Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Bacharelado em Agronomia do IFPA – Campus Castanhal oferece ao futuro profissional uma sólida formação interdisciplinar, integrando as atividades de ensino às de pesquisa e extensão, a partir de conhecimentos nas áreas de ciências agrárias, naturais, exatas e sociais, nas técnicas que formam a sua base, com perfil acadêmico e intelectual que atenda às possibilidades de ação deste profissional nas diversas áreas de atuação.

A profissão do Engenheiro Agrônomo está regulamentada pela Lei 5.194 de 24/12/1966 e pela Resolução nº 218, de 29/06/1973 do CONFEA. O Engenheiro Agrônomo pode atuar nos setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção.

O Engenheiro Agrônomo é o profissional que reúne as condições técnico-científicas capazes de atuar nos seguintes setores: manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes, forrageiras e plantas medicinais; produção de sementes e mudas; doenças e pragas das plantas cultivadas; paisagismo; parques e jardins; recursos florestais; inseticidas; controle integrado de doenças de plantas, plantas daninhas e pragas; classificação e levantamento de solos; química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural; mecanização e implementos agrícolas; irrigação e drenagem; pequenas barragens de terra; construções rurais; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem animal e vegetal; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; criação de animais domésticos; nutrição e alimentação animal; pastagem; melhoramento genético vegetal e animal; desenvolvimento rural; geotecnologias aplicadas a atividade agropecuária; manejo e gestão de recursos naturais; agroecologia e produção orgânica.

 

 OcursodeBachareladoemAgronomiadoIFPA–campusCastanhaltemcomo objetivo formar profissionais com sólida base técnico-científica, com capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, a partir de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade com a utilizaçãoracional


dos recursos disponíveis e comprometido com o desenvolvimento sustentável, especialmente na região amazônica.

 

 

  4.2 Objetivosespecíficos                                                                                                            

 

Dar condições ao discente de:

1.    projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e agropecuários, aplicando padrões, medidas e controle dequalidade;

2.    realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas com o ambiente e sustentáveis;

3.    atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticassetoriais;

4.    produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

5.    participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas agropecuárias

6.    exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica eextensão;

7.    enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas eemergentes.

No início de cada período letivo a organização do planejamento das atividades curriculares do semestre será feita de forma coletiva em reuniões pedagógicas próprias chamadas pela Direção de Ensino e Departamento de Políticas Educacionais e previsto no Calendário Acadêmico do campus.

O ensino da agronomia deve ser o mais significativo e atrativo possível para o estudante. Deve ir muito além do ensino enciclopédico, em que o estudante é um mero expectador do processo e o professor é visto como o detentor do conhecimento.

Os objetivos educacionais mais importantes das modalidades pedagógicas, focados no estudante, são o desenvolvimento da iniciativa, da capacidade de decidir, da humanização e da persistência na execução de uma tarefa.

Autilização de modalidades diversificadas pode proporcionar uma participação ativa dos alunos através de reflexões e discussões, relacionando a teoria e a prática fazendo com que o aluno se torne um sujeito efetivo do processo de ensino e aprendizagem.

O estudante de agronomia deve ser estimulado a estabelecer relações, a compreender causa e efeito e propor soluções para os problemas. Ele deveperceber o avanço da ciência, a ação humana sobre a natureza e as consequências sobre o contexto social. Entre as modalidades adotadas no curso,citam-se:

Aula Expositiva

A aula expositiva tem a função de informar os alunos; permite ao professor transmitir suas ideias enfatizando os aspectos que são importantes e empregando o ensino com entusiasmo que tem pela matéria. Serve para introduzir um assunto novo. Inclui, também, atividades em sala de aula com apresentação expositiva dos conteúdos programáticos das unidades curriculares presente nos eixos temáticos. A sala de aula possibilita o contato direto do professor com o aluno e onde grande parte dos conteúdos teóricos e/ou práticos serão ministrados edebatidos.

Aula Demonstrativa

As demonstrações servem para apresentar técnicas, fenômenos, princípios de funcionamento, espécimes.

