Projeto Pedagógico do Curso

O Licenciado em História é o profissional que planeja, organiza e desenvolve
atividades e materiais relativos ao Ensino de História. Sua atribuição central é a docência
na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da História,
sobre seu desenvolvimento e suas relações com as diversas áreas; assim como sobre
estratégias para a transposição do conhecimento histórico em saber escolar. Além de
trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos,
como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de
aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de História, coordena e
supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do
educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de
seu pensamento crítico.

Sua atribuição central é a docência
na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da História,
sobre seu desenvolvimento e suas relações com as diversas áreas; assim como sobre
estratégias para a transposição do conhecimento histórico em saber escolar. Além de
trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos,
como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de
aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de História, coordena e
supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do
educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de
seu pensamento crítico.

Objetivo Geral
• Assegurar a formação de profissionais na área de História capacitados para atuar na
educação básica, profissional e tecnológica; para refletir e discutir educação, ciência,
tecnologia e cultura historicamente e relacionalmente; bem como desenvolver o
conhecimento histórico e social da e na região.

Objetivos Específicos
• Formar professores de História com competência técnica para o exercício da
profissão, seja pelo domínio dos conteúdos da área da História e seu diálogo com
as demais áreas de conhecimento, seja pelo domínio da tarefa pedagógica,
conjugando competências para o exercício qualificado da docência na área da
História.
• Ofertar a formação em História, voltada para a compreensão dos processos
históricos da região, tendo a experiência amazônica e brasileira como suportes
estruturantes dos percursos curriculares;
• Contribuir com a formação de professores para a Educação Básica a partir da
construção de processos formativos fundamentados na concepção do Currículo
Integrado e nas Políticas de Inclusão.
• Concorrer para uma formação que esteja articulada com os demais níveis e
modalidades de ensino da Instituição, que seja valorizadora da prática e da
integração da teoria com a prática e que seja contextualizada em termos sociais,
econômicos e culturais.
• Preparar profissionais com pensamento crítico, visão científica e com habilidades
para a produção do conhecimento por intermédio do planejamento e execução de
pesquisas nos campos da história, da educação e da educação tecnológica.
• Proporcionar uma formação que se apoie na indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão no processo de formação acadêmico profissional e como
método de ensino-aprendizagem.
• Proporcionar aos licenciandos condições teórico-práticas de atuarem como docente
que problematize junto com seus alunos da Educação Básica os conhecimentos da
História e de suas relações com as demais ciências.
• Proporcionar aos licenciandos conhecimento e domínio de métodos e técnicas de
ensino para que levem à formação de adolescentes, jovens e adultos, a partir das
suas especificidades enquanto sujeitos da aprendizagem, capazes de exercer o
pensamento histórico de maneira crítica e autônoma.

Contribuir para que os licenciandos sejam capazes de articular os conhecimentos
específicos da História com as necessidades sociais de resgate e ampliação dos
direitos sociais da cidadania e com a construção do desenvolvimento socioambiental
responsável.

prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, em
linhas gerais, a educação em nível superior tem objetivos bem específicos e estão voltados
a uma cultura de transformação, procurando trabalhar de forma avançada e com inovação
os conhecimentos, atitudes e valores.
Segundo as diretrizes dessa lei, a educação deve primar pelo pleno desenvolvimento
do educando e sua qualificação para o trabalho, ou seja, numa Instituição de Ensino
Superior de Educação Profissional e Tecnológica se faz premente a utilização de
orientações metodológicas que estimule e aperfeiçoe competências e habilidades voltadas
ao mundo do trabalho, além da perspectiva de pesquisa e da produção do conhecimento
científico.
O Regulamento Didático-pedagógico determina que as atividades de ensino,
pesquisa, inovação e extensão sejam desenvolvidas a partir do princípio da
indissociabilidade, por meio de atividades articuladoras da formação acadêmicoprofissional.
Desta forma os conteúdos curriculares ministrados no percurso do curso de
Licenciatura em História serão distribuídos em três núcleos, quais sejam: Núcleo de
Estudos de Formação Geral, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos da
Área de Atuação Profissional do Egresso (inclui a prática como componente curricular) e
Núcleo de Estudos Integradores. Este último inclui as Atividades Complementares de
caráter acadêmico, científico e cultural e as Práticas Curriculares em Sociedade.
As ações didático-pedagógicas que norteiam a atuação docente serão planejadas
de forma articulada reforçando o caráter de integração que este PPC propõe.
Neste projeto pedagógico de curso, a metodologia é entendida como um conjunto de
procedimentos empregados com o fim de atingir os objetivos propostos para a formação de
professores, assegurando uma formação integral dos estudantes. Para a sua concretude,
é recomendado considerar as características específicas dos alunos, seus interesses,
condições de vida e de trabalho, além de observar os seus conhecimentos prévios,
orientando-os na (re)construção dos conhecimentos acadêmicos, bem como na
especificidade do curso.

