Projeto Pedagógico do Curso

  O profissional Licenciado em Geografia caracteriza-se como o profissional docente capaz de desenvolver atividades de planejamento, organização e criação de atividades e materiais relativos ao Ensino de Geografia. Sua atribuição principal a partir de sua formação é a docência na Educação Básica, compreendida nos anos de formação e que aprimoram os conhecimentos teóricos, metodológicos, práticos e pedagógicos acerca do Ensino de Geografia. Sendo, portanto, profissional portador de fundamentação teórica dos conhecimentos de sua área, apto a atuar com práticas de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade; preparado para desenvolver ideias inovadoras capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; organizar o conhecimento, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino; e dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos ensinos Fundamental e Médio, bem como planejar, desenvolver e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem em geografia para os ensinos Fundamental e Médio.

  Para o continuo acompanhamento do perfil de seu egresso, a coordenação do curso de Geografia do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PARÁ - IFPA, no cumprimento da Responsabilidade Social e das Políticas de Ensino, disponibiliza um canal de acompanhamento de Egressos dos Cursos de Licenciaturas, no qual, através de critérios previamente estabelecidos, o egresso possa permanecer vinculado à Instituição em seu período de prática profissional no período de 01 ano. Até o momento o acompanhamento de egressos tem sido realizado através das redes sociais. A necessidade de continua interação entre o IFPA e a sociedade tem que ser bastante substantiva para o egresso, no sentido da verificação de continuidade do perfil de profissional e de saber que se constrói no cotidiano da vida profissional em complementação aos estudos que recebeu no ambiente acadêmico. Através dessa interação, o futuro profissional será preparado para enfrentar novos desafios que encontrará no setor educacional em constante atualização, e ainda, a grande vantagem, é que a Instituição será constantemente realimentada com as informações necessárias para analisar os currículos, os métodos e os processos oferecidos no aprendizado dos acadêmicos.

  As novas formas da organização do trabalho docente exigem que o IFPA, desenvolva nos cursos de Licenciaturas, além das competências específicas requeridas para a formação docente, níveis mais elevados de capacidade profissional, como trabalho em equipe, tomada de iniciativa e de decisão, criatividade e capacidade de comunicação em um ambiente organizacional em constantes mudanças. Nesse caso, a existência de um canal de acompanhamento de Egressos se constitui em elemento de auxilio do reconhecimento do perfil de profissional que o curso está formando, oportunizando a aproximação do egresso com a Instituição, assim como  tornando-se uma grande fonte de informação como suporte para que se efetive permanentemente a avaliação do ensino que se oferta e que se faça os ajustes necessários e constantes nos currículos.

  A ssim, tem-se como objetivo disponibilizar um canal de acompanhamento de Egressos, como mecanismo que permite ao ex-aluno participar das mudanças, atualizações e melhorias no processo ensino-aprendizagem da Instituição, através de a) destacar o papel do egresso como fonte de informação para a avaliação do currículo do Curso de Licenciatura em Geografia; b) enfatizar a importância da atualização curricular para a Educação Superior através das informações dos egressos.

A operacionalização do canal de acompanhamento dos egressos será viabilizada através do Sistema de Acompanhamento de Egressos dos Cursos de Licenciaturas, e deve funcionar a partir do estabelecimento dos seguintes procedimentos:

a. Preenchimento de questionário específico do egresso no momento do recebimento de seu diploma, disponibilizado na coordenação de Geografia e também na página oficial da Instituição;

b. Respostas do egresso ao questionário;

c. Produção de relatórios gerados a partir das informações apresentadas nos questionários;

d. Disponibilização de um canal contínuo através da internet e redes sociais nos quais os egressos podem continuamente alimentar o canal de informações com o perfil de desenvolvimento de suas atividades profissionais e áreas de atuação.

O Licenciado em Geografia trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Docente do Curso

DOCENTES

CPF

TÍTULO

FORMAÇÃO DOCENTE

REGIME DE TRABALHO

Aldo Luiz Fernandes Souza

60*.***.***-97

Doutor

Licenciado em Geografia

DE

Aline Reis de Oliveira Araújo

64*.***.***-91

Mestre

Licenciado em Geografia

DE

Cátia de Oliveira Macêdo

41*.***.***-20

Doutor

Licenciado em Geografia

40 horas

Cledson Nahum

63*.***.***-00

Mestre

Licenciado em Geografia

DE

Ronaldo da Cruz Braga

70*.***.***-15

Mestre

Licenciado em Geografia

DE

Lazaro Wandson De Nazaré Teles

84*.***.***-91

Mestre

Licenciado em Geografia

DE

Ellen Cristina Do Monte Silva 

75*.***.***-15

Mestre

Licenciado em Geografia

DE

CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA

50*.***.***-53

 

 

 

SHIRLEY CAPELA TOZI

59*.***.***-72

 

 

 

ALINE SOARES DE LIMA

03*.***.***-39

 

 

 

ATHILA LIMA KZAM

80*.***.***-00

 

 

 

TIAGO VELOSO DOS SANTOS

79*.***.***-34

 

 

 

 

Geral

  O Curso de Licenciatura em Geografia está organizado e atuará de modo a formar profissionais aptos a desenvolver competências que o levem ao pleno desenvolvimento da docência, com fundamentos em:

 Específicos

  • Domínio dos conteúdos do conhecimento geográfico a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e de sua ação interdisciplinar;
  • Domínio do conhecimento pedagógico, a partir das novas linguagens e utilização de tecnologias como ferramenta do processo de ensino na sociedade contemporânea;
  • Capacidade de desenvolvimento profissional no espaço escolar, a partir do ensino e da própria gestão escolar de forma a promover a aprendizagem dos alunos;
  • Comprometimento da docência com os valores estéticos, políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática, com ênfase nas questões da inclusão e convivência com a diferença no espaço escolar;
  • Compreensão do papel social da escola.
  • Domínio dos conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos, e de sua ação interdisciplinar;
  • Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;
  • Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.
  • Dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
  • Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

 

  As metodologias de ensino são partes fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, pois elas devem estar diretamente relacionadas às concepções políticas e pedagógicas que norteiam o processo de formação de professores no curso de Licenciatura em Geografia. Logo, essas metodologias devem refletir uma concepção democrática, crítica e rigorosa do processo educacional; devem possibilitar competência técnica, política e pedagógica dos discentes do curso de Licenciatura em Geografia; devem possibilitar domínio dos conteúdos geográficos que serão socializados com a sociedade; por ultimo, devem estar em sintonia com documentos institucionais que normatizam a educação no Brasil.

Desta forma, os professores utilizar-se-ão de ações e estratégias como:

 

a) aulas dialogadas e expositivas;

b) leituras e debates de textos, filmes, documentários etc.

c) trabalhos de campo e visitas técnicas;

d) produção de seminários;

e) utilização de ambientes virtuais por meio da internet;

f) construção de materiais didáticos como: textos, maquetes etc;

g) oficinas temáticas;

h) aulas de desempenho didático;

i) participação em palestras e eventos científicos.  

 

  Essas estratégias e ações de intervenção na sala de aula devem resultar do processo de planejamento pedagógico organizado pelo IFPA no início de cada ano letivo ou de cada semestre letivo por meio das Semanas Pedagógicas. Esse processo de planejamento resulta na produção dos respectivos Plano de Ensino de cada disciplina a ser ministrada no semestre seguinte e que são avaliados, aprovados e colocados a disposição dos discentes.

  A Política de Assistência Estudantil do IFPA/Campus Belém, configura-se por meio da concessão de auxílios aos estudantes de todos os níveis de ensino e modalidades que são ofertados pela Instituição, voltados prioritariamente para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, obedecendo às diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, elegendo como prioridade aquelas necessidades consideradas básicas previstas pelo Decreto 7.234 de 19/07/2010.

  As ações de Assistência Estudantil são elencadas no Plano Anual de Assistência Estudantil, por meio de linhas de atendimento, nas quais envolvem setores estratégicos ligados à pesquisa, ensino e extensão como forma de fortalecer e apoiar as ações que visam o êxito acadêmico.

  O Plano de Assistência Estudantil no Campus Belém é acompanhado pelo Fórum de Assistência Estudantil e Comissão Multidisciplinar de Assistência Estudantil, conforme previsto na Resolução nº 134/2012 - CONSUP, a qual regulamenta a Política de Assistência ao Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.

   Enquanto política de inclusão ao estudante apresenta-se também o Programa Bolsa Permanência – PBP, criado pela Lei nº 12.801/ 2013, que se define como uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O Programa atende como público alvo os estudantes de cursos de nível superior com carga horária igual ou superior a cinco horas diárias.

  A avaliação da aprendizagem do IFPA Campus Belém, bem como as práticas avaliativas e procedimentos adotados pelos docentes terão como objetivo principal o aspecto formativo do aluno, considerando seu desenvolvimento e trajetória no processo de ensino e aprendizagem durante o período letivo.

