OTecnólogoemAquiculturadeveserumprofissionalhabilitadoa:
- Projetar,coordenar,analisar,fiscalizar,assessorar,supervisionareespecificartécnicaeeconomicamenteprojetosemaquiculturaedoagronegócioaquícola,aplicandopadrões,medidas e controle de qualidade, enfim o Tecnólogo em Aquicultura deve ter compreensãoglobal e integrada dos sistemas de produção, compreendendo tambéma lógica doaquicultorcomrelaçãoaosseusobjetivoseprocessosdedecisão;
- Realizarvistorias,perícias,avaliações,arbitramentos,laudoseparecerestécnicos,comcondutas,atitudeseresponsabilidadetécnicaesocial,respeitandoosseresvivosepromovendo a conservação e/ou recuperação dos recursos hídricos, com uso de tecnologiasintegradasesustentáveisparaoambiente;
- Atuarnaorganizaçãoegerenciamentoempresarialecomunitáriointeragindoeinfluenciandonosprocessosdecisóriosdeagenteseinstituições,nagestãodepolíticassetoriais;
- Produzir,conservarecomercializaralimentoseoutrosprodutosaquícolas;participareatuaremtodosossegmentosdascadeiasprodutivasdoagronegóciodaaquicultura;
- Exerceratividadesdedocência,pesquisaeextensãonoensinotécnicoprofissionale;
- Enfrentarosdesafiosdasrápidastransformaçõesdasociedade,domundo,dotrabalho,adaptando-seàssituaçõesnovaseemergentes.
OmercadodetrabalhoparaoTecnólogoemAquiculturaéamplo,vistoqueoBrasiléumpaísdeeconomiamuitobaseada,ainda,nosprodutosprimáriosenaproduçãodealimentos.Acrescentepreocupaçãocomaqualidadedevidaecomasaúdetambémimpulsionam essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.Este profissional trabalha no gerenciamento do processo produtivo aquícola e na gestão deprojetos ligados à aquicultura. As áreas de atuação são a iniciativa privada, iniciativa pública,organizaçõesdoterceirosetoroucomoempreendedor,possivelmenteempiscicultura,ranicultura,ostreicultura, mitilicultura, carciniculturae cultivo depeixes ornamentais.Esseprofissional também pode trabalhar na área de pesquisa, atuando em institutos de pesquisascientíficas e tecnológicas na área e em instituições de ensino superior, como pesquisador ouprofessor universitário. Destacam-se a seguir os principais nichos de atuação do profissionalTecnólogoemAquicultura,emrelaçãoaoEstadodoPará:
a) ServiçosAutônomos(Empreendedorismo)
- Assistênciatécnicaeconsultoria;
- Empresasdeprojetosaquícolas;
- Pesque-pagues;
- Comércioedistribuiçãodeprodutosesubprodutosaquícolas(rações,equipamentos,peixeseoutrosorganismosaquáticosetc);
- Empresasdedesenvolvimentoetecnologiaaquícola.
b) EmpresasPrivadas
- Fazendasdeaquicultura;
- Indústriaseempresaspesqueirasemgeral(produção,comercialização,transformação,processamento,embalagem,exportação);
- Empresasdepesca(embarcaçõesregionaiseequipamentoempregado);
- Associaçõesecooperativasdeprodutoresaquícolas,empresasdepescaeinstituiçõespúblicas(produção,assessoriaeassistênciatécnica);
- Instituiçõesprivadasdeensinosuperior(pesquisaedocência);
- Empresasdeexportaçãodepeixesornamentais.
c) EmpresasPúblicas
- Universidadeseescolasdeaquicultura(pesquisa,ensinoeextensão);
- Instituiçõesfederaiseestaduaisdepesquisa;
- Instituiçõesestaduaisdeextensãorural;
- MinistériodaAgriculturaeMinistériodaPesca;
- SecretariaEstadualdeAgricultura,SecretariaEstadualdeMeioAmbienteeSecretariaEstadualdePescaeAquicultura;
- SecretariasMunicipaisdePescaeAquicultura;
- Bancosfederaiseestaduais(empréstimorural);
- Organizaçõesnacionaisemultinacionais;
- InstitutosFederaisdeEducação,CiênciaeTecnologia;
- EmpresadeAssistênciaTécnicaeExtensãoRural(EMATER)
- ServiçoBrasileirodeApoioàsMicroePequenasEmpresas(SEBRAE);
- ServiçoNacionaldeAprendizagemRural(SENAR);
- AgênciadeDefesaAgropecuáriadoEstadodoPará(ADEPARA);
- InstitutoBrasileirodoMeioAmbienteedosRecursosNaturaisRenováveis(IBAMA).
