APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Especialização lato sensu em Linguagens e Artes na Formação Docente, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), tem por objetivo a qualificação a nível de pós-graduação de especialistas em linguagens e artes na formação docente. O Curso foi criado em 2020 e proposto pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia e pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação – GIPACE (IFPA/CNPq). A Carga horária total do Curso é de 430h, incluindo Monografia de Conclusão de Curso.
E-mail p contato: esp.lafd@ifpa.edu.br
Objetivo: Estudar as matrizes formadoras de fenômenos artísticos e culturais contemporâneos em seus aspectos histórico/social e estético, a partir dos processos criativos e da estética da recepção de obras literárias, cênicas e visuais, envolvendo pesquisas tanto nas artes do espetáculo, quanto na literatura e nas artes visuais, voltando-se às produções pan-amazônicas e suas interfaces com outras áreas do saber.
Objetivo: Investigar métodos e técnicas relativas ao ensino das Artes e das Linguagens na Educação Básica e nas Instituições voltadas para a formação profissional e tecnológica, visando à prática docente, bem como as contribuições destas áreas para o desenvolvimento e produção do conhecimento acadêmico. A linha abriga estudos sobre violência e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Básica, destacando-se processos diagnostico, prevenção, intervenção e combate à práticas de violação de direitos em comunidades escolares. A linha também abrange estudos sobre a inclusão no contexto da Educação Básica e os processos de ensino e aprendizagem em espaços em que a educação se concretiza no atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Objetivo: Investigar a inter-relação entre a literatura, as artes e outras linguagens nas produções culturais das sociedades pan-amazônicas. Reunir pesquisas relativas à diversidade de manifestações culturais, saberes e práticas vinculadas à memória, identidade, imaginário, crenças, religiosidade, etnias, gêneros, entre outros temas pertinentes ao contexto político/histórico e cultural das sociedades pan-amazônicas na contemporaneidade.
QUADRO DE DOCENTES VINCULADOS AO CURSO POR LINHA DE PESQUISA
LINHA |
NOME |
TÍTULO |
AREA DE FORMAÇÃO |
TEMAS DE INTERESSE |
PROCESSOS DE CRIAÇÃO, SABERES ESTÉTICOS E CULTURAIS DAS LINGUAGENS |
Flávia Roberta Menezes de Souza |
Doutora |
LETRAS/ ESTUDOS LITERÁRIOS |
▪ Narratologia; ▪ Crítica literária; ▪ A narrativa no Romance Moderno ▪ Particular interesse pelos autores Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum. |
Nathália da Costa Cruz |
Doutora |
LETRAS/ ESTUDOS LITERÁRIOS |
▪ Memórias e Processos de Criação ▪ Poéticas Orais ▪ Literatura e Artes Visuais ▪ Literatura e Imaginário Amazônico ▪ Artes verbais e Identidades |
|
Silvia Sueli Santos da Silva |
Doutora |
ARTES/ ARTES CÊNICAS |
▪ Cultura popular ▪ Patrimônio imaterial ▪ Estudos Culturais ▪ Narrativas orais ▪ Imaginário amazônico ▪ Teatro educação ▪ Contação de histórias |
|
Wellingson Valente dos Reis |
Doutor |
LETRAS/ LITERATURA/ COMUNICAÇÃO |
▪ Estética da Recepção ▪ Literatura Fantástica ▪ Processos Intersemióticos / Tradução ▪ Erotismo ▪ Escritoras e escritores da América-Latina |
|
LINGUAGENS, EDUCAÇÂO E METODOLOGIAS DE ENSINO |
Delcilene Furtado Teles |
Mestra |
PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO E CULTURA |
|
Fernando do Nascimento Moller |
Mestre |
LETRAS |
▪ Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e sua respetiva Literatura ▪ Literatura luso-brasileira ▪ Identidades culturais ▪ Poéticas orais |
|
Mariluzio Araújo Moreira da Silva |
Mestre |
ARTES/ MÚSICA |
▪ Educação Musical; ▪ Violência e educação; ▪ Práticas informais de ensino de música |
|
Márcio Roberto Almeida Pina |
Mestre |
LETRAS/ LINGUÍSTICA |
▪ Ensino e aprendizagem ▪ Educação Especial ▪ Educação Inclusiva |
|
LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE NA PAN-AMAZÔNIA |
Flavio Reginaldo Pimentel |
Mestre |
LETRAS/ LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA/ LITERATURA LATINO-AMERICANA |
▪ Literatura latino-americana ▪ Memória e Cultura ▪ Identidades culturais ▪ Estudos culturais e decoloniais ▪ Literatura brasileira |
Thais do Socorro Pereira Pompeu Sauma |
Doutora |
LETRAS/ LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA/ ESTUDOS LITERÁRIOS |
▪ Literatura Comparada. ▪ Produção de texto. ▪ Letramento Literário. ▪ Poéticas Indígenas. ▪ Literatura Amazônica.
|
N |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
CARGA HORÁRIA (h/r) |
01 |
Metodologia da pesquisa em Linguagens, Artes e Educação |
40h |
02 |
Linguagens e Educação inclusiva |
40h |
03 |
Estudos em Literatura, Cultura e Sociedade |
40h |
04 |
Formação e Políticas Educacionais para o Ensino Básico |
40h |
05 |
Artes e Educação musical no ensino Básico |
40h |
06 |
Sistemas semióticos: reflexões e interrelações |
40h |
07 |
Teorias do Fantástico: ficção, cultura e mídias |
40h |
08 |
Artes Cênicas e Processos de criação na Educação Básica |
40h |
09 |
Seminários Integrados de Pesquisa |
30h |
10 |
Disciplina Optativa* |
40h |
|
Carga Horária da Monografia |
40h |
Carga Horária Total do Curso: |
430h |
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CARGA HORÁRIA (h/r) |
01 |
Metodologias educacionais para o Ensino de língua estrangeira na Educação Básica |
40h |
02 |
Teorias da narrativa |
40h |
03 |
Poéticas da oralidade |
40h |
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento