Projeto Pedagógico do Curso

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A metodologia utilizada no Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é responsabilidade de todos envolvidos no processo educativo. Abarca docentes, gestores, coordenações e equipes pedagógicas de apoio, com vistas a alcançar os objetivos propostos para a graduação tecnológica e possibilitar uma formação integral e continuada. Com vistas a construção do processo de ensino e aprendizagem são recomendados como como procedimentos didático-pedagógicos:

  • Elaboração do Plano de Ensino, para definição de objetivos, procedimentos e formas da avaliação dos conteúdos previstos na ementa da disciplina. 
  • Problematização do conhecimento como forma de induzir ao desenvolvimento de pesquisa por meio da busca de confirmação em diferentes fontes e solução de problemas; 
  • Contextualização os conhecimentos sistematizados, relacionando-os com sua aplicabilidade no mundo real e valorizando as experiências dos alunos, sem perder de vista também a construção do conhecimento; 
  • Adoção da pedagogia de projetos como forma de promoção da integração dos saberes, tendo como princípios a contextualização e a interdisciplinaridade, expressos tanto na forma de trabalhos previstos nos planos das disciplinas como na prática profissional; 
  • Diagnostico das necessidades de aprendizagem dos estudantes a partir do levantamento dos seus conhecimentos; 
  • Elaboração de materiais a serem trabalhados em aulas expositivas dialogada se atividades em grupo; 
  • Utilização de recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas; 
  • Desenvolvimento de projetos, seminários, debates, visitas técnicas entre outras atividades que promovam o enriquecimento do trabalho em grupo e aprendizagem colaborativa; 

A adoção destes procedimentos metodológicos contribui com prática formativa, contínua e processual, constituindo-se como uma forma de instigar seus sujeitos a procederem com investigações, observações, confrontos e outros procedimentos decorrentes das situações-problema.

Cabe ao docente a escolha das estratégias de ensino e dos instrumentos de avaliação da aprendizagem a serem adotados em cada unidade curricular. A avaliação do desempenho da aprendizagem é efetivada em cada unidade curricular através de vários instrumentos: atividades de pesquisa, exercícios escritos e orais, testes, atividades práticas, elaboração de relatórios, estudos de casos, relato de experiência, produção de textos, execução de projetos, monografias e outros instrumentos previamente definidos nos Planos de Ensino de cada componente curricular, de forma interdisciplinar e contextualizada, baseado em critérios que estabelecerão a quantificação do rendimento da aprendizagem do aluno durante todo o percurso acadêmico.

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