O estudante vive as incertezas próprias do atual contexto histórico, das condições
sociais, psicológicas e biológicas. Em razão disso, faz-se necessária à adoção de
procedimentos didático-pedagógicos, que possam auxiliá-los nas suas construções
intelectuais, procedimentais e atitudinais. Dessa forma, as ações didático-pedagógicas
desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em história serão norteadas pelas
seguintes orientações metodológicas:
• Adotar a pesquisa como um princípio educativo;
• Articular e integrar os conhecimentos das diferentes áreas sem sobreposição de
saberes;
• Adotar atitude interdisciplinar nas práticas educativas;
• Contextualizar os conhecimentos sistematizados, valorizando as experiências dos
alunos, sem perder de vista a (re)construção do saber acadêmico;
• Organizar um ambiente educativo que articule múltiplas atividades voltadas às
diversas dimensões de formação dos licenciandos, favorecendo a construção e
reconstrução de conhecimentos diante das situações reais de vida;
• Diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos (as) estudantes a partir do
levantamento dos seus conhecimentos prévios;
• Elaborar materiais impressos a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas
e atividades em grupo;
• Elaborar e executar o planejamento, registro e análise das aulas realizadas;
• Elaborar projetos com objetivo de articular e inter-relacionar os saberes, tendo como
princípios a contextualização e a interdisciplinaridade;
• Utilizar recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas;
• Sistematizar trabalhos coletivos que possibilitem aos estudantes e professores
refletir, repensar e tomar decisões referentes ao processo ensino-aprendizagem de
forma significativa;
• Incluir em suas aulas e ações pedagógicas a história local e regional como ponto de
partida para diálogos, debates, campo de observação e pesquisa e ação de
extensão; 

Ministrar aulas interativas, por meio do desenvolvimento de projetos, seminários,
debates, atividades individuais e outras atividades em grupo, entre outras.
O Campus Conceição do Araguaia, em uma dimensão maior, promove antes do
início de cada período e ou semestre letivo, um encontro de formação continuada com todos
os seus docentes, configurando numa organização do planejamento de forma coletiva das
atividades curriculares, integração dos docentes, consolidação de dados e serviços
institucionais, proposição de metas e ajustes no Projeto Político Pedagógico e outros
documentos institucionais.
Procura-se nesse momento fazer abordagens referentes às práticas pedagógicas,
avaliando o semestre que se findou e propondo situações de superação às dificuldades dos
professores na condução do processo ensino-aprendizagem. Nos dias reservados a esse
planejamento todos os professores são convidados a participar, pois as atividades previstas
para esse momento são pensadas de acordo com as necessidades detectadas de
levantamento e observações realizadas pela assessoria pedagógica, as quais necessitam
de uma intervenção formativa, podendo acontecer através de palestras sobre determinado
assunto de interesse coletivo conjugadas de oficinas pedagógicas e ou em momentos
posteriores a esses, de forma individual sobre uma dificuldade pontual.
Os procedimentos metodológicos utilizados na condução das aulas serão
diversificados e, na medida do possível, serão adotadas práticas pedagógicas inovadoras.
Cada Professor deverá organizar seu trabalho pedagógico elaborando com antecedência,
bem antes do início das aulas daquela turma e ou daquele conteúdo, o Plano de Ensino de
Disciplina.
Esse procedimento não tem o caráter de regulação do trabalho docente, pelo
contrário, ele é um instrumento flexível que facilitará na organização de todo o processo
educativo e formativo, oportunizando discussões e reflexões antecipadas sobre o tipo de
cidadão e profissional que se quer formar, ou seja ele tem um caráter político-filosófico,
científico e técnico.
Em se tratando de ações educativas integradas e, levando em consideração o
comprometimento e o espírito do trabalho de equipe, o professor deverá encaminhar o 

Plano de Ensino de Disciplina a assessoria pedagógica para análise e, essa última, caso
ainda perceba a necessidade de alguns ajustes devolverá para o professor com sugestões
que poderão ser em relação a outras estratégias de ensino, recursos didáticos e ou sobre
processo de avaliação.
Caso o Plano de Ensino obtenha parecer favorável e ou após a devolutiva e
atendimento dos ajustes, o professor estará apto a entrar em sala de aula e apresentá-lo a
turma, devendo discutir com a mesma os procedimentos pedagógicos e condutas exigidas
para o alcance dos objetivos gerais e específicos delineado nesse planejamento geral da
disciplina, respaldados e traçados conforme o perfil do egresso do curso de licenciatura em
história e de cada conteúdo em específico.
Deverá o professor, em cada aula, reiterar e apresentar o planejamento específico
daquela aula, instigando a participação e envolvimento da turma no assunto em pauta para
o alcance do principal objetivo da aula que é promover a aprendizagem e que esta aconteça
de forma significativa.
Desta forma, cabe a instituição e, em especial, ao professor prover organizar e munirse
de meios necessários que conduzirão a uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Em se tratando do curso de licenciatura em história o planejamento do professor deve
contemplar atividades extraclasses de inserção do aluno na cultura e história local, fazendo
que o mesmo construa os conceitos históricos a partir da exploração do seu próprio
contexto social.

