Projeto Pedagógico do Curso

 

1.     PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

 

A organização curricular do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA – Campus Itaituba, foi elaborada de forma a ofertar uma educação profissional que seja “integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia” (Artigo 39 da LDB), objetivando o “permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva” (Artigo 39 da LDB), permitindo aos discentes, efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade, que tanto modificam suas vidas e seus ambientes de trabalho.

O Curso deve prover uma formação que capacita o profissional para a automação dos sistemas de informação das organizações, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais nas variadas necessidades expostas pelo mercado.

A formação tecnológica contida na estrutura curricular proporciona ao aluno condições de: assimilar, integrar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação; analisar criticamente a dinâmica da sociedade e as diferentes formas de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto; e desenvolver as capacidades necessárias ao desempenho de suas atividades profissionais.

O curso provê uma formação que capacita o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação. A base de conhecimentos científicos e tecnológicos capacita o aluno para as atividades na área de informática que possua as seguintes características:

 

·                         Ter conhecimento e domínio do processo de projeto para construir a solução de problemas de base científica;

·                         Modelar e especificar problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso;

·                         Implantar sistemas de informação;

·                         Validar e transmitir a solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original;

·                         Analisar e assimilar sistemas técnicos, científicos e administrativos, transformando-os em algoritmos eficientes e eficazes capazes, desta forma, de resolver os problemas do dia-a-dia dos usuários;

·                         Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação;

·                         Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;

·                         Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;

·                         Ter iniciativa e exercer liderança;

·                         Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional;

·                         Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;

·                         Criar documentação técnica e pesquisar documentação on-line;

·                         Empreender negócios envolvendo desenvolvimento de software;

·                         Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

·                         Executar ações de treinamento e de suporte técnico;

·                         Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;

·                         Ter capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;

·                         Possuir uma formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação.

 

A aquisição dessas características requer a formação de atitudes, tais como: pontualidade, assiduidade, responsabilidade, respeito à individualidade, à coletividade e cooperação.

Neste propósito, o curso proposto oferecerá a oportunidade aos alunos para participação em atividades que possibilitam a correlação do ensino-pesquisa-extensão, por meio de aulas teórico-práticas realizadas nos laboratórios específicos, bem como no cumprimento de atividades, a exemplificar, os projetos de pesquisa e extensão realizados pelos docentes do curso, que poderão contribuir com recursos humanos e conhecimentos para a administração institucional, ações governamentais ou ações de intervenção.

As atividades de Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso são práticas educativas que facilitam sua passagem do ambiente escolar para o mundo do trabalho, a serem desenvolvidas no decorrer e ao final do curso, em complexidade crescente e obedecendo à orientação da Lei do Estágio e as Diretrizes Curriculares. Estas práticas permitem ao aluno adquirir experiência profissional, que nem sempre o curso pode ofertar, adequando os ensinamentos teóricos recebidos com o setor profissional, enfatizando a relação direta das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além do exposto acima, o Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, juntamente com demais cursos do IFPA – Campus Itaituba, oferece uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a sua concepção como Instituto, sua manutenção e seu potencial de desenvolvimento.

O profissional egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Além de avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Também poderá coordenar equipes de produção de softwares, vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Este profissional trabalha com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

O tecnólogo egresso deve ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de analisar as linguagens de computador e os códigos de comunicação entre o usuário e a máquina, podendo empreender ou assumir chefia ou a organização de gerências de informática e, também, trabalhar em tarefas específicas, como documentação de sistemas e elaboração de manuais, tendo como desafio provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas, propiciando novos tipos de atividades, agregando:

 

·                         Domínio de novas ferramentas e implementação de sistemas visando melhores condições de trabalho e de vida;

·                         Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso de ferramentas do estado-da-arte;

·                         Pesquisa visando novos conhecimentos e produtos;

·                         Visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

 

As seguintes competências específicas são exigidas:

 

·                         Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de computadores e periféricos;

·                         Instalar e utilizar equipamentos de informática;

·                         Identificar e solucionar problemas básicos em equipamentos de informática;

·                         Instalar, configurar e utilizar softwares básicos, incluindo Internet;

·                         Identificar e entender topologias, protocolos e padrões de redes;

·                         Instalar e configurar software de redes para clientes e servidores;

·                         Descrever a organização da Internet e seus efeitos na sociedade;

·                         Projetar, desenvolver e gerenciar Web;

·                         Projetar, desenvolver e gerenciar aplicações baseados na Web;

·                         Compreender os princípios de funcionamento e utilizar sistemas operacionais;

·                         Utilizar linguagens de programação para implementar programas;

·                         Fazer análise de sistemas, aplicando conceitos de engenharia de software;

·                         Utilizar adequadamente metodologias de desenvolvimento de software;

·                         Gerenciar projetos de desenvolvimento software;

·                         Projetar e implantar sistemas de bancos de dados;

·                         Gerenciar sistemas de bancos de dados;

·                         Aplicar novas tecnologias em desenvolvimento software;

·                         Implantar sistemas de informações nas organizações;

·                         Documentar o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação.

 

Destarte, entre as diversas funções e postos de trabalhos que o Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas de Informação do IFPA pode exercer no mercado de trabalho, tendo sempre no desenvolvimento de sistemas como focos principais destacam-se:

·           Programador de Computador;

·           Analista de Sistemas;

·           Analista de Tecnologia da Informação;

·           Desenvolvedor de Sistemas de Informação para Web;

·           Analista Programador;

 

·           Administrador de Banco de Dados.

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1.     OBJETIVOS DO CURSO

 

6.1.       Geral

 

Preparar profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e tecnologias de processamento de dados e informações, incluindo software, aspectos organizacionais e humanos e visando a produção de bens, serviços e conhecimentos.

 

6.2.       Específicos

 

·           Especificar, instalar e utilizar sistemas de computadores;

·           Interligar sistemas de computadores;

·           Programar utilizando linguagens de desenvolvimento;

·           Instalar e utilizar aplicativos computacionais;

·           Especificar, analisar, programar e documentar sistemas de informação;

·           Instalar, treinar e manter softwares desenvolvidos;

·           Projetar, desenvolver, configurar e gerenciar aplicações baseados na web;

·           Projetar e administrar banco de dados;

·           Gerenciar projetos de software;

·           Planejar e gerenciar a infraestrutura necessária para uso de sistemas de informação;

·           Atuar de forma empreendedora na geração de novas oportunidades de negócio e de trabalho;

·           Participar em pesquisa aplicada e desenvolvimento em sistemas de informação;

·           Participar em ações de ensino e extensão para promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação;

 

·           Atuar em consultoria de implantação de sistemas de informação.

1.     METODOLOGIA

 

Os procedimentos metodológicos propostos neste projeto são entendidos como um conjunto de ações empregadas tendo como objetivo assegurar a formação integral dos estudantes. Nesse sentido é importante considerar as características específicas do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, além de observar os seus conhecimentos prévios, orientando-os na (re)construção dos conhecimentos.

No início de cada semestre letivo, os docentes e a equipe pedagógica do campos devem planejar, de forma coletiva, as atividades a serem executadas naquele semestre. A equipe docente poderá organizar as atividades didáticas pedagógicas de forma integradoras baseadas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, em situações desafiadoras que estimule os alunos a buscar, mobilizar e ampliar seus conhecimentos, gerando assim, aprendizagens significativas, as quais culminará na avaliação da aprendizagem como uma prática diagnóstica e processual com ênfase nos aspectos qualitativos.

São procedimentos metodológicos que deverão ser adotados pelo professor no processo educativo:

·           Aula expositiva dialogada utilizando data show;

·           Leitura, interpretação e produção de textos a partir de discussões coletivas; 

·           Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escrito da pesquisa;

·           Atividades práticas em sala de aula relacionando com os estudos teóricos e outras áreas do conhecimento;

·           Dinâmicas de grupo que promovam a interação, respeito mútuo e participação no coletivo;

·           Oficinas em sala de aula ou laboratório de informática utilizando recursos adequados;

·           Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidos para estudo na disciplina e/ou outras áreas do conhecimento;

·           Seminários e relatórios das atividades desenvolvidas articuladas com as disciplinas;

·           Apresentação oral e escrita de conclusões e articulação com as disciplinas;

·           Leitura de livro em acordo com as disciplinas;

·           Visitas técnicas.

Para a integração do currículo, concebendo o educando como o sujeito capaz de relacionar-se com o conhecimento de forma ativa, crítica e construtiva, é importante:

·            Propor atividades em que o alunado seja protagonista na construção do conhecimento, possibilitando ao mesmo intervir na realidade social;

·            Tratar os conteúdos de ensino de modo contextualizado, promovendo assim, uma aprendizagem significativa, instigando a autonomia intelectual dos alunos e incentivando a capacidade de continuar aprendendo;

·           Promover permanentemente a interação entre as disciplinas, tanto das áreas de formação básica, quanto das áreas de formação profissional, bem como a base diversificada;

·           Desenvolver Projetos Interdisciplinares e Integradores, oportunizando o contato com as situações reais de vida e de trabalho;

·           Inserir atividades demandadas pelo alunado: eventos científicos, problemas, projetos de intervenção, atividades laboratoriais, entre outros;

·           Viabilizar atividades de pesquisa de campo e visitas técnicas sob a ótica de várias disciplinas;

·           Promover a problematização do conhecimento, buscando confirmação em diferentes fontes;

·           Considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade do aluno;

·           Adotar a pesquisa como um princípio educativo;

·           Diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos(as) estudantes a partir do levantamento dos seus conhecimentos prévios.

