Projeto Pedagógico do Curso

3.1  PerfildoProfissionalEgresso

 

OTecnólogoemAquiculturadeveserumprofissionalhabilitadoa:

 

-    Projetar,coordenar,analisar,fiscalizar,assessorar,supervisionareespecificartécnicaeeconomicamenteprojetosemaquiculturaedoagronegócioaquícola,aplicandopadrões,medidas e controle de qualidade, enfim o Tecnólogo em Aquicultura deve ter compreensãoglobal e integrada dos sistemas de produção, compreendendo tambéma lógica doaquicultorcomrelaçãoaosseusobjetivoseprocessosdedecisão;

-    Realizarvistorias,perícias,avaliações,arbitramentos,laudoseparecerestécnicos,comcondutas,atitudeseresponsabilidadetécnicaesocial,respeitandoosseresvivosepromovendo a conservação e/ou recuperação dos recursos hídricos, com uso de tecnologiasintegradasesustentáveisparaoambiente;


 

-      Atuarnaorganizaçãoegerenciamentoempresarialecomunitáriointeragindoeinfluenciandonosprocessosdecisóriosdeagenteseinstituições,nagestãodepolíticassetoriais;

-  Produzir,conservarecomercializaralimentoseoutrosprodutosaquícolas;participareatuaremtodosossegmentosdascadeiasprodutivasdoagronegóciodaaquicultura;

-  Exerceratividadesdedocência,pesquisaeextensãonoensinotécnicoprofissionale;

 

-    Enfrentarosdesafiosdasrápidastransformaçõesdasociedade,domundo,dotrabalho,adaptando-seàssituaçõesnovaseemergentes.

 

 

3.1  ÁreasdeAtuação

 

OmercadodetrabalhoparaoTecnólogoemAquiculturaéamplo,vistoqueoBrasiléumpaísdeeconomiamuitobaseada,ainda,nosprodutosprimáriosenaproduçãodealimentos.Acrescentepreocupaçãocomaqualidadedevidaecomasaúdetambémimpulsionam essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.Este profissional trabalha no gerenciamento do processo produtivo aquícola e na gestão deprojetos ligados à aquicultura. As áreas de atuação são a iniciativa privada, iniciativa pública,organizaçõesdoterceirosetoroucomoempreendedor,possivelmenteempiscicultura,ranicultura,ostreicultura, mitilicultura, carciniculturae cultivo depeixes ornamentais.Esseprofissional também pode trabalhar na área de pesquisa, atuando em institutos de pesquisascientíficas e tecnológicas na área e em instituições de ensino superior, como pesquisador ouprofessor universitário. Destacam-se a seguir os principais nichos de atuação do profissionalTecnólogoemAquicultura,emrelaçãoaoEstadodoPará:

a)  ServiçosAutônomos(Empreendedorismo)

 

-  Assistênciatécnicaeconsultoria;

 

-  Empresasdeprojetosaquícolas;

 

-  Pesque-pagues;

 

-    Comércioedistribuiçãodeprodutosesubprodutosaquícolas(rações,equipamentos,peixeseoutrosorganismosaquáticosetc);

-  Empresasdedesenvolvimentoetecnologiaaquícola.

 

b)  EmpresasPrivadas

 

-  Fazendasdeaquicultura;

 

-   Indústriaseempresaspesqueirasemgeral(produção,comercialização,transformação,processamento,embalagem,exportação);

-  Empresasdepesca(embarcaçõesregionaiseequipamentoempregado);

 

-   Associaçõesecooperativasdeprodutoresaquícolas,empresasdepescaeinstituiçõespúblicas(produção,assessoriaeassistênciatécnica);

-  Instituiçõesprivadasdeensinosuperior(pesquisaedocência);

 

-  Empresasdeexportaçãodepeixesornamentais.