 

O Programa de Assistência Estudantil, no campus Conceição do Araguaia, orienta
as ações da Assistência Estudantil visando o êxito dos discentes, o acesso, permanência
e conclusão do curso, com vistas à inclusão social, e prevenção da evasão escolar,
considerando as diretrizes estabelecidas no Programa Nacional de Assistência Estudantil-
PNAES, o Decreto 7.234 de 19/07/2010 e a Resolução n°07/2020 - CONSUP.
O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante é composto de ações e
benefícios, tais como: Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio
Material Pedagógico e Auxílio Creche que assistirão os acadêmicos que deles tiverem
carência e esteja impedindo o êxito e sua permanência nos estudos.
Para tanto, torna-se público um edital para os que estejam na condição de
vulnerabilidade social e econômica se inscrever, comprovando suas necessidades através
de documentos que serão descritos no referido edital e possam concorrer ao(s) benefício(s)
dentro das limitações orçamentárias do Campus.

O Campus também promove apoio pedagógico aos discentes, através de ações
coordenadas entre a assessoria pedagógica e a assistência social, realizando
atendimentos individuais e/ou coletivos sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem,
questões de relacionamento do professor para com aluno e vice-versa,
questões de relacionamento aluno e aluno, indisciplina, ausência nas aulas,
comportamento inadequado em ambiente escolar, em visitas técnicas e ou estágios,
dúvidas quanto ao Regulamento Didático-Pedagógico da Instituição, Projeto Político-
Pedagógico e normas contidas neste PPC, dentre outros documentos institucionais.
O campus oferece aos seus alunos programas de monitoria, em que torna-se público
um edital para que os docentes possam submeter seus projetos de monitoria e,
posteriormente, os alunos possam se inscrever e concorrer a uma vaga. Este programa de
monitoria remunera o discente com uma bolsa mensal, durante a vigência do projeto.
O curso de Licenciatura em História possui um Centro Acadêmico - CAHIS,
organizado e administrado pelos próprios discentes do curso, onde os mesmos se
organizam para traçar estratégias junto ao campus e a coordenação com intuito de melhorar
o diálogo e a qualidade do ensino ofertado.

A perspectiva de um processo de avaliação que seja contínua e impulsionadora de
novas práticas perpassa toda a dinâmica e prática avaliativa do Curso. Tomando em
consideração esta perspectiva e os objetivos do curso, bem como o perfil do profissional a
ser formado, a avaliação dos acadêmicos nas disciplinas deve observar os seguintes
critérios de avaliação de aprendizagem:
- A avaliação configurará uma prática processual, integral e continuada dentro da proposta
pedagógica de cada disciplina;
- Valorizará a participação ativa dos acadêmicos nas atividades pedagógicas propostas
pelo/a professor/a de cada disciplina do Curso;
- Contemplará o desempenho dos acadêmicos nas atividades avaliativas propostas em sala
de aula; 

- Contará com a distribuição de atividades de avaliação durante todo o semestre,
perfazendo ao menos duas atividades avaliadoras para cada mensuração (N1 e N2);
- Deverá contemplar atividades teóricas e práticas, podendo ser realizada em atividades
intra e extraclasse.
Segundo o Regulamento didático-pedagógica do IFPA, o discente, ao final da
disciplina, receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) que expresse a finalização das
atividades realizadas durante o semestre; o docente deverá utilizar diversos instrumentos
avaliativos, desde que utilize no mínimo 2 (duas) avaliações para obtenção da nota final.
Os procedimentos avaliativos seguirão os seguintes passos:
Média Semestral (MS):
O cálculo da média semestral será mensurado da seguinte forma:
𝑀𝑆 =
1ª 𝐵𝐼 + 2ª 𝐵𝐼
2
≥ 7,0
LEGENDA:
MS = Média Semestral
1ª BI = 1ª Bimestral (primeira avaliação)
2ª BI = 2ª Bimestral (segunda avaliação)
O discente será aprovado na disciplina por média, se obtiver nota maior ou igual a
7,0 (≥ 7,0).
Caso a média semestral (MS) seja menor que 7,0 (< 7,0), o discente realizará uma
avaliação para recuperação de aprendizado denominado prova final.
O discente será aprovado se obtiver na prova final nota mínima de 7,0 (≥ 7,0) e o
resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:
MF =
𝑀𝑆+𝑁𝑃𝐹
2
≥ 7,0
MF=MÉDIA FINAL
MS= MÉDIA SEMESTRAL
NPF=NOTA DA PROVA FINAL
O discente será considerado aprovado por média quando: obtiver média igual ou
superior a 7,0(sete) e frequência igual ou superior a 75% por disciplina. 

O discente estará reprovado quando não atingir em cada disciplina, mínimo de 75%
de frequência, de acordo com o Regulamento Didático Pedagógico do IFPA.
A recuperação paralela de aprendizagem deverá ocorrer no decorrer do processo
educativo, cabendo ao docente promover meios de atender aos discentes que dela
demandarem conforme orientações previstas no artigo 286 do Regulamento didáticopedagógico
do campus e demais diretrizes.
Em casos não previstos neste PPC, caberá ao Colegiado do Curso de Licenciatura em
História tomar as providências cabíveis em conformidade com o que prevê o Regulamento
didático-pedagógico do Campus e demais diretrizes legais.

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02