Apresentação

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas funciona atualmente em dois turnos, o vespertino e noturno, justificam-se estes turnos em virtude da quantidade de profissionais que já atuam na área de ensino ou em outras áreas, mas que não tem formação e que só podem estudar no turno noturno. Atualmente o curso dispõe de duas salas de aula, no entanto o campus Belém possui 54 salas de aula, havendo possibilidade de expansão de ofertas de vagas para o curso.

O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura conta com três Laboratórios Específicos: Laboratório de Biologia dos Organismos, Laboratório de Biologia da Célula e Laboratório de Biologia das Comunidades. Os laboratórios estão equipados com projetores multimídia, Smart Board, microscópios, microscópios estereoscópicos, capelas, balanças, estufas, autoclaves, destiladores, modelos anatômicos do corpo humano, lâminas prontas (citológicas, histológicas e parasitológicas), coleção zoológica e coleção botânica.

Além dos laboratórios, localizados no bloco T, existe  também uma Sala de Pesquisa com computadores e Internet (a cabo e wi-fi), sala da Coordenação do Curso e sala de professores, com armários individuais e computadores com internet.

Outros laboratórios específicos também atendem o curso de Biologia como: Laboratório de Geologia, Laboratório de Saneamento, Laboratório de Química Geral e Química Orgânica, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Física Geral.

O curso também conta com a infraestrutura do campus com Biblioteca com cabines de estudo individuais, laboratórios de Informática, auditórios e veículos automotivos para trabalhos de campo.

Anualmente novos equipamentos e acervos bibliográficos são adquiridos para os cursos ofertados pelo IFPA e são utilizados de maneira conjunta. Ainda assim há a necessidade de implantação de mais laboratórios próprios do curso, para aperfeiçoamento de práticas e técnicas pedagógicas. Atualmente são 09 professores efetivos específicos do curso de Ciências Biológicas, mas são necessários mais 02 professores em virtude da atuação dos professores no estágio supervisionado. O curso também conta com a colaboração de professores de outras áreas, tal como Pedagogia, Ciências Humanas, Letras, Matemática, Física, Geomática e Mineração.

REGIME LETIVO

 

O Regime é Semestral com duração de oito semestres compondo um total de 3.633,28 horas/relógio e 4.360 horas/aula, incluídas mínimas 400 horas de estágio e 400 horas de prática profissional, e mais 200 horas de atividades complementares, contabilizando 1.000 horas de prática Profissional.

            A duração do curso é de quatro anos, com oferta de 40 vagas anuais, sendo a oferta anual, possibilitando apenas aos ingressantes através de processo de mobilidade externa e interna que sua duração mínima seja de um ano e meio, e tendo como duração máxima do curso seis anos. O curso poderá ser ofertado no turno vespertino ou noturno.

 

OBJETIVOS

a) Objetivos Gerais

Formar profissionais capazes de compreender os processos biológicos, bem como atuar no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação básica dentro dos propósitos da mudança ora em curso; Oferecer orientação filosófica, teórica e metodológica para a análise biológica, possibilitando a reflexão sobre os principais fenômenos que compõem a realidade biológica em suas múltiplas escalas de análise; e Propiciar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, assim como a produção de conhecimentos na área da Biologia e da Educação de forma integrada.

b) Objetivos Específicos

- Realizar práticas acadêmicas que permitam desenvolver pesquisa e produzir conhecimento capazes de auxiliar a compreensão e a espacialização de elementos e processos naturais e humanos;

- Contribuir para o desenvolvimento em termos de conservação da natureza, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações;

- Interagir com as modernas abordagens e princípios do desenvolvimento sustentável relacionando o saber pedagógico com o saber biológico;

- Oferecer condições para que o licenciado possa atuar como um docente que problematize juntamente com seus alunos da educação básica o objeto de estudo no âmbito da biologia e de suas inter-relações com as demais ciências;

- Oferecer condições para que o licenciado tenha o domínio e o conhecimento de métodos e técnicas de ensino para exercer o magistério com eficiência no ensino fundamental e médio;

- Proporcionar conhecimentos de técnicas estatísticas e matemáticas que sirvam como instrumento de representação e interpretação de dados biológicos;

- Estimular a atualização permanente e descobrir soluções para os problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão.