 

c)  EmpresasPúblicas

 

-  Universidadeseescolasdeaquicultura(pesquisa,ensinoeextensão);

 

-  Instituiçõesfederaiseestaduaisdepesquisa;

 

-  Instituiçõesestaduaisdeextensãorural;

 

-  MinistériodaAgriculturaeMinistériodaPesca;

 

-   SecretariaEstadualdeAgricultura,SecretariaEstadualdeMeioAmbienteeSecretariaEstadualdePescaeAquicultura;

-  SecretariasMunicipaisdePescaeAquicultura;

 

-  Bancosfederaiseestaduais(empréstimorural);

 

-  Organizaçõesnacionaisemultinacionais;

 

-  InstitutosFederaisdeEducação,CiênciaeTecnologia;

 

-  EmpresadeAssistênciaTécnicaeExtensãoRural(EMATER)

 

-  ServiçoBrasileirodeApoioàsMicroePequenasEmpresas(SEBRAE);

 

-  ServiçoNacionaldeAprendizagemRural(SENAR);

 

-  AgênciadeDefesaAgropecuáriadoEstadodoPará(ADEPARA);

 

 

-  InstitutoBrasileirodoMeioAmbienteedosRecursosNaturaisRenováveis(IBAMA).

3.  OBJETIVOSDOCURSO

 

3.1  ObjetivoGeral

 

·FormarTecnólogosemAquiculturacomumasólidabasetécnico-científicaeempreendedora, capazes de analisar e agir de maneira crítica sobre a realidade naqualtrabalham,ecomprometidos com odesenvolvimento sustentáveldaregiãoamazônicanassuasdimensõessocial,econômica,ambientaleculturalparaoplanejamento,auxílioe/ouexecuçãodagestãoeusosustentáveldosrecursosaquícolasemambientenaturale/ouemsistemasnão-naturaisdecultivo.

 

3.2  ObjetivosEspecíficos

 

·FormarTecnólogosemAquiculturaparaelaboraçãodeprojetostécnicoseexecuçãodeatividades aquícolas emnívelempresariale/oufamiliar,seja eminstituiçõespúblicasouprivadas,comcapacidadeempreendedora,provendo-lhesformaçãocientífica e profissional geral que os capacite a absorver e desenvolver tecnologias,alémdeconservaroequilíbriodoambiente.

 

·Possibilitaraformaçãoprofissionalampladograduando,oportunizando-lheoexercícioempesquisa,ensinoeextensão,favorecendoaacumulaçãodeconhecimentoseexperiênciasgeradaspelainteraçãoentreestastrêsatividades.

3.1  MetodologiasdeEnsino


 

Asmodalidadesdidático-pedagógicasaseremadotadasnocursovisamgarantiraoestudanteoconfrontocotidianoentreateoriaabordadanasatividadescurricularesearealidadeencontradanocampo.Propõe-seutilizarasseguintesmodalidades:

 

6.5.1   ExposiçãoDidática

 

Atividades em sala de aula com apresentação expositiva dos conteúdos programáticos,abordadosapartirdeumaproblemáticaregionalsobreAquicultura.

 

6.5.2   ExercíciosPráticos

 

A aquisição dos fundamentos teóricos, bem como da metodologia científica, deveráproporcionarao alunoa competênciaparasaber buscar as informações quelhe faltarão emsua atividade profissional. Durante o curso, esse exercício de busca do conhecimento se daráatravésdeespaçosreservadosemcadadisciplina,quandodaabordagemdosseusconteúdos,nosentidodeproporcionaraosestudantesespaçosparaareflexãoeparticipaçãoematividadescomplementares.Nessesentido,essasaulaspráticaspodemocorrerdeváriasmaneiras,taiscomo:

 

6.5.2.1   SaladeAulaeLaboratórios

 

Serãoatividades,emformadeexercício,comoobjetivodeconfrontaçãoeaplicaçãodo conhecimento apreendido nas aulas teóricas, podendo ser realizadas em sala de aula ou emlaboratório.

 

6.5.2.2   AtividadesdeCampo

 

Sãoatividadesdeobservaçãoe/oudeexercíciosefetuadosdiretamentenocampo.Estasatividadesdeverão serplanejadasparaumapráticainterdisciplinar,reunindo maisdeuma disciplina, podendo ser realizados concomitantemente ou sequencialmente, permitindo aparticipação detodososestudantesenvolvidos,reunido-osemgruposouindividualmente,sobasupervisãodiretadoprofessor,monitor oudeumassistente.


