Projeto Pedagógico do Curso

A formação agronômica requerida pela sociedade brasileira caracteriza-se por demandar certa ecleticidade do engenheiro agrônomo, por isso o profissional formado no IFPA Campus Conceição do Araguaia oferece sólida formação interdisciplinar, calcada em conhecimentos técnicos, científica, profissionais, social, ambiental, econômico e ético que permite atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas inerentes à atuação agronômica, como regula a Lei 5.194 de 24/12/1966 e Resoluções nº 218 de 1973, 1.010 de 2005 e 1.116 de 2019 do CONFEA/CREA, assim como identificar e dar soluções a problemas inerentes ao desenvolvimento rural sustentável associados às condições que caracterizam especialmente o ecótonoAmazônia-Cerrado.

A proposta pedagógica deste curso de agronomia oferece condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para:

a.  Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle dequalidade;

b.  Atuar na organização e gerenciamento empresarial, cooperativo e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições e na gestão de políticassetoriais;


 

 

 

c.   Orientar a produção, conservação e comercialização de alimentos, fibras e outros produtosagropecuários;

d.  Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo atividades econômicas camponesas e da agriculturafamiliar;

e.  Problematizar a busca de compreensão da realidade em que se insere o Eng. Agrônomo à luz de teorias e métodos não apenas das áreas associadas às Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, como também das Ciências Humanas e conhecimentos e saberes deagricultores.

f.    Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica eextensão;

g.  Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, com criatividade, adaptando-se às situações novas e emergentes.

O Engenheiro Agrônomo formado no IFPA Conceição do Araguaia é o profissional que reúne as condições técnico-científica capaz de atuar nos seguintes setores: manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes, forrageiras e plantas medicinais; produção de sementes e mudas; doenças e pragas das plantas cultivadas; paisagismo; parques e jardins; recursos florestais; inseticidas; controle integrado de doenças de plantas, plantas daninhas e pragas; classificação e levantamento de solos; química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural; mecanização e implementos agrícolas; irrigação e drenagem; pequenas barragens de terra; construções rurais; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem


 

 

 

animal e vegetal; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; criação de animais domésticos; nutrição e alimentação animal; pastagem; melhoramento genético vegetal e animal; pesquisa e diagnósticos rurais como referência abordagem sistêmica visando o desenvolvimentorural.

 

Em articulação com as novas demandas do mundo do trabalho a instituição deverá fomentar ações que possibilitem a participação dos egressos do curso de agronomia em eventos de cunho formativo proporcionando atualização a sua formação como: fóruns com a participação de profissionais da área, seminários, palestas, mesa redonda, workshop, que contribuam com as demandas sociais, humanas e tecnológicas, bem como programas de atualização profissional, a exemplo, o “Programa de Residência Agrícola”, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por docentes das áreas de Irrigação e Drenagem, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia e Zootecnia, dentre outras desta Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes, podendo ser empresas do agronegócio, fazendas ou unidades de produção, cooperativas, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta, e da sociedade civil organizada, que de acordo com suas necessidades poderá absorver esses residentes comoprofissionais.

 

1.   OBJETIVOS DO CURSO DE AGRONOMIA

1.1.              ObjetivoGeral

Formar Engenheiros Agrônomos, alinhados às diretrizes educacionais e curriculares nacionais, ao Regulamento Didático do IFPA e demais legislações e normas, através de um percurso educativo que favoreça o aprimoramento das competências agronômicas, científicas, profissionais, tecnológicas e sociais, almejando ofertar à sociedade profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável e em atender a diversidade das demandas associadas às agriculturas brasileiras, especialmente as praticadas no ecótonoCerrado-Amazônia.