·FormarTecnólogosemAquiculturacomumasólidabasetécnico-científicaeempreendedora, capazes de analisar e agir de maneira crítica sobre a realidade naqualtrabalham,ecomprometidos com odesenvolvimento sustentáveldaregiãoamazônicanassuasdimensõessocial,econômica,ambientaleculturalparaoplanejamento,auxílioe/ouexecuçãodagestãoeusosustentáveldosrecursosaquícolasemambientenaturale/ouemsistemasnão-naturaisdecultivo.
·FormarTecnólogosemAquiculturaparaelaboraçãodeprojetostécnicoseexecuçãodeatividades aquícolas emnívelempresariale/oufamiliar,seja eminstituiçõespúblicasouprivadas,comcapacidadeempreendedora,provendo-lhesformaçãocientífica e profissional geral que os capacite a absorver e desenvolver tecnologias,alémdeconservaroequilíbriodoambiente.
·Possibilitaraformaçãoprofissionalampladograduando,oportunizando-lheoexercícioempesquisa,ensinoeextensão,favorecendoaacumulaçãodeconhecimentoseexperiênciasgeradaspelainteraçãoentreestastrêsatividades.
Asmodalidadesdidático-pedagógicasaseremadotadasnocursovisamgarantiraoestudanteoconfrontocotidianoentreateoriaabordadanasatividadescurricularesearealidadeencontradanocampo.Propõe-seutilizarasseguintesmodalidades:
Atividades em sala de aula com apresentação expositiva dos conteúdos programáticos,abordadosapartirdeumaproblemáticaregionalsobreAquicultura.
A aquisição dos fundamentos teóricos, bem como da metodologia científica, deveráproporcionarao alunoa competênciaparasaber buscar as informações quelhe faltarão emsua atividade profissional. Durante o curso, esse exercício de busca do conhecimento se daráatravésdeespaçosreservadosemcadadisciplina,quandodaabordagemdosseusconteúdos,nosentidodeproporcionaraosestudantesespaçosparaareflexãoeparticipaçãoematividadescomplementares.Nessesentido,essasaulaspráticaspodemocorrerdeváriasmaneiras,taiscomo:
Serãoatividades,emformadeexercício,comoobjetivodeconfrontaçãoeaplicaçãodo conhecimento apreendido nas aulas teóricas, podendo ser realizadas em sala de aula ou emlaboratório.
Sãoatividadesdeobservaçãoe/oudeexercíciosefetuadosdiretamentenocampo.Estasatividadesdeverão serplanejadasparaumapráticainterdisciplinar,reunindo maisdeuma disciplina, podendo ser realizados concomitantemente ou sequencialmente, permitindo aparticipação detodososestudantesenvolvidos,reunido-osemgruposouindividualmente,sobasupervisãodiretadoprofessor,monitor oudeumassistente.
Omercadodetrabalho,atualmente,valorizamuitoosprofissionaisquetêmacapacidadedetrabalharemequipe.Nessesentidoéquesedestacaaimportânciadessametodologia de ensino, onde serão estimuladas atividades práticas ou de estudo de caso, cujadiscussãoeaorganizaçãodotrabalhoemgrupoconstituir-se-ãonoeixocentral.
Essas atividades visam ao aluno utilizar o seu referencial teórico para estudar umasituaçãorealdecampo,tantoaoníveldeestabelecimentoaquícolacomodeumalocalidade.
Assim como as demais, esta atividade servirá para auxiliar o estudante no processo deassimilação doconteúdo administradonasdiferentesatividadescurriculares,principalmentenasdisciplinas,sendocomplementaresaoaprendizadonasaladeaula.Sãoespaçosreservadosparaaleitura,levantamentosbibliográficosoudiscussõesemgrupo,ondeoprofessor forneceasorientaçõesmínimasnecessáriasaosucessodaatividade.
Ousodainformáticacomorecursodepesquisaseráestimulado,atravésdoaprendizado apartir desoftwaresespecializados,alémdo recurso daInternet.Pretende-seassim,defrontargradativamenteoalunocomesserecursoinformático,deformaaproporcionar-lheacapacidadedabuscadeinformaçõesnecessáriasemsuasatividadesacadêmicaseprofissionais.
Serão realizados dois Estágios Supervisionados obrigatórios, um de base familiar oumanejo aquícola comunitário, preferencialmente em estabelecimentos aquícolas de pequenosagricultores, ou nos setores de produção e pesquisa do próprio IFPA – Campus Castanhal. Osegundo visa a oportunizar aos discentes um estágio em sistema de cultivo empresarial ouagroindustrial;empresasdosetorpúblicoouprivado,eemlocalidadesondeestesestão
inseridos, complementando e consolidando os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas epráticas, ministradas no âmbito das diversas disciplinas que comporão o currículo. O objetivodesses estágios édedar ao profissional em formação oportunidadedeexercitar o confrontoentre teoria e realidade, de se inserir no âmbito da realidade regional e de ser conduzido a umaparticipação ativaeefetivanaprodução do conhecimento,além depossibilitar suainiciaçãonapráticametodológicadapesquisaedaextensão.
Osconteúdosdasdisciplinascorrelacionadasdeverãodaraosestudantesasferramentasfundamentaisparaoentendimentodessarealidadeeacompetênciatécnico-científicanecessáriaparabuscarrespostasaosdiversosproblemasquesemanifestemdentrodo contextodasunidadesdeprodução.
Em linhas gerais, o objetivo dos estágios é a observação e análise da propriedade ouempresanasuacomplexidadeeoestudodosdiferentestiposdeatividadesexistentesnaagricultura.Serãoassimdistribuídos:
a)EstágioSupervisionadoI –Seráoportunizado apartirdo 3o ao4o semestreletivo,com carga horária de 200 horas. Chamado estágio de imersão no meio rural, parapermitiraoestudanteterumprimeirocontatocomaaquiculturafamiliare,conseqüentemente, levantar questionamentos iniciais sobrea realidaderural (socialeeconômica)eosprocessosprodutivos,quedeverãoseramadurecidosaolongodocurso.
b)Estágio Supervisionado II – Será oportunizado a partir do 5o ao 6o semestre letivo,tambémcomcargahoráriade200horas.Oestudanterealizarálevantamentosreferentesaoselementosdosistemadeproduçãoefaráumacompanhamentosistemáticodociclodeproduçãoaquícolaemestabelecimentospróprios,públicosouprivados,aplicandoosconhecimentostécnico-científicos adquiridosaolongodocurso.
Os Estágios Supervisionados constituem uma Atividade Acadêmica regular e integram ocurrículoobrigatóriodo Curso Superior deTecnologiaemAquicultura, com cargahoráriatotalde400 (quatrocentas)horas.
Estaatividade acadêmicaficarásob aresponsabilidadedeumaComissão deno mínimotrêsdocentesindicadospeloColegiadodoCurso,quereceberáadenominaçãodeCoordenaçãodeEstágio,aqualteráumpresidente.
OEstágioSupervisionadopoderásercumpridoemumadasmodalidadesabaixo,dependendodaaptidãoeopçãodoestudante,asaber:
a) Estágioemempresa(públicaouprivada)ouemumapropriedaderural;
b) Iniciaçãocientífica.
Pararealizaroestágiosupervisionado,oestudantedeveráestarregularmentematriculadonaAtividadeAcadêmicadenominadacomoEstágioSupervisionadoIouEstágioSupervisionadoII,nestaordemobrigatoriamente.
Aorientaçãodasatividadesdesenvolvidaspeloestudantenamodalidadedeestágio,quandocumpridaemumentequenãosejaoIFPA-CampusCastanhal,ficarásobaresponsabilidadede2(dois)orientadores:umdoIFPAeoutrodaentidadeenvolvidanoestágio.Aotérminodoestágio,oestudantefaráumrelatóriodetalhadodasatividadesdesenvolvidas,quedeveráserassinadopelos2(dois)orientadores.
Oestágiosupervisionado,namodalidadedeiniciaçãocientífica,compreenderáobrigatoriamenteavinculaçãodoestudanteaumabolsadepesquisaconcedidaporumainstituiçãonacionalouinternacionaldeapoioàpesquisaouapoiadapelaprópriainstituição.Aofinal,oaluno(soborientaçãoexpressadeseuorientador)poderásubscreveroseurelatóriode pesquisa ou o trabalho publicado em boletim científico reconhecido pela CAPES, a fim deintegralizar os créditos na disciplina Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso I e II, comorequisito para a conclusão do cursoao finaldo último ano letivo.Este deverá ser apresentadopor meio escrito, em formato apropriado, conforme normas estabelecidas pelo Colegiado deCurso.Poderáassimserresultantede:
a) TrabalhodepesquisadesenvolvidoaolongodagraduaçãosoborientaçãodeumprofessordoCampusCastanhaloupesquisadordevidamentecredenciadopelaCoordenaçãodeEstágio;ou;
b) DesenvolvimentodeumamonografiacomtemarelacionadoaalgumaáreadoCurso,sob orientação de um professor do curso ou pesquisador devidamente credenciado pelaCoordenaçãodeEstágio.
