Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPA Campus Conceição do Araguaia é regulamento pelas seguintes normas legais: O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC, 2016); Resolução CNE/CP n.º 3/18/12/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia; Parecer CNE/CP n.º 29 de 3/12/2002 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia e o Parecer CNE/CES nº 436/2/04/2001 que trata das Orientações sobre os Cursos Superiores de Tecnologia - Formação de Tecnólogo.

Está relacionado ao eixo tecnológico ambiente e saúde do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia/MEC/2010. Funciona no Campus amparado pelas Portarias nº. 169/2014 CONSUP e 181/2016 do SERES que tratam da aprovação, autorização, funcionamento e regime de funcionamento do referido curso. Os princípios filosóficos que norteiam a proposta do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão ambiental fundamentam-se na concepção de que a formação de qualquer indivíduo precisa estar firmada em princípios éticos que compreendam o ser humano como um sujeito histórico-social capaz de “[...] comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper [...]” o que o faz ser ético em essência (FREIRE, 1996: p. 33).

Dessa forma, entende-se que toda experiência educativa e científica que se propõe no PPC de Gestão Ambiental rompe com a noção de apenas uma técnica do ser humano, mas adota medidas que torna o indivíduo sujeito da sua formação, respeitando sua natureza ética e estética, como ser que pensa, age, transforma, indigna-se e cria novas perspectivas. Assim, o principio e comportamentos éticos se tornam componentes fundamentais no processo educativo, que permitem, acima de tudo, uma ação autônoma de discentes e docentes no ensino superior. Se o ser humano é capaz de construir conhecimentos na dinâmica de suas interações sociais, então ele é peça fundamental e relevante para a concepção de ensino e aprendizagem do curso. Educar numa perspectiva interdisciplinar e integracionista pressupõe a realização de atividades que possibilitem a interação social entre discentes e docentes no processo de apropriação e construção de conhecimentos acadêmico, amparados no princípio do diálogo e ações pedagógicas estimulantes.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental organizado segundo os dispositivos legais supracitados tem por escopo habilitar e qualificar recursos humanos técnica e cientificamente, capacitados a contribuir para a manutenção ou o restabelecimento das condições ambientais essenciais à qualidade de vida, defendendo e preservando o meio ambiente, bem como, capacitados a adaptar as empresas para sistemas de gestão ambiental, sua normalização e o desenvolvimento sustentável aliado ao desenvolvimento econômico e social.

O profissional tecnólogo em Gestão Ambiental egresso do IFPA Campus Conceição do Araguaia será capaz de planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, propor medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas. Além disso, está apto para coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Deve também vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudos e pareceres técnico na área ambiental.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO GESTOR AMBIENTAL

O Tecnólogo em Gestão Ambiental está apto para atuar na administração pública federal, estadual e municipal, secretarias públicas e privadas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas, propriedades rurais e empreendimentos da agricultura familiar, laboratórios, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultorias e entidades afins.

Além destes, o profissional egresso do curso terá condições técnicas e acadêmicas de atuar como assessor técnico e consultor de empresas em geral (indústria, comércio e serviços) e de ingressar em institutos e centros de pesquisa, ensino e extensão, como esta instituição de educação, ciência e tecnologia.

 

Coordenação do Programa: MARIA ELISA FERREIRA DE QUEIROZ

Telefone/Ramal:

E-mail: elisa.queiroz@ifpa.edu.br

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL Área de Conhecimento CNPQ: Multidisciplinar Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução n° 204/2017-CONSUP de 05/05/2017 Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria nº 005/2010-CONSUR Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 181 SERES/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 110 SERES/MEC
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 22/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02