Projeto Pedagógico do Curso

PERFILPROFISSIONALDECONCLUSÃO

 

Aotérmino docurso, oalunoestará habilitadoa:

·         Auxiliar na execução de procedimentos básicos de georreferenciamento eediçãodearquivosvetoriais emapas para usono planejamentoambiental;

·         Conhecer os principais sistemas de referência, projeções cartográficas e sis-temasde coordenadas;

·         Conhecer os conceitos básicos de geodésia visando a utilização de dados ob-tidospor Sistemas Globais deNavegação por Satélite (GNSS);

·         Conhecer os princípios básicos de sensoriamento remoto, os sistemas de ob-tençãode imagens e suas aplicações;

·         Capturar, armazenar, tratar e planejar a apresentação de dados georreferen-ciados na elaboração de mapas, utilizando técnicas, aplicativos e equipamen-toscomputacionais;

 

·         Aplicarogeoprocessamento emestudosambientais e rurais;

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OBJETIVOSDOCURSO

 

Geral

 

PrepararoestudanteparaauxiliaremaçõesGeoprocessamento,atuandotransversalmente em problema do contexto urbano e rural, com foco nas demandasdemeio ambiente e saúde.

 

Específicos

 

a)       Qualificarprofissionaisaptosaidentificarasdemandastécnicasnaáreadegeoprocessamento.

b)       Capacitarprofissionaisquepossamatuardeformaintegradacomoutrasáreasdoconhecimento.

c)        Realizaratividadeseprocessosqueenvolvamamanipulação,preservaçãoouconservação ambiental.

 

d)       ProcessareinterpretardadosvetoriaiseMatriciaisemSistemasdeInformaçãoGeográfico-SIG

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AVALIAÇÃODAAPRENDIZAGEM

 

A sistemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem do curso Au-xiliar de Geoprocessamento seguirá o que determina a Lei nº 9.394/96 e o Regula-mento Didático do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará(Resolução nº945/2023).

Na perspectiva da avaliação da aprendizagem como um processo contínuo eacumulativo, são assumidas as funções diagnóstica, formativa e somativa, de formaintegradaaoprocessoensinoeaprendizagem.Essasfunçõesdevemserobservadascomoprincípiosorientadoresparaatomadadeconsciênciadasdificuldades,conquistasepossibilidadesdosestudantes.Nessaperspectiva,aavaliaçãodevefuncionarcomoinstrumentocolaboradornaverificaçãodaaprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativossobre os quantitativos.

Desta forma, o Regulamento Didático do IFPA estabelece que o desempenhoacadêmico dos estudantes dos cursos de Formação Inicial e Continuada devem sermensurados a partir dos conceitos “APTOS” ou “INAPTOS”, de forma que essaverificaçãoserá baseada nos seguintes critérios:

 

Parao status APTO:

·         Obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas à verificaçãoda aprendizagem em cada componente curricular e que obtiver frequênciaigualou superior a 75% em cadacomponentecurricular.

 

Paraostatus INAPTO:

·         Obtiver aproveitamento abaixo dos 70% nas disciplinas do curso e frequênciainferiora 75% nas atividades escolares.

Ficarão dispensados da verificação final apenas os alunos que obtiveremaproveitamentoapartirde70%nasatividadesrelativasàverificaçãodaaprendizagem,considerados “aptos”.

A avaliação da aprendizagem dar-se-á a cada final de 80h do curso, sendo aprovafinalaplicadaaoestudantequeapresentardesempenhoacadêmicoinsatisfatório no período das avaliações. Dessa forma a somatória dos dois períodosde80hcorresponderáàcargahoráriatotaldocursodeAuxiliardeFiscalização


Ambiental de160h.

A verificação do desempenho acadêmico será feita de forma diversificada, amais variada possível, de acordo com a peculiaridade de cada processo educativo,deverátomarcomoreferênciaparâmetrosorientadoresdepráticasavaliativasquantitativas,contendoentre outros:

I.      Atividadesindividuaiseemgrupo,como:pesquisabibliográfica,demonstraçãopráticae seminários;

II.      Pesquisadecampo,elaboraçãoeexecuçãodeprojetos;

III.      Provasescritase/ouorais: individualouem equipe;

IV.      Produçãocientífica,artísticaoucultural.

 

 

Jáparaas práticasavaliativasqualitativas, sãonecessários:

I.      Domínio cognitivo – capacidade de relacionar o novo conhecimento com oconhecimentojá adquirido;

II.      Cumprimento e qualidade das tarefas – execução de tarefas com requisitospreviamenteestabelecidosnoprazodeterminadocompropriedade,empenho,iniciativa, disposição einteresse;

III.      Capacidadedeproduziremequipe,comdisposição,organização,liderança,cooperaçãoe interação na atividade grupal;

IV.      Autonomia–capacidadedetomardecisõeseproporalternativasparasoluçãode problemas, iniciativa ecompreensão doseudesenvolvimento.

 

FREQUÊNCIAMÍNIMA

 

 

DeacordocomaLeideDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacionaleoRegulamento Didático do IFPA, a frequência mínima exigida é de 75% da cargahorária total do curso conforme Resolução 122/2016 – CONSUP IFPA. Esse critériotorna-se fundamental para que a compreensão dos conteúdos trabalhados no cursopossaestabelecer vínculos estritos no processo de aprendizagem.

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