Projeto Pedagógico do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia foi elaborado com base na Resolução CNE/CP n° 3/2002, nos Pareceres CNE/CES 436/2001 e CNE/CP 29/2002, CNE/CES 277/2006, CNE/CES 239/2008, e na Portaria MEC n° 413, de 11 de maio de 2016, que instituiu o novo Catalog° Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia tem coma responsabilidade máxima formar integralmente profissionais para atuem no desenvolvimento produtivo, social, ambiental e no monitoramento das aches relacionadas à garantia da qualidade de vida e manutenção do equilíbrio produtivo e alimentar, sem esquecer as aches inerentes as atividades educacionais e de sensibilização da sociedade.

A formação para o Tecnólogo em Agroecologia possui caráter humanista, cientifico-tecnico, espírito investigador, empreendedor, criativo e com uma visão social, ecológica e sustentável. O egresso com estes três elementos será capaz de identificar os principais problemas do campo e encontrar soluções técnicas sem menosprezo a cultura e costumes dos produtores, capaz de elaborar e dirigir a implantação de projetos de desenvolvimento rural, interpretar e abordar as dificuldades da produção agropecuária a partir do marco das relações sociais em
que se dão tais problemas, em beneficio da coletividade e das futuras gerais.

Assim, o campo de atuação dos Tecnólogos em Agroecologia compreende os espaços onde se faz necessária a presença de profissionais com capacidade tecnica-cientifica para pensar e desenvolver atividades voltadas ao desenvolvimento rural sustentável sejam elas de pesquisa e desenvolvimento, de ensino, de consultoria ou de extensão rural. Devido a sua formação multidisciplinar, fundamentada nas ciências da Ecologia, da Agronomia, da Zootecnia, da Geografia, da Biologia, da Agroindústria, da Sociologia, da Administração e da Política, o Agroecólogo dispõe de possibilidades diversas dentro do mundo do trabalho, especialmente relacionadas ao fortalecimento da Agricultura de Media e Pequeno porte em bases as dimensões econômica, sociocultural, politico-institucional, ambiental e ativa.

O profissional agroecológico, define, classifica e estuda os sistemas agrícolas, pecuários e florestais de perspectiva ecológica, social e econ6mica; integração de saberes do campo com o conhecimento técnico moderno para obter métodos de produção que respeitem o ambiente social, para alcançar não só metas produtivas, mas também a equidade social sustentável ecológica do sistema. Sua formação se concentrara em princípios vitais sobre diversidade, reciclagem de nutrientes, sinergia e interação entre os cultivos, animais, florestais e o solo, coma também na regeneração e conservação dos recursos naturais. Desta forma, o Tecnólogo em Agroecologia poderá atuar em entidades públicas das três esferas do governo no poder executivo, e no poder legislativo, com prestação de assessoramento parlamentar; junto a empresas, cooperativas, associações e terceiro setor. Poderá responder a demandas de ensino, pesquisa e treinamento em instituições publicas e privadas. Atuara ainda de forma autônoma, com prestação de serviços e consultorias técnicas ou mesmo na execução de projetos produtivos agroecologicos próprios, com aplicação e desenvolvimento de técnicas empreendedoras.

Em construção

Em construção

Em construção

Em construção

Em construção

Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d01