Projeto Pedagógico do Curso

Na busca de formar profissionais competentes e aliados ao intenso conhecimento da área educacional, tomamos como base algumas referências legais que orientam a proposta pedagógica do curso, como aquelas que instituem Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (PARECER CNE/CES 1.301/ 2001); e as que estabelecem as diretrizes para a formação dos professores nos cursos de graduação; (Resolução CNE/CP 02/2015). Tais documentos expressam de forma clara aspectos relacionados aos saberes da Biologia, o perfil do profissional habilitado à atividade docente e das normas para a implantação e desenvolvimento de cursos de formação.

O licenciado em Ciências Biológicas egresso do IFPA, Campus Bragança deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico prática que inclua o conhecimento das características dos diversos ecossistemas, especialmente os da nossa região, da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Este profissional deverá ainda ser capaz de refletir sobre a sua prática docente, propor soluções para os problemas que surjam ao longo do desenvolvimento desta e investir continuamente em atualizaçãoprofissionalparaquehajaumentrelaçamentopermanenteentreexperiência escolar e o mundoextraclasse.

Aformaçãodoprofessordeverápropiciaroentendimentodoprocessohistóricode construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípioseteorias,bemcomoacompreensãodosignificadodasCiênciasBiológicas


 

 

 

paraasociedadeedasuaresponsabilidadecomoeducadornosvárioscontextosdesua atuação profissional, consciente do seu papel na formação decidadãos.

O licenciado em Ciências Biológicas deverá pautar sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deverá ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornaragentetransformadordessarealidade,nabuscadamelhoriadaqualidadedevida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

O licenciado em Ciências Biológicas formado pelo IFPA, Campus de Bragança deverá também ter acumulado até o término do curso um abrangente conhecimento da dinâmica costeira de uma região eminentemente composta por manguezal, região costeira e corpos de água doce com predominância de organismos costeiros e diretamente relacionados com o modo de viver e explorar dos recursos naturais característicos da região. Além disso, este profissional deverá contribuir, especialmente através da difusão de seus conhecimentos, para a melhoria da qualidade de vida da população local, especialmente daquela que vive da exploração dos recursos costeiros e/ou mora em áreas ameaçadas, através de atividades de ensino-pesquisa extensão, desenvolvidos junto a estas comunidades.

A proposta do curso se baseia em princípios que atendem as exigências de um profissional licenciado com habilidades nas áreas de Ciências Biológicas, considerando fatores que sejam relevantes na identificação e resolução de problemas da sociedade contemporânea,tantonaformaçãoeducacionaldenovoscidadãos,comonasáreasque competem a formação de um biólogo tanto a nível global, como, mas intensamente em nívelregional.Ocursopropõeummodelodeformaçãocrítica,combasemultidisciplinar e ampla prática de sala de aula e vivência escolar, além das áreas que competem a formação específica de biologia com experiências de campo e laboratório, priorizando a flexibilidade do currículo, como forma abarcar temáticas de interesse dos alunos e das cidades onde o curso forimplantado.

Ainda, segundo o Conselho Federal de Biologia, o Licenciado em Ciências Biológicas tem como mercado de trabalho o ensino de Biologia nos diferentes níveis,


 

 

 

 

atuandopredominantementenoensinobásico.Olicenciado(professordeCiênciasede Biologia) deve ter plena convicção do poder da educação como instrumento de transformação social. Portanto o egresso deste curso deverá estar preparado para, aliando o conhecimento existente e as técnicas pedagógicas, avançar em direção à qualidade.Enfim,deveserumprofissionalcapacitadocomoeducador,responsávelpelo aperfeiçoamento do processo educativo, do sistema educacional do país e crítico dos processos históricos da evolução da educação visando sempre um ensino ativo e participativo que estimule nos alunos a capacidade de pensar, lógica ecriticamente.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

 

1.                      OBJETIVOS

1.1                                     Geral

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará pretende formar, antes de tudo, um profissional que se preocupeemexercerasuaprofissãotrazendobenefíciosparaaregiãoemqueelevive. Destaforma,dentrodamodalidadedelicenciatura,oIFPAvisaformarumlicenciadoem Biologia que possa desenvolver atividades educacionais, sendo um professor competente,contemporâneoecriativo.Ademais,pretende-sequeesteprofissionaltenha espírito crítico e investigativo, podendo atuar, além da docência em pesquisa nas diversas áreas daBiologia.