1.2.              ObjetivosEspecíficos

I.   Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio doambiente;

II.   Estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios o respeito à fauna e à flora; a conservação e  recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividadesprofissionais;

III.   Contribuir para a formação de Engenheiros Agrônomos comprometidos com a produção e socialização do conhecimento científico-tecnológicodo


 

 

 

campo agronômico, através da oferta com qualidade de conteúdos básicos, conteúdos profissionais essenciais e de conteúdos profissionais específicos direcionados a aspectos locais e regionais associados ao ecótono Amazônia-Cerrado;

IV.   Integrar o ensino oferecido, a pesquisa, a extensão, inovação e a produção agrícola, oferecendo ao estudante a oportunidade de relacionar a teoria ensinada à ação concreta através de atividades práticas que  mais se adeque ao seu perfil dentro e/ou fora do campus, fortalecendo assim sua autonomia intelectual.

 

2.   PERFIL PROFISSIONAL DOEGRESSO

A formação agronômica requerida pela sociedade brasileira caracteriza-se por demandar certa ecleticidade do engenheiro agrônomo, por isso o profissional formado no IFPA Campus Conceição do Araguaia oferece sólida formação interdisciplinar, calcada em conhecimentos técnicos, científica, profissionais, social, ambiental, econômico e ético que permite atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas inerentes à atuação agronômica, como regula a Lei 5.194 de 24/12/1966 e Resoluções nº 218 de 1973, 1.010 de 2005 e 1.116 de 2019 do CONFEA/CREA, assim como identificar e dar soluções a problemas inerentes ao desenvolvimento rural sustentável associados às condições que caracterizam especialmente o ecótonoAmazônia-Cerrado.

A proposta pedagógica deste curso de agronomia oferece condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para:

a.  Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle dequalidade;

b.  Atuar na organização e gerenciamento empresarial, cooperativo e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições e na gestão de políticassetoriais;


 

 

 

c.   Orientar a produção, conservação e comercialização de alimentos, fibras e outros produtosagropecuários;

d.  Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo atividades econômicas camponesas e da agriculturafamiliar;

e.  Problematizar a busca de compreensão da realidade em que se insere o Eng. Agrônomo à luz de teorias e métodos não apenas das áreas associadas às Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, como também das Ciências Humanas e conhecimentos e saberes deagricultores.

f.    Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica eextensão;

g.  Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, com criatividade, adaptando-se às situações novas e emergentes.

O Engenheiro Agrônomo formado no IFPA Conceição do Araguaia é o profissional que reúne as condições técnico-científica capaz de atuar nos seguintes setores: manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes, forrageiras e plantas medicinais; produção de sementes e mudas; doenças e pragas das plantas cultivadas; paisagismo; parques e jardins; recursos florestais; inseticidas; controle integrado de doenças de plantas, plantas daninhas e pragas; classificação e levantamento de solos; química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural; mecanização e implementos agrícolas; irrigação e drenagem; pequenas barragens de terra; construções rurais; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem


 

 

 

animal e vegetal; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; criação de animais domésticos; nutrição e alimentação animal; pastagem; melhoramento genético vegetal e animal; pesquisa e diagnósticos rurais como referência abordagem sistêmica visando o desenvolvimentorural.

 

Em articulação com as novas demandas do mundo do trabalho a instituição deverá fomentar ações que possibilitem a participação dos egressos do curso de agronomia em eventos de cunho formativo proporcionando atualização a sua formação como: fóruns com a participação de profissionais da área, seminários, palestas, mesa redonda, workshop, que contribuam com as demandas sociais, humanas e tecnológicas, bem como programas de atualização profissional, a exemplo, o “Programa de Residência Agrícola”, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por docentes das áreas de Irrigação e Drenagem, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia e Zootecnia, dentre outras desta Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes, podendo ser empresas do agronegócio, fazendas ou unidades de produção, cooperativas, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta, e da sociedade civil organizada, que de acordo com suas necessidades poderá absorver esses residentes comoprofissionais.

Dentro da visão de currículo integrado e educação integral serão relacionadas várias ações práticas contextualizadas pedagogicamente que farão parte da formação integral dos acadêmicos de Agronomia. Essas ações poderão ser inovadoras, de caráter interdisciplinar e desenvolvidas no CEAGRO, em laboratórios ou estabelecimentos rurais dentro da área de abrangência do Campus, conforme o disposto no inciso II do Art. 15. da Resolução nº 128/2019 CONSUP.

