Apresentação

O curso de Licenciatura em História, numa perspectiva interdisciplinar com as demais áreas das Ciências Humanas, tem como objetivo a formação de profissionais que atuarão como professores no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, cujas práticas pedagógicas sejam capazes de promover a atuação docente numa reflexão pedagógica pautada na promoção da cidadania, da inovação e da tecnologia, em especial na Amazônia, região que apresenta uma profunda desigualdade social.

 

Perfil Profissional:

 

O Licenciado em História deve dominar ainda os elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico, às práticas essenciais de sua produção e elaboração de material didático para o ensino. Espera-se que articule teoria e prática, dominando as diferentes linguagens e suas tecnologias, sendo capaz de refletir sobre as questões inerentes ao processo ensino-aprendizagem, produção da memória e narrativas na educação escolar e nos diferentes contextos sociais, intervindo nesse processo como produtor do conhecimento, na perspectiva da interdisciplinaridade e da inovação.


Mercado de Trabalho:

 

O egresso do Curso de Licenciatura em História será habilitado ao exercício da docência, possuindo as competências e habilidades necessárias para atuar principalmente na função profissional do magistério na Educação Básica (segundo ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio). À dimensão da docência somam-se as competências e habilidades pertinentes a gestão escolar, ao planejamento pedagógico e da formação do professor-pesquisador, de modo a capacitar o egresso a ser um profissional crítico e produtor de saberes e metodologias nas diferentes realidades onde atua.


Áreas de atuação:

Ciências Humanas.

Escolas, sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado), assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs), consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais.


Forma de Ingresso: SISU

Coordenação do Programa: RAIMUNDO NONATO DE CASTRO

Telefone/Ramal: 91981710711

E-mail: lic.historia.belem@ifpa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM HISTÓRIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO N. 151/2019 - CONSUP Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 08/01/2024 - 25/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 08/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03