 

6.5.3   ExercíciosemEquipe

 

Omercadodetrabalho,atualmente,valorizamuitoosprofissionaisquetêmacapacidadedetrabalharemequipe.Nessesentidoéquesedestacaaimportânciadessametodologia de ensino, onde serão estimuladas atividades práticas ou de estudo de caso, cujadiscussãoeaorganizaçãodotrabalhoemgrupoconstituir-se-ãonoeixocentral.

 

6.5.4   EstudosdeCaso

 

Essas atividades visam ao aluno utilizar o seu referencial teórico para estudar umasituaçãorealdecampo,tantoaoníveldeestabelecimentoaquícolacomodeumalocalidade.

 

6.5.5   EstudosDirigidos

 

Assim como as demais, esta atividade servirá para auxiliar o estudante no processo deassimilação doconteúdo administradonasdiferentesatividadescurriculares,principalmentenasdisciplinas,sendocomplementaresaoaprendizadonasaladeaula.Sãoespaçosreservadosparaaleitura,levantamentosbibliográficosoudiscussõesemgrupo,ondeoprofessor forneceasorientaçõesmínimasnecessáriasaosucessodaatividade.

 

6.5.6   RecursosdeInformáticaePesquisasnaInternet

 

Ousodainformáticacomorecursodepesquisaseráestimulado,atravésdoaprendizado apartir desoftwaresespecializados,alémdo recurso daInternet.Pretende-seassim,defrontargradativamenteoalunocomesserecursoinformático,deformaaproporcionar-lheacapacidadedabuscadeinformaçõesnecessáriasemsuasatividadesacadêmicaseprofissionais.

 

3.2  EstágioSupervisionadoIeII

 

Serão realizados dois Estágios Supervisionados obrigatórios, um de base familiar oumanejo aquícola comunitário, preferencialmente em estabelecimentos aquícolas de pequenosagricultores, ou nos setores de produção e pesquisa do próprio IFPA – Campus Castanhal. Osegundo visa a oportunizar aos discentes um estágio em sistema de cultivo empresarial ouagroindustrial;empresasdosetorpúblicoouprivado,eemlocalidadesondeestesestão


 

inseridos, complementando e consolidando os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas epráticas, ministradas no âmbito das diversas disciplinas que comporão o currículo. O objetivodesses estágios édedar ao profissional em formação oportunidadedeexercitar o confrontoentre teoria e realidade, de se inserir no âmbito da realidade regional e de ser conduzido a umaparticipação ativaeefetivanaprodução do conhecimento,além depossibilitar suainiciaçãonapráticametodológicadapesquisaedaextensão.

Osconteúdosdasdisciplinascorrelacionadasdeverãodaraosestudantesasferramentasfundamentaisparaoentendimentodessarealidadeeacompetênciatécnico-científicanecessáriaparabuscarrespostasaosdiversosproblemasquesemanifestemdentrodo contextodasunidadesdeprodução.

Em linhas gerais, o objetivo dos estágios é a observação e análise da propriedade ouempresanasuacomplexidadeeoestudodosdiferentestiposdeatividadesexistentesnaagricultura.Serãoassimdistribuídos:

a)EstágioSupervisionadoI –Seráoportunizado apartirdo 3o ao4o semestreletivo,com carga horária de 200 horas. Chamado estágio de imersão no meio rural, parapermitiraoestudanteterumprimeirocontatocomaaquiculturafamiliare,conseqüentemente, levantar questionamentos iniciais sobrea realidaderural (socialeeconômica)eosprocessosprodutivos,quedeverãoseramadurecidosaolongodocurso.

b)Estágio Supervisionado II – Será oportunizado a partir do 5o ao 6o semestre letivo,tambémcomcargahoráriade200horas.Oestudanterealizarálevantamentosreferentesaoselementosdosistemadeproduçãoefaráumacompanhamentosistemáticodociclodeproduçãoaquícolaemestabelecimentospróprios,públicosouprivados,aplicandoosconhecimentostécnico-científicos adquiridosaolongodocurso.

 

Os Estágios Supervisionados constituem uma Atividade Acadêmica regular e integram ocurrículoobrigatóriodo Curso Superior deTecnologiaemAquicultura, com cargahoráriatotalde400 (quatrocentas)horas.

Estaatividade acadêmicaficarásob aresponsabilidadedeumaComissão deno mínimotrêsdocentesindicadospeloColegiadodoCurso,quereceberáadenominaçãodeCoordenaçãodeEstágio,aqualteráumpresidente.


 

OEstágioSupervisionadopoderásercumpridoemumadasmodalidadesabaixo,dependendodaaptidãoeopçãodoestudante,asaber:

a)  Estágioemempresa(públicaouprivada)ouemumapropriedaderural;

b)  Iniciaçãocientífica.

 

Pararealizaroestágiosupervisionado,oestudantedeveráestarregularmentematriculadonaAtividadeAcadêmicadenominadacomoEstágioSupervisionadoIouEstágioSupervisionadoII,nestaordemobrigatoriamente.

Aorientaçãodasatividadesdesenvolvidaspeloestudantenamodalidadedeestágio,quandocumpridaemumentequenãosejaoIFPA-CampusCastanhal,ficarásobaresponsabilidadede2(dois)orientadores:umdoIFPAeoutrodaentidadeenvolvidanoestágio.Aotérminodoestágio,oestudantefaráumrelatóriodetalhadodasatividadesdesenvolvidas,quedeveráserassinadopelos2(dois)orientadores.

Oestágiosupervisionado,namodalidadedeiniciaçãocientífica,compreenderáobrigatoriamenteavinculaçãodoestudanteaumabolsadepesquisaconcedidaporumainstituiçãonacionalouinternacionaldeapoioàpesquisaouapoiadapelaprópriainstituição.Aofinal,oaluno(soborientaçãoexpressadeseuorientador)poderásubscreveroseurelatóriode pesquisa ou o trabalho publicado em boletim científico reconhecido pela CAPES, a fim deintegralizar os créditos na disciplina Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso I e II, comorequisito para a conclusão do cursoao finaldo último ano letivo.Este deverá ser apresentadopor meio escrito, em formato apropriado, conforme normas estabelecidas pelo Colegiado deCurso.Poderáassimserresultantede:

a)    TrabalhodepesquisadesenvolvidoaolongodagraduaçãosoborientaçãodeumprofessordoCampusCastanhaloupesquisadordevidamentecredenciadopelaCoordenaçãodeEstágio;ou;

 

b)   DesenvolvimentodeumamonografiacomtemarelacionadoaalgumaáreadoCurso,sob orientação de um professor do curso ou pesquisador devidamente credenciado pelaCoordenaçãodeEstágio.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

3.  SistemadeAvaliaçãodoProcessodeEnsinoeAprendizagem

 

Tendo-seemvistaaspremissasestabelecidasinicialmente,faz-seimportanteque,aofinaldopercursoformativo,odiscentesaibautilizaroconhecimentotécnicoeasferramentas


 

metodológicas apreendidas no Curso, sendo capaz de ter domínio sobre a realidade observada,aplicandoasrespectivassoluçõesaosproblemasapartirdeumolharholístico.Nessesentido,é preciso estabelecer alguns mecanismos de avaliação que sejam capazes de evidenciar se osobjetiv

osdo curso estão sendo alcançados,ese os métodos emodalidadespropostas estãosendoeficientesnaapropriaçãodascompetênciasehabilidadesdofuturoTecnólogoemAquicultura. Assim também é preciso manter um controle e verificar se o eixo orientador e afilosofiadoCursoestãosendoobedecidos.

 

3.1  AvaliaçãodoRendimentoEscolar

 

Averificaçãodorendimentoescolarsefaráapartirdeavaliaçõesefetuadasporatividadecurricular,atentando-separaosaspectosqualitativosdoprocessoensino-aprendizagemde forma aperceber oatingimento das competênciasehabilidadespropostas.Asavaliaçõespoderãoserfeitasdediferentesmaneiras,incluindoprovas,seminários,relatórios das atividades curriculares, ou ainda através de outros mecanismos propostos pelosdocentes,devidamenteacordadoscomosdiscenteseaprovadosnoColegiadodoCurso.