Autilização de demonstração é justificada em casos em que o professor deseja economizar tempo ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda a classe. Como exemplos, citam-se a análise física ou química de um solo, ainfiltração da água no solo, a castração de animais, enxertia,etc.

Aulas Práticas

As aulas práticas despertam e mantêm o interesse dos alunos; envolve os estudantes em investigações científicas; o estudante desenvolve problemas; compreende conceitos básicos e desenvolve habilidades.

As aulas práticas podem ocorrer de várias maneiras e em diferentes espaços:

- Sala deAula

- Laboratórios;

- Atividades decampo.

Sempre que possível, as atividades ocorrerão de forma articulada com as disciplinas apresentadas durante todo o curso, com o intuito de promover a interdisciplinaridade, o envolvimento e a participação de todos os docentes e discentes do curso.

Projetos

Determinadas atividades podem ser executadas por um estudante ou uma equipe para resolver um problema e que, geralmente, resultam em um relatório de pesquisa ou avaliativo.

O mundo do trabalho, atualmente, valoriza muito os profissionais que têm a capacidade de trabalhar em equipe. Nesse sentido, é que se destaca a importância dessa metodologia de ensino, em que serão estimuladas atividades práticas ou de estudo de caso,cuja discussão e a organização do trabalho em grupo constituir-se no eixo central.

Em geral, nas disciplinas do Curso de Agronomia os estudantes são incentivados a elaborar e executar projetos das mais variadas áreas de atuação, possibilitando a capacidade de pensar, elaborar e executar atividades de forma conjunta e colaborativa. No âmbito dos Grupos e Núcleos de Pesquisa vinculados ao Curso de Agronomia, no qual os estudantes são motivados a participar, também são realizadas atividades de projetos de pesquisa e extensão que dialogam com o conjunto de componentes curriculares do curso.

Visitas Técnicas Integradas

As visitas técnicas integradas são um legado do IFPA Campus Castanhal, desde os cursos técnicos que deram origem à instituição. Os professores, a partir dos Eixos do Curso de Agronomia ou mesmo de cada semestre ministrado, organizam de forma articulada atividades de vivência prática em ambientes onde as práticas da agropecuária são realizadas de maneira real, como assentamentos rurais, comunidades tradicionais, fazendas, empresas agropecuárias, entre outras. Os estudantes vivenciam no campo as tecnologias apreendidas no ambiente acadêmico. Devem ter um problema para resolvere, em função dele, observar, investigar e coletar dados e informações. Dialogam com os profissionais que estão atuando na realidade e refletem sobre estas práticas afim que proporcionar aprendizados e conhecimentos concretos e em diálogo com os conhecimentos acadêmicos.

Estudos de Caso

São propostos a partir de disciplinas, onde os estudantes são motivados a realizar ações especificas em situação de campo ou mesmo em comunidades rurais visando o conforto com o referencial teórico discutido em sala de aula.

Estudos Dirigidos e Instrução Individualizada

Trata-se de atividades em que o aluno tem liberdade para seguir sua própria velocidade de aprendizagem. Situam-se vários tipos de trabalhos escolares: a instrução programada, os estudos dirigidos e, em alguns casos, o atendimento domiciliar.

Assim como as demais, esta atividade servirá para auxiliar o estudante no processo de assimilação do conteúdo administrado nas diferentes atividades curriculares, principalmente nas disciplinas, sendo complementares ao aprendizado na sala de aula. São espaços reservados para a leitura, levantamentos bibliográficos ou discussões em grupo, em que o professor fornece as orientações mínimas necessárias ao sucesso da atividade.

Discussões (Seminários, Debates e Palestras)

Discussões são um convite ao raciocínio. Nessa modalidade há o diálogo entre professor e aluno cujo objetivo é fazer o estudante participar de atividades de investigação.

Os seminários constituem-se em momentos no processo de formação, em que os alunos são orientados a situações de exposição oral acerca de determinada temática. É a oportunidade de exercitar as capacidades de síntese e oratória, características tão importantes nos profissionais atuais, e de discussão com colegas e professores, assumindo uma posição de debatedor ativo ecentral.

