Apresentação

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

              O IFPA – Campus Belém, localizado na região metropolitana de Belém, Estado do Pará inicia suas atividades no de 1903 com a Escola de Artífices e, posteriormente, passou a ser chamado de Escola Industrial do Pará, em seguida, Escola Técnica Federal do Pará (ETFPA), Centro Federal de Educação e Tecnologia (CEFET) e atualmente, através da política de expansão dos cursos Técnicos e Superiores, implantada pelo governo atual, passa a ser chamado Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará.

              Através de um estudo dos arranjos produtivos locais, verificou-se que o IFPA Campus Belém teria capacidade e competência para ofertar o Curso de Licenciatura em Física, a comunidade estudantil. Pois em sua estrutura já possuía laboratórios na área da ciências da Terra (Física, Química e Biologia) e um quadro de professores qualificados para atender a demanda do curso. Hoje, constrói-se uma nova proposta para o curso através de um novo Projeto Político Pedagógico (PPC), atendendo a legislação vigente e voltado para as necessidades do setor produtivo.

               O curso de Licenciatura em Física é ofertado pelo IFPA Campus Belém para atender uma demanda social de professores que venham atender uma grande lacuna de profissionais nessa área e garantirá uma Inserção Regional dos egressos. É sabido que a carência nas disciplinas da Área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, principalmente em Física, é muito grande em nosso país e ainda maior em nossa região. E este projeto é construído no sentido, principalmente para a formação de professores de física para o ensino médio. Sem no entanto esquecer de dar oportunidade para que o egresso tenha competência de dar continuidade em seus estudos através de cursos de pós-graduação para que também possam atuar no ensino superior. Por esse motivo, aEstrutura Curricular do Curso de Licenciatura em Física do IFPA Campus Belém está organizada, segundo a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais, da seguinte forma: 2.400 horas compreendendo o núcleo de estudos de formação geral que atende as áreas específicas e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias. 800 horas de atividades práticas (prática de ensino) e estágio curricular. 200 horas de atividades teórico-práticas complementares, somando, portanto, 3400 horas.

             O corpo docente específico do Curso é bastante qualificado sendo dois Pós-Doutores, sete Doutores e dosi Mestres, sendo esses dois últimos com formação na área de Ensino de Física. Ressaltamos ainda que farão parte desse time masi dois professores aprovador do último edital de remoção, sendo um Doutor em Educação e um Mestre em Ensino da Física, portanto, completando um quedro de treze professores, como falamos antes, muito bem qualificados, praticamente, em todas as áreas.

               Quanto à infraestrutua, o Curso de Licenciatura em Física do IFPA salas de aulas climatizadas, sala de estudo, gabinetes de professores, Coordenação com sala de reunião e gabinete do Coordenador e laboratrios de:

Física: Os Laboratórios de Física do IFPA – Campus Belém, os quais são dois: Laboratório de Física Básica: é composto por práticas de Física Básica, as quais podem ser ministradas tanto para o nível médio quanto para os cursos de graduação de responsabilidade da Coordenação de Licenciatura em Física. Estas práticas são executas utilizando KITS de Mecânica, Termodinâmica, Óptica e Eletromagnetismo (dois de cada). Laboratório de Demonstração: é o laboratório no qual são executados dois projetos de suma importância para as práticas pedagógicas, bem como para o desenvolvimento de produtos educacionais, ambos previstos em nossa proposta de Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza. Estes projetos estão sendo executados desde novembro de 2013, os quais são: Centro de Astronomia do IFPA – Campus Belém (CENASTRO) e o Laboratório de Aplicações do IFPA – Campus Belém (LABAP).

Biologia: Laboratório de Comunidades: abrangendo as disciplinas- Ecologia, Botânica Conservação e Educação ambiental; Laboratório de Células: abrangendo as disciplinas – Bioquímica, Genética, Citogenética e Histologia; Laboratório Organismos: Abrangendo as disciplinas Zoologia, Anatomia e fisiologia.

Química: O Laboratório de Química Pesquisa do IFPA Campus Belém trabalha com Caracterização de Materiais, que envolve alunos de vários cursos de graduação e pós-graduação do Campus.

 

 

Coordenação do Programa: JOAO PAULO DA SILVA ALVES

Telefone/Ramal:

E-mail: joao.alves@ifpa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM FÍSICA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 422/2021, de 28/06/2021. Portaria de Autorização de Funcionamento: # Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 334 SESu/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 1.104 SERES/MEC
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 08/01/2024 - 25/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 08/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03