Apresentação

O Bacharelado em Ciências e Tecnologia, do Instituto Federal do Pará – Campus Ananindeua, tem como proposta atender a comunidade de Ananindeua e adjacências, com profissionais habilitados e capacitados para trabalhar e desenvolver, sustentavelmente, a região de integração metropolitana com uso racional das ferramentas tecnológicas e atendimento tanto de atividades industriais como do campo.

O curso apresenta uma natureza generalista fundamentado nos conceitos de John Henry Newman, em sua obra intitulada “The Idea of a University”, a qual propõe um modelo de ensino com foco na formação do caráter dos estudantes aliada ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do ramo profissional escolhido. Dessa forma, a meta da formação é a de um egresso autônomo, reflexivo, letrado e socialmente engajado tanto na área de humanidades, quanto em tecnologias e ciências.

O Bacharelado em Ciências e Tecnologia propõe uma aprendizagem de abrangência significativa nos campos social, científico e tecnológico, considerando, também, a própria realidade vivenciada pelo aluno, de modo que os egressos dessa categoria de curso desenvolvam competências, habilidades e conhecimentos gerais necessários ao mundo do trabalho que requerem educação superior em uma grande área do conhecimento, mas não com formação profissional específica.

Sendo assim, por seu caráter generalista, o estudante poderá ao final do curso realizar estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu ou complementar sua formação em engenharia de controle e automação, engenharia de materiais, licenciatura em matemática, licenciatura em física, licenciatura em química ou licenciatura em geografia.

O curso será realizado de forma presencial, com regime letivo semestral constituído por 8 (oito) semestres letivos e estágio curricular OBRIGATÓRIO, pois, conforme a Resolução nº005/2019-CONSUP, em todos os cursos de graduação é obrigatória a previsão do estágio curricular supervisionado. O tempo mínimo de integralização do curso será em 8 (oito) semestres letivos e o máximo será de 12 (doze) semestres.


 

 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 366/2021. Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 06/01/2024 - 20/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 02/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 06/01/2024 - 19/01/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03