Apresentação

Segundo o Parecer CNE/CES 1.301/2001 do Conselho Nacional de Educação (MEC, 2001), a Biologia é a ciência que se dedica ao estudo dos seres vivos, suas relações com outros seres vivos e com o meio ambiente e todos os processos biológicos que regulam a vida. Os profissionais formados nesta área apresentam um papel fundamental nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.
O curso de Ciências Biológicas - Licenciatura deve, então, possibilitar a compreensão de que a vida, tal como a conhecemos, é o resultado da ação dos processos evolutivos nos seres vivos através do tempo, o que resultou em uma biodiversidade imensa, sobre a qual continuam atuando os processos evolutivos. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
O profissional licenciado é o responsável por apresentar/ensinar os conhecimentos científico-culturais atualizados de suas respectivas áreas de conhecimento para os discentes dos mais variados níveis do ensino básico, demonstrando conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem, além de reconhecer os contextos de vida dos mesmos. Portanto, o licenciado em ciências biológicas terá a responsabilidade de ensinar a biologia, que é, como descrito acima, a ciência que estuda os seres vivos, suas relações e todos os mecanismos biológicos inerentes que mudam com o tempo de acordo com os mecanismos evolutivos.
É a partir desta perspectiva de formação profissional, seguindo o Parecer CNE/CP 02/2015 do Conselho Nacional de Educação, que estabelece a estrutura e o currículo necessário para a formação em magistério superior, e a Resolução CNE/CP Nº 02/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), que este Projeto Pedagógico de Curso foi desenvolvido, visando a formação de Biólogos-Professores que atendam aos anseios da sociedade contemporânea e que tenham capacidade de formar cidadãos e profissionais éticos com a aplicação dos conhecimentos em Ciências Biológicas.

Coordenação do Programa: ANTONIO MARCIO GOMES MARTINS JUNIOR

Telefone/Ramal: (94) 37782100

E-mail: biologia.tucurui@ifpa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 027/2013-CONSUP de 08/05/2013 Portaria de Autorização de Funcionamento: # Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 181 SERES/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 918 SERES/MEC
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 25/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02