Projeto Pedagógico do Curso

O Instituto Federal do Para — Campus Abaetetuba forma Licenciados em Ciências Biológicas para atuar preferencialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na educação formal e não-formal; capazes de produzir conhecimentos e lidar com situações desafiadoras, desenvolvendo projetos pedagógicos que contemplem a pluralidade de demandas de uma sociedade complexa e as diversas dimensões do processo ensino-aprendizagem.

Dentre o perfil necessário ao licenciado, destacamos a capacidade de integrar conhecimentos dos campos de saberes envolvidos na educação em Ciências Biológicas, o desenvolvimento de habilidades instrumentais que o capacitem para a elaboração e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à docência, bem como o desenvolvimento de habilidades para atuar como pesquisador no Ensino de Ciências e Biologia.

Espera-se que o egresso desenvolva as seguintes competências: Excelênciade conhecimento associado à capacidade de trabalhar em equipe; Comprometimentocom a formação continuada, estimulando a iniciativa de buscar novas formas de conhecimento e estratégias de pesquisa, formulando hipóteses e desenvolvendo projetos para a solução de problemas relacionados à sua profissão; Capacidade analítica; versatilidade e criatividade, utilizando conhecimentos da área deinformática, editores de texto, planilhas e sites da Internet, desenvolvendo a interação, integração e comunicação no ambiente profissional; A capacidade de liderança, habilidade para lidar adequadamente com adversidades e buscando bons resultados.

Assim, as habilidades pessoais e profissionais esperadas do licenciado
em ciências biológicas estão listas a seguir:

● Refletir sobre a atuação profissional, de acordo com a demanda da sociedade mantendo-se sempre atualizado;

● Associar o ensino de Ciências e Biologia a todas as formas de desenvolvimento humano, buscando a interdisciplinaridade na construção do conhecimento;

● Identificar e fazer busca nas fontes de informação relevantes para a Educação em Ciências Biológicas, inclusive as disponíveis em meios eletrônicos, que possibilitem a continua atualização técnica, cientifica e humanística;

● Ser receptivo a incorporação de novas técnicas de Ensino de Ciências e Biologia no seu projeto de ensino/aprendizagem;

● Estar atualizado em relação aos novos projetos e propostas de Ensino de Ciências e Biologia que são testados e os resultados publicados;

● Saber utilizar os recursos de laboratório e computação como material didático;

● Fazer a auto-avaliação do seu desempenho em sala de aula, identificando eventuais problemas no processo de ensino/aprendizagem;

● Enfatizar as aplicações das Ciências Biológicas de forma contextualizada;

● Inserir-se no contexto social, disseminando e utilizando o conhecimento importante para a sociedade, especialmente no atual panorama de mudanças socioeconômicas que valorizam a preservação do meio ambiente e da saúde pública, desenvolvendo um trabalho que contemple a educação ambiental, a saúde, a conscientização ecológica e os valores éticos no lidar com a natureza;

● Encarar o desafio de buscar formas alternativas de educação para contornar as dificuldades do ensino em escolas publicas;

● Saber avaliar criticamente as condições de ensino nas escolas de diferentes regiões;

● Assumir o compromisso de educar os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do Ensino media para o exercício da cidadania;

● Planejar, selecionar e analisar criticamente o material didático disponível para o Ensino de Ciências e Biologia nos níveis Fundamental e media;

● Adquirir consciência da importância e do compromisso do educador para desenvolvimento social, político e econômico da comunidade local e regional.

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