Em cada disciplina será oportunizado, através de metodologias ativas de aprendizagem a participação do acadêmico em situações desafiadoras e também em situações problematizadoras com finalidade de fazer com que ele participe, atue, ou seja, que ele se envolva mais e progrida na produção do seu conhecimento.

As Metodologias e estratégias didático-pedagógicas a serem adotadas no curso visam garantir ao acadêmico o confronto cotidiano entre a teoria abordada nas atividades curriculares e a realidade encontrada no campo. Propõe-se utilizar as seguintes metodologias e recursos didáticos para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.


 

 

 

7.1         Exposição DidáticaDialogada

As Atividades em sala de aula e ou em ambientes externos a sala de aula, realizar-se-ão com aulas expositivas dialogadas dos conteúdos contidos no ementário das disciplinas, bem como de uma problemática regional/nacional de acontecimentos e produções científicas e tecnológicas da área de ciênciasagrárias.

7.2         ExercíciosPráticos

A aquisição dos fundamentos teóricos, bem como da metodologia científica, deverá proporcionar aos acadêmicos a competência para saber buscar as informações que lhe faltarão em sua atividade profissional.

Durante o curso, esse exercício de busca do conhecimento se dará através de espaços reservados por cada disciplina, quando da abordagem dos seus conteúdos, no sentido de proporcionar aos acadêmicos espaços para a reflexão e participação nas atividades curriculares e atividades complementares. Nesse sentido, as aulas práticas do curso podem ocorrer de várias maneiras, taiscomo:

7.2.1       Sala de Aula ou LaboratóriosDidáticos

Os conteúdos ministrados podem ser intercalados e ou concomitantemente exemplificado através de exemplos práticos quer seja em sala de aula ou em laboratórios didáticos, sempre com o objetivo de confrontação e aplicação do conhecimento teórico apreendido.

7.2.2       Atividades deCampo

Constituir-se-ão também como estratégias de ensino, as atividades de observação e ou atividades práticas efetuadas diretamente nos estabelecimentos agrícolas e ou empresas dos setores de produção e pesquisa. Pedagogicamente, percebe-se que são nesses exercícios práticos onde afloram os primeiros questionamentos advindos desse exercício da relação da teoria com a prática. Sendo, portanto, a presença do docente de fundamental importância para fomentar e orientar a discussão, assim como,


 

 

 

para ajudar a responder as principais dúvidas e questionamentos emergentes.

7.2.3       Exercícios emEquipe

No mundo do trabalho, tem percebido cada vez mais uma grande valorização de profissionais que tenham a capacidade de relacionar-se e envolver-se com trabalho e produção em equipe. Nesse sentido, destaca-se a importância dessa estratégia de ensino, onde serão estimuladas atividades práticas ou de estudo de caso, cuja discussão e a organização do trabalho em grupo constituir-se-ão no eixo central.

7.2.4       Estudos deCaso

Essas atividades de estudo de caso serão utilizadas nas disciplinas que exige uma atuação prática, principalmente, nas disciplinas específicas da grande área de ciências agrárias. Desta forma, o acadêmico estudará o referencial teórico daquela situação em específico para aplicá-lo numa situação real de campo, tanto ao nível de estabelecimento agrícola como de localidade.

7.2.5       EstudosDirigidos

Esta atividade servirá para auxiliar o acadêmico no processo de assimilação de um conteúdo em específico, administrado nas diferentes atividades curriculares, principalmente nas disciplinas, sendo uma atividade em que o acadêmico na maior parte do tempo se torna protagonista de seu estudo, complementando e aprimorando seu aprendizado obtido em sala de aula. Poderão utilizar-se para isso, espaços reservados para a leitura, levantamentos bibliográficos ou discussões em grupo, onde o professor inicialmente fornece as orientações mínimas necessárias ao sucesso da atividade e depois o processo será conduzido pelo próprio acadêmico.


