Apresentação

O Campus Industrial Marabá localiza-se no município de Marabá, no qual são trabalhados os seguintes eixos tecnológicos: Controle de Processos Industriais, Informática e Comunicação e Infraestrutura. Tais eixos expressam-se na oferta de cursos técnicos de nível médio (na forma de ensino subsequente). No âmbito da formação inicial e continuada, o Campus Industrial de Marabá participa de programas educacionais como o PARFOR e PRONATEC.

O Campus Industrial de Marabá encontra-se inserido na região de Carajás e os municípios sob sua área de abrangência são: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia (PPI).

Na região do município onde será realizado o curso, tem como característica peculiar a alta concentração industrial em sua grade urbana devido ao Distrito Industrial de Marabá que produzem produção de bobinas de aço, ferro gusa, “biletts”, “blooms”, entre outros. Diante dos apelos do mercado por mão de obra qualificada, entende-se que no mundo atual urge a que necessidade de uma formação dialogue constantemente com as humanidades buscando aliar competência técnica e competência política. A competência técnica, o saber fazer bem o seu ofício, é condição imprescindível a qualquer profissional que anseia contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus pares.

O setor energético tem papel estratégico e fundamental no desenvolvimento industrial e tecnológico de um país, estando estritamente ligado a questões econômicas e sociais, sendo de extrema importância para uma determinada região. Nesse aspecto, a qualidade na formação de profissionais atuantes nesse ramo deve seguir uma política responsável de ensino e aprendizagem que contenham os tópicos relevantes e atualizados.

Dentre todas as modalidades de energia, o setor de produção de energia elétrica, em especial, tornou-se crucial e indispensável nos mais variados setores da sociedade: indústria, comércio, saúde e principalmente na vida privada dos cidadãos, por sua versatilidade e conveniência, podendo facilmente ser produzida, transportada e consumida.

Em contrapartida, o crescimento do setor exige também que os profissionais da área sejam capazes de construir, implantar e manter o funcionamento de todo o Sistema Elétrico de Potência. O profissional desta área poderá atuar em empresas de instalação elétrica, empresas de manutenção de máquinas, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica, indústria de fabricação de equipamentos e maquinário, indústrias em geral, institutos e centros de pesquisa, instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Numa sociedade globalizada não basta o jovem “saber”, mas primordialmente “saber fazer”, haja vista que para que se alcance a formação integral, é preciso aliar conhecimentos e tecnologia. É diante disso que os maiores desafios da Educação, talvez, seja ligar o conhecimento epistemológico a uma prática que possibilite a formação, o invento e a criação para que os discentes possam vivenciar a práxis social.

Coordenação do Programa: WILLIE DUARTE TEIXEIRA

Telefone/Ramal:

E-mail: willie.teixeira@ifpa.edu.br

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: RESOLUÇÃO N° 201/2017-CONSUP DE 05 DE MAIO DE 2017 Portaria de Autorização de Funcionamento: Resolução nº 201/2017-CONSUP Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 21/09/2016 · Início do período letivo 2016.2.
  • 28/06/2016 - 31/10/2016 · Matrícula para o período 2016.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2019 - IFPA - node2-jboss.ifpa.edu.br