No SistemadeAvaliaçãooCursodeveráconsiderartambém aOrganização Didática emvigor para os cursos superiores de Tecnologia e Engenharia, prescrita no Capítulo VI: DaAvaliação,conformesegueabaixoparaestaquestão:

Noregimesemestral,osresultadosdasavaliaçõesserãomensuradosdaseguinte

forma:

I.    daculminânciadosresultadosalcançados.

II.  edaFórmula

 

 

MS=1ªBI+2ªBI  ≥7,0

2

 

LEGENDA:

 

MS=MédiaSemestral

1ªBI=1ªBimestral(verificaçãodaaprendizagem)

2ªBI=2ªBimestral(verificaçãodaaprendizagem)

 

Oalunoseráaprovadonadisciplinapormédia,seobtivernotamaiorouiguala7,0(≥7,0):

 

-  Casoamédiasemestral(MS)seja(menorque)‹7,0,oalunofaráprovafinal.

-Oalunoquenãorealizarqualquerumadasavaliaçõesbimestraisficaráimpossibilitadoderealizaraprovafinal;


 

OalunoseráaprovadoseobtivernaProvaFinalnotamínima6,0eoresultadodasavaliaçõesserãomensuradosdaseguinteforma:

 

 

MF=MB+NOTADAPROVAFINAL=>6,0

2

MF=MÉDIAFINAL

MB=MÉDIABIMESTRAL

NPF=NOTADAPROVAFINAL

 

Quantoafreqüência,oalunoestaráreprovadoquandonãoatingiremcadadisciplina,nomínimo75%deacordocomaOrganizaçãoDidáticaemvigor

 

3.2  AvaliaçãoporAtividadeCurricular

 

No nível da construção conjunta do conhecimento, está previsto que a cada disciplinaministrada serão realizados debates de avaliação, onde os atores do processo de aprendizagem(professorealunos)analisarãocriticamenteasmodalidadespedagógicasempregadas,apertinênciadoconteúdoministradoaocontextoregional,oatendimentodoobjetivodadisciplina, os recursos utilizados (audiovisual e bibliográfico), entre outros. O que se propõe,portanto,éestimularodiálogoentrealunoseprofessores,demaneiraaestabelecerumadinâmica constantedeautocríticaemelhoriadocursocomoumtodo.

OProcessodeAvaliação,paraatenderàsexigênciasestruturaisdaeducaçãoprofissional,deverá evidenciar as competências como principal objetivo a ser perseguido, oqual, para atingir o processo de construção do conhecimento, deve ser composto de etapasprogressivas,comdesafioscontextualizadosesignificativos.

a)AspectosaSeremAvaliados:

 

-  Domíniodaleituraedaescrita,dainterpretaçãoedaescrita.

 

-     Capacidadedeobservação,inovação,iniciativaeautonomiaparaaprendercomasexperiênciassociais,políticaseculturaisvivenciadasnoprocessoeducativo.

-    Utilizaçãodavisãoholísticaeavivênciaemequipecomoestímuloàconstruçãodoconhecimento.

-  Criaçãoegerênciadesituações-problemas,identificaçãodeobstáculos,análise,avaliaçãoereordenação detarefas.


 

-  Desenvolvimento,análise,avaliação,reformulaçãoeorganizaçãodeinformações.

 

-  Pesquisaeusodeformaeficientedasinformaçõesparaasoluçãodeproblemas.

 

-   Estabelecimentoderelaçõessignificativasentrenovosconhecimentoseosjápossuídos,peloprocessomentaldecomparação,análiseesíntese.

-  Capacidadedeplanejar,trabalharedecidiremequipe.

 

-   Sugestãodeaçõesquedesencadeiemdesafios,problemaseprojetoscomparticipaçãodeprofessorealuno.

-  Demonstraçãodehabilidadesnoscamposafetivo,cognitivoepsicomotor,queidentifiqueascompetênciasdonovoprofissionalcidadão.

b)CritériosaSeremUtilizados:

 

-    Aoiniciaroprocessoeducativo,oeducadoreeducandodeveminformarediscutiroprocessoavaliativo.

-   Oeducandoé  osujeitodoprocessoeducativo,capaz  deconstruiroseuconhecimento,desenvolvendo competênciasehabilidades.