No que tange os debates e palestras, os professores organizam espaços, onde convidam profissionais que atuam no âmbito das ciências agrárias, visando apresentar reflexões que possibilitem novos aprendizados a partir da prática profissional.

Atividade de Monitoria

Os alunos poderão desenvolver monitoria, atividade curricular que proporcionará ao aluno o exercício da prática de ensino, uma vez que auxiliará o professor da disciplina no desenvolvimento de suas modalidades pedagógicas.

O Programa de Monitoria de Ensino do IFPA é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação do IFPA, em situação de vulnerabilidade social para o caso de monitoria com bolsa, orientados pordocente efetivo ou substituto do IFPA, e extensivo aos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas –NAPNE’s.

De acordo com a instrução normativa no 04/2019 da Pró-reitora de Ensino do IFPA, a monitoria de ensino é a realização de ações de assistência a aulas ou a atividades de auxílio ao professor com a finalidade de melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos superiores de graduação do IFPA, favorecendo a articulação entre teoria e prática no processoensino-aprendizagem.

Esta modalidade de monitoria tem como objetivos: criar condições para a iniciação à prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade; estimular a permanência no curso a estudantes em situação de vulnerabilidade social; contribuir para a melhoria do ensino de graduação; contribuir para o processo de formação do estudante; despertar no estudante-monitor o interesse pela carreira docente; proporcionar aos estudantes a participação em projeto acadêmico de ensino, fomentando a articulação entre teoria e prática; estimular a cooperação mútua entre discentes e docentes nas atividades de ensino; oferecer atividades de nivelamento e reforço escolar aos estudantes, especialmente no primeiro semestre letivo do curso, com a finalidade de combater problemas de retenção e evasão escolar, e de falta de motivação para os estudos; propor formas de acompanhamento de estudantes em suas dificuldades de aprendizagem; estimular o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, com potencial inovador para o processo de ensino e aprendizagem; valorizar e incentivar os estudantes que apresentam alto rendimento acadêmico; contribuir, por meio da formação de monitores, para a formação de recursos humanos para o ensino e possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, por meio da interação entreestudantes.

Uso de Softwares e da Internet

O domínio de ferramentas de tecnologia de informação, considerando a evolução tecnológica presente em todos os setores, incluindo a agricultura, possibilita a aproximação do discente com as mídias eletrônicas disponíveis, sejam programas que monitoram e controlam operações através do processamento de dados, controle e automação de máquinas variadas, uso de GIS e GPS ou uso da Internet, compreendendo e acessando toda a rede de comunicação, facilitando as atividades acadêmicas e profissionais.

Atualmente, existem vários softwares especializados da área agronômica que são utilizados como modalidades pedagógicas, nas disciplinas de Estatística, Física, Expressão Gráfica, Topografia, Geoprocessamento e Georreferenciamento, sendo disponibilizado laboratório específico para essas demandas.

Atividade AcadêmicaEspecífica

Esta Atividade Acadêmica Específica é o diferencial no curso de bacharelado em Agronomia do campus Castanhal. Salvaguardada pelo Regulamento Didático- Pedagógico de Ensino do IFPA e pela DCN para cursos técnicos superiores de graduação, essa atividade individual (ou em equipe) de orientação coletiva permite que diferentes níveis de apreensão da realidade sejam desenvolvidos pelos discentes no decorrer do percurso formativo.

Os conteúdos das disciplinas correlacionadas deverão fornecer aos estudantes as ferramentas fundamentais para o entendimento da realidade do espaço rural Amazônico e a competência técnico-científica necessária para buscar respostas aos diversos problemas que se manifestem dentro do contexto das unidades de produção. Em linhas gerais, o objetivo dos estágios é a observação e análisedo estabelecimento familiar ou empresa na sua complexidade e o estudodosdiferentes tipos de atividades existentes na agropecuária e no desenvolvimentorural. Serão assim distribuídos:

a) No 3º (terceiro) semestre do curso (carga horária de 130 horas), chamado estágio de imersão no meio rural, para permitir ao estudante ter um primeiro contato com a agropecuária e, consequentemente, levantar questionamentos iniciais sobre a realidade rural (social e econômica) e os processos produtivos, que deverão ser amadurecidos ao longo docurso;

b) No 7° (sétimo) e 10º (décimo) semestres do curso (carga horária de 130h em cada semestre), o estudante realizará levantamentos referentes aos elementos do sistema de produção e fará um acompanhamento sistemático nos estabelecimentos agrícolas, aplicando os conhecimentos técnico-científicos adquiridos ao longo do curso.