Para tais metas, faz parte do objetivo geral do curso, como regem as diretrizes curriculares da Biologia, fornecer ao futuro professor e biólogo, o conhecimento dos conceitos e fenômenos biológicos, pautado nos valores e princípios éticos, humanos, ecológicos e políticos, estimulando-os a atitude crítica e reflexiva sobre os conhecimentos educacionais e biológicos e suas implicações sociais, à pesquisa e ao auto aperfeiçoamento, além de prepará-los para o exercício crítico e competente da docência, de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento e da sustentabilidade.

 

1.2                                     Específicos

·      Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicasreferenteaconceitos/princípios/teorias,estabelecendorelaçõesentreciência, tecnologia esociedade;

·      Atuarcomoeducadorcríticoeconscientedeseupapelnaformaçãodecidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental, utilizando os conhecimentos nas diversas situações e na produção de novosconhecimentos;

·      Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional do educador, preparando-se para a inserção no mundo do trabalho com uma prática educativa interdisciplinar e contextualizada relacionando teoria e prática;


 

 

 

·      Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação doconhecimento;

·      Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área e em outros possíveis campos de atuação, avaliando o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias e serviços e de produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais eepistemológicos;

·      Organizar, coordenar e participar de equipe multidisciplinarnodesenvolvimento interdisciplinardeatividadesdeensino,pesquisaeextensão,interagindocomdiferentes especialidadeseprofissionais,afimdeestarpreparadoàmudançadomundoprodutivo; Associados aos objetivos específicos a serem alcançados naformaçãode educador,pretende-setercomometadestecursoformarbiólogosqueatendamo ParecerCNE/CES1.301/2001,quetratadasDiretrizesCurricularesparaoscursosde

Ciências Biológicas, pelas quais a formação oferecida deve:

·      Pautar-se por princípios da ética democrática tais como responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo esolidariedade;

·      Reconhecerformasdediscriminaçãoracial,social,degêneroetc.quesefundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

·      Apoiar e utilizar o conhecimento sobre educação, organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes àárea;

·      Aplicarametodologiacientíficaparaoplanejamento,gerenciamentoeexecução de processos e técnicas, visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc., em diferentescontextos;

·      Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislaçãopertinente;


 

 

 

·      Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e àbiodiversidade;

·      Comprometer-secomodesenvolvimentoprofissionalconstante,assumindouma posturadeflexibilidadeedisponibilidadeparamudançascontínuas,estandoesclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercícioprofissional.

 

 

 

1.                      METODOLOGIA

Antes do início de cada semestre letivo docentes do curso serão convocados pelo coordenador para fazer um planejamento coletivo de atividades e integralização de disciplinas, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Os docentes do curso de Ciências Biológicas do IFPA – Campus Bragança, ao organizarem seus planos de ensino devem optar por metodologias que estejam de acordo com os princípios norteadores explicitados na Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professor da Educação Básica.


 

 

 

As metodologias de ensino no curso de Ciências Biológicas devem contribuir para a formação de profissionais, cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, assim como prega a missão do IFPA. Adicionalmente, o curso oferecerá atividades diversificadas para os alunos, tais como:

-  Disciplinas com aulas teóricas epráticas.

-   Palestras, oficinas e demais atividades que complementem e flexibilizem o perfil do estudante de CiênciasBiológicas.

-   Semana de estudos do curso que propicie o crescimento do aluno e a troca de conhecimento einformações.

-      Práticas pedagógicas orientadas por meio das disciplinas, de conteúdo específicos e de atividades do estágio curricularobrigatório.

-  Atividadesdepesquisapormeiodainiciaçãocientífica,iniciaçãoàdocência,edo projeto do trabalho de conclusão decurso.

-  Incentivo à participação em eventoscientíficos.

-   Uso das TICS, seminários, elaboração de materiais didáticos, aulas dialogadas, práticas de laboratórios, estudo de grupo dirigido e atividades de pesquisa eextensão.

-      Divulgação científica por meio da publicação de artigos em periódicos especializados e em anais de encontros científicos. Vale ressaltar que, tendo em vistaa possível demanda de alunos com dificuldades específicas em determinados conteúdos e/ou disciplinas, assim como déficits de aprendizagem oriundos de falhas durante o processo de escolarização, todos os professores que atuam no curso oferecerão horários de atendimento intraescolar aos alunos conforme a resolução 199/2015 – CONSUP de 14 de dezembro de 2015. Tal iniciativa visa a minimizar o impacto que o nãoacompanhamentodoalunoquantoaodesenvolvimentodasatividadespropostasno decorrer do curso tende a ocasionar em sua trajetória acadêmico-profissional, além de ser passível de auxiliar em suas práticas cidadãs e cotidianas como umtodo.