  Práticas de avaliação de cunho unicamente classificatório meritocrático e punitivo e que ao invés de colaborar para a aprendizagem significativa do educando contribuem para sua exclusão do processo educativo formal devem ser evitadas por estar em desacordo não somente ao que dispõe a Lei de Diretrizes Bases da Educação 9.394/96, mas principalmente por ferirem os princípios que norteiam a construção e consolidação de uma escola que promova educação-formação numa perspectiva democrática e com vistas à inclusão social do educando.

  A avaliação da aprendizagem deve servir para que o docente faça uma diagnose sobre os pontos fortes e frágeis no que tange a aprendizagem do educando e a partir disto possa criar estratégias para que o aluno tenha condições de superar suas dificuldades e prosseguir seus estudos. Isto não quer dizer que o aluno não possa ficar reprovado/retido, significa dizer que é necessário construir práticas pedagógicas que diminuam esta incidência. A aprovação do discente e sua progressão está atrelada a aprendizagem efetiva, sendo resultado de trabalho pedagógico comprometido com a função social da escola. Neste aspecto, de acordo com a LDB:

 

V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

 

  De maneira mais específica no âmbito do IFPA, a resolução 041/2015-CONSUP de 15 de maio de 2015 que trata do Regulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA em seu capítulo VIII trata “Da Avaliação da Aprendizagem”. O capítulo, de maneira geral estabelece os procedimentos da avaliação, instrumentos de avaliação, fluxos, periodicidade, parâmetros para práticas avaliativas, critérios de avaliação dentre outras diretrizes pertinentes à verificação e acompanhamento da aprendizagem do educando. Assim, para fins de operacionalização e aplicabilidade fica estabelecido o disposto na resolução supracitada, capítulo VIII, como diretriz geral a ser cumprida no âmbito do IFPA-Campus Belém em todos os cursos deste campus, em todos os níveis, modalidades e formas de oferta, excetuando-se da obrigatoriedade os cursos de pós-graduação, pois possuem regulação própria.

Dessa forma, a avaliação não deve restringir-se apenas ao aluno ou produto, mas sim constituir um sistema que avalie o processo como um todo. Especificamente, o Sistema de Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem do Curso de Licenciatura em Geografia do campus Belém é preconizado nos componentes da Organização Didática em vigor, o que garante uma perspectiva global de avaliação.

  A avaliação concebida, nestes moldes, propiciará ao aluno condições de aquisição de competências necessárias para a futura ação profissional, e possibilidades de crescimento para exercer sua autonomia como cidadão. Em função disso, certamente, terá uma atuação mais adequada e eficiente para a transformação social.

  Nesse sentido a avaliação tem que ser considerada em suas múltiplas dimensões, ou seja: Diagnóstica: na medida em que caracteriza o desenvolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem; Processual: quando reconhece que a aprendizagem não acontece pela simples fórmula informar-saber; Formativa: na medida em que o aluno tem consciência da atividade que desenvolve, dos objetivos da aprendizagem, podendo participar na regulação da atividade de forma consciente, segundo estratégias metacognitivas. Pode expressar seus erros, limitações, expressar o que não sabe, para poder construir alternativas na busca dos conteúdos; e Somativa: expressa o resultado referente ao desempenho do aluno no semestre através de notas.

  Os requisitos e critérios de avaliação abrangem as disciplinas ministradas, a Pratica educativa, as atividades complementares, o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de Curso. A forma de avaliação é continuada e desenvolve-se através das seguintes atividades:

a) Auto-avaliação (o aluno observa e descreve seu desenvolvimento e dificuldades);

b) Testes e outras provas de diferentes formatos (desafiadores, cumulativos, com avaliação aleatória;

c) Mapas conceituais (organização pictórica dos conceitos, exemplos e conexões percebidos pelos alunos sobre um determinado assunto);

d) Trabalhos em grupo;

e) Atividades de culminância (projetos, monografias, seminários, exposições, feira de ciências, coletâneas de trabalhos realizado durante o Seminário Integrador que ocorre ao final de cada semestre).

f) Observações práticas (laboratórios e visitas técnicas).

 A aprovação em cada componente curricular de curso será mensurado pela seguinte fórmula, de acordo com a Resolução nº041/2015-Consup:

MF= 1ª BI + 2ª BI ≥ 7,0

                  2

                 

Legenda:

MF = Média Final

BI = Avaliação Bimestral

O estudante será aprovado no componente curricular se obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete).

O estudante que obtiver Média Final (MF) menor que 7,00 (sete) deverá realizar prova final, sendo aplicado a seguinte fórmula.

MF= MB + PF ≥ 7,0

              2

 

 

Legenda:

MF = Média Final

MB = Média Bimestral

PF = Prova Final

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