O estágio supervisionado constituirá componente curricular e integrará o currículo obrigatório do Curso de Agronomia, com carga horária total de 390 (trezentos e noventa) horas.

Para realizar o estágio supervisionado, o estudante deverá estar regularmente matriculado no componente curricular Estágio de Campo I, II ou III.

Projeto Integrador

Uma das formas de participação de discentes e docentes nasatividades acadêmicas pode se dar através do Projeto Integrador (PI), que éuma atividade específica de orientação coletiva, conforme consta no Regulamento Didático do IFPA.

As práticas integradoras, que advém desse PI, possibilitam a articulação entre as disciplinas de formação geral e formação técnica e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. É uma opção estratégica de uso da carga horária dos componentes curriculares em atividades que requeiram a socialização e discussão de reflexões e resultados obtidos em experiências de campo, que se integram aos conteúdos trabalhados no âmbito do ensino (IN004/2018).

Propõe-se que o PI seja realizado uma vez ao ano e atenda um dos semestres letivos, de forma que permita sua execução e não impacte em acúmulo de atividades no ano para discentes e docentes. A organização do PI prevê quatro etapas: Planejamento, Execução, Síntese e Avaliação. O Planejamento se dará preferencialmente no encontro pedagógico semestral e será referendado, necessariamente, pelo Colegiado do Curso. No planejamento serão definidos os temas e componentes curriculares envolvidos. O nível de integração do PI pode acontecer entre mais de uma turma. O número mínimo de professores envolvidos será de quatro. O projeto será elaborado pelos professoresorientadores.

Para a execução do PI, poderão ser usadas Atividades de aprendizagem interdisciplinares; Atividades de campo; Construção de experimentos/ protótipos. Os registros das atividades constarão em modelo próprio, na forma de artigo ou relatório, conforme a IN004/2018.

A Avaliação do PI se dará por meio da apresentação dos resultados das pesquisas em sala de aula ou em eventos abertos à comunidade, o que lhe permite ser um instrumento valoroso, que possibilitará seu uso na curricularização da extensão e deverá focar o desempenho dos educandos na execução do PI, podendo ser uma avaliação integrada.

De acordo com o Art. 3º do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES):

O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

 

Em seu parágrafo primeiro:

As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas: I - moradia estudantil; II - alimentação; III - transporte; IV - atenção à saúde; V - inclusão digital; VI - cultura; VII - esporte; VIII - creche; IX - apoio pedagógico; e X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

 

Atualmente, os estudantes do IFPA – Campus Castanhal contam com a assistência direta do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas (DAEAI), dispondo de:

- Alojamento feminino e masculino para alunos carentes e/ou oriundos de outrosmunicípios;

- Refeitório com disponibilidade de duas refeições diárias para a comunidade acadêmica e três para alunos residentes, ficando a alimentação supervisionada por dois técnicos emalimentos;

- Ambulatório coordenado pelo médico, com três auxiliares emenfermagem;

- Assistência pedagógica disponibilizada no DAEAI por um pedagogo do setor e outro do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas(DAEAI);

- Assistência psicológica disponibilizada pela psicóloga do setor, com atendimento aos discentes em sala própria noDAEAI;

- Assistência social disponibilizada por um assistente social, com atendimento aos discentes em sala própria noDAEAI;

- Assistênciaesportiva,culturaledelazerdisponibilizadopeloSetordeEsporte, Lazer e Arte(SELA);

- Assistência a bolsa estudantil disponibilizado através de editais internos da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação Tecnológica e Extensão e da Direção de Ensino deste Campus e por projetos e programas aprovados pelos Núcleos de Pesquisa;

- Programa de Bolsa Permanência, instituído pela Resolução No. 13 de 9 de maio de 2013 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a qual estabelece procedimentos para o pagamento de bolsa para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior;