 

 

 

7.2.6       Seminários

Os seminários serão utilizados como estratégia de ensino com a finalidade de oportunizar aprimoramento de assuntos e temáticas da área de ciências agrárias, objetivando proporcionar ao acadêmico a desenvoltura em determinado campo do saber, ou seja, possibilitar ao aluno a realização de leituras minuciosas de um determinado assunto, apoiando e realizando pesquisas em livros, revistas, periódicos no intuito de fomentar o domínio do conteúdo, poder de organização, hierarquização e poder de síntese, bem como exercitar a habilidade de comunicação, ou seja, de oratória em público.

 

Desta forma, diante das novas exigências do mundo do trabalho, tais qualidades exercitadas através desta estratégia de estudo, serão agregadas ao perfil do futuro profissional, acrescidas ainda dos sentimentos de  confiança esegurança.

O Programa de Assistência Estudantil, no Campus Conceição do Araguaia, orienta as ações da Assistência Estudantil visando o êxito dos


 

 

 

discentes, o acesso, permanência e conclusão do curso, com vistas à inclusão social, e prevenção da evasão escolar, considerando as diretrizes estabelecidas no Programa Nacional de Assistência e Estudantil-PNAES e o Decreto 7.234 de 19/07/2010 e Resolução n° 07/2020CONSUP/IFPA.

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante é composto de ações e benefícios, tais como: Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Material Pedagógico e Auxílio Creche, que assistirão os acadêmicos que deles tiverem carência e esteja impedindo o êxito e sua permanência nosestudos.

Para tanto, tornar-se-á público um edital para os que estejam na condição de vulnerabilidade social e econômica possam se inscrever comprovando suas necessidades através de documentos que serão descritos no referido edital e possam concorrer ao(s) benefício(s) dentro das limitações orçamentárias do campus.

O Campus também promove apoio psicopedagógico aos discentes, através de ações coordenadas entre a Assessoria Psicopedagógica e Assistência Social, realizando atendimentos individuais e ou grupais sobre as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, questões de relacionamento professor-aluno, questões de relacionamento aluno-aluno, indisciplina, ausência nas aulas, comportamento inadequado em ambiente escolar, em visitas técnicas e ou estágios, dúvidas quanto ao Regulamento Didático-Pedagógico da Instituição, Projeto Político-Pedagógico e normas contidas neste PPC, dentre outros documentos institucionais.

O campus oferece aos seus alunos programas de monitoria, em que torna-se público um edital para que os docentes possam submeter seus projetos de monitoria e, posteriormente, os alunos possam se inscrever e concorrer a uma vaga. Este programa de monitoria remunera o discente com uma bolsa mensal, durante a vigência do projeto.

O curso de Agronomia possui um Centro Acadêmico de Agronomia, organizado e administrado pelos próprios discentes do curso, onde os


 

 

 

mesmos podem se organizar para traçar estratégias junto ao campus para melhorarmos cada vez mais a oferta do curso.

De acordo com a finalidade do curso de agronomia é de fundamental importância estabelecer alguns mecanismos de avaliação que sejam capazes de evidenciar se os objetivos do curso estão sendo alcançados, se os componentes curriculares e suas estratégias de ensino e recursos didáticos propostos estão surtindoefeitos  e sendo eficientes  na apropriação das competências  e habilidades do futuro agrônomo, bem como verificar se o eixo orientador e a filosofia do curso estão sendo obedecidos.


 

 

 

Para isso serão adotados recursos avaliativos que retroalimentarão a prática educativa e o aprendizado dos acadêmicos para que, ao final do curso, o profissional saiba utilizar o conhecimento técnico e as ferramentas metodológicas apreendidas no curso, sendo capaz de apresentar planos de desenvolvimento rural, demonstrando ter domínio sobre a realidadelocal.

14.1    Avaliação do RendimentoEscolar

A avaliação do processo ensino-aprendizagem apresenta basicamente trêsfunções:  diagnóstica (analítica), formativa  (controladora)  e somativa (classificatória).