 

REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO AO CURSO

 O ingresso de alunos aos cursos de licenciatura oferecidos pelo IFPA está condicionado a três possibilidades conforme o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino em vigor, Resolução nº 041-CONSUP/2015, que leva em consideração o Plano de Ingresso Institucional Anual elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN:

a)           Desde 2009 as vagas são ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) com aproveitamento de notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), por meio de Edital de Seleção. O ingresso prevê a Lei 12.711/2012, que estabelece reservas de vagas a estudantes de escola pública, e demais legislações pertinentes, tais como ações afirmativas que visem proporcionar a educação superior a faixas da sociedade.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos dentre estes: a) deter a fundamentação teórica que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos fenômenos naturais e sua aplicabilidade em situações do cotidiano; b) atuar com multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; c) desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; d) dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento biológico; e) problematizar juntamente com os alunos os fenômenos sociais, relacionados com os processos de construção do saber no âmbito do conhecimento biológico e de suas inter-relações com outras áreas do conhecimento; f) organizar o conhecimento, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Biologia nos diferentes níveis de ensino; g) dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos ensinos Fundamental e Médio; h) planejar, desenvolver e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem em Biologia para os ensinos Fundamental e Médio; i) tratar e avaliar a informação biológica, utilizando procedimentos gráficos, matemático-estatísticos, de processamento digital e de sistema de informação física; j) dominar estratégias para transposição didática do conhecimento das Ciências Biológicas em saber escolar na Educação Básica.

A necessidade de continua interação entre o IFPA e a sociedade tem que ser bastante substantiva para o egresso, no sentido da verificação de continuidade do perfil de profissional e de saber que se constrói no cotidiano da vida profissional em complementação aos estudos que recebeu no ambiente acadêmico. Através dessa interação, o futuro profissional será preparado para enfrentar novos desafios que encontrará no setor educacional em constante atualização, e ainda, a grande vantagem, é que a Instituição será constantemente realimentada com as informações necessárias para analisar os currículos, os métodos e os processos oferecidos no aprendizado dos acadêmicos.

 

REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO AO CURSO

 O ingresso de alunos aos cursos de licenciatura oferecidos pelo IFPA está condicionado a três possibilidades conforme o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino em vigor, Resolução nº 041-CONSUP/2015, que leva em consideração o Plano de Ingresso Institucional Anual elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN:

a)    Desde 2009 as vagas são ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) com aproveitamento de notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), por meio de Edital de Seleção. O ingresso prevê a Lei 12.711/2012, que estabelece reservas de vagas a estudantes de escola pública, e demais legislações pertinentes, tais como ações afirmativas que visem proporcionar a educação superior a faixas da sociedade.

b)             Através de processo seletivo especial de vagas, que abrange transferência Interna entre os Campi do IFPA, e/ou transferência externa entre instituições de nível superior, e/ou portadores de diploma. Este tipo de oferta será disponibilizada após diagnose feita pela Coordenação do Curso para disponibilização das vagas ociosas;

c)           Transferência de outra instituição (ex-officio) ou em decorrência de Convênio, Intercâmbio ou Acordo Cultural.

 Os cursos superiores de graduação destinam-se aos concluintes do Ensino Médio.

Os cursos superiores de graduação destinam-se aos concluintes do Ensino Médio.

DESCRIÇÃO DO CORPO SOCIAL DO CURSO

DOCENTES

TÍTULO

REGIME DE TRABALHO

Alzeir Machado Rodrigues

Mestre

DE

Antônio Djalma S. Vasconcelos

Mestre

DE

Ana Cássia Sarmento Ferreira

Doutor

DE

Brenda Oliveira da Costa

Mestre

DE

Fábio Pacheco E.da Silva

Doutor

DE

Henrique Gomes de A. Neto

Mestre

DE

Jedna Kato Dantas

Mestre

DE

James Leão de Araujo

Especialista

DE

Laudemir Roberto F. Araujo

Mestre

DE

Marcelo de Sena Pinheiro

Mestre

DE

Roberto Vilhena do E. Santo

Doutor

DE



 

Coordenação do Programa: LAUDEMIR ROBERTO FERREIRA ARAUJO

Telefone/Ramal:

E-mail: lic.biologicas@ifpa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Biológicas Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 118/2013-CONSUP de 30 de Setembro de 2013 Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria nº 078/2013-CONSUP Portaria de Reconhecimento: PORTARIA Nº 333 SESU/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento: PORTARIA Nº 1.104 SERES/MEC
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 19/02/2018 · Início do período letivo 2018.1.
  • 15/11/2018 - 18/11/2018 · Matrícula para o período 2018.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2018 - IFPA - node1-jboss.ifpa.edu.br