As concepções e os princípios metodológicos desta proposta são concatenados com a LDB (9.394/96), com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, com os Parâmetros e Referenciais Curriculares para a Educação Básica e com as Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da


 

 

 

EducaçãoBásicaemCursosdeNívelSuperior(ResoluçãoCNE/CPnº02,de01dejulho de 2015).

O desenvolvimento de competências permeia todas as dimensões da atuação profissionaledeveseropontodepartidadaorganizaçãocurriculardestaproposta.Com ênfase nos documentos supracitados, pautam-se as seguintes concepções e princípios metodológicos que nortearão esta proposta de formação de professores para a educaçãobásica.

Competências Gerais a Serem Desenvolvidas na Formação:

Concepção e promoção de práticas educativas compatíveis com os princípios da sociedade democrática, a difusão e aprimoramento de valores éticos, o respeito e estímulo à diversidade cultural e a educação para a inteligência crítica.

A capacidade do professor de perceber-se e situar-se como sujeito histórico e político bem como aos seus alunos e, em consequência, desenvolver uma ação pedagógica que articule e promova os valores que fundamentam a vida democrática é uma competência indispensável para o trabalho do profissional em educação. As escolhas metodológicas e didáticas devem observar a diversidade social, cultural e intelectualdosalunosecontribuirparaajustificaçãoeaprimoramentodopapelsocialda escola.

Compreensão da inserção da escola na realidade social e cultural contemporânea e das práticas de gestão do processo educativo voltadas à formação e consolidação da cidadania.

A atuação do professor deve objetivar a inclusão social dos alunos por intermédio de uma prática docente contextualizada na realidade social em que a escola está inserida. É indispensável a compreensão das especificidades e contornos da relação entre educação e cultura, de modo a conduzir práticas educativas condizentes com a realidade e as possibilidades concretas da educação no processo da transformação social visando o bem-estar coletivo.

Domínio de conteúdos disciplinares específicos, da articulação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar deles, tendo em vista a natureza histórica e social da


 

 

 

construção do conhecimento e sua relevância para a compreensão do mundo contemporâneo.

O professor deve contribuir, mediante atitudes pessoais e práticas profissionais concretas, para que seus alunos desenvolvam a capacidade de compreensão da importância do conhecimento no desenvolvimento das sociedades humanas e na elaboração de visões alternativas da realidade, mediante a reflexão teórica e a mobilizaçãodeconteúdoespecíficosdosaber.Aabordagemdosconteúdosdisciplinares deve sempre priorizar uma visão erudita (no sentido de saber aprofundado), culturalmente rica e humanizada do conhecimento, de modo a favorecer, no aluno, uma atitude crítica e construtiva frente ao saber e uma apreensão da sua importância para o aprimoramento da qualidade de vida do serhumano.

Condução da atividade docente a partir do domínio de conteúdos pedagógicos aplicados às áreas e disciplinas específicas a serem ensinadas, da sua articulação com temáticas afins e do monitoramento e avaliação do processo ensino-aprendizagem.

Aatuaçãodoprofessorbaseia-sefortementenasuacapacidadedepromoveruma avaliação eficaz e crítica de sua rotina profissional e de reagir prontamente aos acontecimentos inéditos e desafiadores que ela comporta. A experiência cotidiana deve ser refletida e articulada aos conhecimentos teóricos, de modo a nortear a formulação e reformulação das práticas. A habilidade em gerir e organizar trabalhos coletivos, a criatividade e versatilidade na elaboração de estratégias e dinâmicas voltadas ao aprimoramento do ensino são habilidades indispensáveis aoprofessor.

Capacidade de autoavaliação e gerenciamento do aprimoramento profissional e domínio dos processos de investigação necessários ao aperfeiçoamento da prática pedagógica.

A capacidade de gerenciar processos metacognitivos, a flexibilidade para a autocrítica, para adaptar-se, para mudanças pessoais, o aprimoramento da autopercepçãoedaalteridade,aousadiaintelectual,acapacidadedesínteseeanálise, a sensibilidade estética, a desenvoltura pessoal e o gosto pela cultura compõem um quadro de competências que fundamentam o trabalho do profissional emeducação.