1.     APOIO AO DISCENTE

 

Na perspectiva de consolidar e sistematizar as ações já existentes no Campus Itaituba, o Programa de Assistência Estudantil foi concebido para promover a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, por meio de iniciativas que fomentem a inclusão social, aporte financeiro por meio de bolsas de estudos disponibilizadas através de editais internos, a melhoria do desempenho acadêmico e do bem-estar biopsicossocial dos estudantes.

O programa de apoio ao discente tem como objetivo principal fornecer ao aluno apoio e instrumentais para iniciar e prosseguir seus estudos. Dessa forma, ocorre programa de ações afirmativas de construção do perfil do corpo discente, estabelecimento de hábitos de estudo, de nivelamento, apoio psicopedagógico, estímulo à permanência e combate à evasão, apoio à organização estudantil e promoção da interação e convivência harmônica nos espaços acadêmicos.

A caracterização do perfil do corpo discente poderá ser utilizada como subsídio ao plano de aulas das disciplinas, uma vez que possibilita a proposição de metodologias e estratégias mais adequadas à turma.

O estímulo ao estabelecimento de hábitos de estudo pressupõe a valorização da produção do discente e orientações para constituição do hábito. Assim, as ações previstas envolvem docentes, orientação educacional, biblioteca e demais servidores do campus, utilizando-se para isso a elaboração e socialização de manuais de plano de estudo e de metodologia da pesquisa.

Para as ações de nivelamento, propõe-se atendimento em sistema de plantão de dúvidas monitorado por docentes em horários de complementação de carga horária previamente e amplamente divulgados aos discentes.

Os discentes também poderão contar com o Programa de Monitoria de ensino que é a realização de ações de assistência a aulas ou a atividades de auxílio ao professor com a finalidade de melhoria do processo de ensino-aprendizagem no curso, favorecendo a articulação entre teoria e prática no processo ensino-aprendizagem.

O apoio psicológico social e pedagógico ocorrerá através de atendimento individual e coletivo, podendo ser por encaminhamento de outros setores ou pela procura voluntária dos atores envolvidos no processo educativo.

O estímulo à permanência e o combate à evasão constitui-se num trabalho sistematizado de acompanhamento à frequência e aos rendimentos obtidos cujos resultados alimentam as demais ações do programa de atendimento. A interação entre todos os setores do campus é fundamental para a obtenção de resultados que visem a qualidade do atendimento.

A coordenação de curso presta atendimento ao corpo discente de duas formas: presencial, em dias pré-estabelecidos, e pelo correio eletrônico da coordenação. Os estudantes recebem, também, a atenção dos professores das disciplinas, fora do horário das aulas.

A Coordenação Técnica Pedagógica do Campus, constituída por pedagogos, assistentes sociais e técnicos em assuntos educacionais, acompanha o processo de ensino e aprendizagem e orienta os estudantes nos momentos de dificuldade ou de conflito.

 

 As páginas institucionais (www.sigaa.ifpa.edu.br e www.itaituba.ifpa.edu.br) possibilitam ao estudante o acesso às informações sobre o curso, calendário acadêmico, horário de disciplinas, eventos culturais e demais notícias de interesse do discente. Por meio de login e senha, permite acessar os dados do sistema acadêmico, tais como o histórico escolar, inscrição em disciplinas, dentre outros serviços que possibilitam ao estudante a gestão do seu itinerário formativo.

1.     AVALLIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, baseados no Regulamento Didático-Pedagógico do Ensino no IFPA vigente, contemplando os seguintes aspectos:

 

·                         Adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa;

·                         Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;

·                         Inclusão de tarefas contextualizadas;

·                         Manutenção de diálogo permanente com o aluno;

·                         Divulgação dos critérios a serem adotados na avaliação;

·                         Exigência dos mesmos critérios de avaliação para todos os alunos;

·                         Apoio disponível para aqueles que têm dificuldades;

·                         Incidência da correção dos erros mais importantes;

·                         Importância conferida às aptidões dos alunos, aos seus conhecimentos prévios e ao domínio atual das competências visadas.

