Banca de DEFESA: SILMARA MOTA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILMARA MOTA CARDOSO
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Sala de WebConferência, Bloco M, Segundo Andar
TÍTULO:

Avaliação das Propriedades Elásticas de Materiais Isotrópicos e Ortotrópicos por Correlação Digital de Imagens (DIC)

PALAVRAS-CHAVES:

Correlação Digital de Imagem; deformações; compósitos; materiais isotrópicos

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:

A exponencial elevação da demanda por novos materiais, aliada às crescentes demandas por sustentabilidade tem impulsionado o desenvolvimento da ciência dos materiais, elevando a exigência sobre os processos e técnicas convencionais de fabricação, controle e caracterização. Para acompanhar essa tendência global os métodos de análises dos materiais e estruturas também precisam ser aperfeiçoados. Seguindo essa tendência, este trabalho se concentra no estudo da aplicação da Técnica de Correlação Digital de Imagens (DIC) na Avaliação de Propriedades Elásticas de Materiais Isotrópicos e Ortotrópicos. A correlação digital de imagens (Digital Image Correlation, DIC) é uma técnica óptica de campo amplo que consiste na análise da superfície de imagens referências e deformadas, para determinação de campos de deslocamentos e deformação em materiais diversos. Esta pesquisa propõe, a utilização de um algoritmo em Matlab®, para aplicação da técnica DIC. Para este propósito foram utilizados corpos de prova em compósito de matriz poliéster com lama vermelha, de alumínio em parte dos quais, foram inseridos defeitos e aço. As amostras foram ensaiadas sob tração segundo as normas ABNT NBR 7549, ASTM D3039. No decorrer dos ensaios foram utilizados extensômetro e strain gauges nas direções longitudinais e transversais de solicitação, com a finalidade de, a partir da identificação dos campos amplos de deformação via DIC, comparar as deformações médias obtidas nas duas direções, buscando identificar os possíveis mecanismos de falha atuantes na amostra. Os resultados demonstram que as deformações médias obtidas via DIC são comparáveis aos métodos convencionais, e foi possível identificar os defeitos superficiais inseridos nas amostras por meio da avaliação dos campos de deformações, possibilitando o estudo da detecção destes, por meio da técnica DIC.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1737122 - JEAN DA SILVA RODRIGUES
Membro Interno - 2318488 - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Membro Externo ao Programa - 2458383 - ROBERTO PAULO BARBOSA RAMOS
Membro Externo à Instituição - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA - UFPA
Membro Externo à Instituição - EDINALDO JOSÉ DE SOUSA CUNHA - UFPA
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 10:18
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03