1.                      APOIO AODISCENTE

ACoordenaçãodoCursoseráolocaldereferênciaparaatenderosalunosemsuas demandasrelativasaocurso,aocorpodocenteouàInstituição.Emsituaçõesnasquais haja necessidade de intervenção direta com o discente, a Coordenação do Curso conta com o apoio da Coordenação Pedagógica do Campus Bragança, que dispõe de assistente social e técnicos em assuntos educacionais epedagogo.

No que se refere à Assistência Estudantil, o IFPA – Campus Bragança desenvolve programas de atendimento universal aos estudantes e de atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social.

Atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social caracteriza-se como um auxílio financeiro destinado aos estudantes do IFPA – Campus Bragança, em situação devulnerabilidadesocial,comdificuldadesparaproverascondiçõesnecessáriasparaa permanência e o êxito durante o percurso escolar nainstituição.

O programa de auxílio também oferta benefícios para auxiliar no atendimento às necessidades dos estudantes que recebem o benefício básico e dos estudantes que possuam renda superior à estabelecida pelo programa básico que estejam em situação de vulnerabilidade social devido a agravantes sociais.

O aluno terá direito aos requisitos previstos no Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto 7.234/2010) e na Política de Assistência Estudantil do IFPA, bem como atividades extraclasses e apoio psicopedagógico, atividades de nivelamento e intercâmbios.

O IFPA – Campus Bragança conta também com o programa de monitoria de ensino, que é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores degraduação,emsituaçãodevulnerabilidadesocialparaocasodemonitoriacombolsa, orientados por docentes efetivos ou substitutos do IFPA, e extensivo aos Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas –NAPNE.


 

 

 

Contamostambémcomprogramadeapoioacriaçãoefuncionamentodeempresas junioresnoâmbitodoInstitutoFederaldeEducaçãoCiênciaeTecnologiadoPará.Este programa é regulamentado pela RESOLUÇÃO N° 225/2018-CONSUP DE 19 DE OUTUBRO DE 2018. Onde constam as normas e características das empresas e do funcionamento das mesma frente aos cursos de graduação doIFPA.

 

 

1.                      AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM

Aavaliaçãodoprocessoensino-aprendizagemsupõeumareflexãopermanentedo professorsobreoprocessodeaprendizagem,quetemoalunocomosujeito.Arazãode ser desse processo é identificar as possibilidades e fragilidades para o planejamento do trabalhodocente.

Para atender às necessidades teórico-metodológicas deste projeto, a avaliação deve proporcionar aos alunos a reflexão dos conhecimentos transmitidos.

É importante que os instrumentos avaliativos sejam diversificados e não se concentre apenas em uma única prova. Na avaliação, a preocupação não deve sercom o produto, mas com o processo de desenvolvimento de competências, com a compreensão, apropriação e construção doconhecimento.

Também é importante que o processo de avaliação possibilite a retomada dos conteúdos de sala de aula; reelaborações de trabalhos individuais a partir das observações/avaliações efetivadas pelo professor; seminários científico-pedagógicos nosquaisseavaliaráaproduçãoeacomunicaçãodetextossobredeterminadotemaou resultados de pesquisa; experiências em sala de aula, sempre considerando a característica do curso e a experiência doaluno.

Osrequisitosecritériosdeavaliaçãoabrangemasdisciplinasministradas,aprática educativa e o estágio supervisionado, o projeto integrador, o trabalho de conclusão e atividades no ambiente virtual. A forma de avaliação é continuada e desenvolve-se através das seguintesatividades:

·      Trabalhos em grupos, pesquisas bibliográficas e de campo, e discussões orientadas;

·      Instrumentos escritos e de acompanhamento, e avaliação específica das aquisições de conhecimentos e competências (construção de: relatórios técnicos, fichamentos, resenhas, resumos, artigos científicos e ainda de aulas de desempenho didático eseminários);

·      Trabalhos ou provasindividuais;

·      Observações práticas (laboratórios, visitas técnicas e trabalhos decampo);

·      Participação em fórum, chats e atividades postadas no ambientevirtual.