 

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplinas e bimestres, considerando aspectos de assiduidade e aproveitamento. A assiduidade diz respeito à frequência às aulas teóricas, aos trabalhos escolares, aos exercícios de aplicação e atividades práticas. O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas atividades avaliativas.

Será observada também a capacidade do aluno de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e competências necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do curso.

As avaliações deverão ser realizadas utilizando instrumentos que contemplem trabalhos efetuados de forma coletiva ou individual, com vistas a verificar se o aluno logrou atingir as competências e habilidades exigidas em cada semestre.

A avaliação será diagnóstica e formativa, ocorrendo de forma processual e contínua, por meio da qual o professor, munido de suas observações, terá um diagnóstico pontual da turma.

O professor poderá utilizar diferentes formas e instrumentos de avaliação, que levem o aluno ao hábito da pesquisa, da reflexão, da criatividade e aplicação do conhecimento em situações variadas. Os resultados das avaliações deverão ser utilizados pelo professor como meio para a identificação dos avanços e dificuldades dos alunos, com vistas ao redimensionamento do trabalho pedagógico na perspectiva da melhoria do processo ensino-aprendizagem.

A média semestral de cada disciplina cursada será calculada da seguinte forma:

 

 

Onde:

MS = Média Semestral em uma disciplina

1ª BI = 1ª Bimestral (verificação da aprendizagem)

2ª BI = 2ª Bimestral (verificação da aprendizagem)

O aluno será aprovado na disciplina se obtiver nota maior ou igual a sete ( ) e frequência igual ou superior a 75%.

Caso a média semestral seja menor que sete ( ), o aluno fará prova final.

O aluno estará aprovado após a realização da prova final se obtiver Média Final maior ou igual a sete ( ), calculada da seguinte forma:

 

 

Onde:

MF = Média Final em uma disciplina

MS = Média Semestral

NPF = Nota da Prova Final

 

O Acadêmico reprovado em até 2 (dois) componentes curriculares poderão dar prosseguimento aos estudos obrigando-se a cursar os componentes, em regime de dependência, em turmas e horários diferenciados do qual se encontra regularmente matriculado.

O aluno reprovado em 03 (três) ou mais componentes curriculares ficará automaticamente reprovado no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas os componentes curriculares em que ficou reprovado.

Os procedimentos de avaliação utilizados e os seus resultados são periodicamente tratados em reuniões entre os docentes, em que se analisa o perfil das turmas e metodologia de avaliação.

O curso é regulamentado de acordo com a Organização Didática do IFPA, em vigor.

As estratégias de recuperação paralela serão estabelecidas pelo docente, orientadas à(s) dificuldade(s) do estudante ou grupo de estudantes, de acordo com a peculiaridade de cada componente curricular. Os estudos de recuperação paralela deverão desenvolver-se de modo contínuo e paralelo, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino-aprendizagem detectadas ao longo da disciplina. São estratégias de recuperação paralela: atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica, experimento demonstração prática, seminários, relatório, portfólio, provas escritas ou orais, pesquisa de campo, produção de textos, produção científica, artística ou cultural, oficinas, entre outros.

O APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO seguirá o regimento didático pedagógico do IFPA, onde o mesmo versa que a solicitação de aproveitamento de estudos será realizada via processo, conforme período no Calendário Acadêmico do Campus para análise e parecer da Coordenação de Curso.

O requerimento para aproveitamento de estudos deverá ser acompanhado das cópias dos seguintes documentos devidamente e assinados pela instituição de origem do requerente: 1) Histórico escolar; 2) Programas ou ementário de disciplinas cursadas; e 3) Documento que comprove a autorização de funcionamento ou o reconhecimento do curso de origem, apenas para cursos superiores de graduação.

Será concedido o aproveitamento de estudos para fins de integralização de componente curricular quando, cumulativamente: 1) A carga horária do componente curricular cursado for igual ou maior que a carga horária do componente integrante da matriz curricular do curso no IFPA; 2) O estudante tenha cursado o componente curricular com aprovação em outro curso de mesmo nível de ensino ou de nível superior ao do curso no IFPA; 3) O perfil formativo do componente curricular do curso no IFPA estiver expresso no ementário do componente já cursado na outra instituição. 4) Ter cursado o componente curricular num prazo máximo de 10 (dez) anos, decorridos entre o final do período letivo em que o componente curricular foi cursado e a data do protocolo do requerimento de aproveitamento de estudos no IFPA; e ressaltando ainda que quando se tratar de aproveitamento de estudos para componente curricular que possui outro componente como pré-requisito, o aproveitamento somente será concedido caso o componente pré-requisito já tenha sido cursado com aprovação.

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