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Tendo-seemvistaaspremissasestabelecidasinicialmente,faz-seimportanteque,aofinaldopercursoformativo,odiscentesaibautilizaroconhecimentotécnicoeasferramentas
metodológicas apreendidas no Curso, sendo capaz de ter domínio sobre a realidade observada,aplicandoasrespectivassoluçõesaosproblemasapartirdeumolharholístico.Nessesentido,é preciso estabelecer alguns mecanismos de avaliação que sejam capazes de evidenciar se osobjetiv
osdo curso estão sendo alcançados,ese os métodos emodalidadespropostas estãosendoeficientesnaapropriaçãodascompetênciasehabilidadesdofuturoTecnólogoemAquicultura. Assim também é preciso manter um controle e verificar se o eixo orientador e afilosofiadoCursoestãosendoobedecidos.
Averificaçãodorendimentoescolarsefaráapartirdeavaliaçõesefetuadasporatividadecurricular,atentando-separaosaspectosqualitativosdoprocessoensino-aprendizagemde forma aperceber oatingimento das competênciasehabilidadespropostas.Asavaliaçõespoderãoserfeitasdediferentesmaneiras,incluindoprovas,seminários,relatórios das atividades curriculares, ou ainda através de outros mecanismos propostos pelosdocentes,devidamenteacordadoscomosdiscenteseaprovadosnoColegiadodoCurso.
No SistemadeAvaliaçãooCursodeveráconsiderartambém aOrganização Didática emvigor para os cursos superiores de Tecnologia e Engenharia, prescrita no Capítulo VI: DaAvaliação,conformesegueabaixoparaestaquestão:
Noregimesemestral,osresultadosdasavaliaçõesserãomensuradosdaseguinte
forma:
I. daculminânciadosresultadosalcançados.
II. edaFórmula
|
LEGENDA:
MS=MédiaSemestral
1ªBI=1ªBimestral(verificaçãodaaprendizagem)
2ªBI=2ªBimestral(verificaçãodaaprendizagem)
Oalunoseráaprovadonadisciplinapormédia,seobtivernotamaiorouiguala7,0(≥7,0):
-Oalunoquenãorealizarqualquerumadasavaliaçõesbimestraisficaráimpossibilitadoderealizaraprovafinal;
OalunoseráaprovadoseobtivernaProvaFinalnotamínima6,0eoresultadodasavaliaçõesserãomensuradosdaseguinteforma:
MF=MB+NOTADAPROVAFINAL=>6,0
MF=MÉDIAFINAL
MB=MÉDIABIMESTRAL
NPF=NOTADAPROVAFINAL
Quantoafreqüência,oalunoestaráreprovadoquandonãoatingiremcadadisciplina,nomínimo75%deacordocomaOrganizaçãoDidáticaemvigor
No nível da construção conjunta do conhecimento, está previsto que a cada disciplinaministrada serão realizados debates de avaliação, onde os atores do processo de aprendizagem(professorealunos)analisarãocriticamenteasmodalidadespedagógicasempregadas,apertinênciadoconteúdoministradoaocontextoregional,oatendimentodoobjetivodadisciplina, os recursos utilizados (audiovisual e bibliográfico), entre outros. O que se propõe,portanto,éestimularodiálogoentrealunoseprofessores,demaneiraaestabelecerumadinâmica constantedeautocríticaemelhoriadocursocomoumtodo.
OProcessodeAvaliação,paraatenderàsexigênciasestruturaisdaeducaçãoprofissional,deverá evidenciar as competências como principal objetivo a ser perseguido, oqual, para atingir o processo de construção do conhecimento, deve ser composto de etapasprogressivas,comdesafioscontextualizadosesignificativos.
a)AspectosaSeremAvaliados:
- Domíniodaleituraedaescrita,dainterpretaçãoedaescrita.
- Capacidadedeobservação,inovação,iniciativaeautonomiaparaaprendercomasexperiênciassociais,políticaseculturaisvivenciadasnoprocessoeducativo.
- Utilizaçãodavisãoholísticaeavivênciaemequipecomoestímuloàconstruçãodoconhecimento.
- Criaçãoegerênciadesituações-problemas,identificaçãodeobstáculos,análise,avaliaçãoereordenação detarefas.
- Desenvolvimento,análise,avaliação,reformulaçãoeorganizaçãodeinformações.
- Pesquisaeusodeformaeficientedasinformaçõesparaasoluçãodeproblemas.
- Estabelecimentoderelaçõessignificativasentrenovosconhecimentoseosjápossuídos,peloprocessomentaldecomparação,análiseesíntese.
