Apresentação

O Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão - DEPPIE articula as unidades vinculadas ao ensino em prol dos objetivos político-pedagógicos do Campus Itaituba.

Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

 

A proposta de oferta desta Pós-Graduação lato sensu vem responder ao incentivo de criação de políticas públicas que tem como meta atender à crescente demanda surgida a partir da expansão do técnico-profissional no país, bem como contribuir para o fortalecimento de ações voltadas à formação inicial e continuada de profissionais que desejam atuar no magistério da educação profissional e tecnológica.

O objetivo geral do curso versa sobre: habilitar profissionais portadores de diploma  de graduação (bacharéis, licenciados e tecnólogos) para o exercício do ofício docente nos  cursos de Educação Profissional da Educação da Básica e/ou em outras modalidades da  educação. 

Da mesma forma, o curso tem como objetivos específicos: 

Subsidiar a formação pedagógica de professores em bases epistemológica e  metodológica sólidas;

Estimular a reflexão sobre a educação profissional, oportunizando a integração  do conhecimento específico dos professores das áreas técnica são  conhecimento pedagógico; 

Oportunizar o aprofundamento de saberes sobre a docência e a utilização da  pesquisa no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

Formar docentes com capacidade de enfrentamento de temas atuais que  perpassam a educação profissional, instrumentalizando diversas perspectivas  teóricas. 

A partir desses objetivos pretende-se formar o egresso do Curso lato sensu em  Docência para Educação Profissional e Tecnológica com competências para o domínio dos  saberes docentes que incluem conhecimentos teóricos e práticos no campo da educação  e dos conhecimentos que irão mediar sua atividade nas instituições no âmbito da Educação  e de forma preferencial na Educação Profissional e Tecnológica. Um profissional capaz de  criar e produzir propostas educativas, pautadas em metodologias ativas de aprendizagem,  em diferentes realidades, trabalhando coletivamente para a elaboração, gestão e mediação  que se pautem na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 


Área de Concentração: 70800006 EDUCAÇÃO


LINHAS DE PESQUISA 

1 - EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO 

Eixo 1 - 70801002 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 

Eixo 2 - 70805024 CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE  EDUCAÇÃO 

Eixo 3 - 70804001 ENSINO-APRENDIZAGEM 

Abriga em seu interior, as seguintes disciplinas do curso: Fundamentos da Relação  Trabalho e Educação, Didática e Planejamento em EPCT, Concepções de Currículo na  EPCT, Concepções de Aprendizagem, Educação Inclusiva. 

2 - PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Eixo 1 - 70803005 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Eixo 2 - 70804036 TECNOLOGIA EDUCACIONAL 

Eixo 3 - 70807078 ENSINO PROFISSIONALIZANTE 

Abriga em seu interior, as seguintes disciplinas do curso: Avaliação da Aprendizagem  na EPCT, Metodologias de Ensino na EPCT, Gestão em EPTC, Tecnologias Educacionais,  Tecnologias Aplicadas à Práticas Inovadoras.




Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03