Projeto Pedagógico do Curso

O discente formado pelo curso de Ciências Biológicas - Licenciatura do IFPA – campus Tucuruí, deverá, como perfil, ser:

- generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

- detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

- consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente,

biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

- comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

- consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;

- apto a atuar com multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

- preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

A DEFINIR

No decorrer do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura do IFPA, espera-se que o discente em formação alcance as seguintes habilidades e competências, para exercer em seu futuro campo profissional de atuação:

- pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

- reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

- atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

- portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;

- utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

- entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;

- estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

- aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;

- utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

- desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

- orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

- atuar multi, inter e transdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;

- avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos, e

- comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

A DEFINIR

A DEFINIR

A avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura do campus Tucuruí do IFPA, terá caráter contínuo e permanente. Tal avaliação objetiva atender as necessidades pedagógicas, culturais, sociais e científicas que se espera para um profissional Licenciado em Biologia, incluindo a indissociabilidade da tríade acadêmica, ensino-pesquisa-extensão.

O processo de avaliação contínua deverá dinamizar e garantir a efetivação de todos os elementos que compõem este Projeto Político Pedagógico, privilegiando ações e instrumentos de monitoramento e julgamento para, possíveis adequações, quando determinar necessários ao atendimento de eventuais demandas de cunho acadêmico-pedagógicas e/ou operacionais. Esta avaliação deverá, obrigatoriamente, considerar as normas da Resolução CNE/CP Nº 009/2.001, que estabelece as diretrizes da formação inicial de professores da educação básica em cursos de ensino superior.

Para a garantia do sucesso desta avaliação, ela será efetuada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Câmpus Tucuruí-IFPA e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. Essas duas comissões terão a missão de avalizar, acompanhar, discutir e relatar críticas, avanços e demais situações que julgarem pertinentes, a partir de um plano de trabalho estabelecido.

A CPA é composta por membros docentes, discentes e técnico-administrativos, com igual poder de discussão e peso em voto. Esta comissão deverá ser formada por ½ de membros docentes, ¼ de membros discentes e ¼ de membros técnico-administrativos. No caso dos membros docentes e técnico-administrativos envolvidos nesta comissão, os mesmos poderão destinar carga horária semanal mínima de duas horas para esse efeito. Quanto a participação dos discentes na CPA, esta poderá ser considerada nas atividades complementares, porém, sua carga horária não poderá ultrapassar ½ das horas destinadas as atividades acadêmico-científico-cultural a serem executadas pelo aluno.

O NDE, por sua vez, é necessário e obrigatoriamente, deverá ser presidido pelo Coordenador do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do Câmpus Tucuruí-IFPA. Deverá ser formado por docentes e discentes atuantes no referido curso.

Esses órgão colegiados (CPA e NDE) terão como objetivo maior a promoção de um processo participativo e permanente da avaliação do curso, com o incentivo à participação de todos os membros da comunidade acadêmica envolvidos direta ou indiretamente com o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do campus Tucuruí.

Deles deverão partir as verificações quanto à busca pela qualidade almejada na ação acadêmica, repensando os objetivos traçados e os modos de atuação e resultados alcançados. Para esta busca constante pela excelência na qualidade do ensino acadêmico, deverão, entre outras ações, avaliar em caracteres qualitativos e quantitativos:

 

a) desempenho docente a cada semestre;

b) desempenho discente a cada semestre em caráter individual e coletivo;

c) desempenho do corpo técnico-administrativo envolvido com o curso a cada semestre;

d) desenvolvimento de conteúdos programáticos em cada disciplina;

e) desenvolvimento de conteúdos programáticos em cada turma;

f) medidas que garantam a fidelidade ao cumprimento dos conteúdos programáticos estabelecidos neste Projeto Político Pedagógico;

g) medidas que garantam a fidelidade ao cumprimento das cargas horárias estabelecidos neste Projeto Político Pedagógico;

h) desempenho coletivo na realização de ações práticas voltadas ao ensino;

i) desempenho coletivo na realização de ações voltadas à extensão;

j) desempenho coletivo na realização de ações voltadas à pesquisa;

k) participação em eventos acadêmico-científicos;

l) apresentação de resumos ou comunicações em eventos acadêmico-científicos,

m) desempenho docente na orientação de Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso, e

n) desempenho docente na orientação de Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso.

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