- Representatividade estudantil no Colegiado do Curso através de seu representante discente por turma e seu suplente, bem como apresentam um Centro Acadêmico vinculado ao GrêmioEstudantil;

- Transporte interno, o Instituto, em parceria com a Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal dispõe de um termo de cooperação interinstitucional onde apresentam áreas de uso em comum nos Campi e que dispõe de transporte interno entre os espaçoscomuns;

- Inclusão digital disponibilizada pelo acesso a internet em todos os computadores do Campus, em especial aos dos três laboratórios de informática e/ou geoprocessamento, computadores da biblioteca, disponível a toda a comunidade acadêmica;

- Acessibilidade, o campus tem buscado continuamente realizar reformas e expansão de sua estrutura física, para se adequar às normas e padrões de acessibilidade para portadores de necessidadesespeciais.

- Programa de Educação Tutorial, o curso conta com o PET Agronomia, implementado desde 2010, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em que os alunos atuam como bolsistas (12) e voluntários (6), desenvolvendo diversas atividades relacionadas aos três eixos do curso.

A verificação da aprendizagem será realizada como uma prática de investigação processual, diagnóstica, ampla, contínua, gradual, cumulativa, sistemática e cooperativa, considerando a articulação entre teoria e prática e em conformidade com a Regulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA.

Além dos critérios quantitativos, serão consideradas práticas avaliativas qualitativas, a saber: domínio cognitivo; cumprimento e qualidade dos trabalhos acadêmicos; capacidade de realizar trabalhos acadêmicos em grupo e autonomia.

Ao iniciar o processo educativo, o educador e educando devem dialogar e discutir o processo avaliativo e a verificação do desempenhoacadêmico será feita de forma diversificada, a mais variada possível, de acordo com a peculiaridade de cada processo educativo, contendo entre outros: atividades individuais e em grupo, como: pesquisa bibliográfica, demonstração prática e seminários; pesquisa de campo, elaboração e execução de projetos; provas escritas e/ou orais: individual ou em equipe; produção científica, artística oucultural.

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) deverá considerar o Regulamento Didático-Pedagógico do Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em vigor para os cursos superiores.

No regime semestral o professor deverá utilizar diversos instrumentos realizando no mínimo 2 (duas) avaliações para obtenção da nota final. O aluno será aprovado na disciplina por média, se obtiver nota igual ou maior a 7,0 (≥7,0). Os resultados das avaliações serão mensurados a partir da seguinte fórmula:

MS = 1ª BI + 2ª BI ≥ 7,0

                  2

Legenda:

MS = Média Semestral

1ª BI = 1ª Bimestral (verificação daaprendizagem)

2ª BI = 2ª Bimestral (verificação daaprendizagem)

 

Cabe ao docente responsável pelo desenvolvimento do componente curricular a aplicação da avaliação da aprendizagem, bem como a apuração do resultado da verificação, observando o processo de recuperação paralela. Mediante o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino (Art. 286) e Nota Técnica 05/2017 (PROEN), a recuperação paralela da aprendizagem é de oferta obrigatória pelas instituições de ensino para os casos de discentes com baixo rendimento escolar, deverá desenvolver-se de modo contínuo e paralelo ao longo do processo pedagógico, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectada ao longo do período letivo.

Caso a média semestral (MS) seja menor que sete (<7,0), o aluno terá a oportunidade de fazer prova final a ser organizada pelo professor dentro da carga horária programada para a disciplina. O aluno que não realizar qualquer uma das avaliações bimestrais ficará impossibilitado de realizar a prova final. O aluno será aprovados e obtiver na média final nota mínima 7,0 e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinteforma:

MF = MS + PF ≥ 7,0

               2

 

Legenda:

MF = Média final

MS = Média semestral

PF = Nota da prova final

 

O aluno deverá ser avaliado de forma quantitativa e qualitativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, o qual não obtendo a nota mínima exigida, após a prova final, deverá refazer a disciplina posteriormente.

Quanto à frequência, o aluno estará reprovado quando não atingir, no mínimo, 75% da carga horária semestral.

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