Apresentação

O IFPA tem como missão "Promover a educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação para o desenvolvimento regional sustentável, valorizando a diversidade e a integração dos saberes". Nesse contexto, as organizações hospitalares, face sua importância junto à sociedade, provocam repercussões econômicas, políticas, sociais e culturais às novas configurações econômicas que vêm sendo delineadas – a crise do Estado e a competitividade – e a própria importância da atividade empresarial têm gerado um movimento universal que busca o aprimoramento de seus modelos de gestão. Atualmente, a capacidade das organizações hospitalares – públicas e privadas – de empregar seus recursos de forma mais eficiente e eficaz, não somente influencia 14 diretamente nos seus resultados, como também afeta sua capacidade de sobrevivência no mercado.

Os modelos de gestão hoje aplicados nas organizações hospitalares têm sido incapazes de acompanhar a evolução pela qual passam tais organizações, seja na área tecnológica, seja na gerencial ou, ainda, quanto à regulação estatal/mercadológica, que busca um atendimento de qualidade com baixo custo. Para adequar-se a essas mudanças, a administração das organizações hospitalares vem evoluindo da visão da simples integração e do simples funcionamento de seus subsistemas operacionais, para um processo mais complexo de diagnósticos e análises gerenciais. Portanto, o projeto do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar vem ao encontro dessa demanda por pessoal especializado – e com grau superior de conhecimento técnico – formando profissionais que acumulem conhecimentos básicos na gestão de empresas especializadas na área da saúde, sendo um curso de efetiva inserção de novos e qualificados profissionais no mercado de trabalho local, regional e nacional, além de inovar ao proporcionar uma visão macro e micro do ambiente empresarial e público, oferecendo conceitos e estimulando práticas adequadas.

OBJETIVOS DO CURSO

 Promover a formação de profissionais tecnólogos para atuação na gestão de unidades de saúde, capazes de promover o desenvolvimento de pessoas e de organizações, com vista a humanização de processos, estruturas e resultados do setor de saúde no Brasil.

PERFIL PROFISSIONAL

 O egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar é um profissional voltado, em especial para a realidade amazônica, considerando suas especificidades culturais, sociais e epidemiológicas, em consonância com a missão do IFPA, e com Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2016.

Atos autorizativos internos e externos relativos ao Curso:

PORTARIA N° 386/2018/GAB., DE 7 DE MARÇO DE 2018.

RESOLUÇÃO N° 039/2018-CONSUP DE 07 DE MARÇO DE 2018.

Coordenação do Programa: MARIA DE NAZARE RODRIGUES PEREIRA MARTINS

Telefone/Ramal:

E-mail: hospitalar.belem@ifpa.edu.br

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 039/2018–CONSUP de 07/03/2018 Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 424/2021. Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 08/01/2024 - 25/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 08/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02