Averificaçãodorendimentoescolartambémsefaráapartirdeavaliações efetuadas por atividade e ou componente curricular, atentando para os aspectos qualitativos do processo ensino-aprendizado, de forma a perceber o alcance das competências e habilidadespropostas.

A articulaçãoentre  teoria  e prática  é fundamental  e os docentes propiciarão aos alunos visitas de técnicas a produtores rurais da região ou mesmo a empresas, instituições de pesquisa, cooperativas e associações de agricultores, visando a integração teoria/prática.

Sendoassim,  as avaliações  poderão  ocorrer  de forma  contínua, processual e cumulativas, conduzidas de diferentes maneiras, dentre elas poderão ser incluídas as observações pontuais, avaliação escrita, avaliação oral, seminários, relatórios das atividades curriculares, ou ainda através de outros mecanismos estratégias propostas pelos docentes, devidamente acordados com os acadêmicos e aprovados pelo Colegiado do Curso.

Os procedimentos de acompanhamento e de avaliação permitirão o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, e resultarão em informações sistematizadas, por meio do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGAA), e disponibilizadas aos estudantes, prevendo mecanismos que garantam sua natureza formativa e permitindo a adoção de ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliaçõesrealizadas.


 

 

 

14.2    RegistroAcadêmico

Segundo o Regulamento didático-pedagógica do IFPA, O discente, ao final da disciplina, receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) que expresse a finalização das atividades realizadas durante o semestre; O docente deverá utilizar diversos instrumentos avaliativos, desde que utilize no mínimo 2 (duas) avaliações para obtenção da nota final; Os procedimentos avaliativos seguirão os seguintespassos:

O cálculo da média semestral será mensurado da seguinte forma:

 

 

 
 

 

LEGENDA:

MS = Média Semestral

1ª BI = 1ª Bimestral (primeira avaliação) 2ª BI = 2ª Bimestral (segunda avaliação)

 

O discente será aprovado na disciplina por média, se obtiver nota maior ou igual a 7,0 (≥ 7,0). Caso a média semestral (MS) seja menor que 7,0 (< 7,0), o discente realizaráuma avaliação para recuperação de aprendizado denominado provafinal.

 
 


O discente será aprovado se obtiver na prova final nota mínima de 7,0 (≥ 7,0) e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:

MF=MÉDIA FINAL

MS= MÉDIA BIMESTRAL PF=PROVA FINAL

 

O discente será considerado aprovado por média quando: obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% por disciplina.


 

 

 

No entanto, se o discente não obtiver rendimento igual ou acima de 7 (sete) após instrumento de avaliação, o docente deverá proceder conforme o disposto na Nota Técnica nº 05/2017 a qual prevê atividades orientadas à(s) dificuldade(s) do estudante ou grupo de estudantes, conforme com a peculiaridade da disciplina, contendo entre outros:

I.     Atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica, experimento demonstração prática, seminários, relatório, portfólio, provas escritas ou orais, pesquisa de campo, produção detextos;

II.  Produção científica, artística oucultural;

III.  Oficinas;

IV.  Entreoutros.

O professor deverá, também, disponibilizar nas aulas o acessoavariadas formas de apresentação do conteúdo, que atenda as diferentesformasdos alunos               assimilarem     o    conteúdo    (escrito    e    ou    audiovisual),     incluindo    a necessidade de qualificação do professor para a utilizaçãodosmateriais adaptados    aos    alunos   com    deficiência,   que    exigirá    o    atendimento especializado. O professor poderá contar com a atuação doNAPNEna recuperação paralela dos alunos que precisem deatendimentoespecializado. O discente estará reprovadoquando não atingir em cada disciplina,

mínimo de 75%, de acordo com organização didática em vigor.

Caso o discente seja reprovado, no semestre, em 3 (três) disciplinas ou mais, ficará retido no semestre para cursar apenas as disciplinas em que foi reprovado.

 

Os discentes poderão cursar até duas dependências em cada semestre sem prejuízo do prosseguimento dos estudos, desde que essas não sejam pré- requisitos para os semestres seguintes.

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