 

 

 

 

 

 

 

A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:

 
  Caixa de Texto: 15.	AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
     A avaliação do processo ensino-aprendizagem supõe uma reflexão permanente do professor sobre o processo de aprendizagem, que tem o aluno como sujeito. A razão de ser desse processo é identificar as possibilidades e fragilidades para o planejamento do trabalho docente.
     Para atender às necessidades teórico-metodológicas deste projeto, a avaliação deve proporcionar aos alunos a reflexão dos conhecimentos transmitidos.
     É importante que os instrumentos avaliativos sejam diversificados e não se concentre apenas em uma única prova. Na avaliação, a preocupação não deve ser com o produto, mas com o processo de desenvolvimento de competências, com a compreensão, apropriação e construção do conhecimento.
     Também é importante que o processo de avaliação possibilite a retomada dos conteúdos de sala de aula; reelaborações de trabalhos individuais a partir das observações/avaliações efetivadas pelo professor; seminários científico-pedagógicos nos quais se avaliará a produção e a comunicação de textos sobre determinado tema ou resultados de pesquisa; experiências em sala de aula, sempre considerando a característica do curso e a experiência do aluno.
     Os requisitos e critérios de avaliação abrangem as disciplinas ministradas, a prática educativa e o estágio supervisionado, o projeto integrador, o trabalho de conclusão e atividades no ambiente virtual. A forma de avaliação é continuada e desenvolve-se através das seguintes atividades:
     •	Trabalhos em grupos, pesquisas bibliográficas e de campo, e discussões orientadas;
     •	Instrumentos escritos e de acompanhamento, e avaliação específica das aquisições de conhecimentos e competências (construção de: relatórios técnicos, fichamentos, resenhas, resumos, artigos científicos e ainda de aulas de desempenho didático e seminários);
•	Trabalhos ou provas individuais;
•	Observações práticas (laboratórios, visitas técnicas e trabalhos de campo);
•	Participação em fórum, chats e atividades postadas no ambiente virtual.
 







A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:


Legenda:
MS = Média Semestral
1º BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem) 2º BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)
     O aluno será aprovado na disciplina por média semestral, se obtiver nota maior ou igual a 7,0 (≥ o), caso seja menor que 7,0, o aluno fará avaliação final.
     O aluno será aprovado com Avaliação Final se obtiver nota mínima 7,0 e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:
𝑀𝐵 + 𝑁𝐴𝐹
 

Legenda:
MF = Média Final
MB = Média Bimestral
 
𝑀𝐹 =
2
 
≥ 7,0
 
NAF = Nota da Avaliação Final
     A recuperação paralela da aprendizagem será promovida pelo docente, no decorrer do processo educativo conforme Art. 285 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFPA. Esta recuperação paralela não será uma avaliação única, mas um processo contínuo ao longo do processo pedagógico, com a finalidade de corrigir as deficiências do processo de ensino aprendizagem, desta forma o docente realizará atividades voltadas para as dificuldades do discente, de acordo com as peculiaridades da disciplina, contendo segundo Art. 286 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFPA:
     a)	Atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica, experimento, demonstração prática, seminários, relatório, portfólio, provas escritas ou orais, pesquisa de campo, produção de textos;
 



b)	Produção científica, artística ou cultural;
c)	Oficinas;
d)	Entre outros;
     Ë obrigação de todos os docentes desenvolverem atividades para a recuperação da aprendizagem e incluir a mesma no plano de ensino.

 

Legenda:

MS = Média Semestral

1º BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem) 2º BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem)

O aluno será aprovado na disciplina por média semestral, se obtiver nota maior ou igual a 7,0 (≥ o), caso seja menor que 7,0, o aluno fará avaliação final.

OalunoseráaprovadocomAvaliaçãoFinalseobtivernotamínima7,0eoresultado das avaliações serão mensurados da seguinteforma:

𝑀𝐵 + 𝑁𝐴𝐹


 

Legenda:

MF = Média Final

MB = Média Bimestral


𝑀𝐹 =

2


≥ 7,0


NAF = Nota da Avaliação Final

Arecuperaçãoparaleladaaprendizagemserápromovidapelodocente,nodecorrer doprocessoeducativoconformeArt.285doRegulamentoDidático-PedagógicodoIFPA. Estarecuperaçãoparalelanãoseráumaavaliaçãoúnica,masumprocessocontínuoao longo do processo pedagógico, com a finalidade de corrigir as deficiências do processo de ensino aprendizagem, desta forma o docente realizará atividades voltadas para as dificuldades do discente, de acordo com as peculiaridades da disciplina, contendo segundo Art. 286 do Regulamento Didático-Pedagógico doIFPA:

a)                      Atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica, experimento, demonstração prática, seminários, relatório, portfólio, provas escritas ou orais, pesquisa de campo, produção detextos;


 

 

 

b)                     Produção científica, artística oucultural;

c)                      Oficinas;

d)                     Entreoutros;

Ë obrigação de todos os docentes desenvolverem atividades para a recuperação da aprendizagem e incluir a mesma no plano de ensino.

 

 

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d01