-    Avaliaçãocontínua,comacompanhamentosistemático,emcadaetapaeducativa,comdiagnósticodasdificuldadeseretroalimentaçãodosistema.

-   Oeducandodeveráatingiracompetênciadesejadaemcadaetapaeducativae,casonãoconsiga,deveráreiniciaraetapaereelaboraroprocessodecompreensãoeconhecimento.

c)InstrumentosparaAvaliação:

 

Podemserosmaisvariadospossíveis,deacordocomaspeculiaridadesdecadaprocessoeducativo.Serãosugeridos:

-  Atividadesindividuaiscomo:pesquisabibliográfica,demonstraçãoprática,micro-aulasetc.

 

-  Pesquisadecampo,elaboraçãoeexecuçãodeprojetosexperimentais.

 

-  Trabalhosdeequipecomo:seminários,debates,planejamentoe/ouparticipaçãodeeventossociais,políticos,artísticosouculturais.

-  Produçãocientífica,artísticaouculturaletc.

 

d)RegistroAcadêmico:


 

-   O aluno,ao final dadisciplina,deveráreceberumanota de0,0 a10,0 (zeroadez)queexpresseafinalizaçãodasatividadesrealizadasduranteasaulas;

-  Anotamínimaparaaprovaçãonadisciplinaserá7,0(sete);

 

-  O professor deverá utilizar diversos instrumentos realizando no mínimo 2 (duas) avaliaçõesparaobtençãodanotafinal;

-    Oprofessordeverárealizardentrodacargahoráriaestabelecidaparaadisciplina,arecuperaçãoparaleladosalunosquenãoestiveremadquirindoascompetênciasnecessárias;

-  O aluno quenão obtiver nota mínima de6,0 (seis) ao final dadisciplina,terá aoportunidadedefazerrecuperaçãoaserorganizadapeloprofessordentrodacargahoráriaprogramadaparaadisciplina;

-    Oalunoque,apósarecuperação,nãoobtiveranotamínimaexigida,deverárefazeradisciplinaposteriormente;

-    Oalunodeveráseravaliadodeformaquantitativaequalitativa,comprevalênciadosaspectosqualitativossobreosquantitativos.

 

3.3  AvaliaçãoporEixoOrientador

 

Haja vista a organização sequencial das atividades curriculares obrigatórias a partir deeixosorientadores,ondesãoestabelecidosobjetivosaseremalcançadosemtermosdeconhecimentoadquirido paraa atribuiçãodas competências ehabilidades doaluno,faz-senecessárioavaliarsetaiscompetênciasehabilidadesestãosendoalcançadas,alémdeavaliarse o intuito de facilitar a interdisciplinariedade está sendo atingido. Dessa forma, será previstaumaavaliaçãoaofinaldecadaeixo,comobjetivodediscutirosmétodosutilizadoseaarticulação entre as atividades curriculares envolvidas no eixo e como articulá-las com o eixoseguinte.

 

3.4  AvaliaçãodoCurso

 

Aomesmo tempoem quese faz necessário avaliar as atividades curriculares eoseixos,éprecisotambémavaliaraorganizaçãoeodesenvolvimentodocursocomoumtodo,de forma a ter indicações sobre sua qualidade e alcance de seus objetivos, sob o pretexto demelhorá-looureorientarseusrumos,casosejanecessário.


 

Estaavaliaçãodeverásedaremtrêstempos:

 

-  Análisedocursoapartirdaleituradeumobservadorexternoaomesmo,comcompetênciaouexperiêncianaáreadeAquicultura,demaneiraaanalisarapropostacomadevidaisenção;

-     Avaliaçãofeitapelosestudanteseprofessores,separadamente,atravésdedebatesestimulados;

 

-    Avaliaçãoconjunta,comapresençadoscorposdiscenteedocente,esepossívelcomrepresentantesdasociedadelocalorganizada,ligadosàáreadeAquicultura,comoobjetivodeter umaleituracrítica eampliada,dos diferentespontos de vista acercado funcionamentodocursopara,então,traçar linhasdeatuaçãoe/oureorientação.

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d01