Didático do IFPA estabelece que o desempenhoacadêmico dos estudantes dos cursos de Formação Inicial e Continuada devem sermensurados a partir dos conceitos “APTOS” ou “INAPTOS”, de forma que essaverificaçãoserá baseada nos seguintes critérios:
· Obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificaçãoda aprendizagem em cada componente curricular e que obtiver frequênciaigualou superior a 75% em cadacomponentecurricular.
· Obtiver aproveitamento abaixo dos 70% nas disciplinas do curso e frequênciainferiora 75% nas atividades escolares.
Ficarão dispensados da verificação final apenas os alunos que obtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados “aptos”.
A avaliação da aprendizagem dar-se-á a cada final de 80h do curso, sendo aprovafinalaplicadaaoestudantequeapresentardesempenhoacadêmicoinsatisfatório no período das avaliações. Dessa forma a somatória dos dois períodosde80hcorresponderáàcargahoráriatotaldocursodeAuxiliardeFiscalização
Ambiental de160h.
A verificação do desempenho acadêmico será feita de forma diversificada, amais variada possível, de acordo com a peculiaridade de cada processo educativo,deverátomarcomoreferênciaparâmetrosorientadoresdepráticasavaliativasquantitativas,contendoentre outros:
I. Atividadesindividuaiseemgrupo,como:pesquisabibliográfica,demonstraçãopráticae seminários;
II. Pesquisadecampo,elaboraçãoeexecuçãodeprojetos;
III. Provasescritase/ouorais: individualouem equipe;
IV. Produçãocientífica,artísticaoucultural.
Jáparaas práticasavaliativasqualitativas, sãonecessários:
I. Domínio cognitivo – capacidade de relacionar o novo conhecimento com oconhecimentojá adquirido;
II. Cumprimento e qualidade das tarefas – execução de tarefas com requisitospreviamenteestabelecidosnoprazodeterminadocompropriedade,empenho,iniciativa, disposição einteresse;
III. Capacidadedeproduziremequipe,comdisposição,organização,liderança,cooperaçãoe interação na atividade grupal;
IV. Autonomia–capacidadedetomardecisõeseproporalternativasparasoluçãode problemas, iniciativa ecompreensão doseudesenvolvimento.
FREQUÊNCIAMÍNIMA
DeacordocomaLeideDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacionaleoRegulamento Didático do IFPA, a frequência mínima exigida é de 75% da cargahorária total do curso conforme Resolução 122/2016 – CONSUP IFPA. Esse critériotorna-se fundamental para que a compreensão dos conteúdos trabalhados no cursopossaestabelecer vínculos estritos no processo de aprendizagem.
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