Apresentação

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

O Curso de Especialização lato sensu em Linguagens e Artes na Formação Docente, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), tem por objetivo a qualificação a nível de pós-graduação de especialistas em linguagens e artes na formação docente. O Curso foi criado em 2020 e proposto pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia e pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação – GIPACE (IFPA/CNPq). A Carga horária total do Curso é de 430h, incluindo Monografia de Conclusão de Curso.

 

E-mail p contato: esp.lafd@ifpa.edu.br

 

LINHAS DE PESQUISA

 

LINHA 1: PROCESSOS DE CRIAÇÃO, SABERES ESTÉTICOS E CULTURAIS DAS LINGUAGENS 

Objetivo: Estudar as matrizes formadoras de fenômenos artísticos e culturais contemporâneos em seus aspectos histórico/social e estético, a partir dos processos criativos e da estética da recepção de obras literárias, cênicas e visuais, envolvendo pesquisas tanto nas artes do espetáculo, quanto na literatura e nas artes visuais, voltando-se às produções pan-amazônicas e suas interfaces com outras áreas do saber.

 

LINHA 2: LINGUAGENS, EDUCAÇÂO E METODOLOGIAS DE ENSINO

Objetivo: Investigar métodos e técnicas relativas ao ensino das Artes e das Linguagens na Educação Básica e nas Instituições voltadas para a formação profissional e tecnológica, visando à prática docente, bem como as contribuições destas áreas para o desenvolvimento e produção do conhecimento acadêmico. A linha abriga estudos sobre violência e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Básica, destacando-se processos diagnostico, prevenção, intervenção e combate à práticas de violação de direitos em comunidades escolares. A linha também abrange estudos sobre a inclusão no contexto da Educação Básica e os processos de ensino e aprendizagem em espaços em que a educação se concretiza no atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

 

LINHA 3: LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE NA PAN-AMAZÔNIA

Objetivo: Investigar a inter-relação entre a literatura, as artes e outras linguagens nas produções culturais das sociedades pan-amazônicas. Reunir pesquisas relativas à diversidade de manifestações culturais, saberes e práticas vinculadas à memória, identidade, imaginário, crenças, religiosidade, etnias, gêneros, entre outros temas pertinentes ao contexto político/histórico e cultural das sociedades pan-amazônicas na contemporaneidade.

 

QUADRO DE DOCENTES VINCULADOS AO CURSO POR LINHA DE PESQUISA

 

LINHA

NOME

TÍTULO

AREA DE FORMAÇÃO

TEMAS DE INTERESSE

 

PROCESSOS DE CRIAÇÃO, SABERES ESTÉTICOS E CULTURAIS DAS LINGUAGENS

 

 

Flávia Roberta Menezes de Souza

 

 

Doutora

 

LETRAS/

 ESTUDOS LITERÁRIOS

▪ Narratologia;

▪ Crítica literária;

▪ A narrativa no Romance Moderno

▪ Particular interesse pelos autores Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum.

 

 

Nathália da Costa Cruz

 

 

Doutora

 

LETRAS/ ESTUDOS LITERÁRIOS

▪   Memórias e Processos de Criação

▪ Poéticas Orais

▪ Literatura e Artes Visuais

▪ Literatura e Imaginário Amazônico

▪  Artes verbais e Identidades

 

Silvia Sueli Santos da Silva

 

Doutora

 

ARTES/

ARTES CÊNICAS

▪ Cultura popular

▪ Patrimônio imaterial

▪ Estudos Culturais

▪  Narrativas orais

▪ Imaginário amazônico

▪ Teatro educação

▪ Contação de histórias

 

 

Wellingson Valente dos Reis

 

 

Doutor

 

LETRAS/

LITERATURA/ COMUNICAÇÃO

▪  Estética da Recepção

▪  Literatura Fantástica

▪  Processos Intersemióticos / Tradução

▪  Erotismo

▪  Escritoras e escritores da América-Latina

 

 

 

 

LINGUAGENS, EDUCAÇÂO E METODOLOGIAS DE ENSINO

 

Delcilene Furtado Teles

 

Mestra

 

PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO E CULTURA

  • Didática e prática docente
  • Prática pedagógica
  • Metodologias de ensino
  • Formação docente
  • Processos de ensino e aprendizagem

 

 

Fernando do Nascimento Moller

 

 

Mestre

 

 

    LETRAS

▪  Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e sua respetiva Literatura

▪  Literatura luso-brasileira

▪ Identidades culturais

▪  Poéticas orais

 

Mariluzio Araújo Moreira da Silva

 

Mestre

 

ARTES/

MÚSICA

▪  Educação Musical;

▪  Violência e educação;

▪  Práticas informais de ensino de música

 

Márcio Roberto Almeida Pina

 

Mestre

 

LETRAS/

LINGUÍSTICA

▪  Ensino e aprendizagem

▪ Educação Especial

▪  Educação Inclusiva

 

 

 

 

LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE NA PAN-AMAZÔNIA

 

Flavio Reginaldo Pimentel

 

Mestre

 

LETRAS/

LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA/

LITERATURA LATINO-AMERICANA

▪       Literatura latino-americana

▪  Memória e Cultura

▪  Identidades culturais

▪   Estudos culturais e decoloniais

▪  Literatura brasileira

 

Thais do Socorro Pereira Pompeu Sauma

 

Doutora

 

LETRAS/

LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA/

 ESTUDOS LITERÁRIOS

▪  Literatura Comparada.

▪  Produção de texto.

▪  Letramento Literário.

▪   Poéticas Indígenas.

▪  Literatura Amazônica.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

 

N

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

CARGA HORÁRIA (h/r)

01

Metodologia da pesquisa em Linguagens, Artes e Educação

40h

02

Linguagens e Educação inclusiva

40h

03

Estudos em Literatura, Cultura e Sociedade

40h

04

Formação e Políticas Educacionais para o Ensino Básico

40h

05

Artes e Educação musical no ensino Básico

40h

06

Sistemas semióticos: reflexões e interrelações

40h

07

Teorias do Fantástico: ficção, cultura e mídias

40h

08

Artes Cênicas e Processos de criação na Educação Básica

40h

09

Seminários Integrados de Pesquisa

30h

10

Disciplina Optativa*

40h

 

Carga Horária da Monografia

40h

Carga Horária Total do Curso:

430h

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

CARGA HORÁRIA (h/r)

01

Metodologias educacionais para o Ensino de língua estrangeira na Educação Básica

40h

02

Teorias da narrativa

40h

03

Poéticas da oralidade

40h

 

Coordenação do Programa: WELLINGSON VALENTE DOS REIS

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d01