- Capacidadedeplanejar,trabalharedecidiremequipe.
- Sugestãodeaçõesquedesencadeiemdesafios,problemaseprojetoscomparticipaçãodeprofessorealuno.
- Demonstraçãodehabilidadesnoscamposafetivo,cognitivoepsicomotor,queidentifiqueascompetênciasdonovoprofissionalcidadão.
b)CritériosaSeremUtilizados:
- Aoiniciaroprocessoeducativo,oeducadoreeducandodeveminformarediscutiroprocessoavaliativo.
- Oeducandoé osujeitodoprocessoeducativo,capaz deconstruiroseuconhecimento,desenvolvendo competênciasehabilidades.
- Avaliaçãocontínua,comacompanhamentosistemático,emcadaetapaeducativa,comdiagnósticodasdificuldadeseretroalimentaçãodosistema.
- Oeducandodeveráatingiracompetênciadesejadaemcadaetapaeducativae,casonãoconsiga,deveráreiniciaraetapaereelaboraroprocessodecompreensãoeconhecimento.
c)InstrumentosparaAvaliação:
Podemserosmaisvariadospossíveis,deacordocomaspeculiaridadesdecadaprocessoeducativo.Serãosugeridos:
- Atividadesindividuaiscomo:pesquisabibliográfica,demonstraçãoprática,micro-aulasetc.
- Pesquisadecampo,elaboraçãoeexecuçãodeprojetosexperimentais.
- Trabalhosdeequipecomo:seminários,debates,planejamentoe/ouparticipaçãodeeventossociais,políticos,artísticosouculturais.
- Produçãocientífica,artísticaouculturaletc.
d)RegistroAcadêmico:
- O aluno,ao final dadisciplina,deveráreceberumanota de0,0 a10,0 (zeroadez)queexpresseafinalizaçãodasatividadesrealizadasduranteasaulas;
- Anotamínimaparaaprovaçãonadisciplinaserá7,0(sete);
- O professor deverá utilizar diversos instrumentos realizando no mínimo 2 (duas) avaliaçõesparaobtençãodanotafinal;
- Oprofessordeverárealizardentrodacargahoráriaestabelecidaparaadisciplina,arecuperaçãoparaleladosalunosquenãoestiveremadquirindoascompetênciasnecessárias;
- O aluno quenão obtiver nota mínima de6,0 (seis) ao final dadisciplina,terá aoportunidadedefazerrecuperaçãoaserorganizadapeloprofessordentrodacargahoráriaprogramadaparaadisciplina;
- Oalunoque,apósarecuperação,nãoobtiveranotamínimaexigida,deverárefazeradisciplinaposteriormente;
- Oalunodeveráseravaliadodeformaquantitativaequalitativa,comprevalênciadosaspectosqualitativossobreosquantitativos.
Haja vista a organização sequencial das atividades curriculares obrigatórias a partir deeixosorientadores,ondesãoestabelecidosobjetivosaseremalcançadosemtermosdeconhecimentoadquirido paraa atribuiçãodas competências ehabilidades doaluno,faz-senecessárioavaliarsetaiscompetênciasehabilidadesestãosendoalcançadas,alémdeavaliarse o intuito de facilitar a interdisciplinariedade está sendo atingido. Dessa forma, será previstaumaavaliaçãoaofinaldecadaeixo,comobjetivodediscutirosmétodosutilizadoseaarticulação entre as atividades curriculares envolvidas no eixo e como articulá-las com o eixoseguinte.
Aomesmo tempoem quese faz necessário avaliar as atividades curriculares eoseixos,éprecisotambémavaliaraorganizaçãoeodesenvolvimentodocursocomoumtodo,de forma a ter indicações sobre sua qualidade e alcance de seus objetivos, sob o pretexto demelhorá-looureorientarseusrumos,casosejanecessário.
Estaavaliaçãodeverásedaremtrêstempos:
- Análisedocursoapartirdaleituradeumobservadorexternoaomesmo,comcompetênciaouexperiêncianaáreadeAquicultura,demaneiraaanalisarapropostacomadevidaisenção;
- Avaliaçãofeitapelosestudanteseprofessores,separadamente,atravésdedebatesestimulados;
- Avaliaçãoconjunta,comapresençadoscorposdiscenteedocente,esepossívelcomrepresentantesdasociedadelocalorganizada,ligadosàáreadeAquicultura,comoobjetivodeter umaleituracrítica eampliada,dos diferentespontos de vista acercado funcionamentodocursopara,então,traçar linhasdeatuaçãoe/oureorientação.
Baixar Arquivo