Apresentação

A proposta de estabelecer o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pará- IFPA Campus Parauapebas procura honrar aos objetivos de seu Plano de Desenvolvimento Campus (PDC). Bem como atender às políticas de expansão da Rede Federal através da verticalização do ensino, cumprir o Plano Nacional da Educação (PNE), e efetivar as metas explicitadas no Plano de Permanência e Êxito (PPE) do campus. O projeto deste curso é fruto do levantamento da demanda mercadológica e de consulta pública realizada na região. Respalda-se, desta forma, no conhecimento da realidade local que assegura a maturidade necessária para definir prioridades e desenhar suas linhas de atuação. Representa o compromisso social como forma de dar respostas rápidas que possam concorrer para o desenvolvimento local e regional; as responsabilidades com que assume suas ações traduzem sua concepção de educação superior e profissional, não apenas como instrumentalizadora de pessoas para o trabalho determinado por um mercado que impõe os seus objetivos, mas como modalidade de educação potencializadora do indivíduo no desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimentos a partir de uma prática interativa e uma postura crítica diante da realidade socioeconômica, política e cultural.

Através da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial pretende-se viabilizar a elevação da escolaridade dos indivíduos, impulsionar mudanças e criar novas perspectivas para a todos os envolvidos. O IFPA campus Parauapebas, ao construir o Projeto Pedagógico para o Curso Superior de Automação Industrial, estará oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa, contextualizada e não fragmentada, proporcionando ao aluno uma formação técnica e humanística para sua inserção nos vários segmentos da sociedade. Possibilitar o curso representa um marco histórico na educação do município, com o início da oferta regular e presencial de cursos superiores, que até o presente momento é carente deste nível e modalidade de oferta. Traduz, os objetivos coerentes com a missão que chama para si enquanto Instituição integrante da rede federal de ensino tecnológico, pensando e examinando o social global, que planeja uma atuação incisiva na perspectiva da transformação da realidade local e regional, em favor da construção de uma sociedade, menos desigual.

O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial tem como objetivo formar um profissional capaz de reconhecer, planejar, gerenciar e supervisionar projetos e sistemas de automação industrial e predial, principalmente, para atuar na região sudeste do estado do Pará.

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 008/2017-CONSUP de 17/01/2017 Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 427/2021. Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 891 SERES/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 03/01/2024 - 22/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 02/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02